Criador da Xbox critica severamente a Xbox 360

M

MASTER JNO

Visitante
O maior erro da Microsoft é não apoiar os indie e pequenas companhias.



Nat Brown, um dos criadores da Xbox, a consola que introduziu a Microsoft no mercado dos videojogos, criticou severamente a Xbox 360 no seu blog.

"Tem sido penoso assistir aos últimos 5 anos, e em particular o último ano," disse Brown no segundo parágrafo da sua longa crítica à estratégia da Microsoft para Xbox 360.

O primeiro problema apontando à consola é a falta de apoio aos produtores independentes e pequenas companhias, questionando "porque razão não posso programar amanhã um jogo para a Xbox usando $100 em ferramentas, o meu portátil Windows e testá-lo na Xbox 360 que tenho em casa ou na casa dos meus amigos?"

"Porque razão não posso distribuí-lo digitalmente numa loja online decente, abdicando de uma percentagem de 30 porcento do lucro e ficar rico se o jogo for bom, como posso no Android, iPhone ou iPad?"

Em seguida, Brown explica que desenvolver um jogo para o Xbox Live Arcade, ou mesmo para o XBLIG, é um processo demorado e com elevados custos, o que não permite aos produtores independentes fazer dinheiro na Xbox, "apesar da base instalada de 76 milhões de consolas".

A segunda crítica é dirigida à dashboard da consola, que fora do ecrã inicial "é lento e cheia de tretas", para além de que de são necessários "múltiplos minutos para os loadings, navegar nos ecrãs, e começar a jogar".

Brown teme que a Microsoft perderá a guerra contra o Android e iOS caso não torne a "experiência do utilizador simples, rápida e continua". Em adição, "um único estúdio personalizado de 150 funcionários não consegue criar conteúdos suficientes para satisfazer mais de 76 milhões de consumidores, apenas com software de qualidade de milhares de produtores independentes podes defender a marca e o produto".

No final da crítica, a Apple é envolvida, que na perspetiva de Brown é um concorrente sério nos videojogos, "apesar da Apple TV ainda não ser uma plataforma de jogos ou uma consola".

Mas "se a Apple quiser, matará a PlayStation, Wii U e Xbox ao introduzir um ecossistema aberto que cobre 30 porcento do lucro para a Apple TV". Brown salienta que já ganhou imenso dinheiro no iOS, e que assim que seja possível programar aplicações para Apple TV, será um dos primeiros a fazê-lo.

Uma Apple TV com capacidades de consolas é possível, "talvez não por $99, mas talvez por $199, mais $79 para um controlador". Caso não acreditem nas palavras de Brown, este aponta o dedo para os números, que falam por si.

"Os números atuais já dizem muito, embora a Apple TV não seja uma consola: 5.3 milhões de unidades vendidas em 2012, um crescimento de 90 porcento de ano para ano - vs Xbox 360 - cerca de 9 milhões em 2012, um decréscimo de 60 porcento de ano para ano".

No final, Brown esclarece que a Xbox não tem necessariamente que falhar.

"Apenas precisa de alguém com um cérebro para colocar o produto numa ordem táctica, antes de continuar e avançar para a promessa a longo prazo de uma Xbox ligada a todas as salas-de-estar, ligada a todos os ecrãs."


Fonte: http://www.eurogamer.pt/articles/2013-02-13-criador-da-xbox-critica-severamente-a-xbox-360
 

Pedro Iran

Novato
Dezembro 2, 2012
5
0
Isso é a mais pura verdade , é só ver os aplicativos independentes para android e ios , o povo está ganhando muito , é uma completa burrice não olhar para o futuro !!!
 

John.

Jogador
Setembro 7, 2010
3,272
477
Belo Horizonte
Ele está certo.
Veja o que aconteceu com o jogo FEZ, demorou pra ser feito, pra no final das contas, só pro cara lançar um patch na LIVE teve que pagar sei lá quantos milhões.

Más na next-gen creio que isso vai melhorar, a politica pra produtores indies, lançarem seus jogos na LIVE vai ser facilitada, como também acredito, que para acertar o Ouya no meio do nariz, os próximos consoles, terão os jogos de Mobile , na parte Arcade de suas lojas on-line.
 

Gaviões

Jogador
Agosto 22, 2006
463
0
Ele está certo em alguns pontos, se a Microsoft tivesse feito tudo perfeitamente, jogado todas as fichas na divisão do Xbox ela teria esmagado a Sony e a Nintendo que a muitos anos vem fazendo merda.

Entretanto a Microsoft tem jogado um jogo muito mais na retranca do que muitos gostariam.

Vale lembrar que ela é uma empresa aberta e não conta com uma liderança do nivel de Steve Jobs para se lançar num mercado que não dá tanto lucro.

E outra, apoiar jogos e aplicativos baratos é uma bobagem. Prefiro muito mais esse esquema fechado do Xbox do que uma abertura sem controle que temos visto por ai nas AppStore da Apple ou Android e até mesmo no Steam.

Acho curioso também as viuvas que lamentam a suposto fim dos jogos AAA mas dão bola para quem propõem justamente o contrário total que seriam jogos feitos por amadores.
 

AyPyCy

Jogador
Fevereiro 12, 2007
1,093
143
México
do blog dele, sobre ele http://ilikecode.wordpress.com/about/

[blockquote]
In 1999 while working on long-term systems strategy, I joined a small group of crazies and helped sell the idea of XBox throughout the organization and get it funded to the tune of $1B by BillG and SteveB.

I left Microsoft in late 1999 (...)

(...) I currently write apps for iOS, do local angel investing, and consult with startups and sometimes larger companies about their mobile strategy.[/blockquote]

Entrou no projeto em 1999 e saiu da Microsoft em 1999. O xbox lançou no final de 2001.... curiosamente, o nome dele não é citado na história da coisa (que teve inicio em 1998): http://en.wikipedia.org/wiki/Xbox#History

hoje desenvolve apps para iOS e defende indie games e AppleTV....

É quase a pesquisa da GameStop com jogos usados... mas ele tem o ponto de vista dele, que seja feliz. Boa sorte para ele.

Como disse Scar acima, realmente esta indo mal o xbox 360..... povo anda meio pessimista hein? Ansiedade pela nextgen??
 

FernandoJF

Jogador
Abril 28, 2010
106
0
É uma ótima discussão. Acredito que a tendencia é que os jogos indie ganhem cada vez mais força independentemente da plataforma. Tudo bem que a Microsoft não dá muita importância para as pequenas produtoras mas não sei se um aparelho de $300 dólares seria a melhor alternativa para os consumidores que buscam esse tipo de jogo. Assistam:
[youtube]_LcKUqAV4yw[/youtube]
 

John.

Jogador
Setembro 7, 2010
3,272
477
Belo Horizonte
Xbox 360 tá longe de ser um fracasso, más a politica de jogos Indies, e games Arcade são falhas sim, basicamente dificulta muito a vida das produtoras indies, e de jogos Arcade. De resto a LIVE é de boa.

Também discordo da parte de ser lenta, como assim? Lenta onde? Beleza que não é lá essa rapidez toda, que nem de um smartphone. Más não é lenta.
 

Leandro_AM

Jogador
Maio 17, 2011
284
8
Poxa tipo o xbox bateu de frente com ps nessa geração, onde a sony dominava. E lento? Como assim demora para jogar? É só colocar o dvd que já inicia o jogo. E fora a lambida de s... que dá na zumbi apple.
 

Samuel DW

Jogador
PXB Gold
Maio 25, 2008
1,443
1,981
Irlanda
Mesmo as produtoras maiores vivem reclamando de como é complicado lançar DLCSs e correções

mas oque nao fez sentido dele foi a comparação de QUeda/ aumento de vendas da Apple TV e 360, comparar um produto que uma novidade, com outro que está a 8 anos no mercado e em seu ultimo ano de vida é sacanagem.

LEgal falar de abrir pra qualquer um e tals, mas falando sério, quantos jogos decentes voces ja acharam nos IndieGames? O unico que achei digno dos 80mspoints foi o "Impossible Game", alem daquelas capas desenhadas no paint que sequer dao ideia sobre oque o jogo é
 

Rodrigo aP.

Jogador
Setembro 26, 2006
485
110
São Paulo
[quote1360971798=RAYMON]
Ok, a falta de apoio aos pequenos é realmente a maior burrice da Microsoft, mas o cara pirou em misturar tantas coisas pra justificar esse erro...
[/quote1360971798]

x2
 

leopetro

Jogador
PXB Gold
Março 1, 2012
1,232
1,707
Cachoeirinha/RS
A Apple com certeza é um sucesso, muito devido ao hype em torno da marca e o modelo de negócios dela com os aplicativos, realmente, é de se admirar. Mas como uma pessoa comentou aqui, o Xbox foi lançado já vai 8 anos, assim como p PS3 e o mercado dos consoles é bem diferente dos aplicativos iOS e Android. Produtos desse meio mobile, possuem no mínimo um grande lançamento por ano (smartphone, atualização de Apple TV e assim vai), modelo a ser seguido pelo o Ouya, que já foi divulgado que terá uma nova versão todo ano, ou seja, "smartphone" de mesa.

Acredito que os próximos consoles vão proporcionar novos modelos de negócio, mas se tornar algo como uma "loja de aplicativos mobile", certo que não vai ocorrer, tendo em visto que iria descaracterizar totalmente a proposta do console.
 

Paulo5988

Jogador
Julho 1, 2012
162
11
As vezes eu sinto que a dash é meio lenta. Eu não consigo ler mensagens, ver os amigos on-line durante os loadings. Chega até a enraivar ter que resetar o videogame toda hora. Mas não é algo que comprometa.

Sobre os jogos indies, eu concordo e venho escrevendo muito nesse fórum sobre isso. Agora, imaginem com o bloqueio aos usados, com os jogadores tendo que pensar duas, três vezes antes comprar um jogo. Seria uma rasteira no mercado arcade.

Só lembrando que jogos indies não são somente aqueles tipo Stick. Por favor!
 

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)