Review Elden Ring - Review

freedowsRoO

Guerreiro
PXB Gold
Janeiro 7, 2010
3,760
4,185
Rondonópolis - MT
Avaliação
3.00 star(s)
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Após 120 horas de árduas batalhas finalmente zerei Elden Ring. Confesso que tive um mix de sentimentos durante essa jornada, fui de vontade louca de jogar à vontade de dropar no late game, e não pela dificuldade. Elden Ring nos contempla com um mundo rico, vasto e primoroso que me empolgou ao longo de umas 70 horas mas que a partir daí foi sendo ofuscado por sua narrativa pobre.

Enredo​

O jogo nos contempla com uma CG inicial que nos conta que o anel prístino foi quebrado e que os semideuses reivindicaram os pedaços do anel (chamados de runas), no entanto, o poder das runas corrompeu os semi deuses que entraram em guerra na tentativa de um obter a runa do outro, esse evento foi chamado de ruptura e fez com que a ‘grande vontade’ abandonasse os semi deuses.

Por fim, o narrador cita o nome de alguns personagens que aparentemente são escolhidos para virar Elden Lorde juntamente com o seu que volta dos mortos após receber a bênção da graça. Com isso você é jogado nas terras intermédias matando tudo e a todos para virar o Elden Lorde e é aqui pra mim o maior problema do jogo.

Não há sinergia entre a experiência do gameplay com o enredo, o jogador é solto no mundo para matar tudo que vê pela frente sem qualquer background, o enredo se desenvolve de forma bem rasa em apenas alguns diálogos com alguns personagens ou em quests espalhados pelo mapa, quests essas impossíveis de serem completadas sem tutorial pois não há um questlog no jogo. Algumas dessas quests (que tem um bom background de alguns personagens) são gigantescas e podem levar quase o jogo todo para serem completadas.

O jogador joga 100+ horas de gameplay e a única certeza é de ter que ‘virar o Elden Lorde’. Isso me deixou verdadeiramente frustrado principalmente no final pois o jogo possui 3 finais e eu simplesmente não sabia qual escolher justamente por não saber direito o que estava rolando, o que supostamente era bom e o que era ruim. Em um dos finais aparece algo que eu simplesmente não vi e nem foi citado durante o jogo todo.

É sem dúvida o ponto baixo em Elden Ring pois há uma grande história e grandes personagens no jogo porém não é passado para o jogador de forma clara e isso me fez pensar que Elden Ring é quase um MMORPG onde você tem um mapa gigante e é só sair matando tudo e ir subindo de nível, a história não é o foco do jogo.

Gameplay​

Mundo aberto
Aqui é onde está a parte incrível do jogo, o mapa de Elden Ring é simplesmente surreal, cada canto do mapa possui segredos para serem descobertos e isso traz uma combinação fantástica com o fato de que o jogador precisa farmar para conseguir avançar no jogo, ou seja, a recompensa na exploração vem em forma de itens e automaticamente em XP para seu personagem. É tudo tão bem feito e cheio de segredos que mesmo após 110 horas de jogo eu ainda estava descobrindo novos mapas e dungeons para explorar.

Não há dúvidas aqui, é o melhor mundo aberto dos vídeos games que já vi na vida.

Combate
Bom, a estrutura do jogo em si é uma cópia de Dark Souls, eu particularmente acho bugado e desleal (Sekiro está a anos luz nesse quesito), mas nem vou colocar como um ponto negativo pois é gosto. O ponto negativo pra mim é a questão das armaduras que são praticamente apenas estética e o ponto alto é no quesito armamento.

O jogo tem uma variedade imensa de armas para serem usadas e isso abre um leque gigante de possibilidades para o jogador derrotar os chefões. São infinitas as possibilidades de build que dá para montar no jogo, e isso é muito legal pois a cada build montada dá uma renovada no gameplay, eu por exemplo nos últimos chefões comecei a jogar de mago pois estava com muita dificuldade de passar usando a build atual e depois disso passei facilmente dos chefes.

Já sobre as armaduras deixo a desejar, pois a questão da defesa dentro do jogo é bem indiferente, usar armaduras pesadas e leves é mais uma questão de estética, é mais vantagem ter um life gigante do que investir pontos em defesa, o dano sempre vai ser alto independente do tanto de pontos de defesa que o jogador invista. A diferença aqui vai estar entre usar um bom escudo ou aparar os golpes inimigos.

Os chefões são um show a parte, principalmente os principais, sempre há um ar de grandeza onde o jogador com certeza vai pensar "Fud$#@" e claro, não posso deixar de mencionar a felicidade após conseguir derrota-los.

Trilha sonora​

Gostei bastante da trilha sonora, a trilha sonora sempre dá um ar de grandeza a mais nos chefes principais.

Gráficos​

Não tem muito o que falar, é um jogo de geração passada e ponto, mas a maioria dos mapas são muito bonitos e bem feitos, a arte de alguns mapas são impressionantes e me renderam diversos prints.

Quando menos não é mais​

O começo do jogo é um desastre. O jogo não tem o mínimo de explicação para o jogador de como funcionam os menus e nem conduz até o mesmo adquirir o cavalo que é essencial para a exploração.

Eu por exemplo joguei 4 horas aproximadamente sem o cavalo e tive que perguntar para uns amigos como que pegava o cavalo, sendo que pegar o cavalo é algo inicial e fica bem na frente de onde o jogo inicia.

Os menus também são confusos e pouco intuitivos pois escondem informações primordiais para o jogador. Em Elden Ring há um pouco de história nos itens que o jogador pega pelas terras intermédias, seja em cartas, mapas, armaduras e armas. O problema aqui é que ao passar pelo item no inventário, o jogador tem que apertar X para poder saber mais pelo item e isso não é dito em nenhum momento durante a gameplay.

Em um determinado momento precisei achar uma chave e acabei tendo que ver no youtube e só muito tempo depois descobri que tinha uma carta no meu inventário que se eu apertasse o X ia conseguir ver a localização da chave.

Sobre as quests como já comentei é uma verdadeira roleta russa(os NPC’s ficam marcados no mapa mas mudam de lugar após iniciar alguma quest), após isso achar os NPC’s no mapa é pura sorte, além disso não há como saber se a quest foi concluída ou não, pois não há um quest log nem nada do tipo. É difícil até acompanhar a história da quest pois como falei algumas levam o jogo inteiro para serem completas o que torna fácil esquecer todos os diálogos e trama da quest.

A questão aqui não é ‘pegar na mão do jogador’ como alguns dizem, é simplesmente que o jogo parece mal feito nesses quesitos. Esse tipo de detalhe não iria afetar em nada a experiência do jogador no quesito dificuldade só iria evitar a ida no youtube para ter que descobrir algo besta que o jogo podia ter te falado.

Conclusão​

Elden Ring é sem dúvida um bom jogo, é desafiador, prazeroso e divertido explorar as terras intermédias mas pra mim longe de ser um GOTY, faltam coisas básicas no jogo e sua narrativa fraca não cria mentos memoráveis justamente por não criar uma conexão entre o jogador e os personagens do jogo.

Plataforma: Xbox Series X
Gamertag: freedowsRoO
Fonte, meu site de reviews: https://www.euzerei.com.br/post/elden-ring
 

Nerd Guapo

Guerreiro
Maio 3, 2018
1,795
2,639
Brasil
Respeito sua opinião, mas nem parece que jogamos o mesmo game.

Entre os muitos pontos dos quais discordo, destaco a sua percepção das armaduras.

A armadura é estética? Isso não é verdade, elas possuem inúmeros atributos que fazem toda a diferença no gameplay.

Eu trocava a armadura dependendo do chefe que iria enfrentar e isso fazia toda a diferença.
 

Tauguro

I've been waiting for this
PXB Gold
Outubro 25, 2017
8,409
13,694
Rio de Janeiro
Após 120 horas de árduas batalhas finalmente zerei Elden Ring. Confesso que tive um mix de sentimentos durante essa jornada, fui de vontade louca de jogar à vontade de dropar no late game, e não pela dificuldade. Elden Ring nos contempla com um mundo rico, vasto e primoroso que me empolgou ao longo de umas 70 horas mas que a partir daí foi sendo ofuscado por sua narrativa pobre.
Ainda nao joguei o game, mas tinha lido que chega num determinado ponto o jogo vai perdendo o folego, as coisas não ficam mais tao memoraveis assim (no Dark Souls 1 isso acontece também).

Review polemico. Gostei bastante
 

IronLexPM

🏆😎🎮
PXB Gold
Dezembro 10, 2014
7,984
12,488
Barbacena
Análise polêmica heim... Bem, opinião é opinião! Alguns pontos tive uma experiência semelhante, outros parece que está falando até de outro jogo.

A parte das armaduras, sempre estava trocando pra enfrentar os adversários, assim como as armas, magias e o Companion. Sempre havia uma combinação que facilitava mais a vida na hora do embate.

Uma parte que concordo plenamente é o enredo. Pra mim se vc tem procurar algum material fora do jogo pra entender o enredo, o criador falhou na construção da narrativa. Sekiro nesse ponto está bem a frente, pois tem uma narrativa mto melhor construída e qdo colocaram o RR Martin, pensei que eles haviam encontrado a sua fórmula e que entregariam uma experiência completa, colocando enredo e gameplay no nesmo nível de excelência. Infelizmente em ER eles regrediram na parte de narrativa.

Essa parte do jogo não te ensinar nada, acho que faz parte dos jogos From e acredito que a base de fãs dela não gostaria nada se ela mudasse isso. Até concordo que poderia haver um meio termo, mas depois do ER joguei o Horizon Forbiden West que é justamente o contrário, toda hora aparece informação na tela e foquei mto incomodado. Prefiro um meio termo, tendendo pro que vimos no ER.

No mais amei o game, pra mim tbm não é um jogo 10/10, mas com certeza é o jogo a ser batido em 2022.
 

Cheripe

Guerreiro
PXB Gold
Maio 27, 2021
962
2,021
Jundiaí
Sei lá eu concordo com 99% mas pra mim ao invés de 3 estrelas seria tipo 4,9 kkkk Tudo que você falou é verdade, a diferença é que eu gostei dos pontos e você não kkkkk

Por exemplo questão da armadura, é estético, isso é FATO. Mas é por isso que eu gostei. Não gosto de deixar o personagem feio só pra ficar forte. Nenhum chefe me fez ter que trocar nada.

Enfim, concordo com seus pontos, só discordo da visão sobre eles. E tudo certo e segue o jogo.
 

freedowsRoO

Guerreiro
PXB Gold
Janeiro 7, 2010
3,760
4,185
Rondonópolis - MT
Respeito sua opinião, mas nem parece que jogamos o mesmo game.

Entre os muitos pontos dos quais discordo, destaco a sua percepção das armaduras.

A armadura é estética? Isso não é verdade, elas possuem inúmeros atributos que fazem toda a diferença no gameplay.

Eu trocava a armadura dependendo do chefe que iria enfrentar e isso fazia toda a diferença.
Interessante saber disso... Foram experiências bem diferentes no ponto de defesa.

Eu joguei o jogo inteiro com a armadura do Radanh e aquela Gêmeas, por fim troquei para tentar ver se ajudava em um boss e o dano era o mesmo.

A partir daí resolvi focar meus pontos em vida que acabou compensando mais.

O que fez diferença de verdade pra mim era o summon trocar o summom realmente ajudava em alguns bosses.
 

freedowsRoO

Guerreiro
PXB Gold
Janeiro 7, 2010
3,760
4,185
Rondonópolis - MT
Análise polêmica heim... Bem, opinião é opinião! Alguns pontos tive uma experiência semelhante, outros parece que está falando até de outro jogo.

A parte das armaduras, sempre estava trocando pra enfrentar os adversários, assim como as armas, magias e o Companion. Sempre havia uma combinação que facilitava mais a vida na hora do embate.

Uma parte que concordo plenamente é o enredo. Pra mim se vc tem procurar algum material fora do jogo pra entender o enredo, o criador falhou na construção da narrativa. Sekiro nesse ponto está bem a frente, pois tem uma narrativa mto melhor construída e qdo colocaram o RR Martin, pensei que eles haviam encontrado a sua fórmula e que entregariam uma experiência completa, colocando enredo e gameplay no nesmo nível de excelência. Infelizmente em ER eles regrediram na parte de narrativa.

Essa parte do jogo não te ensinar nada, acho que faz parte dos jogos From e acredito que a base de fãs dela não gostaria nada se ela mudasse isso. Até concordo que poderia haver um meio termo, mas depois do ER joguei o Horizon Forbiden West que é justamente o contrário, toda hora aparece informação na tela e foquei mto incomodado. Prefiro um meio termo, tendendo pro que vimos no ER.

No mais amei o game, pra mim tbm não é um jogo 10/10, mas com certeza é o jogo a ser batido em 2022.
Então.... Como falei a troca de armas e summon é o charme do jogo e realmente ajuda em alguns bosses, agora a armadura em si via diferença, o dano dos bosses parece ignorar completamente a defesa, achei mais vantagem ter um vida grande que investir pontos para usar armaduras mais parrudas.

Sobre o ponto da 'ajuda' é algo complicado pois não é pedir tutoriais ou marcações de quest e sim uma melhor estrutura, como você completa uma quest se o NPC fala "nos vemos por ai" e depois o jogado tem que ver no YouTube aonde o NPC foi parar? Podia ter algo meio sea of thieves um enigma, algum texto que ao ler dá para pescar algumas dicas. Sei lá.....

Por fim o jornal é essencial, me da raiva saber que o jogo tem um enredo bom e muitos personagens e o jogador tem que escrever no caderninho se quiser saber as coisa do personagens dps kkkkkk não dá véi....

Mas bacana, bom saber que curtiu o jogo tbm
 
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freedowsRoO

Guerreiro
PXB Gold
Janeiro 7, 2010
3,760
4,185
Rondonópolis - MT
Sei lá eu concordo com 99% mas pra mim ao invés de 3 estrelas seria tipo 4,9 kkkk Tudo que você falou é verdade, a diferença é que eu gostei dos pontos e você não kkkkk

Por exemplo questão da armadura, é estético, isso é FATO. Mas é por isso que eu gostei. Não gosto de deixar o personagem feio só pra ficar forte. Nenhum chefe me fez ter que trocar nada.

Enfim, concordo com seus pontos, só discordo da visão sobre eles. E tudo certo e segue o jogo.
Boaaa kkkkkkk

É isso, jogar videogame é diversão, é legal ver os diferentes pontos de vista da galera hehe
 
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freedowsRoO

Guerreiro
PXB Gold
Janeiro 7, 2010
3,760
4,185
Rondonópolis - MT
Ainda nao joguei o game, mas tinha lido que chega num determinado ponto o jogo vai perdendo o folego, as coisas não ficam mais tao memoraveis assim (no Dark Souls 1 isso acontece também).

Review polemico. Gostei bastante
Não cheguei a ler nada antes de jogar, a questão de perder o fôlego na minha visão está ligada diretamente ao enredo mesmo.

Depois se 120 horas é sacanagem o jogo exigir que o jogador tenha que ter anotado tudo em um caderninho caso quiser lembrar de algo ou da história de algum personagem. Kkkkkkkk
 
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rique002

Guerreiro
Novembro 17, 2017
12
16
Itaquaquecetuba
Não cheguei a ler nada antes de jogar, a questão de perder o fôlego na minha visão está ligada diretamente ao enredo mesmo.

Depois se 120 horas é sacanagem o jogo exigir que o jogador tenha que ter anotado tudo em um caderninho caso quiser lembrar de algo ou da história de algum personagem. Kkkkkkkk
O negócio é que o jogo não foi feito pra durar tanto. Era pra ser 30 a 45 hrs na primeira jogatina. Não sei vc, mas eu terminei a primeira com cerca de 160hrs, simplesmente pq gosto de explorar e ir com calma nos novos ambientes e tals. Pra mim o jogo não perdeu fôlego, mas confesso que mais pro final, tava bem mais desbalanceado que no ínicio. Até o Radham, tava de boas no estilo no Souls. Depois disso as coisas já complicaram e só conseguir finalizar os bosses depois dele com ajuda. Enfim, acho que cada um tem sua jogatina de acordo com seu estilo e tá tudo bem, finalizar com 40h ou com 200h, desde que vc esteja se divertindo no processo. Afinal, é pra isso os games servem. Se não tá divertindo, só segue em frente e vai pra algum que te divirta rsrs.
 

freedowsRoO

Guerreiro
PXB Gold
Janeiro 7, 2010
3,760
4,185
Rondonópolis - MT
O negócio é que o jogo não foi feito pra durar tanto. Era pra ser 30 a 45 hrs na primeira jogatina. Não sei vc, mas eu terminei a primeira com cerca de 160hrs, simplesmente pq gosto de explorar e ir com calma nos novos ambientes e tals. Pra mim o jogo não perdeu fôlego, mas confesso que mais pro final, tava bem mais desbalanceado que no ínicio. Até o Radham, tava de boas no estilo no Souls. Depois disso as coisas já complicaram e só conseguir finalizar os bosses depois dele com ajuda. Enfim, acho que cada um tem sua jogatina de acordo com seu estilo e tá tudo bem, finalizar com 40h ou com 200h, desde que vc esteja se divertindo no processo. Afinal, é pra isso os games servem. Se não tá divertindo, só segue em frente e vai pra algum que te divirta rsrs.

Eu já penso o contrário, o jogo realmente foi feito para demorar 60+ horas visto o tamanho do mapa, já sobre o desbalanceamento é o que comentei sobre a jogabilidade de Dark Souls, eu não sou muit fã é um combate que não é feito para ser justo, é desleal e bugada de propósito até a poção o personagem demora 2 horas para beber. Não cheguei a jogar coop em nenhum momento mas passei muito perrengue no final do jogo até achar um build que derrotou fácil os últimos chefões.

No final o jogo da uma cansada justamente por ser desbalanceado, qualquer inimigos besta parece um boss, fica muito hardcore a exploração e depois de 100 horas eu pelo menos não estava com tanto saco de ficar morrendo a cada 10 metros que andava nos mapas.

No final das contas é um bom jogo mas pra mim não foi esse fervor todo que pintaram na internet.
 
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Rafaelkar

Guerreiro
Outubro 6, 2015
4,966
10,613
São Paulo
Deu 6/10 para Elden Ring? Sério, rapaz?

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