Falando da minha experiência no PC (Ryzen 3800x, RX 5700, 32 GB de RAM, NVME), sim eu sei que é um pc acima da média, mas é válido informar a quem tem interesse: estou jogando em full HD na TV 4k e depois de ajuste nas opções gráficas maioria no high, algumas coisas no ultra, sem RT e sem DLSS, posso dizer que o jogo está com bom desempenho com raras quedas de frame. Aqui fiz o macete de editar o .exe para que o Ryzen utilize os threads da CPU. Apesar de jogar em 1080p, pelos filtros da placa e pelo upscale da TV, a imagem fica muito nítida sem nenhum borrado. Até me impressionei com isso, pois não esperava tanta nitidez jogando bem abaixo da resolução nativa.
50 horas de jogo, zero crash, nenhum mesmo. Nenhum problema com saves. Glitches sim, aos montes e alguns bugs menos frequentes ao andar pelo cenário ou com meus veículos. Nada que me impediu de concluir alguma missão ou seguir a história. São bugs que vi em todos os jogos de mundo aberto que joguei no lançamento, perfeitamente corrigíveis com patches futuros.
O ponto crítico do jogo hoje no PC é a IA burra de veículos e dos pedestres. Aqui eu nem espero que entreguem algo nível GTA, mas apenas uma IA que evite coisas frequentes como carros parando no meio da rua sem motivo algum, trânsito engarrafando com filas enormes porque um carro travou sem motivo, carros sumindo ou aparecendo do nada, pedestres atravessando paredes, sumindo ou voando pelo cenário, etc. Esse tipo de coisa é o que me incomoda no jogo hoje. O que faço pra minimizar isso é sair mais pra cumprir missões à noite, onde a densidade de veículos e pedestres é menor, fora que a cidade à noite é simplesmente espetacular e a imersão vai ao topo.
A IA do combate tem altos e baixos também, mas no geral está aceitável. Noto quem em side quests, ela parece mais acertada e com boas rotinas. No entanto, no mundo aberto e principalmente entre as gangues que ficam pelo mapa, eles estão bem burros e fáceis de eliminar. Isso não atrapalha o combate que é muito divertido e com possibilidades bem variadas conforme sua build + implantes. Nesse ponto o jogo supera Deus Ex com facilidade.
Outro ponto que merece destaque é que a cidade é muito densa e detalhada. Mais detalhada e densa que qualquer cidade de jogos consagrados como GTA V e RDR 2. Eu só vi nível de detalhamento em escala parecida em Half Life Alyx que é um jogo de corredor bem menor. Embora falte mais coisas pra fazer pela cidade e a correção do trânsito e pedestres, não dá pra negar que Night City é a ambientação mais incrível que um jogo já teve. Perco horas apenas andando e olhando os prédios e paisagens.
E os detalhes são tantos que, mesmo após mais de 50 horas, eu não encontrei nenhum ambiente interno repetido, pelo contrário, todos são minuciosamente detalhados e diferentes. Uma das coisas mais legais pra quem joga com build furtiva é pode explorar diferentes pontos de infiltração nos locais das missões. Já teve missão onde eu atravessei dois quarteirões até encontrar uma escada que me dava acesso ao topo dos prédios e aí fui pulando até chegar no local que eu tinha que invadir. Janelas, portas, escadas, sacadas, terraços, esgoto, tudo você pode explorar pra encontrar entradas e saídas alternativas. Isso é incrível.
Enfim, a base de CP2077 é bastante sólida e já roda sem grandes problemas no PC em uma máquina robusta e equivalente ao
Series X. Quem está com medo de jogar por conta de bugs, pode ir tranquilo que vai conseguir jogar. Agora claro que todo o brilho do jogo no SX só mesmo após o patch next-gen.