Grande Master. Dessa vez tenho que discordar de ti.
Para mim o maior problema é sim a busca incessante pelos gráficos. Pois esse é o motivo de terem retirado o split screen. Como ja disseram acima, o console não consegue "processar" duas telas ao mesmo tempo sem perder absurdamente o desempenho, dessa forma o jogo em Split Screen teria que sofrer downgrade para poder funcionar.
O maior exemplo disso é o COD Advanced Warfare, em Split screen tem horas que o jogo trava de tão mal otimizado... antes suportavam 4 jogadores, agora só 2 e por ai vai....
Tudo isso porque o jogo "offline" e "multiplayer" tem que obrigar o vg a trabalhar no máximo possível, caso contrário "não presta".
Como antes funcionava ? Porque antes os jogos ja eram projetados para o multiplayer local e dessa forma, otimizados para isso. Hoje são otimizados para o pessoal ficar olhando a caspa no fio do cabelo...
Tudo beleza Diego?!
O que falo é apenas uma opinião de leigo, pode discordar a vontade porque minhas palavras só estão representando a forma como recentemente passei a ver as coisas e nada mais. Antes eu atribuía aos gráficos a culpa por isso ou aquilo que poderia ser melhor no jogo se o gráfico não exigi-se tanto, mas isso ficou na geração passada onde esse pensamento fazia mais sentido pra mim, nessa geração culpo o online por trazer mudanças que podem não nos agradar de inicio ou pra vida toda.
Eu vejo isso como mudança de postura das produtoras diante a um novo cenário que se monta. Como você bem disse, antigamente os jogos eram projetados para ter o singleplayer e o multiplayer era nada mais nada mesmo do que a famosa tela dividida. Antigamente também os consoles não tinhão o apresso da massa (gamer) como passou existir na era PS2/
Xbox. Com a chegada do PS3/
Xbox 360 esse apresso da massa (gamers) cresceu muito, definitivamente cativou os adultos, não só isso, foi inaugurado uma nova era, a era dos gráficos em HD e a era da jogatina online (essa é a cereja do bolo), que com a Live e PSN não demorou a virar febre entre os jogadores. Agora essa era online evoluiu e se tornou o carro chefe da geração, é só ver os novos tipos de jogos que estão ai pra gente jogar nos consoles e os que sairam, então temos: Destiny, Neverwinter, Warframe, The Division, Plants vs Zumbies, Star War Battlefront, Rainbow Six Siege, World of Tanks, The Elder Scrolls Online, Envolve, AC Unity, Diablo III, Fable, Watch Dogs e por ai vai, alguns jogos só funcionam se o seu console estiver conectado em quanto outros dentro do singleplayer faz grande uso desse recurso.
A cada geração uma nova moda surge, e a moda da vez é o online e uma vez tendo nos conectando a todas as outras pessoas espalhadas pelo mundo (conhecidos e estranhos), para poder jogarmos, o modo tela dividida cai por terra pra dar lugar a um jogo maior, mais bonito e mais fluido. Por isso dou graças da Nintendo ainda continuar a existir, já que o PS4 e o XONE vão limitar jogos com telas dividas (tela dividida não vai acabar, só terá menos jogos fazendo uso dela), a Big N assume um papel importante por nos proporcionar a diversidade. E francamente, pra jogar com a família e amigos na minha casa ou na casa deles, sou mais Nintendo, Mario Kart 8 chuta a bunda de muitos jogos na hora de se divertir em grupo.
Porque não culpo mais os gráficos? Porque os próprios fabricantes de consoles alimentam a nossa busca por gráficos cada vez melhores. Faça um comparativo pegando XONE/PS4/Wii U e um console das antigas seja ele qual for, quanto mais antigo é o console mais você nota essa evolução natural dos gráficos. Portanto eles podem falar o obvio, que tiraram a tela dividida porque o console não suportaria satisfatoriamente processar tudo isso (ok, deve ser verdade mesmo), mas no fundo eu acredito que a interação online atingiu tal ponto no grau de importância pra eles que a tela divida vai ceder espaço para melhoramento nos jogos em todos os setores e não só na parte gráfica.
Mas como disse antes, minhas palavras são só representação daquilo que eu estou vendo nessa nova geração, não representa nem de longe a verdade absoluta.