Resumo DEU RUIM: CMA BLOQUEIA COMPRA DA ATVI - Resumo da Semana Xbox #242 (24 a 28/abr)

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
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Rio Grande do Sul
Oi, pessoal.


E o esporro veio, não da maneira como esperávamos. A grande notícia da semana é que o CMA, órgão que estava avaliando a compra da Activision no Reino Unido, divulgou seu relatório recomendando o bloqueio da aquisição. Vamos falar sobre isso e outras coisas em mais detalhes.


Abaixo, está a lista de tópicos abordados, para ler uma notícia em específico, é só clicar no link e ir direto para ela.


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  1. Deu ruim - CMA decide bloquear compra da Activision pela Microsoft
  2. Plantão Activision - Brad Smith responde, Phil Spencer acalma, encontro de Lina Khan e CMA?
  3. Três novos jogos e um retorno para o Xbox Game Pass
  4. Armored Core VI tem gameplay e data de lançamento reveladas
  5. High Performance é a nova atualização gratuita de Forza Horizon 5
  6. Free Play Days - Crusader Kings III, Don’t Starve, Hell Let Loose e Leap
  7. Deals with Gold com seis saldões de ofertas e mais de 1.000 itens com desconto
  8. Microsoft Rewards e Xbox Game Pass Quests - novas atividades semanais
  9. Lançamentos da semana (24 a 28/abr)
  10. Lançamentos da próxima semana (1º a 5/mai)
  11. Links recomendados

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CMA/UK DECIDE POR BLOQUEIO DA AQUISIÇÃO DA ACTIVISION PELA MICROSOFT
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Pela magnitude da notícia, excepcionalmente o resumo de hoje não começa falando sobre o Game Pass, e sim sobre a decisão do primeiro colegiado (CMA/Reino Unido) entre os três mais importantes (que também contam com o EC/Europa e FTC/Estados Unidos). A conclusão, infelizmente, é ruim.
Como são várias e várias páginas de documentos, declarações e informações, é bem possível que novas e importantes informações surjam nos próximos dias. Basicamente, foi concluído que a negociação levanta preocupações que podem alterar o futuro do crescente mercado de jogos em nuvem, levando a uma redução da inovação e menos poder de escolha para os consumidores do Reino Unido nos próximos anos. Alguns pontos levantados:


Sobre jogos em nuvem
  • A Microsoft tem uma posição muito forte no mercado de jogos em nuvem (60% a 70%) e as evidências apontam como benéfico tornar conteúdos da Activision exclusivos de seus serviços no futuro. Além disso, a empresa conta com a liderança de sistemas operacionais em PCs (Windows) e considerável infraestrutura global em nuvem (Azure) que podem potencializar o negócio de jogos;
  • O órgão chegou à conclusão, por algum motivo, que a Activision passaria a incluir seus jogos em serviços de assinatura no futuro próximo de uma forma ou de outra - apesar da mesma negar que faria isso em diversas oportunidades.

Sobre as soluções propostas pela Microsoft
  • O CMA identificou deficiências significativas nas propostas apresentadaspela Microsoft para endereçar suas preocupações:
    • Não cobriu de forma suficiente os diferentes modelos de negócios de serviços de jogos em nuvem, incluindo serviços de assinatura de vários jogos;
    • Não foi suficientemente aberta em relação aos fornecedores que possam desejar oferecer versões de jogos em sistemas operacionais no PC além do Windows;
    • Criaria um padrão comum de termos e condições sobre onde os jogos seriam disponibilizados, ao contrário dessas condições serem determinadas pelo dinamismo e criatividade da concorrência de mercado, como era de se esprar na ausência desta fusão.
  • Aceitar a proposta exigiria ações regulatórias comportamentais do CMA. Ao optar pelo bloqueio, o órgão acredita que as forças de mercado podem seguir operando e moldando o melhor modelo comercial de forma livre, sem intervenções.

Sobre potenciais benefícios da fusão
  • Apesar de trazer benefícios para alguns consumidores do Reino Unido, ele seria menor do que o dano geral à concorrência e aos jogadores do país de forma geral, principalmente devido ao incentivo que a Microsoft teria de aumentar o preço da assinatura para refletir a adição de valor dos jogos da Activision.
O relatório final aponta ainda alguns comentários de empresas third party que foram ouvidas pelo CMA:
  • A Sony falou que a proibição seria clara e protegeria os concorrentes de eventuais estratégias que a Microsoft possa empregar para reter ou degradar o acesso a conteúdos da Activision. Outras quatro empresas third parties também disseram que consideram a proibição da negociação como uma solução efetiva;
  • Uma sexta empresa disse que a proibição pode ser efetiva caso soluções comportamentais não sejam aplicáveis. Porém, lembrou que a proibição fará com que os jogos da Activision não possuam a mesma disponibilidade que teriam caso uma solução comportamental fosse adotada;
  • Uma dessas third parties salientou, porém, que a proibição não seria uma solução por discordar que ela gerasse uma diminuição substancial da concorrência, inclusive porque o bloqueio poderia gerar o risco da Activision entrar em um acordo de exclusividade de longo prazo com a Microsoft;
  • Uma dessas third parties ainda disse que a proibição será prejudicial para o crescimento do mercado de jogos em nuvem já que muitos jogadores não terão acesso ou terão acesso dificultado a jogos como Call of Duty.

Em resposta, Brad Smith, presidente da Microsoft disse que a empresa segue comprometida com esta aquisição e irá recorrer da decisão. Segundo a nota, a conclusão do CMA rejeita um caminho pragmático para endereçar as preocupações e desencoraja inocações tecnológicas e investimentos no Reino Unido. Citando os diversos contratos que a Microsoft assinou, que poderão levar Call of Duty para mais de 150 milhões de jogadores do que hoje, Smith reforçou que estão dispostos a anexar essas condições nas soluções regulatórias. E finaliza dizendo estar desapontado que, depois de muitas deliberações, a decisão parece refletir um entendimento falho do mercado e a forma como o mercado de tecnologia em nuvem funciona. Ainda sobre respostas da Microsoft, vou falar sobre comentários mais ácidos de Smith em relação a isso, alguns que pessoas consideraram até como ameaças veladas da Microsoft ao governo britânico, lembrando bastante a postura da empresa nos anos 2000. Um dos serviços que assinaram com a Microsoft (Boosteroid) manifestou desagrado com a decisão do CMA, dizendo ainda que a posição da empresa está alinhada ao discurso de Brad Smith. A Nvidia também se manifestou de forma solidária à Microsoft, vendo a negociação como positiva para o mercado de jogos em nuvem.

Já um representante da Activision foi ainda mais forte, dizendo que o relatório contradiz a ambição do Reino Unido de se tornar um país atrativo para negócios de tecnologia, citando a conclusão como um desserviço aos consumidores do Reino Unido, que enfrentam perspectivas econômicas cada vez piores, e que a empresa irá reavaliar seus planos de crescimento na região. Ainda na Activision, Bobby Kotick, CEO da empresa, disse que a decisão está longe do final e que um bloqueio do CMA sufocaria investimentos, concorrência e criação de novos empregos em toda a indústria de jogos do Reino Unido. Em entrevista para a CNBC, Kotick ainda disse que ficou surpreso ao saber que Lina Khan, presidente do FTC/Estados Unidos, se reuniu com a líder do CMA em Washington há uma semana e meia. Segundo ele, ele não sabe o assunto do encontro, mas disse que, legalmente eles não deveriam discutir um litígio ativo e acredita que o CMA está sendo utilizado como uma ferramenta do FTC.


Antes de seguir, mais alguns pontos:
  • A proposta de remediações enviada ao CMA é diferente daquela ofertada à EC (p. 351, nota 1441);
  • O CMA admitiu que ninguém (eles mesmos, Microsoft, Activision, outras empresa) pode prever o que irá acontecer com o mercado de jogos em nuvem, já que ele é dinâmico e está em fase de crescimento. Ou seja: mesmo que as soluções oferecidas pela Microsoft sejam aplicáveis hoje, não dá pra garantir que elas serão suficientes daqui a alguns anos (p. 368, item 11.118);
  • O CMA acredita que colocar Call of Duty nativamente em plataformas Nintendo pode torná-las concorrentes dos produtos Xbox, algo não tão interessante para a Microsoft (p. 389, item 11.199);
  • A Microsoft busca, na Activision, uma forma de fortalecer seu conteúdo mobile. Mas existem outras formas da empresa buscar preencher esse espaço de uma forma que não prejudique a concorrência - e o CMA cita como fato que a Microsoft tentou comprar uma publisher mobile, mas o nome, a data e motivo de não ter dado certo estão sigilosos;
  • Empresas third party consultadas afirmaram que a proposta da Microsoft enviada ao CMA para endereçar algumas de suas preocupações não incluía nenhuma cláusula de paridade técnica, de qualidade ou conteúdo - algo que a Microsoft tem se comprometido publicamente e diretamente com as plataformas com as quais tem fechado acordos específicos. Uma dessas thirds comenta também que a proposta da Microsoft não forneceria para os serviços concorrentes uma parte da receita com a venda de conteúdos de Call of Duty (jogos, conteúdos adicionais, DLCs, microtransações, etc.). Segundo uma delas, “como resultado, serviços de streaming não se tornariam rivais do Game Pass Ultimate, mas sim consumidores da Microsoft, apenas com a possibilidade de fazer streaming de jogos da Activision mandando toda a receita associada para a Microsoft”.

TÁ, MAS O QUE ACONTECE A PARTIR DE AGORA?
Microsoft e Activision já estão trabalhando para recorrer dessa decisão.
E ela funciona da seguinte forma: a apelação a ser feita por Microsoft e Activision será encaminhada para o CAT (Competition Appeal Tribunal), um tribunal independente de apelações. O recurso da Microsoft só será aceito caso se comprove que a ação do CMA foi, de alguma forma, ilegal, irracional ou não seguiu os trâmites legais. Sobre o irracional: não é apenas uma questão de discordar, mas de ser algo tão sem sentido que nenhuma pessoa chegaria a esta conclusão de forma razoável. Mas digamos que o CAT aceite o recurso, isso quer dizer que ele (CAT) pode aprovar a compra? Não. O papel do CAT é aceitar, ou não, a contestação da Microsoft:
  • Caso ela seja negada, jogo encerrado e compra bloqueada. Não tem nada que a Microsoft possa fazer, já que o CMA não é um órgão ligado ao governo;
  • Caso seja aprovada, o processo volta para o CMA, que deverá fazer uma nova rodada de avaliações, levando em conta eventuais correções aplicáveis apontadas, para chegar a uma nova decisão final.
Então, é isso. Com este desfecho, o que era para ser a reta final da negociação virou aquele jogo de tabuleiro onde a gente tira uma carta de “volte para o começo”. As datas abaixo, dos outros órgãos reguladores, seguem valendo.
  • European Commision - EC/Europa: 22 de maio (relatório provisório) -
  • Federal Trade Commission - FTC/EUA: 2 de agosto (audiência) -
Porém, agora, outro fato se apresenta na mesa: o acordo inicial de compra da Activision previa a conslusão da negociação até o dia 18 de julho de 2023. Se a aquisição não for completada até esta data, a Microsoft deverá pagar uma multa de $3 bilhões para a Activision e o contrato assinado entre as partes perderá a validade. Ou seja: se quiserem seguir com a história, Microsoft e Activision deverão costurar um novo acordo, que pode muito bem ter outros termos e valores. Até por isso, uma das notícias complementares abaixo apontava que, caso a Microsoft tivesse sinalizações positivas do CMA e EC (em abril e maio, respectivamente), a empresa pode seguir com a negociação antes de uma decisão do FTC, que possui uma audiência marcada para agosto (após a data limite de julho). Como lascou tudo de vez agora, temos que esperar pra ver como vai ficar essa parte do negócio.



PLANTÃO ACTIVISION - SMITH RESPONDE, SPENCER ACALMA, LINA KHAN ENCONTRA CMA
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Para separar e deixar a leitura melhor, achei melhor colocar os assuntos abaixo em uma nova “notícia”, assim fica bem separadinho o que se trata, especificamente, da decisão do CMA desta semana e outros assuntos paralelos que merecem um pouco mais de destaque.
  • Brad Smith faz críticas pesadas após negativa do CMA, alguns interpretam como ameaças veladas - Em entrevista à BBC, Brad Smith, presidente da Microsoft, subiu o tom nas críticas ao CMA. Segundo ele, a confiança da empresa no Reino Unido foi abalada e que a mensagem que o CMA passa com o bloqueio é de desencorajar a inovação e investimentos como um todo no Reino Unido. Seguindo, Smith disse que “estamos no Reino Unido há mais de 40 anos e temos um papel vital, não apenas apoiando negócios e instituições sem fins lucrativos, mas até mesmo defendendo a nação de ameaças de cibersegurança. Mas esta decisão, tenho que dizer, é provavelmente o momento mais sombrio em nossas quatro décadas aqui. Isso abala mais nossa confiança nas oportunidades de crescimento de negócios de tecnologia no UK no futuro do que qualquer coisa que enfrentamos antes”. Essas foram as partes interpretadas como ameaças veladas, por algumas pessoas, já que podem soar como uma expectativa de que o país retribuísse as coisas que a Microsoft fez por lá aprovando a aquisição, colocando em xeque inclusive a manutenção das boas relações;
  • Phil Spencer tranquiliza equipe do Xbox - Depois do anúncio da decisão do CMA, líderes da Microsoft correram para tranquilizar a equipe Xbox que existe um caminho a seguir para a negociação ser concretizada, mas que o sucesso da divisão não depende apenas disso. De acordo com uma pessoa que participou da reunição, Phil Spencer teria dito que a decisão irá atrasar o processo de aprovação mas que isso não acabou com o desejo da Microsoft de seguir em frente com o acordo. Segundo ele, a aquisição iria acelerar os planos de jogos da divisão de jogos, mas não representa por completo a estratégia de futuro da parte de jogos da empresa, que pode seguir em frente mesmo caso ela não seja concretizada;
  • Bobby Kotick acusa Lina Khan de se encontrar com líder do CMA antes da decisão do órgão britânico - Em entrevista para a CNBC, Kotick foi questionado sobre como algumas situações regulatórias aparentemente haviam sido terceirizadas para outros órgãos que não o FTC e sim outras jurisdições. Neste momento, Kotick disse que se sentiu surpreso quando soube que Lina Khan, presidente do FTC, e a presidente do CMA tiveram um encontro em Washington há pouco mais de 10 dias. Kotick disse que não sabe o conteúdo desse encontro, mas emendou que “legalmente, você não pode discutir um caso em litígio. […] Eu acho que o que você está vendo agora é que o CMA está sendo usado como uma ferramenta pelo FTC para criar essas conclusões, e esta não é a maneira que elas deveriam operar”. Em nota, o FTC disse que “absolutamente não conspirou” com o CMA e que, por suas orientações legais, pode cooperar com autoridades internacionais em casos que impactem os consumidores americanos. O CMA, em seu relatório final (página 412, item 11.297, e página 413, item 11.302) disse que 1) precisa levar em consideração o contexto internacional da aquisição; 2) em países onde a investigação também está ocorrendo, o CMA poderá consultar autoridades para buscar consistência e efetividade nas soluções propostas; e 3) e cita, sem meias palavras, que teve consulta com outras autoridades internacionais, incluindo na Europa e Estados Unidos. Temos aqui uma “nãotícia”, não tem nada de errado acontecendo mas ele só jogou no ventilador para inflamar a opinião pública;
  • Microsoft se prepara para fechar a negociação independente da posição do FTC - Essa aqui saiu no New York Post e nem sei se tem muita validade agora, já que o CMA deu pra trás. Mas enfim, segundo o New York Post, a Microsoft estaria se preparando para tocar a boiada na compra da Activision mesmo que o FTC não aprove o negócio. Uma pessoa próxima do assunto disse que **“eles [Microsoft] vão enfiar isso goela abaixo no FTC”, mostrando a confiança da Microsoft em seguir em frente independente do que o FTC fizer. Está aqui mais pelo registro que aconteceu mesmo;
  • Microsoft fecha parceria de 10 anos para Call of Duty na Nware - Mais um acordo de 10 anos da Microsoft para levar Call of Duty para um serviço de streaming. Agora, é Nware, serviço espanhol que providencia PCs virtuais para rodar jogos adquiridos através do Steam, Epic Games Store e Ubisoft Connect;
  • Ucrânia também aprova a aquisição - O Antimonopoly Committee of Ukraine deu sinal verde para a compra na Ucrânia, mas salientou que, como a Microsoft não opera seu serviço de jogos em nuvem por lá, as preocupações expressas pela Comissão Europeia e as razões que levaram à proibição da compra pelo CMA não são relevantes para avaliar o impacto da negociação no país.



TRÊS NOVOS JOGOS E O RETORNO NO TEMPO DE QUANTUM BREAK NO GAME PASS
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Nesta semana, tivemos quatro adições ao catálogo do Game Pass, sendo três lançamentos e um revival de um jogo que ficou perdido no tempo por alguns dias mas conseguiu voltar:
  • BlazBlue: Cross Tag Battle Special Edition (27, console/PC/cloud) - Blazblue: Cross Tag Battle é um jogo de luta 2D que, mais do que ser bonito e bem quisto pela comunidade do gênero, combina personagens de diferentes franquias pra cair na porrada: Blazblue, Persona 4: Arena, Under Night In-Birth e RWBY;
  • Cassette Beasts (26, PC) - Um RPG por turnos onde devemos coletar monstrinhos e colocar os bichinhos para batalhar. Poderia ser Pokémon, mas é Cassette Beasts, um jogo claramente inspirado na popular franquia da Nintendo, mas com um diferencial legal: dá pra fazer a fusão deles durante as lutas, criando novos monstros poderosos;
  • Quantum Break (console/PC) - O jogo de ação da Remedy, que tinha saído não só do Game Pass como também da Xbox Store por conta de problemas de licenciamento, voltou para os dois locais. Quem ainda não jogou, pode jogar que é bem bom;
  • The Last Case of Benedict Fox (27, console/PC) - Um metroidvania lovecraftiano. Só essas duas características já devem empolgar muita gente, e The Last Case of Benedict Fox aproveita essas inspirações para criar um mundo de ação noir pulp embalado por muito jazz, que são complementados por um combate com poderes demoníacos e um suspense tenebroso para desvendarmos.

Na segunda-feira, já é maio (feriado ainda). E maio é um mês que já conta com seis lançamentos confirmados no Xbox Game Pass: Amnesia: The Bunker (23), Farworld Pioneers (4), Fuga: Melodies of Steel 2 (11), Railway Empire 2 (25), Ravenlok (4) e Redfall (2).

Já nas remoções, os seguintes jogos serão removidos no domingo, 30 de abril: Bugsnax (console/PC), Destroy All Humans (console/PC), Dragon Quest Builders 2 (console/PC), Tetris Effect: Connected (console/PC) e Unsouled (console/PC). Se algum desses te interessar muito, épode ser uma boa pelo menos experimentar durante o final de semana e aproveitar o desconto de 20% para assinantes e adquirir para sempre na conta.

Pra acompanhar essas e outras movimentações futuras do catálogo, recomendo bastante acompanhar os dois tópicos que temos aqui no PXB (Xbox Game Pass e PC Game Pass), com todas as informações que você precisa para conhecer o serviço e conferir quais jogos estão disponíveis em cada plataforma. Os jogos por streaming estão agrupados junto no tópico de console, e podem ser filtrados pesquisando pelo termo “Xcloud” na tabela, assim como é possível filtrar também os jogos com suporte a controle em telas de toque com o termo “touch”.


ARMORED CORE VI COMBINA HISTÓRIA DA FRANQUIA COM EXPERTISE SOULS DA FROM
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Um anúncio mais ou menos esperado já há alguns anos por conta de rumores era a volta da franquia Armored Core, que fez um relativo sucesso nos anos 90 mas ficou no esquecimento dos anos 2000 pra cá. Sorte que a FromSoftware soltou não apenas a data de lançamento (25 de agosto de 2023) como também um trailer que combina história e gameplay. Um novo jogo da desenvolvedora que ganhou dois prêmios de jogo do ano do The Game Awards nos últimos quatro anos (2019 e 2022), certamente gera expectativa e até comparações com títulos recentes, famosos por sua dificuldade. Mas o diretor Masaru Yamamura disse que irão tratar este tema de outra forma: em nossa abordagem de dificuldade, digamos que um certo chefe está causando problemas com um ataque a laser devastador que varre a arena de batalha e é muito difícil de evitar. Uma solução possível, em tal situação, é voltar ao Assembly e reconfigurar seu mecha com pernas articuladas invertidas, que têm excelente capacidade de salto. Ou um booster com um poderoso impulso para que o ataque possa ser desviado verticalmente. Uma abordagem alternativa também pode ser usar uma arma de alto impacto, como uma bazuca, para parar o movimento do inimigo antes que ele ataque”. Ou seja: utilizar o sistema de customização para encontrar soluções criativas para estas ameaças.

Segundo o produtor Yasunori Ogura, Armored Core VI começou seu desenvolvimento (conceitos e pré-produção) em 2017, com os primeiros protótipos aparecendo em 2018. Ogura disse que a empresa tinha o desejo de fazer um novo jogo da série há muito tempo, que era tudo uma questão de “quando” e não de “se”. O crescimento da From na década de 2010 também fez com que o estúdio aumentasse de tamanho e pudesse comportar vários jogos em desenvolvimento paralelo, sendo apenas uma questão de conciliar e adequar os recursos necessários. Ogura também disse que, apesar de ser o sexto jogo da franquia que começou há 25 anos e não tem nenhum novo jogo lançado há quase de 10 anos, muita gente esqueceu ou nem conhece, então, dá pra tratar AC VI como um reboot: “eu acho que você pode considerar um reboot, na essência, mas eu gostaria de dizer que nós tentamos incorporar nossa experiência que ganhamos em vários projetos ao longo dos anos. O principal foco foi garantir que os elementos de customização não fossem apenas sobre parâmetros subindo e descendo ou valores numéricos; queremos refletir essas mudanças na customização de maneira que a ação pareça a mais real possível.

O diretor Yamamura ainda disse que nem todas as missões serão brutais e difíceis, já que uma parte do apelo da série Armored Core sempre foi a sua variedade de fases, desde derrotar muitos mechas inferiores até lutas estratégicas contra chefes. Algumas das novas mecânicas de exploração podem ser vistas no trailer. Como dito, o jogo será lançado em 25 de agosto de 2023. O que ainda não foi dito é que ele será lançado no Series X|S e Xbox One e já está disponível para reservar, por valores a partir de R$ 299,00 na Xbox Store.

(Xbox Wire)


HIGH PERFORMANCE É A NOVA ATUALIZAÇÃO GRATUITA DE FORZA HORIZON 5
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A Playground não para de atualizar Forza Horizon 5, e o último update gratuito chega com foco na alta performance. Está no nome do update, no caso. High Performance adiciona um circuito oval dentro do estádio já disponível no mapa normal, tanto para exploração no mundo aberto como também para corridas em alta velocidade. A partir dele, dá pra correr de forma solo, cooperativa ou competitiva, caprichar nas tunagens dos carros para conquistar os melhores prêmios e marcar seu nome nos leaderboards e até usar o circuito oval como base no Event Lab. O local também incluiu 20 prêmios variados, desde visitar o circuito e dirigir 1 milha até coisas específicas, como dirigir acima de 321 km/h em um Porsche. Além disso, a nova playlist traz quatro carros que combinam com o tema de alta velocidade: 2020 Lamborghini Huracán STO, 2019 Porsche #70 Porsche Motorsport 935, 2021 Audi RS 6 Avant e 2021 Porsche Mission R, perfeitos pra testar nesse novo circuito.

A atualização também traz correções de bugs, a volta de alguns conteúdos (como o 2001 #4 Ford Focus RS e desafios específicos de velocidade), entre outras coisas. A lista completa de melhorias está disponível no link abaixo.
(Forza)


FREE PLAY DAYS - CRUSADER KINGS III, DON’T STARVE, HELL LET LOOSE E LEAP
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Até segunda-feira, 1º de maio, às 3h59min, assinantes Xbox Game Pass Ultimate ou Xbox Live Gold podem jogar, sem custo adicional, os dois jogos abaixo como parte do Free Play Days, um benefício dessas assinaturas que, volta e meia, oferece alguns jogos completos para jogarmos nos finais de semana. Entre parênteses, está o tempo pra completar os objetivos principais desses jogos.
  • Crusader Kings III (70h) - Com jogabilidade adaptada para jogar no controle, Crusader Kings III é um jogo do subgênero de estratégia chamado de “grand strategy”, que combina tanto o gerenciamento de recursos mas, especialmente, a construção de um império através de relações com outras nações e, claro, guerra militar;
  • Don’t Starve Together (36h) - Um dos principais expoentes dos jogos independentes de sobrevivência,
  • Hell Let Loose (42h) - Jogo de tiro em primeira pessoa com batalhas épicas para até 100 jogadores, em nove mapas modelados a partir de imagens reais que foram palco de combates da Segunda Guerra Mundial;
  • Leap - Jogo de tiro cooperativo (até 4 jogadores) e competitivo (até 40) com armas e equipamentos futuristas.
Pra fazer o download, é só clicar no link do nome do jogo, procurar por ele na Store ou até clicar no banner que estará na aba da Xbox Live Gold no console. E, se você curtir, os jogos também estão em oferta com preço especial até o fim do período do Free Play Days.
(Xbox Wire)


DEALS WITH GOLD COM SEIS GRUPOS DE OFERTAS E MAIS DE 1.000 ITENS COM DESCONTO
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Até 1º de maio, mais de 1.000 itens estão em oferta como parte do Deals with Gold, que oferece descontos especiais em conteúdos para assinantes Xbox Game Pass Ultimate ou Xbox Live Gold, divididos em dois saldões especiais mais algumas ofertas aleatórias.
  • Golden Week - Uma seleção especial de jogos com boas ofertas, como Devil May Cry 5 Special Edition, Dragon Quest XI, Little Nightmares 1 + 2, Nier Replicant, Resident Evil 2, 4 (o antigo) e Village e muitos mais;
  • May the 4th - Star Wars, né? Tem vários jogos do Lego, incluindo o excelente The Skywalker Saga, além de Battlefronts, Knights of the Old Republic 1 e 2, The Force Unleashed 1 e 2, entre outros;
  • Publisher Spotlight - Aqui, é aquela mistureba de sempre, com jogos como Backbone, Dandara, Gonner 2, Night Call, Norco, Sable, entre outros.
  • Spring Add-On - Complementos adicionais para jogos como Cuphead, Control, Devil May Cry 5, Far Cry 6, Ghostrunner, Hot Wheels Unleashed,Mortal Kombat 11 e vários outros;
  • Tom Clancy - Na mesma semana em que alguns Splinter Cell foram removidos da Xbox store (o original, Pandora Tomorrow e a versão do primeiro Xbox de Double Agent), a Ubisoft promove um saldão de títulos Tom Clancy, como Splinter Cell Blacklist, The Division 2, Ghost Recon Breakpoint e Wildlands, etc.;
  • Unhalloween - Jogos com uma temática ou inspirados em terror, como Amnesia, Cult of the Lamb, The Callisto Protocol, Immortality, Inside, Scorn, Sinner e mais.
Estes são alguns, como tem bastante coisa, é bom garimpar pra ver se algo te agrada. Montar uma lista de desejos no site do Xbox (no console também) é recomendado, aí sempre que aparece alguma promoção, dá pra ir direto nela e conferir se algum jogo que queremos está em oferta. Pra acessar a lista completa de ofertas, é só clicar no link abaixo, lembrando que ao comprar pelos links do PXB, uma parte do valor volta como comissão pra custear a manutenção do fórum.
(PXB)


MICROSOFT REWARDS E XBOX GAME PASS QUESTS | ATUALIZAÇÃO SEMANAL
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As novas atividades do Rewards e Game Pass Quests estão liberadas e devem ser completadas até os horários abaixo. Importante ressaltar que é a última leva de solicitações mensais do Game Pass, então, o dia para completar e resgatar acontece antes do normal: faça tudo e resgate até segunda-feira, 1º de maio, às 13h59min, senão os pontos não resgatados serão perdidos. Pra saber mais sobre o Microsoft Rewards e Xbox Game Pass Quests, todos os detalhes dos programas, as atividades disponíveis pra começar a ganhar pontos, dicas de como resolver as solicitações e mais estão em nosso tópico completo com tudo sobre o Microsoft Rewards e Xbox Game Pass Quests aqui no PXB.

Xbox Game Pass Quests - Semanais, até 1º de maio, 13h59min

  • Max: The Curse of Brotherhood (250 pontos) - Desenhar 15 objetos. Atividade exclusiva para assinantes Ultimate.
  • Pentiment (5 pontos) - Jogar Pentiment.
  • Conclua três solicitações diárias (10 pontos) – Fazer três solicitações diárias na semana (jogar um jogo do Xbox Game Pass em três dias diferentes).
  • Conquiste mais pontos (10 pontos) – Desbloquear três conquistas ou jogar três jogos diferentes do Xbox Game Pass.

Microsoft Rewards - Semanais, até 2 de maio, 00h59min

  • Redfall (10 pontos) - Clicar no card em destaque pra concluir;
  • Inicializador de Aplicativos (40 pontos) - Abrir o app do Microsoft Rewards (console) em três dias diferentes;
  • Faça buscas no Bing (50 pontos) - Fazer buscas no Bing em três dias diferentes.


LANÇAMENTOS DA SEMANA (24 A 28/ABRIL)


LANÇAMENTOS DA PRÓXIMA SEMANA (1º A 5/MAIO)
Terça, 2
Quarta, 3
Quinta, 4
Sexta, 5


LINKS RECOMENDADOS

  • Age of Empires II: Definitive Edition terá nova expansão com conteúdos do primeiro Age of Empires - Anunciada no início de abril, a expansão Return of Rome chegará a AOE II no dia 26 de maio, trazendo conteúdos do primeiro AOE de forma contida. Ou seja: será possível jogar com as 16 civilizações originais, além de uma completamente nova (Lac Viet), aproveitar três novas campanhas. E, pra fechar, os Romanos, uma das civilizações de AOE 1, serão jogáveis em AOE 2. | Xbox
  • Can ANY 3 Bosses Defeat Malenia? [vídeo] - Elden Ring é difícil. Derrotar a Malenia é mais difícil ainda. Será que algum chefe do jogo consegue matar ela? Ou melhor, uma combinação de três iguais consegue? | BjornTheBear
  • Como Tunic construiu seu mundo através do mistério [vídeo] - Em uma palestra na última GDC, Andrew Shouldice, criador de Tunic, falou sobre como ele e a equipe trataram o mistério, os segredos e o senso de descoberta como pilares fundamentais do jogo. Tem 1h de duração e está em inglês, mas tem legendas em inglês e espanhol. | GDC Vault
  • Demo de Street Fighter 6 disponível no Series X|S - Baixe agora a demo de Street Fighter 6 no seu Xbox Series X|S e jogue alguns modos do Fighting Ground e também o início do World Tour (o Battle Hub não faz parte da demo). O progresso do World Tour não será salvo para o jogo final, já a aparência do personagem/avatar criado poderá ser utilizada no jogo completo. | Xbox Store
  • Estudo aponta Brasil como terceiro maior mercado do Xbox em número de jogadores - Um estudo feito com base na análise de milhões de perfis públicos de jogadores, avaliações e reviews apontou dados interessantes sobre onde estão os 20 principais mercados de Xbox, PlayStation e Steam. Em termos gerais, o Brasil representa 6,9% para o Xbox e 4,3% para o PlayStation. | GameDiscover
  • FromSoftware divulga gameplay e data de lançamento de Armored Core VI - Saudade de jogos de mechas? Pois pode anotar na agenda: Armored Core VI: Fires of Rubicon será lançado em 25 de agosto no Xbox Series X|S, One e outras plataformas. O vídeo de divulgação também mostra o gameplay do jogo, dando uma ideia do que esperar. | Xbox
  • Forza Motorsport terá diversas opções de acessibilidade, incluindo para cegos [vídeo] - O novo Forza Motorsport é jogo mais acessível já feito pela Turn 10, e este vídeo mostra algumas das novidades, incluindo uma opção de assistência que permitirá que pessoas com deficiência visual, através de um sistema de sons e dicas para ajudar na direção. Impressionante. | Xbox
  • Games with Gold de maio com Star Wars Racer e Hoa - A Microsoft revelou os dois jogos do Games with Gold de maio: o remaster de Star Wars Racer, jogo que tem um apelo nostálgico pra muita gente que jogou na época do lançamento do Episódio 1 de Star Wars, e Hoa, um simpatico jogo de plataforma com cenários que parecem um desenho. | Xbox Wire
  • Resultado fiscal do Xbox mostra queda de 4% na geração de receitas - A Microsoft divulgou seu relatório fiscal para os meses de janeiro a março de 2023. No Xbox, tivemos uma queda de 4% nas receitas gerais em comparação ao mesmo período do ano passado (janeiro a março de 2022). O hardware teve uma queda bem acentuada, -30%, pois em 2022 a empresa se beneficiou de uma produção mais robusta de consoles para vender. Já a receita de conteúdo e serviços cresceu 3%, impulsionada pelo crescimento do Game Pass. Apesar disso, não temos números atuais de assinantes (o último é 25 milhões, em janeiro do ano passado). Mesmo assim, este é o segundo melhor resultado do período na história da marca ($3,59 bilhões), atrás apenas do mesmo período de 2022. | Microsoft
  • Tema dinâmico de Redfall disponível no Series X|S - Ansioso por Redfall? Quer deixar o console com a cara do novo exclusivo first party que será lançado no dia 2 de maio? É só entrar na seleção de temas dinâmicos e escolher. | Tom Warren
  • Trailer oficial de lançamento de Redfall [vídeo] - Falta pouco para Redfall ser lançado (no Game Pass), o pré-load está até liberado já (103 GB no Series X e 42 GB no S) e o trailer oficial de lançamento foi revelado. Outras novidades divulgadas pela Bethesda incluem: três níveis de dificuldade, com um quarto liberado após completar o jogo uma vez; impossibilidade de pausar o jogo, mesmo no modo single-player (o jogo contará com várias zonas seguras). | Xbox
  • Unrecord é fake e (acho que) posso provar [vídeo] - Você provavelmente passou por Unrecord nos últimos dias, um vídeo que mostra um suposto gameplay de um jogo de tiro muito realista que está pra sair. Muita gente ficou em dúvida, porém, e esse vídeo do Gaveta vai além ao mostrar alguns elementos técnicos que podem entregar que se trata de um vídeo e não de um jogo. | Gaveta
  • Unrecodr não é fake. Mas é. [vídeo] - Parte 2 desse vídeo acima. | Gaveta
  • Why Capcom is the King of Remakes [vídeo] - Já tem alguns anos que estamos vivendo uma era de remakes, reimaginações de jogos antigos. Várias publishers estão surfando a onda, mas a Capcom parece ser a que melhor entende o propósito deles existirem, seguindo três princípios básicos: não ser uma reprodução 1:1 e modernizar o que precisa, endereçar as críticas recebidas e resolver problemas ao invés de deixar lá porque era assim mesmo, e se tornar mais acessível tanto para quem já jogou como quem nunca teve contato com o jogo original. | Game Maker’s Toolkit

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E por hoje e pela semana, é isso gente. Há alguns dias, acreditávamos que estávamos chegando ao fim dessa novela toda da Activision, mas fomos surpreendidos com a renovação para mais uma temporada que ninguém tem ideia de quando vai acabar. Pelo menos, tem feriadinho na segunda. Tenham todos um excelente feriado!

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Última edição:

jackzsul EX

Guerreiro
Março 10, 2014
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Essa semana o sonho de muita gente acabou. Foi um duro golpe na nossa em nossa democracia e nossa comunidade está abalada.
Me simpatizo com todos aqueles que estão de luto e digo mais: Não há nada tão ruim que não possa piorar.

Bola pra frente e vamos focar no Showcase. A Sony anunciou o dela pra Maio e vai sair na frente. Pra MS vai ser mais uma responsabilidade que outra coisa porque ela vai ter a obrigação de bater a Sony em todos os quesitos. Como usuário da marca quero AAAA++++ system seller. Chega de esperar. É tudo ou nada.
 
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Reações: miccasx_underground

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,571
75,521
Rio Grande do Sul
Bola pra frente e vamos focar no Showcase. A Sony anunciou o dela pra Maio e vai sair na frente. Pra MS vai ser mais uma responsabilidade que outra coisa porque ela vai ter a obrigação de bater a Sony em todos os quesitos. Como usuário da marca quero AAAA++++ system seller. Chega de esperar. É tudo ou nada.
A Sony não anunciou um showcase ainda, mas existe a expectativa de que façam algo durante o mês de maio.
 

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