Crookz: The Big Heist - RTS de Stealth nos anos 70

leoharth

Guerreiro
Novembro 10, 2005
2,610
1,583
Confesso que não sabia nada desse jogo até ver ele anunciado no Steam ontem. Olhei um pouquinho, mais um pouquinho, olhei um gameplay comentado... comprei. Quem nunca?
ss_cd09ad806151ea3337e24e2c055169d9e515e307.1920x1080.jpg


Ontem só deu tempo de instalar mesmo. Mas hoje com certeza vou dedicar um tempinho a ele, Witcher 3 que espere um pouco mais.
ss_1d273658ba767c0a456c7874fa7c661460ab51f1.1920x1080.jpg

O jogo se passa nos anos 70 e é um RTS onde você deve se infiltrar furtivamente em alguma instalação para praticar um roubo. A medida que você progride, você desbloqueia novos ladrões. Ao olhar o gameplay, o que realmente me cativou foi a personalidade de cada ladrão. Dá pra ver um bando sendo formado mesmo.

Este vídeo de gameplay aqui dá uma idéia de como o jogo funciona:


Gostou? Esse sujeito aqui explica bem mesmo as principais mecânicas do jogo:


Eu sempre achei que não curtia jogos de RTS. Tentei o aclamadíssimo Shogun 2 e não passei do tutorial de tanto que me atrapalhei. Tentei o Company of Heroes e gostei mais, mas ainda não é bem minha praia. Muita coisa diferente pra monitorar e articular ao mesmo tempo. Já jogos como Satellite Reign e esse me atraem justamente por ter 4 unidades, que você pode até ter de microgerenciar, mas que acho uma jogabilidade mais relaxante que ter de tomar conta de contruir quartel, ver a munição, pegar gasolina, mandar soldado virar canhão pra um lado, etc., etc., etc.

Uma coisa que curti bastante foi a ambientação e a música do jogo, bem anos 70 mesmo. Os caras ainda tiveram a moral de fazer um curta metragem estrelando ninguém menos que Ron Jeremy. Dei muita risada quando ele apareceu:


O jogo é pra Windows, Mac e Linux, mas logo que o abri ele reconheceu o meu joystick e apresentava já a navegação dos menus com o formato dos botões do Xbox. Dado que a Kalypso lançou alguns Jogos da série Tropico pra consoles, acho que pode ter uma versão pra XONE e PS4 em breve. Tomara!

O jogo está com 76 no metacritic, com 4 avaliações.
 
Última edição:
  • Curtir
Reações: caddelin

leoharth

Guerreiro
Novembro 10, 2005
2,610
1,583
Joguei ontem por cerca de três horas e meia. Consegui completar 4 missões, sendo uma delas o tutorial. Tirei umas screenshots de partes mais relacionadas as cenas de corte que contam a história (que é basicamente uma descrição superficial da motivação dos roubos e dos próximos passos).

934B518F5FB7270AD68CC2271D52939FD84AD5F2

CA9B0A3E35A93AEBF176E0DF24EB0E7D8225771C

7EECFCD9E9424C36B822A69A56431354BFB5A197



Esse aqui é o mapa onde você escolhe as missões:

4415BAF6C02E03552144C88A8CCE08974B32EA34


O que achei do jogo até agora:

- Você terminar as missões com 5 a 10 minutos de tempo de ação, mas na verdade passa muito mais tempo pausado planejando o que fazer. Acaba que parece um jogo de estratégia por turnos, porque você pausa bastante pra estudar o que fazer.

- A sensação que dá quando você encadeia uma série de comandos e dá tudo certo é muito legal. É um jogo feito pra você ficar se esmerando em realizar tudo da forma mais perfeita possível.

- A diferença entre as velocidades de caminhada dos seus ladrões e grande em alguns casos. Um dos personagens mais úteis - o chaveiro - manca. Todos os personagens podem realizar qualquer tipo de ação. Mas cada um tem uma especialidade. A especialidade você pode realizar quantas vezes quiser e sem usar nada. Se o chaveiro quiser nocautear um adversário por exemplo, ele terá de usar clorofórmio. Se a ladra especialista em velocidade quiser abrir uma porta, ela tem que ter uma chave ou pé de cabra (esse cria ruído).

- O jogo tem um sistema de checkpoints. Não ficou 100% claro pra mim como é feito o autosave deles. Me pareceu num momento que era quando você chega em determinado ponto do mapa, em outro momento achei que era por tempo, pois o checkpoint me deixou numa situação péssima. Depois vi que você pode ir por menu principal e carregar um checkpoint mais antigo. Mas perde a imersão. Pelo que percebi, não há muita penalidade em fazer um assalto meia-boca ou quase perfeito. Então o jogo todo se transforma numa grande preparação para o modo de desafio que está bloqueado por enquanto. Não acho ruim não. O jogo me estimulou a continuar buscando uma solução mesmo quando falhei.

- Uma coisa que não gostei é que parece haver um modo "correto" de solucionar a fase, pelo menos nas partes iniciais. Acho que na medida que desbloquear novos personagens e itens, mas caminhos vão se abrir para o uso mais criativo dos mesmos. Por enquanto, cada fase é um quebra-cabeça com uma solução predeterminada.
 
  • Curtir
Reações: caddelin

caddelin

Guerreiro
Fevereiro 3, 2007
1,750
758
Curitiba
Valeu pela review, mefisto. É um jogo que deixei ja na minha wishlist desde o começo. Fico feliz que voce tenha gostado inicialmente, embora num jogo de tática de esquadrão seja frustrante para mim que haja um modo "correto" de solucionar a fase, especialmente porque todos os jogos do genero recente que joguei, como X-Com, Dead State, e também RPGs como Wasteland 2 oferecem muitas alternativas. Quando baixar um pouco mais d epreço eu pego rsrs
 

leoharth

Guerreiro
Novembro 10, 2005
2,610
1,583
Valeu pela review, mefisto. É um jogo que deixei ja na minha wishlist desde o começo. Fico feliz que voce tenha gostado inicialmente, embora num jogo de tática de esquadrão seja frustrante para mim que haja um modo "correto" de solucionar a fase, especialmente porque todos os jogos do genero recente que joguei, como X-Com, Dead State, e também RPGs como Wasteland 2 oferecem muitas alternativas. Quando baixar um pouco mais d epreço eu pego rsrs
Na verdade, a missão que joguei ontem já me fez mudar de opinião em relação a isso. Foi a primeira onde realmente percebi que uma mesma situação poderia ser solucionada de modos distintos. Foi também a primeira que me encontrei num real sinuca de bico, pois meus ladrões ficaram numa situação que necessariamente vão disparar algum alarme ou alertar um guarda. Acho que eu estava confiante das missões anteriores e planejei menos. Olhei rapidamente e pensei: "batata, vou por aquele canto, desarmo aquela barreira de luz, etc.... e quando cheguei em determinado ponto, ví que não tinha atentado a alguns detalhes. O nivel de dificuldade é interessante. Vai escalonando muito naturalmente. Já estou num momento que o jogo se tornou suficientemente complexo para ser desafiador. REcomendo :)
 

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)