Bloqueio de Jogos Usados no PS4 e Xbox720?

PbruPno

Jogador
Março 30, 2012
270
15
Londrina
Ctrl C > Ctrl V

Possibilidade de PlayStation 4 e Xbox 720 bloquearem jogos usados divide indústria

controlesmulti133666641.jpg


Para quem joga videogame emprestar jogos dos (e aos) amigos, ou então fazer algum rolo com games de segunda mão, é algo tão natural quanto necessário – o bolso agradece. O problema é que tais práticas podem estar com os dias contados: se os rumores que circulam pela internet há algum tempo se confirmarem, os sucessores do PlayStation 3 e Xbox 360 trarão mecanismos para bloquear games usados.

Tanto Sony quanto Microsoft estariam preparando uma tecnologia para atrelar o disco à conta do jogador na PlayStation Network e na Xbox Live, respectivamente. Com isso, passaria a ser impossível o jogo rodar em outra máquina, a não ser mediante o eventual pagamento de uma taxa. Você tem o “FIFA” e combinou de ir jogar na casa de um amigo? Então seria preciso levar o seu videogame também.

A ideia, de forma geral, está sendo vista com bons olhos por desenvolvedores e publishers. Na verdade, parece ser uma questão de sobrevivência, já que de acordo com alguns deles o comércio de jogos usados pode arruinar a indústria. "Em geral as pessoas não entendem o quanto custa criar essas experiências épicas que colocamos nas prateleiras por apenas US$ 60”, disse Jameson Durall, game designer da Volition através do blog AltDevBlog.

A questão é que, para desenvolvedores e publishers cada venda de jogo usado é uma venda perdida. Há até quem culpe o comércio e o escambo de segunda mão pela crescente diminuição de títulos exclusivamente single-player: “Conheço publishers que interromperam a produção de jogos porque sabem que a maioria das lojas não vai repor estoque após o lançamento inicial, já que confiam na venda dos usados", garantiu David Braben, fundador da Frontier Developments, ao Gamasutra.

Alguma coisa já está sendo feita: quem nunca se deparou com um código para acessar o multiplayer ou algum conteúdo exclusivo? Vide os casos de “FIFA 12” e de “Mortal Kombat”, só para mencionar dois.

Outro efeito colateral dos usados foi forçar a publishers a apostarem todas as suas fichas em vender os jogos logo no lançamento, já que três meses depois as cópias novas encalham ou somem das prateleiras. "Se os jogos usados continuarem nessa rota, vão canibalizar a indústria de games", adverte Denis Dyack, líder da Silicon Knights.

A Gamestop e os usados

A Gamestop, maior rede de lojas de jogos dos Estados Unidos, encontrou um nicho e tanto nos usados, que hoje representam 42% dos lucros da empresa. Tamanho poder de barganha permitiu a Paul Raines, CEO da Gamestop, vir a público e cravar que não acredita num eventual bloqueio de jogos usados por parte de Sony e Microsoft: “É improvável que aconteça, pois este modelo ainda não tem eficácia comprovada”, disse ao SlashGear.

Em suma, a base de 42% dos negócios da Gamestop está focada na prática de comprar o game do jogador e vendê-lo a outro por pelo menos o dobro do valor. E de novo, e outra vez. Tal cultura está de tal forma introjetada na rotina dos jogadores norte-americanos que bloquear o acesso aos usados seria como acrescentar US$ 20 ao preço de um game novo, já que o consumidor adquire um título no lançamento já pensando vendê-lo dali alguns meses (semanas?) para abater o preço da próxima aquisição.

gamestop133666652580745.jpg


O negócio de jogos usados representa 42% dos lucros da Gamestop, maior varejo de jogos do mundo

Para Michael Pachter, analista do Wedbush Securities, se Sony e Microsoft insistirem na ideia do bloqueio de forma unilateral, a Gamestop poderia se recusar a colocar o PS4 e o Xbox 720 em suas prateleiras, o que seria fatal para as vendas dos consoles. “Se alguém fizer isso e outros não, este que o fez verá uma perda de fatia de mercado”, disse o analista ao GamesIndustry.

E não é apenas Pachter que não acredita na adoção de uma medida tão extrema por parte das empresas: para David Cole, gerente de pesquisa do DFC Intelligence, Sony ou Microsoft não seriam “tolas” o suficiente para bloquear jogos usados, pois isso desagradaria os “jogadores hardcore”. “Os consumidores se rebelariam”, acredita.

E a solução?

A distribuição digital, que certamente terá presença muito mais forte na próxima geração de videogames, por natureza já inibe a troca ou empréstimo de jogos, pela ausência da mídia física. Some-se a isso a ideia de que os consoles, especula-se poderão exigir conexão permanente à internet e fica latente que, de fato, a discussão em torno dos jogos usados ainda vai render pano pra manga.

Qualquer medida extrema, além de gerar rejeição por parte dos jogadores, certamente vai enfrentar o (contra-)ataque de crackers, que se esforçarão para derrubar o bloqueio. O caminho parece apontar para um debate saudável entre indústria (desenvolvedores, varejo, publishers) e jogadores, talvez em torno de um mercado planejado de escambo e venda de usados.

Até lá, muito do assunto vai ficar focado em opiniões extremas, como a de Chris Avellone, chefe criativo da Obsidian Entertainment, dita ao Industry Gamers: "Espero que a distribuição digital dê uma facada no coração do mercado de games usados".

-------------------------------------------------------------------------------------------

Opinião: Hj jogo originais muito devido ao mercado de usados q é uma mão na roda no meu caso, já q não tenho realmente condições de comprar vários jogos no lançamento, se realmente isso acontecer não sei o q farei. Caso ocorra, o preço dos jogos teriam q ter uma queda acentuada para q o consumidor pudesse aceitar a ideia, caso contrário acho q haveria uma enorme rejeição do público consumidor.

Fonte: http://jogos.uol.com.br/ultimas-not...-bloquearem-jogos-usados-divide-industria.htm
 

Queiroz-xD

Casual
Fevereiro 25, 2012
61
0
Caso acontecesse isso a perca seria das próprias Sony e Microsoft,pois a apelação para a pirataria seria enorme por parte dos jogadores.
 

Ion

Jogador
Novembro 13, 2011
156
0
O estranho é que no texto inteiro não há nem uma menção a redução de preços para combater aos usados. Eu, pelo menos, nem venderia meus jogos se seus preços fossem nível steam.
 

Gaviões

Jogador
Agosto 22, 2006
463
0
Não adianta nada disso, simplesmente só vai aumentar mais a pirataria. Se na próxima geração isso realmente for verdade só vou comprar um VG quando tiver desbloqueio.
 

V I D A L

Jogador
Agosto 18, 2007
2,166
0
[quote1336965431=Queiroz-xD]
Caso acontece isso a perca seria das próprias Sony e Microsoft,pois a apelação para a pirataria seria enorme por parte dos jogadores.
[/quote1336965431]
Vc tá olhando pro Brasil, que tá longe de ser prioridade para Microsoft e Sony. Nos países que a elas interssam, a pirataria praticamente não existe. Essa atitude dificilmente traria prejuizo para a Microsoft e Sony e poderia até trazer um lucro extra, pois poucos gamers deixariam de comprar jogos por causa disso. Talvez comprassem menos, mas pra M$ e Sony mais vale poucos jogos lacrados comprados do que dúzias e mais dúzias de jogos usados comprados.
 

acrof

Jogador
Março 25, 2007
703
0
Se for assim, não comprarei console next-gen nenhum, se for pra comprar games e não poder usufruir do usado, prefiro ficar no PC.

Simples pessoal: Não estão gostando, não comprem. Boicote.
Eu por exemplo me recuso a comprar DLC de qualquer espécie, por mais barato que seja, pois não quero apoiar essa nova moda da indústria.

Se a maior parte dos jogadores fizesse isso, hoje nem saberiamos o significado de DLC.
 

PbruPno

Jogador
Março 30, 2012
270
15
Londrina
[quote1336994156=acrof]
Se for assim, não comprarei console next-gen nenhum, se for pra comprar games e não poder usufruir do usado, prefiro ficar no PC.

Simples pessoal: Não estão gostando, não comprem. Boicote.
Eu por exemplo me recuso a comprar DLC de qualquer espécie, por mais barato que seja, pois não quero apoiar essa nova moda da indústria.

Se a maior parte dos jogadores fizesse isso, hoje nem saberiamos o significado de DLC.
[/quote1336994156]

2 !x!
 

V I D A L

Jogador
Agosto 18, 2007
2,166
0
[quote1337000227=acrof]
Se for assim, não comprarei console next-gen nenhum, se for pra comprar games e não poder usufruir do usado, prefiro ficar no PC.

Simples pessoal: Não estão gostando, não comprem. Boicote.
Eu por exemplo me recuso a comprar DLC de qualquer espécie, por mais barato que seja, pois não quero apoiar essa nova moda da indústria.

Se a maior parte dos jogadores fizesse isso, hoje nem saberiamos o significado de DLC.
[/quote1337000227]

Ainda bem que a maior parte dos jogadores não faz isso, pois apesar da tirania da Capcom, muita empresa faz uso coerente de DLC, prolongando a vida de seus jogos com conteúdo de qualidade.
 

acrof

Jogador
Março 25, 2007
703
0
Que lancem esses conteúdos de graça. Muitas empresas também fazem isso Vidal.

Se vocês cederem um centímetro a mais do que está agora, as empresas vão começar a por DLC com o começo, outro DLC com o meio, e outro DLC com o final do jogo. Pra não falar no DLC que permite ao usuário a incrível habilidade de PAUSAR o game e entrar no menu. :D
 

PbruPno

Jogador
Março 30, 2012
270
15
Londrina
[quote1337002159=V I D A L]
[quote1337000227=acrof]
Se for assim, não comprarei console next-gen nenhum, se for pra comprar games e não poder usufruir do usado, prefiro ficar no PC.

Simples pessoal: Não estão gostando, não comprem. Boicote.
Eu por exemplo me recuso a comprar DLC de qualquer espécie, por mais barato que seja, pois não quero apoiar essa nova moda da indústria.

Se a maior parte dos jogadores fizesse isso, hoje nem saberiamos o significado de DLC.
[/quote1337000227]

Ainda bem que a maior parte dos jogadores não faz isso, pois apesar da tirania da Capcom, muita empresa faz uso coerente de DLC, prolongando a vida de seus jogos com conteúdo de qualidade.
[/quote1337002159]

Vidal, acreditava nisso quando começaram a surgir os primeiros DLC's e acho q no princípio realmente era essa intenção agregar conteúdo de forma justa pelo sucesso do jogo. Hj mesmo antes de lançarem o jogo esses DLC's já estão prontos e planejados ou seja não incluíram no jogo só para vender separadamente e arrecadar $ esse é o problema.
 

Duzinfa

Jogador
Julho 26, 2006
709
17
Interessante é perceber que todas as medidas que a indústria tenta adotar para salvar o próprio bolso apenas favorece a pirataria... e é interessante observar também que o Brasil é grande CONSUMIDOR de pirataria, mas os grandes CRIADORES de pirataria estão bem longe daqui.
 

celsoboy

Jogador
Janeiro 1, 2012
329
8
Não sabemos a realidade, se os usados realmente afetam as pessoas que desenvolvem os jogos ou se querem ficar juntando dinheiro a rodo.

Celso
 

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)