Carro Elétrico

acrof

Jogador
Março 25, 2007
703
0
Pois é pessoal, o meio ambiente tem sido uma preocupação crescente da sociedade nos últimos 30 anos, sendo que nos últimos 10, a explosão de interesse por tecnologia limpa foi a maior de todos os tempos.

Cada vez mais vejo em revistas e sites, informações e novidades sobre os carros elétricos.
Ao que parece o assunto nunca chegou a ser comentado no portal xbox, uma pena. :D

Desde pequeno fui do tipo estupidamente criativo de pessoa, e me fascinava com novidades tecnológicas, sempre queria abrir pra ver e entender como funcionava.
Embora (acreditem se quiser) não seja mais tão criativo quando eu era pequeno, ainda gosto de manter a esportiva! :D

Estou pesquisando sobre carros elétricos, como converter carros tradicionais (à combustão) em elétrico, quais peças usar, a que pessoas recorrer, etc.

É um universo completamente diferente do que se está acostumado com carros normais, onde normalmente se discute sobre desempenho, visual, ou tunning.

O objetivo, além de ampliar meus conhecimentos, é um dia montar meu próprio carro elétrico.

Não deve ser novidade pra vocês que o preço de um kit para carro elétrico não é nada barato.
MAS, isso pode ser compensado se o carro em questão (que sofrerá a modificação), for antigo.
Então se um kit sofisticado custar 20000 reais, mas for instalado num Fusca, logo o carro continua custando o mesmo que um carro popular.

As baterias são um problema, pois ocupam muito espaço, e são bem pesadas.
O tipo de bateria preferível para essa brincadeira é a de Li-ion, é o mesmo tipo usada em celulares e notebooks modernos.
A vantagem dela é atingir 80% de sua carga com uma hora recarregando na tomada.
A desvantagem é o preço. :p

Outros desafios estão presentes:
-Se o carro usar direção hidraulica, ar-condicionado, ou qualquer equipamento que dependa do motor à combustão, terei que adaptar, ou substituir por algo equivalente.

-Colocação das baterias de forma a ocupar o mínimo de espaço interno útil(tipo o bagageiro) do carro.

-Adaptação do motor elétrico na transmição original do carro.

-Ajuste na suspensão, visando equilibrar o carro com o peso extra das baterias.

-Legalização do carro para que possa correr livremente pelas ruas, de acordo com a lei.

Isso pra citar algumas das dificuldades. :D

Qual carro vou pegar?
De imediato posso afirmar que será antigo (não muito, provável que seja dos anos 90), e que seja ou um sedan (EX: Fiat Siena, VW Voyage), ou uma perua (EX: Palio Weekend, VW Parati).
O motivo disso é que são carros com amplo espaço que pode ser ocupado por algumas baterias, sem prejudicar demais o espaço interno dos mesmos.

Continuo pesquisando, e conversando com quem já fez esse tipo de projeto, juntando o máximo de informação.

Deixo aqui alguns vídeos, de projetos brasileiros que deram certo:
[youtube]tVArsY6P7FY[/youtube]

[youtube]_q8pvqsRpo4&feature=related[/youtube]
 

acrof

Jogador
Março 25, 2007
703
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Cancelado.


Impossível fazer esse tipo de coisa no Brasil, sem gastar rios de dinheiro. Um kit de baterias de lítio, custa nada mais nada menos que 30 MIL. Isso é UM dos componentes para a conversão.

Você não vai gastar 30mil em gasolina nem rodando por 10-15 anos.

Não há profissionais da área dispostos a fazer a conversão, afinal, é preciso levar numa oficina, impossível fazer em casa.

Por fim, mas não menos importante, até hoje, 4 anos depois de tentarem criar uma regulamentação para a conversão de veículos normais em elétricos, os órgãos responsáveis não chegaram num consenso. Ou seja, você não consegue regularizar seu carro convertido para rodar na rua legalmente.

Por mais que eu tenha vontade de finalizar esse projeto, quando eu finalmente conseguisse colocar o carro nas ruas já haverão modelos populares sendo vendidos nas concessionárias, custando uma fração de uma conversão bem feita.
 

coldfusionbr

Jogador
Outubro 16, 2011
203
0
Tenho um professor na universidade de uma matéria que envolve maquinas elétricas que é um dos defensores do projeto e que está fazendo de tudo para firmar isso para o Brasil. Ele criou junto com outros colegas a
http://www.abve.org.br/ , a associação brasileira de veículos elétricos. Tem algumas informações lá. Eu já vi dois veículos convertidos por ele e seus alunos, uma van e um palio weekend.

Em relação ao custo, é isso mesmo caro mesmo e não se tem nenhum auxilio para desenvolvimento disso no Brasil. Acho que os componentes foram todos doados, tanto as bateriais, quanto os motores elétricos e os sistemas de controle e alimentação.
 

acrof

Jogador
Março 25, 2007
703
0
Aqui em MG não há insenção de IPVA para veículos elétricos, por incrível que pareça, alguns estados possuem essa vantagem no Brasil.

Se vc importar um... sei lá, Tesla Model S, você não pagará 1 único centavo de IPVA. :D

A maioria das conversões feitas no Brasil usam baterias de chumbo, ou mantém o câmbio/embreagem original do veículo, matando boa parte das vantagens de um verdadeiro carro elétrico assim, simplesmente para caber no orçamento.

Ficam ineficientes, pesados, lerdos, e com autonomia de dar dó.
 

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