[EUROGAMER.PT] O Xbox Live Gold ainda faz sentido?

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MASTER JNO

Visitante
Matéria do site Eurogamer.pt


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Como o serviço da Microsoft prejudica os seus consumidores.




Há mais de dois anos que não pago pelo Xbox Live Gold. Utilizava-o sobretudo para fazer umas partidas de Halo ou Call of Duty, mas com o trabalho e os horários bastante apertados prefiro apreciar uma boa experiência single player. No entanto, às vezes apetece-me mandar uns tiros no Xbox Live e é nessas alturas que sou presenteado com um colorido ecrã a explicar-me as "vantagens" de abrir a minha bolsa à Microsoft.

Sempre reconheci grande qualidade e mérito ao Xbox Live, mas nunca achei o modelo de negócio praticado muito justo. Com o passar dos anos, o serviço cresceu e criou novas formas de se sustentar, mas a Microsoft insiste em levantar uma barreira a quem não estiver disposto a pagar uma renda anual.

Será que fomos mal habituados ou este modelo de negócio é realmente injustificável?

Conta-me como foi

Foi no ano 2000, graças ao serviço Dreamarena da Dreamcast, que a maior parte dos jogadores de consolas tiveram o seu primeiro contacto com jogos online. Apesar de rudimentar aos olhos do que nos é oferecido hoje, o serviço era bastante avançado para a altura, tirando o máximo partido do "veloz" modem de 33kb da última consola da Sega.

A Dreamcast esteve muito à frente do seu tempo em vários aspectos e a ligação à internet, uma funcionalidade que até então só encontrávamos nos PCs, foi apenas um dos seus muitos pontos altos. Estavam, assim, introduzidas as consolas ao mundo dos jogos online e do download de novos conteúdos que prolongam a vida dos nossos jogos. O serviço Dreamarena era totalmente gratuito.

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Entretanto, surgiram no mercado as novas consolas da Sony e Nintendo e, apesar de terem alguns jogos online, não pareceram muito importadas em aventurar-se no território onde a Sega deu as primeiras pisadas. Ambas disponibilizavam modems de banda larga mas, ao contrário da Dreamcast, nenhuma o trazia de origem. A Microsoft, gigante dos PCs e acabada de entrar no mundo das consolas, não descurou este aspecto e empenhou-se em suceder onde a Sega tinha falhado.




Em 2001 foi lançada a Xbox e, um ano mais tarde, o serviço Xbox Live. A Portugal só chegou oficialmente em 2006, embora muitos portugueses já o utilizassem, muito graças a Halo 2. O Xbox Live desde sempre se apresentou em dois "sabores": Silver e Gold. O primeiro é totalmente grátis, o segundo custa €60 por ano. A diferença mais significativa entre ambos é o serviço Gold permite-nos jogar online. Quem não tem Gold, não joga.

Jogar online é grátis e sempre o foi em todo o lado menos na Xbox. Do nosso telemóvel à Nintendo Wii, jogar online nunca custou mais do que o nosso tarifário de internet. Uma excepção deve ser feita para os poucos jogos que requerem uma subscrição mensal, tais como World of Warcraft e Final Fantasy XI.

Se toda a gente oferece jogo online grátis, porque é que a Microsoft cobra por isso?

Vantagens? Quais vantagens?

É óbvio que não existe uma justificação oficial para o preço de admissão anual de €60 por isso só podemos especular.

O serviço Xbox Live é, de longe, aquele que mais "mutações" sofreu desde que foi lançado e raramente estas mudanças são meramente estéticas. Actualmente temos uma elegante interface muito próxima da do Windows 8 mas antes dela tivemos o NXE(New Xbox Experience), o interface de "lâminas" e o original, ainda na primeira Xbox. Tudo isto tem custos de R&D e de produção elevados mas não pode ser a atualização do interface e do firmware a justificarem o preço uma vez que, com maior ou menor frequência, todas as concorrentes da Microsoft o fazem.

O Xbox Live é o serviço que mais jogos e DLC exclusivo oferece. Já é tradição as expansões de Call of Duty saírem primeiro na consola. Também os grandes títulos da Bethesda, como Fallout e Elder Scrolls, receberam novo conteúdo primeiro na Xbox. Até mesmo as expansões de Grand Theft Auto IV saíram em na 360 antes de serem lançadas na PS3 e PC.

Os títulos "Arcade" também abundam no mercado do Xbox Live e embora a PSN receba bons exclusivos de tempos a tempos, tais como Journey ou Flower, a quantidade de lançamentos de qualidade é incomparavelmente superior no Live: FEZ, Super Meat Boy, Braid, Trials HD, Shadow Complex ou Mark of the Ninja são apenas alguns dos imperdíveis títulos indie que só podemos(ou um dia pudemos) encontrar na Xbox.

A luta cerrada entre Xbox 360 e PS3 levou ao declínio da quantidade de exclusivos AAA nesta geração e à ascensão dos jogos indie a um papel importante na diferenciação entre plataformas. O papel dos indie developers é cada vez mais importante e a Microsoft consegue, com o seu marketplace, pagar relativamente pouco por contratos de exclusividade sobre títulos de elevada qualidade.

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A compra da exclusividade de DLC e de jogos de distribuição digital é uma jogada de risco reduzido uma vez que a Microsoft pode utilizar parte do dinheiro que os jogadores pagam pelo Live para lhes garantir mais exclusivos no futuro. Para o consumidor isto parece ser uma "pescadinha de rabo na boca", pagando para ter onde gastar dinheiro.

Estes argumentos dificilmente justificam o preço anual de €60 que a Microsoft exige aos seus jogadores. O Xbox Live tem outras formas de se financiar- jogos, DLC, itens para o Avatar, serviços- e no fim quem fica a perder é sempre o jogador.

Basta considerarmos o seguinte cenário: sai um jogo multiplataformas para a Xbox 360 e PS3 e custa exatamente o mesmo na loja; o jogador que comprar a versão Xbox 360 estará sempre a comprar apenas os modos singleplayer do jogo- se quiser jogar o multijogador, terá de pagar mais €60 por ano ou €7 por mês. Quem comprar a versão PS3 leva para casa o pacote completo sem quaisquer pagamentos adicionais.

O que acho mais ofensivo acaba por ser o valor que a Microsoft cobra pelo serviço em diferentes territórios e os benefícios que cada um deles recebe em contrapartida. Por exemplo, uma subscrição Gold nos Estados Unidos da América custa $59.99/ano mas como é praticada a conversão direta, dentro da União Europeia a mesmo subscrição custa €59.99/ano em vez do valor real de, aproximadamente, €46. Para os tarifários de 1 e 3 meses a Microsoft ajusta o preço mas para o anual, utilizado pela maioria dos jogadores, decide não o fazer.


O Xbox Live não segue uma lógica de preço-qualidade, nem sequer dentro dos padrões por si mesmo estabelecidos. Além de muito menos serviços, os europeus também não têm acesso ao Xbox Live Rewards.

Não podemos dizer que não estamos já habituados a este cenário de conversão direta; o problema é que, apesar de termos de pagar mais, a quantidade de apps e serviços disponíveis é bastante inferior àquela de que usufruem os jogadores americanos. Serviços de aluguer de filmes, canais de desporto, canais de televisão premium e serviços de música não existem por cá, tirando o recente Xbox Music. Todos eles requerem a sua subscrição própria em cima da subscrição Gold, permitindo à Microsoft ganhar dos dois lados.

Recentemente, a PS3 tornou-se a máquina mais utilizada pelos subscritores do Netflix, o popular serviço de streaming de filmes e séries. Apesar de se encontrar disponível há mais tempo na Xbox 360 e esta ter muito mais utilizadores nos territórios onde o Netflix se encontra disponível, é preciso ser-se membro Gold para poder pagar pelo serviço. Parece ridículo mas a Microsoft exige uma subscrição em cima de outra. O mesmo vale para os restantes serviços, alguns disponíveis entre nós tais como o já mencionado Xbox Music.

No fundo, a Microsoft cobra pelo Xbox Live Gold porque pode. Faz bastante dinheiro com isso e com a Xbox 360 já está estabelecida, a maior parte dos jogadores não vai voltar atrás, gastar dinheiro numa nova consola e perder a sua lista de amigos e conquistas.

No entanto, o mercado está a mudar e a Microsoft pode ser forçada a adoptar uma nova posição.


"Quem é sábio aprende muito com os seus inimigos."

A vantagem do Xbox Live já foi mais clara. A concorrência tem dado passos importantes que tornam o pagamento do Xbox Live Gold difícil de justificar.

A Nintendo livrou-se, finalmente, dos malfadados Friend Codes e introduziu a Nintendo Network. Ainda está a dar os primeiros passos e a adesão dos jogadores ainda não é comparável com a das suas contrapartes mas a gratuitidade do serviço joga, claramente, a seu favor.

Mas quem mais progressos tem feito no desenvolvimento da sua rede é a Sony, indiscutivelmente a grande concorrente da Microsoft no segmento dos jogos hardcore. Até há bem pouco tempo, a PSN era um serviço quase anedótico. As queixas frequentes de crashes, ataques de hackers e, sobretudo, desorganização da loja online faziam o serviço corar ao pé do organizado e estável Xbox Live. Apesar de ainda não oferecer o mesmo número de demos, jogos e DLC exclusivos que podemos encontrar no Xbox Live e de as atualizações e patches frequentes continuarem a ser um pesadelo, a verdade é que a PSN evoluiu bastante desde a sua introdução. A nova interface da PS Store veio resolver aquele que era o principal problema da rede, a organização. Está tudo muito mais limpo e fácil de encontrar.

No entanto, o maior passo dado pela Sony nos últimos tempos foi o PlayStation Plus, um serviço pago que permite "alugar" jogos seleccionados durante o tempo da subscrição. O PlayStation Plus representa um novo modelo de financiamento da PSN, oferecendo aos seus subscritores bom valor pelo seu dinheiro e sem colocar barreiras aos demais utilizadores da consola. Não raras vezes ouvimos dizer que o PlayStation Plus está a "oferecer" um jogo, tal é a poupança real que jogadores hardcore podem tirar dele.

Uma subscrição anual do serviço PlayStation Plus custa €49,99, €10 menos que o Xbox Live Gold. Enquanto o PlayStation Plus "oferece" jogos todos os meses, o Xbox Live Gold retira uma barreira real aos jogos que compramos- o modo multijogador.

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Esta semana ficamos a conhecer novos detalhes sobre a entrada em cena de um novo concorrente de peso: a Valve.

A Valve é, provavelmente, a empresa mais querida dos jogadores de PC e ambiciona conquistar os corações e carteiras daqueles que preferem as consolas. Pouco sabemos sobre o modo de funcionamento da sua "Steam Box" mas uma coisa é certa: ninguém vai ter de pagar para jogar online. É também seguro contar com as famosas "Steam sales", saldos loucos onde podemos adquirir jogos a preços que nunca encontramos no marketplace do Xbox Live ou PSN.

Comparativamente, a poupança real para os jogadores será imensa e poderá dificultar a vida tanto à Microsoft quanto à Sony e Nintendo. Espero sinceramente que a pressão concorrencial obrigue a Microsoft a pensar duas vezes se vale a pena abrir mão das subscrições Gold em troca de modelos de negocio mais "amigáveis", que premeiem o jogador enquanto financiam o serviço e que, sobretudo, sejam mais justificáveis.

Fonte: http://www.eurogamer.pt/articles/2013-01-12-o-xbox-live-gold-ainda-faz-sentido
 

Schwarzz

Guerreiro
Fevereiro 18, 2008
12,914
11,039
Sempre que se fala em Fez eu lembro que o jogo não vai receber patch pq a microsft custaria uma fortuna para certificar um patch. Lembrando que a Sony também é fdp com patchs.

[blockquote]After seeing major issues with a patch released for Fez on XBLA, Polytron and Microsoft decided to pull the patch from servers, returning the game to an earlier version. But now Polytron has posted that the patch is coming back, and it will not, repeat not, be fixing the issue where players may lose their save.

Why's that? It's a numbers game, says Polytron. The patch fixes multiple issues with the game (including framerating and loading problems, death loops, and more), and the save corruption issue affects less than one percent of players overall. Because sending out another patch to fix the first patch would cost Polytron "tens of thousands of dollars" to get the game re-certified by Microsoft, the patch is coming back, and any players thus affected by the save issue will just have to deal with it.

Polytron points to this as a major drawback with Microsoft's Xbox Live Arcade service, in that the company charges exorbitant fees to developers to release even free updates and content. "Had Fez been released on Steam instead of XBLA," posts Polytron, "the game would have been fixed two weeks after release, at no cost to us." Does that mean a Steam version is in progress? "Only a few months left to our XBLA exclusivity!" says the company on Twitter.[/blockquote]

Respondendo a pergunta título, não. Mas é minha opinião, vai continuar existindo, naturalmente, são rios de dinheiro em assinatura.
 

DGehoRoman

Jogador
Junho 7, 2011
406
0
O texto diz totalmente minha opinião. Assinei LIVE por 1 ano apenas, e digo que não aproveitei muito não, quero dizer, não aproveitei muito com jogos. Terminei o ensino médio em 2011 e ano passado só fiquei em casa, não vagabundando sem fazer nada, mas estudando e melhorando minha arte. Mas enfim, foi o ano que tive mais tempo livre pra jogar, e de qualquer modo foi o ano em que menos joguei, tanto no PS3 quanto no X360. Pois bem, nunca gostei da ideia de pagar pra jogar online, mas existem aqueles que justificam comparando o pagamento da LIVE aos planos de telefonia e etc... "você paga pra usar, mas isso não significa que vá usar toda hora mesmo pagando". Minha assinatura acabou em dezembro passado e até agora não renovei. Não sinto vontade em jogar online os jogos que tenho pro X360, tanto é que nem usei o Uplay Passport no ACIII. Não uso Netflix no X360, só no PS3, então, a única coisa boa que eu aproveito da LIVE é o iHeartRadio. Mesmo que eu adore o aplicativo, e se casa muito bem com minha profissão de desenhista, não justifica eu pagar R$99,00 por um plano anual somente pra eu usar tal aplicativo, no meu caso.
E como usuário mais antigo da PSN em relação à LIVE, digo que os serviços são idênticos, tirando é claro a queda da PSN nas mãos dos hackers.
Não sei se concordo ou não com o fim da LIVE Gold, afinal, o serviço durou até agora, ou seja, as pessoas não se importam em pagar, compram o console sabendo disso. Por que seria diferente na próxima geração?
 

ThePug

Casual
Dezembro 28, 2010
39
0
Sim, faz muito sentido! Se por 89 reais por um ano já está LOTADO de crianças de 10 anos gritando bobagem e cantando e funk nas diversas partidas online de tudo quanto é jogo, imagine se fosse de graça.
 

John.

Jogador
Setembro 7, 2010
3,272
477
Belo Horizonte
Infelizmente se você quiser jogar On-line , tem que pagar sim. Vale a pena ? Não. Más é obrigatório? Se quiser jogar on-line, SIM!. Infelizmente.
 

ElCidBr68

Jogador
Abril 4, 2011
1,638
20
Não ha como negar que a cada dia o pagamento de uma assinatura para acessar a live gold, está perdendo mais e mais o sentido.

Afinal hoje você consegue jogar de maneira estável em outros dispositivos e plataformas de forma gratuita, coisa que antes não era possível a exceção da Live.

Então acho que está chegando o momento da Microsoft rever esse modelo de negócios. Mas como sabemos a Microsoft não larga um osso tão fácil assim, porem ela poderá estar correndo o risco de perder uma boa parte da sua fatia de mercado com o atual compasso de melhoria da PSN.

Por enquanto continuo sem Live. Vamos aguardar e ver.
 
Maio 16, 2010
46
0
para mim maioria q é pago é melhor,quando haquearam a psn só os plus podiam reclamar se acontecesse,com a live eu estou pagando então tenho direito de reclamar.
 

Schwarzz

Guerreiro
Fevereiro 18, 2008
12,914
11,039
[quote1357966516=lakasribeiro 19]
para mim maioria q é pago é melhor,quando haquearam a psn só os plus podiam reclamar se acontecesse,com a live eu estou pagando então tenho direito de reclamar.
[/quote1357966516]

Não, todos tem direito de reclamar, PSN não é gratuita, você paga por ela quando compra o console, você paga por ela quando compra um jogo/DLC/online pass/quando você consome qualquer coisa na PSN, as publishers pagam para Er seu jogo divulgado na PSN e etc

Não existe nada de graça no mundo, e todos os donos de Ps3 são consumidores, e tem direito de reclamar.

Não existe almoço grátis
 

kaitrom

Jogador
Setembro 17, 2012
509
0
Concordo ao dizer que a microsoft abusa financeiramente de seus clientes, pois não só basta gastar uma fortuna pagando live, e ainda ser limitado a ter de pagar certos serviços que deveriam ser integrados ao Xbox Live, como é o caso do Xbox Music, que por vir, é o mesmo preço que pagamos nas alternativas de assinatura da Xbox live.
 
Junho 10, 2011
99
0
[quote1357983644=Mechamorafa]
A Microsoft vai ser obrigada a no mínimo permitir os assintantes Silver a jogar online no próximo console.
[/quote1357983644]
x2 aqui!.

Creio que, nesta geração, nada há o que fazer.

Fato é que o valor pago pela LIVE GOLD é simbólico, e temos boas vantagens assinando o serviço. Mas seria mais honesto trazer os jogadores da LIVE SILVER para a jogatina online. Isso permitiria a uma maior gama de jogadores acesso aos produtos oferecidos na LIVE e, consequentemente, mais consumidores em potencial sustentando o ecossistema.

O calcanhar de aquiles do serviço é cobrar para jogar online. Quando isso acabar, nossa discussão alcançará outro nível.
 

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
9,114
5,732
Isso é algo que eu já pensava e comentava por aqui tem pelo menos 3 anos. Sempre vai ter um ou outro defendendo a cobrança, mas fica cada vez mais difícil pra esse pessoal argumentar a favor de um serviço defasado quando a própria imprensa especializada já está contestando a MS de forma cada vez mais frequente. Afinal, deixando ismos cegos e favoritismos de lado, não tem como defender o modelo atual da Live.

Matéria da Gamespot www.gamespot.com/features/xbox-live-no-longer-the-gold-standard-6401861/ fazendo a mesma crítica. Só a título de exemplo.
 
M

MASTER JNO

Visitante
O que me chamou atenção nesse texto, é o comentário onde o autor fala sobre serviços que pagamos como por exemplo o "Netflix" (que é o meu caso) e caso não tenhamos uma conta Gold esse serviço pago fica indisponivel. ~:(


[quote1357987683=Schwarzz]

Não, todos tem direito de reclamar, PSN não é gratuita, você paga por ela quando compra o console, você paga por ela quando compra um jogo/DLC/online pass/quando você consome qualquer coisa na PSN, as publishers pagam para Er seu jogo divulgado na PSN e etc

Não existe nada de graça no mundo, e todos os donos de Ps3 são consumidores, e tem direito de reclamar.

Não existe almoço grátis
[/quote1357987683]

Muito bem dito Schawrzz, quando compramos o console, os jogos/DLCs e afins, já estamos pagando pelo direito de jogar online o mesmo acontece quando pagamos por um serviço existente no console como "Netflix", mas somos barrados infelizmente.

Já levantei essa questão no "Boteco" do PXB um tempo atrás também!

Minha live acabou ontém e não pretendo renover no momento, aprincipio vou fazer uso de códigos 48hs ou aquele que vem com o Halo 4 que dá 14 dis e depois disso, sinceramente acho que vou dar uma pausa na live, ainda mais agora com o fim da geração estando tão perto.

No inicio a PSN realmente não era boa e a live paga valia mais apena, agora ao meu ver as coisas mudaram muito. A PSN pode ainda não ser uma live da vida, mas já melhorou muito segundo relatos de amigos e o melhor de tudo é a politica da Sony onde ela permite os usuarios jogarem, usar seus serviços pagos como Netflix mesmo sendo na versão gratuita da PSN e quem adere a versão paga (PSN Plus), recebe benefinicios como jogos completos grátis fora as promoções e reembolsos generosos de acordo com o seu gasto na rede.

Essa situação merece uma reflexão e sugiro que cada um faça a sua pra descobrir até aonde tais serviços pagos como a live realmente valem apena! !thumbsup
 

Zell DF

Jogador
Agosto 29, 2011
320
0
Nunca achei a declaração, mas alguns dizem que o Major Nelson afirmou que a Live na próxima geração seria gratuita. Mas repito, nunca encontrei uma fonte confiável.

De qualquer forma, acredito que o caminho natural é a Gold acabar e abrir espaço para o modelo de assinatura de serviços. Afinal uma coisa certa na próxima geração será o multimídia, pelo menos no Xbox. Principalmente no mercado americano que serviços On Demand estão a ganhar o mercado das TVs por assinatura.
 

SouzaRJ

Desde o Portal Xbox.
Julho 18, 2012
9,793
7,392
Rio de Janeiro
Minha Gold acbaou tem 15 dias, e não to pensando em renovar...
Pra falar a verdade, graças aos lançamentos do console da Sony pra esse ano e eu jogar mais jogos de luta (multiplataformas) online, to com o xbox já quase que vendido pra um cara do meu trabalho.
A Gold é um serviço de assinatura muito desvantajoso, te combra ma mesma coisa que a "concorrência" e te oferece bem menos...
 

Wazuki

Jogador
Junho 4, 2008
142
0
Eu era um defensor da Live, mas hoje em dia é impossivel defender o modelo adotado pela Microsoft. A concorrencia oferece muito mais por muito menos. Faz seculos que não jogo uma partida online no xbox(a contrario do ps3 e do pc) e pagar por um serviço quase inutil pra mim é queimar dinheiro, um erro que não cometerei duas vezes. Assim que minha live acabar, adeus microsoft. Um dia, quem sabe eu volto a assinar, quando eu não me sentir roubado pagando por um serviço desnecessário.
 

ElCidBr68

Jogador
Abril 4, 2011
1,638
20
[quote1358016596=Wazuki]
Eu era um defensor da Live, mas hoje em dia é impossivel defender o modelo adotado pela Microsoft. A concorrencia oferece muito mais por muito menos. Faz seculos que não jogo uma partida online no xbox(a contrario do ps3 e do pc) e pagar por um serviço quase inutil pra mim é queimar dinheiro, um erro que não cometerei duas vezes. Assim que minha live acabar, adeus microsoft. Um dia, quem sabe eu volto a assinar, quando eu não me sentir roubado pagando por um serviço desnecessário.
[/quote1358016596]

É ai que nós criticamos o modelo da Microsoft. Ela torna o pagamento do serviço uma necessidade. Mesmo quando você já paga a assinatura de um serviço como NETFLIX, e para acessa-lo é obrigado a pagar a Live Gold, um verdadeiro absurdo. Pura extorsão.
 

Marosse

Guerreiro
Janeiro 30, 2009
2,532
155
Uberlandia
Acho que a Live iniciou essa geração como a grande vantagem a favor do Xbox e hoje ve a concorrente praticamente ultrapassar a mesma em vantagens ao jogador.

Cobrar pra utilizar o netflix é brincadeira.
 

John.

Jogador
Setembro 7, 2010
3,272
477
Belo Horizonte
O fato é que se você quer jogar on-line é obrigado a pagar. Infelizmente.

É assim que funciona, não é igual a PSN que é gratuita. Então não tem disso se vale ou não a pena.

Se fossemos escolher, ninguém pagaria nada. Más aí quem tem x360 não poderia jogar on-line. Então......

Não é como se fosse uma PSN + , a LIVE não dá bônus, ela te dá a permissão pra jogar on-line , então, que escolha o usuário vai ter ?

Ou ele paga e ganha a permissão de aproveitar o multiplayer dos jogos ou ele não paga e perde a permissão.

Então ou a Microsoft aprova que os Silvers possam aproveitar o multiplayer também, ou não tem o que fazer, nem reclamar.
 

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