Codename Titan - A história perdida de um MMO no universo Halo

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,727
76,209
Rio Grande do Sul
Estava lendo algumas coisas sobre Halo hoje e acidentalmente parei em um jogo cancelado da franquia, que seria lançado para o Xbox 360.
Como não é algo muito falado, bobeando poucos devem conhecer a história, catei algumas fontes diferentes da época pra conseguir montar algo e trazer aqui pra gente conversar.

Todo mundo sabe que Halo é praticamente um sinônimo de Xbox. O primeiro jogo é um marco dos videogames, alcançou a incrível nota de 97 no Metacritic e gravou seu nome na história. Depois de ter sua sequência no próprio Xbox e uma terceira iteração no Xbox 360, a franquia estava na crista da onda. Sucesso de público, de crítica, um multiplayer viciante, Master Chief virando um ícone nos Estados Unidos. Em paralelo a isso, corria um projeto ambicioso entre Microsoft Studios e a finada Ensemble Studios, em parceria com a Bungie, para a criação de um título diferente para a franquia.

O codinome do projeto era Titan, e tratava-se de um MMO no universo de Halo, criado para bater de frente com outro gigante do ramo, World of Warcraft. Cerca de 40 pessoas trabalharam no projeto, enquanto outra parte da Ensemble criava o primeiro Halo Wars.

hinterface1.jpg

O jogo teve seu desenvolvimento iniciado em meados de 2005, e as imagens desse texto são de uma demo de uma build desta época. Em um blog da Ensemble, Bruce Shelley, que era funcionário e trabalhou no negócio, disse que existiam três equipes trabalhando em protótipos deste projeto. Depois de seis meses, dois foram descontinuados, e um prosseguiu. No início, eles se basearam bastante na estrutura de WoW, mas foi mudando ao longo do tempo, incluindo um estilo artístico mais heroico (obs.: aqui não entendi direito se é algo como LoL ou Dota), sistema de cover e quests públicas como em Warhammer: Online.

O hud do jogo mostrava uma barra de vida e uma de mana – aqui chamada de Psion. No canto superior direito, funções básicas do personagem, como inventário, uma árvore de habilidades, uma área de troféus, balãozinho de comunicação.

O jogo teria sete classes: assault (humanos), marine (humanos), psi (humanos híbridos) e spy (também humanos), Forerunners (esse não precisa explicar), mimic (espécie de humanoide) e rogue (também humano). Além disso, teríamos diferentes espécies de inimigos/NPCs e também veículos, algo normal no universo de Halo. Mais imagens dessa parte podem ser encontradas no link da Halopedia, lá no fim do post.

Assault
800px-HaloMMO25.jpg


Marines
HaloMMO_Marines_%28class%29.jpg


Psi
274px-PSI_Recruits.sized.jpg


Spy
HaloMMO_Spy_%28class%29.jpg


Forerunner
441px-Forerunner_Soldier.sized.jpg


Mimic
Mimic_Lineup.jpg


Rogue
Rogue_class.jpg


Outro ex-funcionário da Ensemble, Dusty Monk, revelou que o projeto ficou entre dois e três anos em desenvolvimento, e se fosse finalizado, custaria algo em torno de 90 milhões de dólares. “Era pra competir com World of Warcraft. É preciso lembrar que a Ensemble sempre foi de competir um pouco com a Blizzard”, diz Monk. Porém, nessa mesma época, um fator externo desviou a atenção da Microsoft: o Nintendo Wii. Sim, o projeto foi cancelado, em partes, por causa do sucesso da Nintendo.

“A divisão de games da Microsoft estava mudando de direção. Eles estavam olhando muito para o Nintendo Wii e eles estavam bem interessados nos números que o Wii estava movimentando. Foi nessa época que a Microsoft decidiu que a plataforma Xbox e a Xbox Live Arcade precisavam ter mais apelo para o público casual, uma audiência maior.”

Como essa nova direção era muito cara, demorada e seria duradoura, a Microsoft acabou encerrando o projeto entre o final de 2007 e o início de 2008. Nessa época, em 30 de maio de 2007, Bill Gates conversou com Steve Jobs na conferência D5 e trocaram uma ideia sobre um controle de videogame baseado em uma câmera, onde o jogador utilizava objetos reais como um taco de baseball pra refletir o que estava na tela. E, em abril de 2008, iniciam os rumores que a Microsoft estava desenvolvendo um aparelho pra competir com o Wii.

As fotos abaixo fazem parte de uma galeria com artes conceituais, mockups e uma build demo do projeto, e foram tiradas de um álbum do Flickr.
Upei no imgur pra ficar melhor a visualização.

rALUo58.jpg

pDScQxN.jpg

r08Q70D.jpg

CgGBGr2.jpg

69Ylx0X.jpg

DJ97O6Y.jpg

XkE3Mt0.jpg

MPSakW2.jpg
JYR8Pul.jpg


Fontes:
https://www.engadget.com/2010/04/12/halo-mmo-had-90-million-budget-canceled-as-microsoft-eyed-cas/
https://www.gamasutra.com/php-bin/news_index.php?story=20153
https://kotaku.com/5515709/why-the-halo-mmo-was-cancelled
https://www.halopedia.org/Titan_(canceled_game)
https://www.flickr.com/photos/30784486@N04/sets/72157607452469273/
https://www.cnet.com/news/timeline-a-look-back-at-kinects-history/
 
Última edição:
Janeiro 6, 2013
887
647
Rio de Janeiro - NI
Sei lá, vendo o sucesso de Destiny, talvez a MS tenha jogado fora uma mina de ouro. Depois do Halo 3 se a MS tivesse deixado a Bungie respirar um pouco, hoje em dia talvez teríamos Destiny como um jogo exclusivo, e a MS uma nova franquia extremamente poderosa, que poderia até ter mudado o jogo em relação em vendas do console. As vezes eu acho que a MS desperdiça demais alguns jogos com muito potencial e foca demais em jogos que o público não esta muito interessado.
 

Dam Barbosa

Guerreiro
Setembro 12, 2016
811
1,033
Fortaleza, Ceará
Talvez Destiny não fosse o sucesso que é hoje se estivesse restrito apenas ao Xbox. Mas com certeza a Microsoft deixou a chance passar, financiava o projeto da Bungie e abria uma nova desenvolvedora para Halo, mas duvido que no passado fosse fácil assim. Halo é uma mina de ouro até hoje, eles não arriscariam trocar uma franquia muito bem estabelecida por um negócio que eles nem sabiam se daria certo.

Enviado do meu Lenovo K10a40 usando o app mobile do PXB!
 

Guilherme Augusto

Guerreiro
Outubro 18, 2015
4,193
3,979
a
Gostei da idéia dos caras, o maior desafio desses jogos são, conquistar o publico e depois mantê-los sempre jogando. Se trataria de um projeto bem ambicioso mas que a longo prazo poderia dar muito certo.
Nesse caso sim precisaria de uma equipe apenas pro "Halo MMO" ja que esses jogos sempre precisa de suporte e coisas novas.
 

RAYMON

XBOX MVP
Administrador
Outubro 29, 2005
14,652
36,038
São Paulo
passem o olho rapido nessa imagens e me digam: tem cara de Halo?

bota qualquer outro nome e tenta a sorte, mas acho muito comodo tentar sustentar uma ideia numa marca extremamente forte como Halo.
 

LOCATELLi

Get Ready
Outubro 31, 2011
3,245
5,058
Rio Grande do Sul
Acho que daria certo, só não sei se o segmento do FPS teria sido o sucesso que foi se tivesse dividido as atenções com esse MMO.

Curti também as novas classes, achei bem 'criativas'.

Entre MMO e FPS, continuo com o FPS obviamente. Então acho que saímos no lucro.
 

Creis92

Guerreiro
Novembro 1, 2015
9,321
14,744
Pernambuco
Eu acho MMORPG o tipo de jogo que se encaixaria perfeitamente com as atuais propostas da Microsoft. Não sei se o mundo de Halo seria o mais apropriado. O prefiro o mundo de Fable. Daria muito certo. Eu comprava fácil.

Enviado do meu SM-J700M usando o app mobile do PXB!
 

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)