Caixinha vs Download: distribuição digital ganha espaço nos games.

screamfa

Jogador
Abril 11, 2007
519
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Nova Iguaçu, Rio de Janeiro
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Facilidade de acesso, promoções e jogos de graça motivam compra de games digitais.

"Faz mais de 10 anos que não compro mais jogos em caixinha. Quando o Steam foi lançado achei ótimo, pois não precisava mais esperar os jogos de PC chegarem ao Brasil, o que demorava certo tempo. Hoje em dia tenho também o PlayStation 4 e meus jogos são todos digitais".

O depoimento acima, de Lucas Moura, que tem 25 anos e mora no Rio de Janeiro (RJ), leva à reflexão: estariam os games em disco e caixinha com os dias contados? As vantagens do espaço digital são mesmo sedutoras, da maior chance de encontrar ofertas à entrega instantânea, sem que seja necessário esperar o jogo chegar às lojas. Para completar, com o passar dos anos os games em mídia física deixaram de ter certos atrativos de outrora, como os manuais de instrução.


Nenhuma loja é capaz de competir com o acervo do Steam, onde milhares de jogos para PC ficam a um clique de distância. Recentemente começou a funcionar o EA Access, um serviço para Xbox One que, por US$ 5 ao mês (ou US$ 30 por ano), "aluga" jogos da Electronic Arts, como “FIFA 14” e Battlefield 4”. Já a PS Plus, por R$ 100 ao ano, dá acesso gratuito a games de qualidade na plataforma PlayStation.

Para a EA em dois anos a venda de jogos digitais será mais lucrativa que a de jogos em caixinha: "Não há nada que a indústria possa fazer para interromper uma mudança no gosto e nos hábitos do consumidor", disse Peter Moore, executivo da companhia, durante a conferência Digital Entertainment World, em fevereiro.


No caso de empresas como a Blizzard, porém, essa realidade já bate à porta: 73% dos lucros da produtora de “World of WarCraft” no 2º trimestre de 2014 vieram do comércio de conteúdo digital.

Parece mesmo um caminho inevitável: nos Estados Unidos, em 2013, as vendas do varejo caíram 2% se comparadas ao ano anterior, segundo o NPD. Já o comércio de conteúdo digital, que vai dos jogos sociais ao PC, passando por DLCs, aumentou em 10%, conforme apuração do Superdata, e já estão no patamar de US$ 12 bilhões.

A Gamestop, símbolo maior do varejo de games, com 4.400 lojas pelos EUA, não vê no crescimento do mercado digital uma ameaça, e sim uma oportunidade. Tony Bartel, presidente da rede, diz que a venda de cartões pré-pagos de PlayStation Network e Xbox Live rende centenas de milhões de dólares: “Muita gente ainda não tem cartão de crédito ou de débito”, disse em entrevista ao Gamesbeat.

Distribuição digital no Brasil
Quem joga computador já se acostumou a viver sem discos e embalagens: com 75 milhões de usuários, o Steam chegou ao recorde de oito milhões de conexões simultâneas em junho, durante uma das famosas liquidações do serviço de distribuição digital da Valve Software. Com a introdução de meios de pagamento locais, através do BoaCompra, o Steam caiu de vez nas graças dos brasileiros.

Já “League of Legends” possui 67 milhões de jogadores por mês, e nenhum deles possui cópia física do game, pelo simples motivo que... não existe uma. “LoL” é gratuito, adepto do modelo “free to play” (ou F2P), popularizado por MMOs como “Ragnarök Online”, que baseia-se nas microtransações, ou seja, na venda de itens.

Porém, quando se tratam de videogames, a distribuição digital no país ainda precisa melhorar, a começar pelo preço. A versão em pré-venda de “Destiny”, por exemplo, custa R$ 250, seja na edição em caixinha ou na digital, à venda na Live ou na PSN.

Como a alta carga tributária que incide sobre games no Brasil não aplica com a mesma intensidade para jogos vendidos via download, há quem estranhe a paridade de valor. Em geral, as empresas de games alegam que se trata de uma política global, ou seja, funciona no Brasil da mesma forma que nos EUA, onde o jogo custa US$ 60, seja na Gamestop, seja na Live ou na PSN.

De fato, faz sentido. Porém, UOL Jogos apurou também que os preços são iguais por aqui porque, caso contrário, o varejo brasileiro, com preços bem menos competitivos, sairia prejudicado.

“Não vejo mais motivos para comprar em disco, principalmente no Brasil, por causa do preço dos jogos”, conta Raphael Campos, 25, que mora em São Paulo. Mesmo fã dos jogos em caixa, ele assina a PS Plus, para aproveitar os descontos e acesso aos jogos. “Gosto muito de ver minha estante cheia de jogos, abrir e ler o encarte Sou da velha guarda, mas dada a atual situação do mercado, não restará outra alternativa senão deixar os discos para trás”.

Desafios a superar
Nem tudo são flores na distribuição digital. Há quem ainda não esteja pronto para abrir mão da mídia física: “Os jogos físicos, apesar de serem normalmente mais caros que os digitais, podem ser trocados, o que é muito bom, já que jogos novos são bem caros”, diz Guilherme Trentini, 18, que mora em Curitiba (PR).

Emprestar e trocar jogos são parte da cultura, especialmente no Brasil, e representam a quebra de um paradigma nessa transição para o digital, que também diminui a autonomia do consumidor. Quem tem PS Plus sabe que, uma vez expirada a assinatura, se não houver renovação, perde-se o acesso aos jogos.


Em casos como o da PS Plus o que o jogador compra é uma licença para jogar, e essa licença pode não durar para sempre. Nada garante que aquisições do passado funcionem em futuras plataformas – algo que, justiça seja feita, também acontece com games em disco. Além disso, empresas como a Sony passam a ter um modo fácil de acompanhar hábitos de consumo.

Outro adversário, especialmente para os brasileiros, é a qualidade das conexões de banda larga, já que nos dias atuais os jogos chegam facilmente aos gigabytes de tamanho, fazendo com que o download do jogo leve, literalmente, dezenas de horas.

Por fim, embora a experiência da EA com o Access seja louvável, é preciso refletir se o melhor caminho para um “Netflix dos games” não seria um serviço centralizado, com títulos de diversas produtoras, ao invés de iniciativas isoladas. Do contrário, tantos serviços podem acabar confundindo e onerando o usuário.

Fonte
 

leoharth

Guerreiro
Novembro 10, 2005
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Eu simpatizava com a distribuição digital. Me mudei então pra um apartamento minúsculo, me tornei um fã da DD. Minha namorada foi morar comigo, fiquei dependente da DD. Casamos, não vejo outro meio de sobreviver sem DD :D

Na geração atual, só vou comprar disco se achar uma super-mega-hiper promo. Se for o mesmo preço, pego digital. Comprei dois discos com o meu PS4 e já vendi ambos. Depois de testar a compra online na amazon pra ativar na PSN, não quero saber de midia física.
 
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Burga

Guerreiro
Junho 5, 2006
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Eu simpatizava com a distribuição digital. Me mudei então pra um apartamento minúsculo, me tornei um fã da DD. Minha namorada foi morar comigo, fiquei dependente da DD. Casamos, não vejo outro meio de sobreviver sem DD :D

Na geração atual, só vou comprar disco se achar uma super-mega-hiper promo. Se for o mesmo preço, pego digital. Comprei dois discos com o meu PS4 e já vendi ambos. Depois de testar a compra online na amazon pra ativar na PSN, não quero saber de midia física.
Como é bom comprar um jogo e a esposa/namorada nem desconfiar que você gastou dinheiro com isso!
 

Tato BR

Mestre
PXB Gold
Fevereiro 24, 2009
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São Paulo
Eu ainda prefiro as caixinhas. Digital só se o preço estiver bem abaixo da versão física. Outros fatores como a velocidade da minha internet também influenciam na minha preferência.
 

Mortega91

Jogador
Março 22, 2011
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Com internet de 01 mega é impossível comprar só digital. A menos que eu aceite de boa jogar só uma semana depois da compra, as caixinhas ainda são o meio principal pra mim. Não fosse esse porém, provavelmente pegaria apenas digital facilmente.
 

John.

Jogador
Setembro 7, 2010
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Belo Horizonte
Não sei como é para os gringos.
Mas definitivamente além de ser mais barato aqui no Brasil pegar digital eu consigo jogar no dia do Lançamento se for um jogo que quero muito.
Fora as promoções como Injustice a 8 dólares e etc.
 

Burga

Guerreiro
Junho 5, 2006
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Com internet de 01 mega é impossível comprar só digital. A menos que eu aceite de boa jogar só uma semana depois da compra, as caixinhas ainda são o meio principal pra mim. Não fosse esse porém, provavelmente pegaria apenas digital facilmente.
Pré Load FTW!!!
 
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leodfmello

Jogador
Junho 30, 2008
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Eu mesmo, tinha chegado à conclusão que ia comprar os jogos em caixinha ainda nessa geração, porque gosto de colecionar e acho legal as capas e tal...

Enfim, começou a geração, eu to com o COD Ghosts que veio com o game, e recentemente adquiri TLOU em caixinha também. Em mídia digital já estou com Fifa 14, Infamous Second Son e Watch Dogs...

Por mais que eu queira ter os jogos em caixinha, fica difícil pelo acesso aos mesmos. Na mídia digital, é 3-4h você já está jogando o game... O TLOU faz uma semana que to esperando os Correios entregarem e nada... Aí é complicado continuar querendo manter a coleção em mídia física mesmo...
 

paul_gamer

Jogador
Março 27, 2008
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Embu das Artes - SP
É verdade, fiquei empolgadão quando a MS anunciou que isso estaria vindo pro Xone. Mas ainda é um sofrimento baixar os joguinhos. O próximo que devo pegar é o Diablo, e ouvi um rumor aí que o download deve passar 50 gigas. :eek:

Mortega, vc não conhece ninguém que tem banda larga de 10 ou + mega?
Vc leva o game umas Pizzas ou qquer outra coisa pra passar o tempo, dai é só conectar o game via cabo mesmo (é até melhor por q assim vc usar bem a largura de banda do Amigo/Parente) :D

É só uma dica!!! :)
 

Spartan776

Velho Sumido
Janeiro 30, 2014
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Belo Horizonte
Eu já disse para mim mesmo que nunca usaria distribuição digital. Fiquei conhecendo o Steam e ainda tinha esta ideia. Até que um dia resolvi arriscar e achei a ideia fantástica. Depois comprei o 360 e comecei a comprar jogos na Live também. Não me arrependo.

Ainda sou fã da caixinha e manuais, mas ultimamente tenho me decepcionado cada vez mais com elas. Caixas com arte simples, manuais (quando há) simples que não acrescentam nada ao jogo, isso quando não é só um folder...
Nas antigas todo mundo aí se lembra de manuais trabalhados que contavam um pouco mais da história do game, tinham imagens e ilustrações bonitas e tal.

O único porém da distribuição digital é ter espaço para instalar tudo que você quer (se bem que na mídia física, o problema é o mesmo)...
 

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
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Desde 2008 quando voltei a usar o Steam com frequência já estou totalmente adaptado à distribuição digital. Jamais voltaria ao modelo antigo de discos.
 
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SouzaRJ

Desde o Portal Xbox.
PXB Gold
Julho 18, 2012
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Rio de Janeiro
Comecei a usar mídia digital no PS3, graças a Plus, antes eu nunca tinha comprado nenhum game assim.
Moro na baixada fluminense, jogos aqui são caros, todos os meus games eu tinha que ir até o centro do RJ pra comprar, um sofrimento só. Agora no one estou 200% na mídia digital, não quero outra vida, caixinha só se for edição de colecionador (e ainda vendo o disco pra comprar o mesmo online).
 

Mortega91

Jogador
Março 22, 2011
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Mortega, vc não conhece ninguém que tem banda larga de 10 ou + mega?
Vc leva o game umas Pizzas ou qquer outra coisa pra passar o tempo, dai é só conectar o game via cabo mesmo (é até melhor por q assim vc usar bem a largura de banda do Amigo/Parente) :D

É só uma dica!!! :)

Na minha cidade não existe 10+ mega. A maior velocidade existente é 4, e só no centro da cidade. :confused: É o ônus de morar no mato... :D
 

leoharth

Guerreiro
Novembro 10, 2005
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Como isso funciona? achei interessante, a amazon te envia um codigo? como faço para comprar?
Nunca comprei diretamente um jogo, compro cartões pre pagos pra usar na psn store. da mesma forma como comprávamos mspoints antigamente.
 

Coruja

Guerreiro
Junho 17, 2014
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772
em console eu prefiro mais a midia fisica, ja em pc eu baixo digital

no console como os jogos sao bem mais caros eh bom ter aquela sensacao de ter a midia fisica, eh como uma colecao ou biblioteca, a gente acaba dando mais valor. Ja no pc a midia digital eh bem mais barata entao compensa mais. O problema eh q isso causa aquela sensacao de desvalorizacao, como eh barato e nao tem nada fisico, a tendencia eh q a gente esqueca ou nao de valor pro jogo. Aqui no origin/steam eu tenho trocentos jogos otimos q eu nunca nem cheguei jogar, no meio deles tem Batman Arkham Asilum, CS Global Offensive, Crysis 2, Dead Space 3, Dead Island, Dead Island Riptide, FEAR 1/2/3, Left 4 Dead 2, NFS Hot Pursuit, Portal 1/2, Goat Simulator e etc. Eu compro em alguma promocao a preço de coxinha na padaria e dps ate esqueco q tenho o jogo. Ja os jogos q eu pago um absurdo de preco eu ja ligo o pc e vou direto jogar, o BF3 e BF4 eu tenho ate premium nos 2 e jogo quase td dia.
 

SonicSM

Casual
PXB Gold
Agosto 4, 2009
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633
Conceição dos Ouros - MG
Hoje em dia só compro em DD. Tenho 2 Xones, compro 1 cópia e posso jogar nos dois consoles. Tinha uma internet via rádio de 2M, meia boca, demorava até 3 dias pra baixar. Agora utilizo uma dedicada de 12m/6m( o link é ponto a ponto, com velocidade de 12M com garantia de no mínimo 6M) agora demora uma noite apenas pra baixar. O battlefield4 mesmo que baixei demorou menos de 13 horas. Sem falar que os jogos em mídia física, tem que baixar as atualizações gigantescas, como foi o Forza5, e Dead Rising, ou seja, você não consegue jogar imediatamente mesmo. Comprei um Hd externo de 2 Tb, e estou muito feliz com a Live US e a distribuição digital.
 

screamfa

Jogador
Abril 11, 2007
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Nova Iguaçu, Rio de Janeiro
Comecei a usar mídia digital no PS3, graças a Plus, antes eu nunca tinha comprado nenhum game assim.
Moro na baixada fluminense, jogos aqui são caros, todos os meus games eu tinha que ir até o centro do RJ pra comprar, um sofrimento só. Agora no one estou 200% na mídia digital, não quero outra vida, caixinha só se for edição de colecionador (e ainda vendo o disco pra comprar o mesmo online).
@SouzaRJ também moro na baixada fluminense, em Nova Iguaçu, todos os jogos que queria pegar no lançamento, eu tinha que me deslocar pro centro do Rio também, com a distribuição digital, nunca mais perdi tempo de sair de casa pra ter os jogos, ainda não comprei nenhum jogo em pre-load, mais estou doido pra testar essa opção, minha sorte que aqui em Nova Iguaçu, chegou a GVT de 35MB, estou com ela faz 1 ano e 3 meses, e não tenho nada a reclamar, essa semana, comprei um HD de 1 TB pro PS4, iria comprar o de 2TB, mais era bem mais caro, o HD de 1TB foi R$178 e o de 2TB tava R$398. O The Last of US Remasterizado, 45GB baixei em 3 horas, tá bom demais, fiz pré-venda dele pela PSN USA, ele ficou disponível pra baixar às 01:30 do dia 29.07.14.

Quando lotar o HD de 1TB, parto pro de 2TB, quando acabar o de 2TB, vou ter que começar apagar os jogos que menos uso. Pois a Sony não libera o uso de HD externo igual o Xone faz.

Segue o espaço livre que vem no HD de 1TB.
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