Comparando com FO3, acho que a exploração melhorou consideravelmente. Lembro que no 3 me irritava chegar em um local bem construído, explorar bastante, mas não encontrar absolutamente nada que contasse um pouco da história daquele local. No máximo via uns esqueletos estrategicamente posicionados pra explicar como morreram, coisa que no 4 também está muito presente. No entanto, agora existem mais detalhes de cada construção e até mesmo em locais abertos espalhados pelo mapa, esses os mais interessantes e que eram poucos no FO3.
Até aqui fiz 10 quests apenas e só uma me agradou moderadamente. Estou até evitando fazer quests, não só porque não gostei delas, mas também porque não quero correr com a história do jogo. Ao menos posso dizer que melhoraram aquelas quests livres que você encontra explorando e que nem aparecem no log do Pipboy.
Outro fator que conta a favor da exploração é que agora o Dogmeat realmente ajuda encontrando itens e locais que você pode ter deixado passar batido. Pena que ele é muito atabalhoado e constantemente fica no seu caminho em locais mais fechados. Ter que ficar dando ordem pra ele esperar é chato e consome tempo. Um mod aí é essencial.
Ia esquecendo de dizer que agora o mapa está mais vivo, pois é fácil você notar raiders, animais ou supermutantes lutando entre si. Dá até pra parar e ficar olhando o combate só esperando pra atacar os sobreviventes já feridos e depois saquear os corpos. Nesse ponto, junto com a atmosfera pesada nas mudanças de clima, o jogo lembra bastante Call of Pripyat, o que é muito bom.