Elder Scrolls Online - Sem prazo pra acabar

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,911
51,196
Matéria veiculada no Washington Post.

Elder Scrolls Online não vai acabar até que os jogadores saiam, diz diretor do estúdio​


imrs.php

Quando o Zenimax Online Studios foi formado em 2007, Matt Firor diz que o estúdio tinha um objetivo: transformar Elder Scrolls e Tamriel em um jogo online multiplayer maciço (MMO).
Já se passaram sete anos desde que "The Elder Scrolls Online" (ESO) foi lançado pela primeira vez e agora o estúdio está se preparando para lançar o quinto grande capítulo do jogo — uma expansão em um pântano do sul de Tamriel chamado Blackwood, repleto de histórias adicionais, masmorras e um novo sistema de companheiros que fornece aliados para lutar ao seu lado.

Junto com a expansão Blackwood, Zenimax incluirá uma atualização gratuita "Console Enhanced" para a nova geração de consoles, que Firor diz que "é a melhor versão do ESO que fizemos até agora", e tem como objetivo tornar o console-play tão bom quanto a experiência em qualquer PC. Ambas as atualizações serão lançadas em junho.

O Washington Post falou com Firor sobre como o ESO evoluiu ao longo dos anos. Talvez seja um efeito colateral da pandemia, mas 2020 foi um dos anos mais bem sucedidos para o título. Firor disse que a comunidade em torno do ESO ainda está crescendo - e, isso não é algo que ele necessariamente esperava quando tudo isso começou.


Quando o estúdio começou a falar sobre construir um Elder Scrolls MMO, vocês já esperaram que o jogo fosse executado por sete anos? Qual era o plano a longo prazo?
Firor:
Poderíamos conversar por uma hora inteira só sobre essa pergunta, mas a resposta curta é... Fomos fundados em 2007 com o objetivo de fazer um MMO Elder Scrolls. Então, foi uma espécie de nossa missão-declaração. Mas, quando lançamos em 2014, que, claro, foi sete anos depois, a indústria tinha mudado tanto que realmente não o consideramos mais um MMO.

Se você se lembra de sete, oito, dez anos, MMO significava "Everquest", "Dark Age of Camelot", "World of Warcraft" e veio com um monte de suposições de que seria hardcore, seria baseado em guias baseados em combate de rotação de teclado. Seriam muitas missões de texto. Sabe, seria uma jogabilidade com muito grind. Não queríamos fazer essa parte do MMO. Queríamos as partes divertidas de um jogo de fantasia, online com muitas pessoas, mas não queríamos ter a bagagem de todos os jogos mais antigos. E, eu digo isso com pleno conhecimento que eu trabalhei em alguns deles.

Então, decidimos internamente no início apenas chamá-lo de RPG online que - para nós - era muito mais no espírito do que é ESO. ... Não estou dizendo que não é um MMO. Só não chamamos assim porque queremos ter certeza de que todos entendam que é uma iteração nesses jogos anteriores."


Havia um roteiro para dois, cinco, especificamente, sete anos fora? Só estou pensando sobre o processo iterativo em que a ESO se encontrou e o quanto essas atualizações foram faladas no início.

Firor:
Você não faz esse tipo de jogos sem antecipar que eles vão correr por um longo tempo. Acho que todos sabíamos que o ESO estaria funcionando sete anos depois do lançamento. A questão é, eu não acho que nenhum de nós realmente esperava que ele estivesse funcionando com tanto sucesso sete anos após o lançamento.
O que conseguimos fazer foi pegar o lançamento do ESO em 2014 e realmente evoluir o jogo ao longo do tempo para torná-lo mais acessível para as pessoas que jogam o jogo. Isso acabou significando que nossos últimos anos, como no ano passado, especialmente, foram mais bem sucedidos do que a maioria dos anos antes disso. Em muitos aspectos, o ESO ainda está crescendo, o que certamente não esperávamos.

Quando o ESO estará acabado? Será que algum dia ele terminará? Os jogos ainda acabam hoje em dia? Nem sei se isso é uma pergunta.

Firor:
Essa é uma pergunta que nos fazemos o tempo todo. E acho que a resposta é bem fácil. A comunidade nos dirá quando o jogo está começando a terminar e eles ainda não o dizem. Ainda estamos, em muitos aspectos, crescendo.
ESO é um jogo mundial. Temos pessoas de quase todos os países do mundo fazendo login em algum momento. É enorme e é muito, muito jogado por um grupo diferente de pessoas. Não são apenas "fãs hardcore de MMO". As pessoas vão continuar jogando e nós vamos continuar fazendo conteúdo para eles enquanto eles estiverem por perto.


Como você descreveria a próxima atualização do console? É uma nova camada de tinta, se o ESO fosse uma casa? É uma reescrita? Qual seria a comparação precisa para os jogadores?

Firor:
Eu acho que, se você está morando em uma casa que foi construída com técnicas de 2014 e você estava então indo se mudar para uma casa que foi construída com construção de tecnologia de 2021 ... é extremamente diferente. A nova geração de consoles é muito, muito, muito poderosa.
Você pode falar sobre isso como uma nova camada de tinta, e o fato de que tudo parece fantástico, mas também funciona melhor. Mais importante, temos um modo de 60 quadros por segundo em todos os três consoles de última geração.



As pessoas estão voltando ao jogo? Há novos jogadores que estão chegando há sete anos? É só um grupo de fãs dedicado? Qual é o seu sentimento sobre a base de jogadores?
Firor:
Temos três grupos diferentes de jogadores, geralmente. Adicionamos milhões de novos jogadores a cada ano, milhões, e temos todos os anos desde 2014. Então, há sempre novos jogadores chegando. Também temos jogadores que entram e jogam certas peças de conteúdo, como nosso capítulo, que é lançado praticamente todo mês de junho. ... E então temos jogadores que fazem login regularmente, todas as semanas, todos os dias, para fazer masmorras e conteúdo cooperativo e assim por diante. Então, você sabe, é sempre tipo que esses três grupos estão sempre meio que misturando um com o outro. E alguns de nossos novos jogadores acabam se tornando jogadores de longo prazo e alguns de nossos jogadores de longo prazo exploram tudo intensamente e voltam um ano depois. E, então, é realmente uma mistura saudável de todos os três agora e tem sido por um longo tempo.

Como você consegue um novo jogador em 2021? Como você faz sete anos de conteúdo acessível para alguém que está apenas pulando dentro?
Firor:
É por isso que não chamamos de "nossas expansões anuais"... não os chamamos de expansões. Nós os chamamos de capítulos porque a expansão no mundo MMO é carregada com um monte de noções preconcebidas de que é apenas para jogadores de nível máximo. Você tem que moer todo o outro conteúdo para chegar lá. ... Mas, no ESO, os níveis realmente não importam. Eles são pessoais para o seu personagem. Novos jogadores são encorajados a entrar e jogar o novo conteúdo primeiro.
Não me entenda mal, eu sei que é um pouco assustador para um jogo tão velho, mas nós realmente tentamos afunilar os jogadores para fazer escolhas que eles querem fazer logo de cara para que não seja tão esmagador. Mas é um jogo gigante. E, eu arrisco a adivinhar que é provavelmente o maior jogo do seu tipo lá fora.



Eu estou querendo saber como você vê os novos gêneros que estão tomando largura de banda no jogo. Especificamente, com battle royales, quando você tem recompensas mais rápidas e loops de feedback em ciclos de 15 minutos. Isso é muito diferente de fazer grind em masmorras. Battle royales estão ameaçando o que os MMOs ou jogos online estabeleceram?
Firor:
Essa é uma ótima pergunta. E temos muita discussão. Então, estou na indústria desde o final dos anos 80, e posso dizer que não há nada de novo sob o sol. ...
À medida que esses novos tipos de jogos saem, acho que cada vez mais jogadores são adicionados à "multidão de jogos online"... Muitos desses jogos são versões destiladas de MMOs anteriores, de certa forma, com pessoas trabalhando neles que tinham toneladas de experiência profunda trabalhando nos primeiros jogos. Muitos desses jogos são versões destiladas de jogos como o ESO. Ele só pega um componente chave dele e se concentra nisso.

É quase como "Fortnite" e esses jogos tomam uma ideia muito legal de um jogo maior e, em seguida, destilam-no em sua própria experiência significativa. E, eu acho que sempre haverá espaço para esses tipos de jogos. Quero dizer, eu também jogo esses jogos. ... É só uma experiência diferente. É tipo, eu assisto futebol americano, mas também assisto futebol. São apenas duas atividades diferentes e acho que há muito espaço na indústria para tudo isso.
 

Tauguro

I've been waiting for this
PXB Gold
Outubro 25, 2017
8,409
13,694
Rio de Janeiro
Eu gostei bastante do jogo mas o que me tirou dele foi o lag. Só servidores americanos é complicado
 

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,911
51,196
Comprei esse jogo quase que no lançamento e joguei umas 2 horas =S É mto bom mas não consigo sentir a mesma vibe jogando igual antigamente.
mudou bastante.
Não troco um Elder Scrolls offline por esse, mas ele se mostrou bem melhor do que eu esperava.
 
  • Curtir
Reações: freedowsRoO

freedowsRoO

Guerreiro
PXB Gold
Janeiro 7, 2010
3,760
4,185
Rondonópolis - MT
mudou bastante.
Não troco um Elder Scrolls offline por esse, mas ele se mostrou bem melhor do que eu esperava.
Meu problema é com o estilo MMO, MMO me lembra meus 20 anos jogando 15 horas por dia com uma porrada de gente do clã upando junto e indo para guerras e etc rsrsrsrsr.... Hoje em dia tento jogar mas não é a mesma coisa, casado, trabalhando e sem tempo. Entrar em um MMO pra jogar solo não é pra mim.
 

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,911
51,196
Meu problema é com o estilo MMO, MMO me lembra meus 20 anos jogando 15 horas por dia com uma porrada de gente do clã upando junto e indo para guerras e etc rsrsrsrsr.... Hoje em dia tento jogar mas não é a mesma coisa, casado, trabalhando e sem tempo. Entrar em um MMO pra jogar solo não é pra mim.
Então, acho que foi por isso que até que gostei do ESO. Ele não é assim, e por isso mesmo o desenvolvedor comentou nessa parte da entrevista:

Se você se lembra de sete, oito, dez anos, MMO significava "Everquest", "Dark Age of Camelot", "World of Warcraft" e veio com um monte de suposições de que seria hardcore, seria baseado em guias baseados em combate de rotação de teclado. Seriam muitas missões de texto. Sabe, seria uma jogabilidade com muito grind. Não queríamos fazer essa parte do MMO. Queríamos as partes divertidas de um jogo de fantasia, online com muitas pessoas, mas não queríamos ter a bagagem de todos os jogos mais antigos. E, eu digo isso com pleno conhecimento que eu trabalhei em alguns deles.

Então, decidimos internamente no início apenas chamá-lo de RPG online que - para nós - era muito mais no espírito do que é ESO. ... Não estou dizendo que não é um MMO. Só não chamamos assim porque queremos ter certeza de que todos entendam que é uma iteração nesses jogos anteriores."

Quando eu vi que eu podia ir fazendo missões de forma quase idêntica a um Elder Scrolls normal, me animei. Você só precisa fazer um exercício de abstração que haverá personagens pulando no fundo do cenário enquanto você conversa com um NPC. :joy:
Mas durante o jogo, o que acontece? Quando encontro inimigos, muitas vezes tem outros jogadores ajudando a matar. Facilita, você pode não gostar que alguém facilite suas batalhas, mas se o jogo é online, eu não posso me incomodar logo com isso. O que poderia me incomodar são outros jogadores fortes me matando toda hora, mas isso não acontece. Eu tive dois pedidos de jogador que quiseram duelar comigo, simplesmente ignorei o pedido e continuei normalmente.
 

Tauguro

I've been waiting for this
PXB Gold
Outubro 25, 2017
8,409
13,694
Rio de Janeiro
Depois que o Saci fez esse tópico eu decidi baixar o jogo novamente pra ver como anda, eu tinha gostado bastante do jogo mas o que me tirou dele foi o lag, como já disse aqui, mas para minha surpresa ao começar o jogo não senti nenhum problema com a conexão o que me faz pensar q eu sou um puta azarado em resolver jogar o game justamente no fds em que os servidores estão ruins

TES on-line é um MMO mas da pra jogar sozinho tranquilamente
 

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,911
51,196
Qual nivel o seu boneco tá @Saci só pra eu ter uma noção

Mas falando sério, eu não sinto meu personagem fraco no jogo, não. Se eu for me meter num evento que tá rolando no meio de um monte de jogador super evoluído, possivelmente vai ter chefão ali no meio que eu não consigo dar dano ou tomo one hit kill.
Mas no geral, o jogo tem um balanceamento muito inteligente, você pode começar em qualquer uma das histórias disponíveis e vai de boa desde o level 1.
 
  • Curtir
Reações: Tauguro

LongaManus

Novato
Agosto 20, 2021
25
24
Cuiabá
Melhor jogar New World, https://www.newworld.com/pt-br

servidor br e traduzido desde o lançamento.
Mas aí nao vai de encontro com a própria finalidade do portal, já que new world, ao que tudo indica, não sairá para o console?

De todo modo, mmo, pra mim, é algo que você precisa escolher com carinho. É um negócio muito gigante que demanda muito tempo e que pode sair do ar depois de alguns anos. Joguei mto WoW e tenho medo do poder que o mmo tem de viciar. Hoje eu não arriscaria outro mmo por conta desse fator, mas dentre os possíveis no mercado, esse da bethesda, que já tem um bom tempo, dá pra arriscar.
 
  • Curtir
Reações: Vault Mcfly

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)