Comparações entre os Consoles Next-Gen

caiocmsouza

Guerreiro
Janeiro 30, 2018
1,091
1,232
Jundiai - SP
Rolou um programa novo do podcast unlocked da ign, Ryan MacCaffrey trouxe 2 convidados, Danny Peña do Gamertagradio ( recomendo muito esse podcast) e o John Linnerman do Digital Foundry



Por volta de 30:55 o Ryan fala da situação de performance do XSX em relação ao PS5, o Ryan pergunta se essa situação tende a mudar, John responde que ele gostaria de investigar melhor essa situação do devkit, mas na opinião dele não veremos muita diferença de performance durante a geração(a diferença não é grande).

- Ele cita que ambiente de desenvolvimento do PS5 e PS4 é muito rápido, e os contatos dele gostam muito.
- Cita que ouviu muita reclamação do Xbox one( eu entendi em relação ao devkit).
- O Xbox one X é tão forte que ele meio que inutiliza qualquer problema de ambiente de desenvolvimento, por isso ele foi tão bem nas grande maioria das análises técnicas.
- Ele reforça que não da para saber quem vai ter a melhor performance, e que provavelmente teremos uma performance bem parecida.
 

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,911
51,196
Rolou um programa novo do podcast unlocked da ign, Ryan MacCaffrey trouxe 2 convidados, Danny Peña do Gamertagradio ( recomendo muito esse podcast) e o John Linnerman do Digital Foundry



Por volta de 30:55 o Ryan fala da situação de performance do XSX em relação ao PS5, o Ryan pergunta se essa situação tende a mudar, John responde que ele gostaria de investigar melhor essa situação do devkit, mas na opinião dele não veremos muita diferença de performance durante a geração(a diferença não é grande).

- Ele cita que ambiente de desenvolvimento do PS5 e PS4 é muito rápido, e os contatos dele gostam muito.
- Cita que ouviu muita reclamação do Xbox one( eu entendi em relação ao devkit).
- O Xbox one X é tão forte que ele meio que inutiliza qualquer problema de ambiente de desenvolvimento, por isso ele foi tão bem nas grande maioria das análises técnicas.
- Ele reforça que não da para saber quem vai ter a melhor performance, e que provavelmente teremos uma performance bem parecida.


Quando fala que o kit de desenvolvimento não é tão bom, você entende que isso pode melhorar, porque é software. Mas só porque pode, não quer dizer que vai. Às vezes um processo de desempenho inferior é resultado de determinadas escolhas, e a empresa pode ficar numa situação difícil para melhorar algo sem abrir mão de outros elementos. A MS fez isso na geração do One, descartou algumas funcionalidades do sistema para melhorar o desempenho (não que seja necessário fazer isso sempre, só dei um exemplo).

Sobre a performance eu creio que será, sim, parecida ao longo da geração como regra. Dependendo como você fará a análise do jogo, vai dar pra pender mais pra um lado ou outro. Se você tira mais pessoas das ruas numa plataforma, você tirou peso de processamento; se essa mesma plataforma com pessoas a menos rodar com 2% a mais de frames por segundos em algumas situações, ela está realmente se saindo melhor neste caso? Como eu disse, às vezes a resposta é meio complicada.

Eu acredito que um jogo como Flight Simulator no Series X vai tentar rodar naquele modo SMT, em que dobra a quantidade de threads no processador e baixa um pouco a frequência. Esse modo não estava disponível para os devs na última atualização de dev kit, por exemplo. Talvez esteja disponível para testes, mas não para lançamento do jogo. O espaço para melhorias nos consoles Xbox eu diria que já está documentado, a gente já sabe onde eles vão meter a mão para utilizar melhor o hardware, o que inclui aprimorar o uso de ray tracing e das ferramentas de machine learning. Porém, não acho razoável esperar que só a MS vai melhorar seu produto e o PS5 vai ficar parado no tempo só assistindo. Por isso não acredito em diferenças gritantes como regra, mesmo após a evolução da plataforma da MS.
 

Max

Em Abstinência ?
PXB Gold
Janeiro 19, 2011
3,990
1,780
Rio Grande do Sul
Quando fala que o kit de desenvolvimento não é tão bom, você entende que isso pode melhorar, porque é software. Mas só porque pode, não quer dizer que vai. Às vezes um processo de desempenho inferior é resultado de determinadas escolhas, e a empresa pode ficar numa situação difícil para melhorar algo sem abrir mão de outros elementos. A MS fez isso na geração do One, descartou algumas funcionalidades do sistema para melhorar o desempenho (não que seja necessário fazer isso sempre, só dei um exemplo).

Sobre a performance eu creio que será, sim, parecida ao longo da geração como regra. Dependendo como você fará a análise do jogo, vai dar pra pender mais pra um lado ou outro. Se você tira mais pessoas das ruas numa plataforma, você tirou peso de processamento; se essa mesma plataforma com pessoas a menos rodar com 2% a mais de frames por segundos em algumas situações, ela está realmente se saindo melhor neste caso? Como eu disse, às vezes a resposta é meio complicada.

Eu acredito que um jogo como Flight Simulator no Series X vai tentar rodar naquele modo SMT, em que dobra a quantidade de threads no processador e baixa um pouco a frequência. Esse modo não estava disponível para os devs na última atualização de dev kit, por exemplo. Talvez esteja disponível para testes, mas não para lançamento do jogo. O espaço para melhorias nos consoles Xbox eu diria que já está documentado, a gente já sabe onde eles vão meter a mão para utilizar melhor o hardware, o que inclui aprimorar o uso de ray tracing e das ferramentas de machine learning. Porém, não acho razoável esperar que só a MS vai melhorar seu produto e o PS5 vai ficar parado no tempo só assistindo. Por isso não acredito em diferenças gritantes como regra, mesmo após a evolução da plataforma da MS.

Já falei aqui uma vez, historicamente nunca aconteceu uma geração entre Xbox e PS com uma diferença gritante em termos gráficos. E eu acho que esse foi o problema, a galera entrou em um hype monstruoso com esta nova geração e previam um massacre do Series X em cima do desempenho que o PS5 prometia. Se alguém escolheu seu console next gen priorizando esse contexto, eu consigo entender porque estão decepcionados.
 

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,911
51,196
Já falei aqui uma vez, historicamente nunca aconteceu uma geração entre Xbox e PS com uma diferença gritante em termos gráficos.

O "patamar" dos gráficos é definido pelo conjunto macro das tecnologias disponíveis no lançamento. Máquinas lançadas numa faixa de preço similar e no mesma janela temporal invariavelmente vão cair no mesmo patamar gráfico.
O aumento de publicações que matematizaram a percepção dos gráficos é que criou essa ilusão de que as experiência seriam radicalmente diferentes na mesma geração.
 

MicaoX

Fly me to the moon
Setembro 22, 2015
1,887
2,599
Irlandinha
Já falei aqui uma vez, historicamente nunca aconteceu uma geração entre Xbox e PS com uma diferença gritante em termos gráficos. E eu acho que esse foi o problema, a galera entrou em um hype monstruoso com esta nova geração e previam um massacre do Series X em cima do desempenho que o PS5 prometia. Se alguém escolheu seu console next gen priorizando esse contexto, eu consigo entender porque estão decepcionados.
Falando por mim, eu esperava uma diferença similar a do Xbox One X e Ps4 Pro.
 
  • Curtir
Reações: joão paulo campos

joão paulo campos

Guerreiro
Setembro 30, 2014
541
503
Já falei aqui uma vez, historicamente nunca aconteceu uma geração entre Xbox e PS com uma diferença gritante em termos gráficos
Ocorreu sim ,na geração PS2/Xbox original
claro na maioria dos multis as Devs nivelaram por baixo favorecendo o PS2 pelo fato dele ter sido imensamamente mais popular, desenvolvendo o jogo em cima da plataforma e depois portando pro xbox ou seja dando prioridade pra versão do console da sony

Mesmo assim houve casos que a versão xbox simplismente humilhava a do ps2 como os Splinter Cells
 

Lightwarrior8

Xbox Gamepass , vê se me dá um tempo....
PXB Gold
Fevereiro 9, 2019
8,833
18,340
Juiz de fora
Vamos ser sinceros , a grande maioria esperava que o SX fosse superior. Eu também esperava que fosse manter mais ou menos a diferença entre o One X e o PS4 Pro , muitos de nós zoamos bastante a superioridade no papel do console , dá mesma maneira que muitos zoam o Xbox por não ter jogos.
Independente do SX ser ou não ser superior nos jogos , não acredito que este seja o fator principal na escolha do console. Da mesma forma não acho que quem escolheu o PS5 , estava tão preocupado com isso , tipo , potência é um fator importante mas não o principal.
Dito isto , não vejo motivos para grande alarde mesmo que se confirme que todos os multis seram melhores no PS5 , a menos é claro que isto atrapalhe a diversão do usuário do Xbox , algo que prejudique mesmo o jogador.
Tem muitas diferenças que se não fossem mostradas em análises , muitos se quer iriam perceber.
Ao meu ver o Xbox tem sim obrigação de correr atrás do prejuízo , e no mínimo parear com o PS.
O resto é papo para console wars.
 

joão paulo campos

Guerreiro
Setembro 30, 2014
541
503
Falando por mim, eu esperava uma diferença similar a do Xbox One X e Ps4 Pro.
Já eu não esperava ,só pelos numeros genericos de Teraflops dava pra perceber que a distancia de poder entre o SX/PS5 e One X/PS4 PRO em numeros bruto eram mais ou menos a mesma coisa 1.8~1.9 Tflops,então proporcionalmente a distancia é menor ,claro que é uma forma bem superficial de comparação,

o que eu não esperava era essa vantagem do ps5 nos primeiros multis
 
Última edição:

Pegazuswarri0R

Te baniram sem você merecer, volte lá e mereça!
PXB Gold
Outubro 19, 2016
8,058
14,326
Araraquara/SP
Vamos ser sinceros , a grande maioria esperava que o SX fosse superior. Eu também esperava que fosse manter mais ou menos a diferença entre o One X e o PS4 Pro , muitos de nós zoamos bastante a superioridade no papel do console , dá mesma maneira que muitos zoam o Xbox por não ter jogos.
Independente do SX ser ou não ser superior nos jogos , não acredito que este seja o fator principal na escolha do console. Da mesma forma não acho que quem escolheu o PS5 , estava tão preocupado com isso , tipo , potência é um fator importante mas não o principal.
Dito isto , não vejo motivos para grande alarde mesmo que se confirme que todos os multis seram melhores no PS5 , a menos é claro que isto atrapalhe a diversão do usuário do Xbox , algo que prejudique mesmo o jogador.
Tem muitas diferenças que se não fossem mostradas em análises , muitos se quer iriam perceber.
Ao meu ver o Xbox tem sim obrigação de correr atrás do prejuízo , e no mínimo parear com o PS.
O resto é papo para console wars.
Cara, no momento é a única narrativa que fanboy (declarado e enrustida) tem pra usar. A de jogos já vai cair por terra logo cada um se apega ao que tem (novamente stick da coelhinha de zootopia).
 
  • Haha
Reações: Lightwarrior8

TiagoCruz85

Guerreiro
Março 30, 2018
1,367
1,255
Camaçari, BA
Vamos ser sinceros , a grande maioria esperava que o SX fosse superior. Eu também esperava que fosse manter mais ou menos a diferença entre o One X e o PS4 Pro , muitos de nós zoamos bastante a superioridade no papel do console , dá mesma maneira que muitos zoam o Xbox por não ter jogos.
Independente do SX ser ou não ser superior nos jogos , não acredito que este seja o fator principal na escolha do console. Da mesma forma não acho que quem escolheu o PS5 , estava tão preocupado com isso , tipo , potência é um fator importante mas não o principal.
Dito isto , não vejo motivos para grande alarde mesmo que se confirme que todos os multis seram melhores no PS5 , a menos é claro que isto atrapalhe a diversão do usuário do Xbox , algo que prejudique mesmo o jogador.
Tem muitas diferenças que se não fossem mostradas em análises , muitos se quer iriam perceber.
Ao meu ver o Xbox tem sim obrigação de correr atrás do prejuízo , e no mínimo parear com o PS.
O resto é papo para console wars.
Concordo que todo mundo esperava que o SX fosse se sair melhor nos multi. Mas discordo na generalização de que todo mundo zoava o playstation por isso. Do mesmo jeito que foi o one x vs ps4 pro. Nem todo mundo zoava os gráficos do ps4 pro. Só a galera do console war que fazia isso.
Em relação ao SX e o PS5, eu sempre achei que a diferença seria pequena, porém com a vantagem a favor do SX. Ou seja o que eu imaginava está acontecendo o contrário por enquanto.
 

HSR

15 anos de Xbox e PXB
PXB Gold
Outubro 31, 2014
12,144
17,576
Campo Grande - MS
Temos aí toda uma geração para a Microsoft fazer as correções necessárias. Sinceramente não acredito que esse cenário atual se mantenha nos próximos anos. Caso venha a acontecer, buscar pelo menos um equilíbrio porque hardware não falta.

Estou mais preocupado em ver um jogo que aproveite ao máximo a capacidade do console e pelo visto não vai ser neste ano.
 

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)