Sim eu concordo. Realmente não eh só em relação ao suporte ao controle, existe todo um processo por trás. Minha reclamação é quanto ao que foi dito antes sobre exclusividades e o que tá rolando agora.
Antes
Xbox tinha exclusivos, agora todos saem para Pc e quem tem exclusivo são os PC's?
Não é algo que eu concorde, na real nem vai me afetar mas se você olhar as postagens do gears tatics de hj, vamos ver várias pessoas reclamando, pq não vão poder jogar.
Acharia errado se fosse o inverso tb.
Vivem falando sobre jogar no dispositivo que você preferir, sobre ter opções...não eh algo que está acontecendo.
Cadê a opção de quem não tem Pc gamer?
Pensa assim: o mercado de console da Microsoft está consolidado, o
Xbox é uma marca forte que vende dezenas de milhões de unidades desde 2001, e assim vai permanecer por muitos anos. O mercado de PC da Microsoft (enquanto publisher e dona de loja) diminuiu significativamente da metade dos anos 2000 pra cá. Eu vejo como natural esse esforço extra, ela tinha tudo pra dominar esse mercado já que possui o sistema operacional mais popular, mas perdeu o bonde e agora precisa correr atrás. Não é nem que ela não seja líder, ela não está nem entre as três principais lojas, atrás de Epic, GOG e Steam. É um público difícil de ser conquistado por já estar acostumado a jogar no Steam, até outras lojas enfrentam problemas no PC pra concorrer mesmo dando jogos de graça (caso da Epic) ou tendo um
Xbox Game Pass como coringa. O trunfo da Microsoft são suas IPs, Age of Empires e Flight Simulator são franquias histórias que estão retornando, e como parte desse esforço extra, chegando primeiro ao PC. Já Gears Tactics tem "cara de PC" também, é um estilo de jogo que o público de lá curte.
E uma coisa importante, que a gente já vem falando há alguns anos: quem analisa o
Xbox apenas como console tá vendo o quadro errado.
Atualmente, é console, PC e, logo mais, streaming.
Já sobre a última parte, de jogar no dispositivo que preferir, ter opções, é um discurso legal e pinta uma imagem positiva da marca, mas ele é válido até ali também. Eu não posso jogar onde eu quiser, eu posso escolher entre as opções que a Microsoft disponibiliza.
Já pagamos pra jogar online, agora ficamos sem jogo tb.
Tá foda.
Não vou ficar passando pano pro que acho que tá errado e olha que eu tenho Pc pra jogar, aposto que tem gente ainda mais bolada com essas atitudes.
Essa é uma insatisfação crescente na comunidade, as empresas de console conseguiram vender o peixe de cobrar pra jogar online. No PC, isso não existe (a não ser em jogos/serviços específicos), mas é o preço a se pagar por ter uma rede estável e, na medida do possível, à prova de cheaters e outros problemas. Mas, com a integração entre
Xbox e PC, é algo que a Microsoft vai precisar responder logo, logo, porque muita gente pode se fazer essa pergunta, "por que continuar no console se eu posso jogar os mesmos jogos no PC sem precisar pagar pra jogar online" e tirar isso como argumento final pra mudar de plataforma - se bem que, pela visão da Microsoft, se o cara jogar no console ou no PC, desde que consuma seus serviços, tá valendo.
Invertendo a situação, você lembra de algum caso da Sony comprar um estúdio e ainda assim o jogo sair para outras plataformas ?
Logo depois que foi comprada em 1993, a SCE Studio Liverpool (que era Psygnosis na época) chegou a lançar Wipeout 64 pra Nintendo 64, além de alguns perdidos pra Saturn e pra Windows também, mas faz muito tempo.
Das recentes, vai começar agora com Horizon Zero Dawn (Guerrilla foi comprada em 2005). E, das que foram criadas pela Sony, a SIE San Diego Studio vai começar a lançar MLB The Show para outras plataformas a partir da edição 2021.