Só acho que alguns ai exageram demais, geralmente a gente pede uma ou duas novidades da Microsoft, ai distorcem completamente o que dissemos como se a gente estivesse cobrando dezenas de títulos.
Pelo amor, relembrem o que eu disse ali atrás: 2015 foi o último ano em que a Microsoft anunciou um título AAA exclusivo que não fosse Forza, e no caso ainda foi Gears. Tinha ReCore que parecia AAA, mas depois vimos que não era o caso.
Passou 2016 e 2017 e não anunciaram nada, e ainda cortaram Ś̶̼̟̩͓̳̼̲̺͙͔͔̼̫̼̺̫̫͚͕͕͇͋͊͆͗̑͛͌́̈́́͗̂̂̕͜͝͝͝ͅc̷̢̨̹̳͈̮̳̝̝͖̘̣͔̝̝͒͋̿̍͂̿̈́͛a̷͔̜̬̰͖͓͔̦͉̖̗̠̱̦͚̒͗̊̊̐̃̐́́̋͐̿̓͑̀̑̆͒͝ͅl̵̨̙̝̱͔̞͖͓̼͎̘͉̯͇̫̭̓̒̿ę̶̢̛̛̩̦̬͇͕͚̠̬̫̪̻̼̪͉̼̱̤͛̃̔̊̂͐̓̽̈̿̅̀͒̀̓́̕̕̕͘͜͜͜͝͠b̴̧̲̘̘̟̠̺͖̟̽̓́̚͘o̷̢̠̻̱͌̓̂͋̇̓̑̋̿̒͑͌͌̈́̀̈́͋̚̚͠͝͠͝u̸̧̻͈̠͕̳͖̤͙̠͈̪̰͈̺̯̼̠͈͆̽́͌̉́͊͛̚͜͜ṅ̵̨̛̝̹̪̤͎̥͎̱̼͇̝̭̙͝ͅḓ̷̢̢̳͖̖̠̣̲̖̣̖̱̜͍̮̙͍͇̤̊͐̆̈́̀̿̏̆̓̐̚͘͝ do catálogo, nova IP, de um gênero escasso no console. Vocês acreditam mesmo que a gente tá exagerando quando cobramos ao menos UM anúncio que não seja Gears/Halo/Forza?
Acho que mais que os anúncios - que, claro, geralmente são acompanhados pelos jogos - eu gosto de frisar a lineup de cada ano. Porque anunciar é fácil, o ruim é não cancelar e ainda atender as expectativas na hora de por a mão no controle. Tudo isso aliado a uma razoável janela entre o anúncio e o lançamento, já que nem só de trailer e hype vive um homem. E considerando essas premissas, posso cravar sem pestanejar: a lineup da Microsoft de 2017 e agora em 2018 estão bem abaixo do que foi 2013 até 2016.
A lineup de 2017 virou simplesmente pó com o cancelamento do Ś̶̼̟̩͓̳̼̲̺͙͔͔̼̫̼̺̫̫͚͕͕͇͋͊͆͗̑͛͌́̈́́͗̂̂̕͜͝͝͝ͅc̷̢̨̹̳͈̮̳̝̝͖̘̣͔̝̝͒͋̿̍͂̿̈́͛a̷͔̜̬̰͖͓͔̦͉̖̗̠̱̦͚̒͗̊̊̐̃̐́́̋͐̿̓͑̀̑̆͒͝ͅl̵̨̙̝̱͔̞͖͓̼͎̘͉̯͇̫̭̓̒̿ę̶̢̛̛̩̦̬͇͕͚̠̬̫̪̻̼̪͉̼̱̤͛̃̔̊̂͐̓̽̈̿̅̀͒̀̓́̕̕̕͘͜͜͜͝͠b̴̧̲̘̘̟̠̺͖̟̽̓́̚͘o̷̢̠̻̱͌̓̂͋̇̓̑̋̿̒͑͌͌̈́̀̈́͋̚̚͠͝͠͝u̸̧̻͈̠͕̳͖̤͙̠͈̪̰͈̺̯̼̠͈͆̽́͌̉́͊͛̚͜͜ṅ̵̨̛̝̹̪̤͎̥͎̱̼͇̝̭̙͝ͅḓ̷̢̢̳͖̖̠̣̲̖̣̖̱̜͍̮̙͍͇̤̊͐̆̈́̀̿̏̆̓̐̚͘͝ e o adiamento de State of Decay, Sea of Thieves e Crackdown 3. Terminamos o ano com outro Forza - este que, aliás, não ofereceu um grande salto como foi do 6 para o 7. Em 2018, esperava-se que os jogos adiados em 2017 fossem realmente lançados, alguns já com vários anos de desenvolvimento + 2017 inteiro. Esperava-se que os jogos fossem ainda mais polidos e não decepcionassem.
A primeira foi concluída: os jogos estão saindo, tirando Crackdown 3 que já tem data pra este ano e é improvável de ser novamente adiado. Mas, para uma surpresa infeliz, os jogos estão sendo lançados muito abaixo da expectativa. Sea of Thieves sofre de problemas de conteúdo e repetição, e State of Decay é mais grave: sofre de problemas técnicos injustificáveis depois do tempo de desenvolvimento. O medo faz pressentir que Crackdown venha pelo mesmo caminho.
Pra mim é disso que se trata. Grandes períodos sem jogos e, quando a janela de lançamentos começa a dar as caras, os jogos fora da tríplice de Redmond ficam muito abaixo do esperado. Detalhe que até agora a nova franquia Triple-A mais bem sucedida da Microsoft é Sunset Overdrive, um jogo que foi razoavelmente bem nas críticas mas péssimo nas vendas. E se você for ver o hype desse ano, de novo a galera esperando Forza, que é uma excelente franquia mas não leva console nas costas entende? Na verdade nada sozinho leva.
A Microsoft tem muito a justificar para o consumidor depois desses dois anos, e é esperado que as expectativas estejam lá em cima mesmo, porque ir pra conferência com Forza + Indies na cabeça é muito pouco para um consumidor que confiou na promessa de grandes produções na
Xbox fora da tríplice a geração inteira.