Pois é pessoal, o meio ambiente tem sido uma preocupação crescente da sociedade nos últimos 30 anos, sendo que nos últimos 10, a explosão de interesse por tecnologia limpa foi a maior de todos os tempos.
Cada vez mais vejo em revistas e sites, informações e novidades sobre os carros elétricos.
Ao que parece o assunto nunca chegou a ser comentado no portal xbox, uma pena.
Desde pequeno fui do tipo estupidamente criativo de pessoa, e me fascinava com novidades tecnológicas, sempre queria abrir pra ver e entender como funcionava.
Embora (acreditem se quiser) não seja mais tão criativo quando eu era pequeno, ainda gosto de manter a esportiva!
Estou pesquisando sobre carros elétricos, como converter carros tradicionais (à combustão) em elétrico, quais peças usar, a que pessoas recorrer, etc.
É um universo completamente diferente do que se está acostumado com carros normais, onde normalmente se discute sobre desempenho, visual, ou tunning.
O objetivo, além de ampliar meus conhecimentos, é um dia montar meu próprio carro elétrico.
Não deve ser novidade pra vocês que o preço de um kit para carro elétrico não é nada barato.
MAS, isso pode ser compensado se o carro em questão (que sofrerá a modificação), for antigo.
Então se um kit sofisticado custar 20000 reais, mas for instalado num Fusca, logo o carro continua custando o mesmo que um carro popular.
As baterias são um problema, pois ocupam muito espaço, e são bem pesadas.
O tipo de bateria preferível para essa brincadeira é a de Li-ion, é o mesmo tipo usada em celulares e notebooks modernos.
A vantagem dela é atingir 80% de sua carga com uma hora recarregando na tomada.
A desvantagem é o preço.
Outros desafios estão presentes:
-Se o carro usar direção hidraulica, ar-condicionado, ou qualquer equipamento que dependa do motor à combustão, terei que adaptar, ou substituir por algo equivalente.
-Colocação das baterias de forma a ocupar o mínimo de espaço interno útil(tipo o bagageiro) do carro.
-Adaptação do motor elétrico na transmição original do carro.
-Ajuste na suspensão, visando equilibrar o carro com o peso extra das baterias.
-Legalização do carro para que possa correr livremente pelas ruas, de acordo com a lei.
Isso pra citar algumas das dificuldades.
Qual carro vou pegar?
De imediato posso afirmar que será antigo (não muito, provável que seja dos anos 90), e que seja ou um sedan (EX: Fiat Siena, VW Voyage), ou uma perua (EX: Palio Weekend, VW Parati).
O motivo disso é que são carros com amplo espaço que pode ser ocupado por algumas baterias, sem prejudicar demais o espaço interno dos mesmos.
Continuo pesquisando, e conversando com quem já fez esse tipo de projeto, juntando o máximo de informação.
Deixo aqui alguns vídeos, de projetos brasileiros que deram certo:
[youtube]tVArsY6P7FY[/youtube]
[youtube]_q8pvqsRpo4&feature=related[/youtube]
Cada vez mais vejo em revistas e sites, informações e novidades sobre os carros elétricos.
Ao que parece o assunto nunca chegou a ser comentado no portal xbox, uma pena.
Desde pequeno fui do tipo estupidamente criativo de pessoa, e me fascinava com novidades tecnológicas, sempre queria abrir pra ver e entender como funcionava.
Embora (acreditem se quiser) não seja mais tão criativo quando eu era pequeno, ainda gosto de manter a esportiva!
Estou pesquisando sobre carros elétricos, como converter carros tradicionais (à combustão) em elétrico, quais peças usar, a que pessoas recorrer, etc.
É um universo completamente diferente do que se está acostumado com carros normais, onde normalmente se discute sobre desempenho, visual, ou tunning.
O objetivo, além de ampliar meus conhecimentos, é um dia montar meu próprio carro elétrico.
Não deve ser novidade pra vocês que o preço de um kit para carro elétrico não é nada barato.
MAS, isso pode ser compensado se o carro em questão (que sofrerá a modificação), for antigo.
Então se um kit sofisticado custar 20000 reais, mas for instalado num Fusca, logo o carro continua custando o mesmo que um carro popular.
As baterias são um problema, pois ocupam muito espaço, e são bem pesadas.
O tipo de bateria preferível para essa brincadeira é a de Li-ion, é o mesmo tipo usada em celulares e notebooks modernos.
A vantagem dela é atingir 80% de sua carga com uma hora recarregando na tomada.
A desvantagem é o preço.
Outros desafios estão presentes:
-Se o carro usar direção hidraulica, ar-condicionado, ou qualquer equipamento que dependa do motor à combustão, terei que adaptar, ou substituir por algo equivalente.
-Colocação das baterias de forma a ocupar o mínimo de espaço interno útil(tipo o bagageiro) do carro.
-Adaptação do motor elétrico na transmição original do carro.
-Ajuste na suspensão, visando equilibrar o carro com o peso extra das baterias.
-Legalização do carro para que possa correr livremente pelas ruas, de acordo com a lei.
Isso pra citar algumas das dificuldades.
Qual carro vou pegar?
De imediato posso afirmar que será antigo (não muito, provável que seja dos anos 90), e que seja ou um sedan (EX: Fiat Siena, VW Voyage), ou uma perua (EX: Palio Weekend, VW Parati).
O motivo disso é que são carros com amplo espaço que pode ser ocupado por algumas baterias, sem prejudicar demais o espaço interno dos mesmos.
Continuo pesquisando, e conversando com quem já fez esse tipo de projeto, juntando o máximo de informação.
Deixo aqui alguns vídeos, de projetos brasileiros que deram certo:
[youtube]tVArsY6P7FY[/youtube]
[youtube]_q8pvqsRpo4&feature=related[/youtube]