Resumo Foi dada a largada para 2023 - Resumo da Semana Xbox #229 (23 a 27/jan)

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,571
75,521
Rio Grande do Sul
Oi, gente.

E aí, o que acharam dessa semana? Agora sim, dá pra dizer que o ano começou de verdade, com muitas novidades, novos jogos (apresentados e até lançados), um evento próprio do Xbox que deu o que falar e agradou bastante pelo seu formato. Enfim, vamos aos acontecimentos que marcaram os últimos dias.

Abaixo, está a lista de tópicos abordados, para ler uma notícia em específico, é só clicar no link e ir direto para ela.


.
.
.


  1. Xbox Developer Direct: as novidades de Forza Motorsport, Minecraft Legends, Redfall e mais
  2. Hi-Fi Rush é um sopro de criatividade e novidade para a Tango Gameworks
  3. Dois novos jogos liberados e vários chegando no Xbox Game Pass
  4. Resultado trimestral da Microsoft mostra queda de 13% na receita do Xbox
  5. Feargus Urquhart está nas nuvens fazendo aquilo que mais gosta
  6. Free Play Days - Assetto Corsa Competizione, Lawn Mowing Simulator e Train Sim World 3
  7. Deals with Gold com saldões de Ano Novo Lunar e THQ Nordic & Handy Games
  8. Microsoft Rewards e Xbox Game Pass Quests - novas atividades semanais
  9. Lançamentos da semana (23 a 27/jan)
  10. Lançamentos da próxima semana (30/jan a 3/fev)
  11. Links recomendados

.
.
.





XBOX DEVELOPER DIRECT - AS NOVIDADES DE FORZA MOTORSPORT, REDFALL E MAIS
Kenny_PostShow_Social_16x9-English-04-copy-ba3239e616e1549607d2.jpg

Na quarta-feira, a Microsoft promoveu a primeira edição do Xbox Developer Direct, com um novo formato para apresentar alguns de seus jogos, sem precisar esperar um grande evento como a E3. Pela recepção do público, a empresa acertou bastante, com muitos elogios para a maneira como os títulos foram apresentados e o tempo que os desenvolvedores tiveram para falar sobre suas criações. Em 44 minutos (apresentação completa aqui), deu tempo de falar bem sobre cinco títulos, sendo um deles uma surpresa completa que, inclusive, já foi lançado.


Minecraft Legends (Blackbird Interactive/Mojang Studios) - 18 de abril de 2023 (Series X|S, One e PC)
Minecraft-Legends-News-Post-Hero-Image-5943e0f84d4c80bda524.jpg

Com lançamento confirmado para 18 de abril de 2023, a equipe da Mojang aproveitou a oportunidade para mostrar mais elementos de gameplay desse jogo de estratégia em tempo real ambientado no mundo de Minecraft. Além de contar com uma campanha, Legends também terá jogatinas on-line com um novo modo PVP, onde duas equipes de até quatro jogadores devem se unir para coletar recursos, construir e fortalecer a sua base, defendendo-a para conseguir atacar e destruir a do time oponente.


Forza Motorsport (Turn 10 Studios) - 2023 (Series X|S e PC)
Key-Art-cac93eae8c10e9551c4c.jpg

Provavelmente o jogo mais aguardado do evento, o novo Forza Motorsport é o primeiro título da franquia desde o longínquo ano de 2017, com Forza Motorsport 7, mas saiu do evento com um gostinho meio amargo. As novidades foram bem legais: com 500 carros, 800 itens de personalização e melhorias desses carros e 20+ ambientes, é um verdadeiro salto em relação ao último jogo e promete chegar arrebentando para estabelecer um novo patamar técnico, com uma reconstrução milimétrica das pistas, performance no talo em 4K e 60 fps, com ray tracing, ciclo de dia e noite mais tempo dinâmico que modifica as condições da pista durante a corrida, suporte a tecnologias de som de ponta (Dolby Atmos e Windows Sonic). Tudo isso “feito do zero” para a nova geração, como fizeram questão de salientar algumas vezes durante a apresentação. A parte meio amarga fica por conta da falta de uma data de lançamento, foi o único jogo do evento que não teve isso, não teve nem uma janela na real (como “summer 2023”), foi só um “2023” seco, o que levanta a possibilidade de não ser lançado até antes da próxima E3.


The Elder Scrolls Online: Necrom (ZeniMax Online) - 5 de junho de 2023 (PC), 20 de junho de 2023 (Series X|S, One)
U38_Necrom_Announce_keyart_rgb_3840x2160_Final-0ab6969e88362e86cfb6.jpg

A ZeniMax Online mostrou mais detalhes da nova expansão de The Elder Scrolls Online, seu popular MMO que vem recebendo muito conteúdo adicional desde o lançamento original, em 2014 no PC e 2015 nos consoles. Em Necrom, os jogadores irão retornar para as terras de Morrowind, para se aventurar em regiões inexploradas, além de incluir uma nova classe (Arcanista), algo que os fãs pediam há bastante tempo. Com a Arcanista, chegam também novas habilidades e mecânicas de jogo para aproveitar essas novidades. Além disso, também foi anunciado que, por um período limitado de tempo, todos os jogadores de TES Online terão acesso a quase todas as expansões (menos High Isle) e DLCs lançados para o jogo, incluindo aqueles que estão jogando pelo Game Pass.


Redfall (Arkane Austin) - 2 de maio de 2023 (Series X|S e PC)
Redfall-Key-Art-feecc49d94b27fbd43d6.jpg

A equipe da Arkane Austin divulgou mais um pouco de gameplay de Redfall, mostrando mais elementos do mundo aberto, as possibilidades de customização de personagens e também alguns tipos de inimigos vampiros que vamos encontrar pelo caminho. Feito para jogar tanto de forma solo como cooperativa, Redfall é o primeiro grande AAA exclusivo após a compra da Bethesda, em 2020. Nesta altura do campeonato, nem tem muito de novidade pra apresentar, é mais se aprofundar em coisas que já foram mostradas antes mesmo. O lado positivo é que, a cada nova demonstração, o jogo parace mais interessante. De quebra, também anunciaram uma edição especial de lançamento (Bite Back Edition), que dá acesso a alguns itens cosméticos, skins de armas e também o acesso futuro a dois novos personagens que serão incluídos em Redfall mais pra frente. Quem fizer o pre-order ou jogar pelo Game Pass ainda vai receber o Vampire Hunter Pack, que consiste em um novo item para utilizar em escopetas, chamado Grim Tide Shotgun, que garante um bônus de 20% de dano para a arma por 8 segundos após matarmos um inimigo.


Hi-Fi Rush (Tango Gameworks) - Já disponível (Series X|S e PC)
apps.57840.13592675470908447.6e791256-60f5-4e25-8fe9-d669aea7abc9.94b54819-077c-4fa7-8bb5-260f7d54bed6

A grande surpresa do evento acabou até aparecendo alguns dias antes em vazamentos sobre o nome, estilo de jogo e tal. Mas, por sorte, não foi nada escancarado e a boa surpresa fez valer o evento. Tanto que nem vou falar dele aqui, e sim na notícia abaixo.



HI-FI RUSH É UM SOPRO DE CRIATIVIDADE E NOVIDADE PARA A TANGO GAMEWORKRS
9.jpg

Se alguém dissesse, há alguns meses, que a Tango estava trabalhando em um jogo de ação, multicolorido, irreverente e divertido, muita gente poderia torcer o braço. Afinal, a Tango é o estúdio por trás de jogos de terror como The Evil Within 1 e 2, além do mais recente Ghostwire: Tokyo, que tem seus elementos de tensão e deve chegar ao Xbox nos próxmimos meses. Por isso mesmo, a estratégia da Bethesda foi diferente: não preparar uma super campanha de marketing para promover o jogo, com trailers, releases, vídeos na mídia, nada disso; o plano foi apresentar o novo título e, graças ao Game Pass, disponibilizá-lo a todos os seus 25+ milhões de assinantes para jogarem e verem, com os próprios olhos, o que é Hi-Fi Rush. Criado por uma equipe menor dentro da Tango, Hi-Fi Rush faz parte de um plano de Shinji Mikami, diretor do estúdio, de não só não estigmatizar a Tango como produtora apenas de jogos de terror, mas também treinar e qualificar jovens promessas da equipe, dando a elas liberdade para criarem jogos menores e mais experimentais (pra saber mais sobre isso, tem uma entrevista muito boa com o Mikami de um tempo atrás, até postei aqui no resumo na época). Dirigido por John Johanas (que também dirigiu The Evil Within 2), Hi-Fi Rush é um jogo de ação e ritmo com diversas influências: de Devil May Cry a Guitar Hero, com uma arte cartunesca que lembra os gloriosos tempos de Jet Set Radio e Sunset Overdrive. A parte de ritmo entra em cena na execução dos movimentos: não tem que ser tão preciso pra progredir, mas quem fizer as ações (pulos, ataques, combos) no ritmo ganha bons bônus.

Com cerca de 8h a 10h de duração, Hi-Fi Rush é o primeiro jogo da Tango lançado exclusivamente para o Xbox, e chega com personalidade para mostrar que os assinantes Xbox Game Pass terão pela frente mais um estúdio capaz de gerar experiências diferentes em seus jogos. Hi-Fi Rush já está disponível agora no Xbox Series X|S e PC (Epic, Steam e Windows Store), e, claro, no Game Pass de console, PC e nuvem. Ah, e o melhor de tudo: o jogo está completamente localizado em português, incluindo uma boa dublagem.



DOIS NOVOS JOGOS LIBERADOS E VÁRIOS CHEGANDO AO GAME PASS
TW_Coming-Soon_1.25.2023-247853f36c134a95f32a.jpg

A Microsoft segurou os anúncios do Game Pass por algumas semanas, mas agora, parece que a coisa vai voltar a andar, com duas adições para uma semana que não tinha nada preparado até então, fora novidades que chegarão nas próximas. Primeiro, vamos ao que já está disponível:
  • Goldeneye 007 (console/PC) - Um dos FPS mais importantes da história está chegando ao Xbox, dentro do pacote do Rare Replay. O clássico jogo de 1997 traz algumas melhorias, como controles alternativos, conquistas e resolução 4K em proporção 16:9. Caso você não seja assinante Game Pass, mas tenha a coletânea Rare Replay, poderá baixar 007 Goldeneye sem custo adicional.
  • Hi-Fi Rush (Series X|S/PC/cloud) - O novo hit da Tango Gameworks e Xbox Game Studios, misturando ação e ritmo. Já falamos bastante dele aqui, então a única coisa que resta reforçar é: joguem!
Para as próximas semanas, temos os seguintes jogos confirmados: Age of Empires II: Definitive Edition (31/01, console/cloud), Darkest Dungeon (02/02, console/PC/cloud), Grid Legends (02/02, cloud, via EA Play), Hot Wheels Unleashed – Game of the Year Edition (07/02, console/PC/cloud), Inkulinati (31/01, console/PC/cloud), JoJo’s Bizarre Adventure All-Star Battle R (31/01, console/PC/cloud) e Roboquest (30/01, console). Além dessas novidades, Fuga: Melodies of Steel 2 ganhou uma data de lançamento: 11 de maio (console/PC/cloud).

Por outro lado, os seguintes jogos serão removidos na terça-feira, 31/01: Donut County (console/PC/cloud), Taiko no Tatsujin: The Drum Master (console/PC), Telling Lies (console/PC/cloud) e Worms WMD (console/PC/cloud).

Pra acompanhar essas e outras movimentações futuras do catálogo, recomendo bastante acompanhar os dois tópicos que temos aqui no PXB (Xbox Game Pass e PC Game Pass), com todas as informações que você precisa para conhecer o serviço e conferir quais jogos estão disponíveis em cada plataforma. Os jogos por streaming estão agrupados junto no tópico de console, e podem ser filtrados pesquisando pelo termo “Xcloud” na tabela, assim como é possível filtrar também os jogos com suporte a controle em telas de toque com o termo “touch”.
(Xbox Wire)


RESULTADO TRIMESTRAL DA MICROSOFT MOSTRA QUEDA DE 13% NA RECEITA DO XBOX
6d2JZV3Khqm4NM47JBhKCA-1200-80.jpg.webp

Alguns dias depois de anunciar a demissão de mais de 10 mil pessoas ao redor do mundo, a Microsoft divulgou seu balanço fiscal do último trimestre (outubro, novembro e dezembro de 2022), que encerrou com receita de $52,7 bilhões (2% a mais que no mesmo período de 2021) e $16,4 bilhões de lucro (queda de 12%). Já no Xbox, a coisa foi pior. A receita total da divisão teve queda de 13%, que geraria algo em torno de $4,7 bilhões, o menor resultado para o período desde o último trimestre de 2019. Com esses dados, também dá pra estimar a receita gerada pelo Xbox em 2022 em torno de $15,4 bilhões. O resultado trimestral também apresentou queda de 13% em hardware (venda de consoles e periféricos), o que é estranho para um momento tão cedo na geração, especialmente porque a Microsoft falou que essa diminuição veio tanto por conta de preços menores como do volume de consoles vendidos. Por fim, a parte de conteúdo e serviços também foi impactada, com queda de 12%, e a empresa salientando que o mesmo período de 2021 foi muito forte para a marca, mas destacando que em 2022, o menor número de conteúdo first party e um recuo dos gastos em jogos third party puxaram os números para baixo. Em contrapartida, o número de assinantes Xbox Game Pass cresceu. Durante a conferência com investidores, o CEO Satya Nadella comentou que, durante o trimestre passado, o Xbox teve recordes de assinantes Game Pass, número de horas jogadas por streaming e usuários ativos mensais, chegando a 120 milhões de MAU, algo inédito para o período.
(The Verge)


FEARGUS URQUHART ESTÁ NAS NUVENS FAZENDO AQUILO QUE MAIS GOSTA
NME-Feargus-Urqheart-Boss-Level-HERO@2560x1625.jpg

Dá pra dizer, sem medo de errar, que Feargus Urquhart é um dos maiores nomes da história dos RPGs, tendo trabalhado em jogos de franquias como Fallout e Dungeons & Dragons e conseguido tornar até South Park em um RPG legal. Como fundador da Obsidian (Knights of the Old Republic II, Fallout New Vegas, Pillars of Eternity), o legado do cidadão é grande e o do estúdio também, apesar dos dois últimos títulos (Grounded e Pentiment) passarem longe do habitual para a equipe. Mas Urquhart não vê isso com preocupação, e sim como uma possibilidade deles serem mais ecléticos mesmo. Conhecedor das qualidades da equipe, ele sabe onde estão suas forças, descartando qualquer possibilidade de criarem um jogo de corrida (“penso que você tem que ter 15 anos de experiência em jogos do gênero para começar um novo título”) e admite que o estúdio também já engavetou um jogo inspirado em Viagem ao Centro da Terra, que faria eles competirem com God of War. Outros projetos que não foram pra frente incluem um RPG de The Walking Dead (que não despertou interesse de publishers) e um jogo de Rick & Morty (que não deu em nada por conta da aquisição da Microsoft). Segundo Urquhart, “eu acredito que o que mata muitos jogos na maioria das vezes é quando as pessoas dizem ‘ei, queremos criar algo completamente diferente então vamos começar a experimentar’. E aí, elas ficam girando em círculos por muito tempo”. Essa frase contrasta com Grounded e Pentiment, dois jogos onde o ponto central do que seria feito foi definido logo no início do desenvolvimento.

Mas e sobre a Microsoft, o que motivou a venda? Segundo ele, dinheiro. Para Feargus, “olha, se alguém está disposto a nos dar um caminhão cheio de barras de ouro, eu estaria fazendo um desserviço a mim mesmo, meus parceiros e todo mundo no estíudio por não aceitar o negócio”. Tem isso, mas não só isso, claro. Os RPGs da Obsidian são grandiosos e caros de se produzir, e os custos estão aumentando ano após ano. Para The Outer Worlds, o estúdio conseguiu um orçamento “ok” com a Private Division, e um ponto importante de quebra foi quando, na E3 de 2018, eles tentaram (sem sucessso) levantar financiamento com publishers para um jogo que iria custar entre $50 e $60 milhões. Para Urquhart, “não importa o tamanho da publisher, quando você quer vender algo por $60 milhões, é uma venda difícil. Essa realmente foi a decisão: nós podemos seguir vendendo RPGs de $60 milhões, depois $80 milhões, $100 milhões, $120 milhões? Ou precisamos mudar nosso negócio?”. A aquisição deu um respiro legal para a Obsidian. Segundo Feargus, eles provavelmente acabariam fazendo The Outer Worlds 2 mesmo sem a Microsoft, já que o jogo original vendeu 4 milhões de cópias, mas eles não estariam desenvolvendo Avowed em paralelo, nem teriam 90 pessoas a mais desde que passaram a fazer parte da Xbox Game Studios: “nós temos muita liberdade, colocaram muita fé em nós, nós deram orçamentos excelentes, recebemos muito suporte”.

Urquhart também comenta que o estúdio não mudou a forma de criar jogos por conta do Game Pass, mas adaptou a forma como o sucesso é medido. Segundo ele, não dá pra gastar $1 bilhão e ver o jogo ser jogado por 1 milhão de horas, já que as pessoas não pagam tanto pela assinatura para compensar. Essa métrica de retenção é ótima para RPGs (que a Obsidian tem de monte), ou jogos multiplayer que estimulam as pessoas a jogarem juntas (como Grounded), mas pode ser cruel com títulos diferentes, como Pentiment - aqui, ele cita inclusive que essa métrica de sucesso foi mais elástica, e a própria equipe não sabia muito bem como seria a recepção do público. Estes são só alguns pontos que achei interessante trazer para o resumo, mas a entrevista é bem mais longa e faz um perfil legal da carreira do Urquhart, os estúdios que passou (como a Black Isle), jogos que trabalhou (Baldur’s Gate, Icewind Dale, Planescape). O link está abaixo.
(NME)


FREE PLAY DAYS - ASSETTO CORSA COMPETIZIONE, LAWN MOWING SIMULATOR E TRAIN SIM WORLD 3
fpd.1.29-4701cae9e0316683701a.jpg

Até segunda-feira, 30 de janeiro, às 4h59min, assinantes Xbox Game Pass Ultimate ou Xbox Live Gold podem jogar, sem custo adicional, os três jogos abaixo como parte do Free Play Days, um benefício dessas assinaturas que, volta e meia, oferece alguns jogos completos para jogarmos nos finais de semana. Desta vez, são três simuladores:
  • Assetto Corsa Competizione - O primeiro é de corrida, com um dos jogos mais bem avaliados pelo público em termos de “simulação”, com diversos carros, circuitos e regras de competições do automobilismo. Aqui, é pra quem gosta de pilotar mesmo.
  • Lawn Mowing Simulator - Já se a sua praia é pilotar outras coisas, como cortadores de grama, esse é pra você. Também com marcas e equipamentos do mundo real, esse aqui é a pedida certa para relaxar enquanto escuta alguma música cortando grama virtual.
  • Train Sim World 3: Deluxe Edition - Por fim, se você quer pilotar alguma coisa e ainda ver belas paisagens, tem o simulador de trem também. A versão liberada no Free Play Days é a Deluxe, que conta com diversas rotas extras, novas locomotivas e mais.
Pra fazer o download, é só clicar no link do nome do jogo, procurar por ele na Store ou até clicar no banner que estará na aba da Xbox Live Gold no console. E, se você curtir, os jogos também estão em oferta com preço especial até o fim do período do Free Play Days.
(Xbox Wire)


DEALS WITH GOLD COM SALDÕES DE ANO NOVO LUNAR E THQ NORDIC & HANDY GAMES
apps.12645.13747708785346246.26b7a239-7aa3-4075-aceb-3fe6324cd11b.4e292b1a-3cf0-4e3a-88a1-b24beca7dbf9

Até terça-feira, 31 de janeiro, mais de 700 itens estão em oferta na Xbox Store, com preços ainda melhores para assinantes Xbox Game Pass Ultimate ou Xbox Live Gold, entre jogos, pacotes e conteúdos adicionais. Com o Deals with Gold, a gente compra jogos, economiza e até ganha uns pontinhos no Rewards. A seleção tem dois grandes grupos de promoções, com diversos jogos aleatórios junto:
  • Ano Novo Lunar - Esse grupo de ofertas segue ativo por mais alguns dias, com jogos como A Way Out, Batman Arkham Knight, Castlevanias, Crash 4, Devil May Cry, Jade Empire, Kaze and the Wild Masks, muitos Lego, Mega Man, Metal Gear Solid V, Red Dead Redemption 2, Resident Evils, Sonics, tem muita coisa aqui.
  • THQ Nordic & Handy Games - Títulos das duas publishers, como Biomutant, Desperados III, Destroy All Humans! 2, Elex, Kingdoms of Amalur: Re-Reckoning, Wreckfest, entre outros.
Pra acessar a lista completa de ofertas, é só clicar no link abaixo, lembrando que ao comprar pelos links do PXB, uma parte do valor volta como comissão pra custear a manutenção do fórum.
(PXB)


MICROSOFT REWARDS E XBOX GAME PASS QUESTS | ATUALIZAÇÃO SEMANAL
0d4b6e43-4705-4170-8d39-65b63dcc2244.png

Mais uma leva de atividades semanais e mensais do Microsoft Rewards e Xbox Game Pass Quests estão disponíveis. Além disso, depois de termos a pontuação das Xbox Game Pass Quests diminuída no início de janeiro, agora foi a vez das atividades do app Xbox (pra quem já tem) também reduzirem sua pontuação: a solicitação de jogar Fortnite em nuvem, que dava entre 60-140 pontos (dependendo do usuário), agora está dando apenas 60 pra geral. Ou seja, resolveram nivelar todo mundo por baixo. Mais uma passo pra trás em relação a formas de ganhar pontos no programa, infelizmente. Pra saber mais sobre o Microsoft Rewards e Xbox Game Pass Quests, todos os detalhes dos programas, as atividades disponíveis pra começar a ganhar pontos, dicas de como resolver as solicitações e mais estão em nosso tópico completo com tudo sobre o Microsoft Rewards e Xbox Game Pass Quests aqui no PXB.

Xbox Game Pass Quests - Semanais, até 31 de janeiro, 13h59min

  • Stardew Valley - (250 pontos) - Capturar 30 peixes. Atividade exclusiva para assinantes Ultimate.
  • Omori (5 pontos) - Jogar Omori.
  • Conclua três solicitações diárias (10 pontos) – Fazer três solicitações diárias na semana (jogar um jogo do Xbox Game Pass em três dias diferentes).
  • Conquiste mais pontos (10 pontos) – Desbloquear três conquistas ou jogar três jogos diferentes do Xbox Game Pass.
Microsoft Rewards - Semanais, até 31 de janeiro, 00h59min

  • Assassin’s Creed Valhalla (10 pontos) - Clicar no jogo em destaque pra concluir;
  • Inicializador de Aplicativos (40 pontos) - Desbloquear 3 conquistas em qualquer jogo do Xbox;
  • Caçador de Pontos (50 pontos) - Ganhar 200 pontos no Microsoft Rewards.


LANÇAMENTOS DA SEMANA (23 A 27/JAN)


LANÇAMENTOS DA PRÓXIMA SEMANA (30/JAN A 3/FEV)
Segunda, 30
Terça, 31
Quarta, 1°
Quinta, 2
Sexta, 3


LINKS RECOMENDADOS
  • Desenvolvedores consideram assédio e ameaças de jogadores um problema sério - Na 11ª edição de uma pesquisa anual que analisa o estado da indústria, mais de 75% dos devs consideraram assédio, ameaças e comportamento tóxico dos jogadores como um problema sério ou muito sério. Ao todo, mais de 2.300 desenvolvedores ao redor do mundo responderam à pesquisa, com 40% deles afirmando que receberam ameaças diretas e 20% dizendo que as empresas não fizeram nada a respeito. | Axios
  • FTC entrou com ação contra Microsoft para atrasar acordo com a União Europeia - Segundo a Bloomberg, o FTC abriu uma ação contra a Microsoft no caso da aquisição da Activision Blizzard, principalmente, para atrasar de alguma forma que a empresa chegasse a um acordo com a Comissão Europeia primeiro. Segundo uma fonte, FTC e CE conversaram, e o órgão europeu disse estar com planos de iniciar negociações de concessões. | Bloomberg
  • Gameplay de Wild Hearts revela batalha intensa contra o lendário Tempestade Dourada - Lembram daquele jogo meio Monster Hunter da EA? Então, ganhou um novo gameplay mostrando uma luta contra um bichão gigante. O lançamento está marcado para 17 de fevereiro. | Xbox Power
  • Microsoft intima Sony a fornecer informações em processo do FTC - Como forma de fortalecer sua defesa na aquisição da Activision, a Microsoft intimou a Sony a compartilhar alguns de seus achados que sejam relevantes para o caso. Segundo o documento, as conversas entre as empresas estão acontecendo, provavelmente para decidir o que poderá ser divulgado ou não. Sobre essa notícia, muita gente compartilhou que isso incluía até mesmo os futuros jogos da Sony, mas não é isso. É mais para a Microsoft ter acesso a argumentos que a Sony utilizou para se opor à negociação, para assim, poder ter contrapontos sólidos. | Video Games Chronicle
  • Os Melhores Jogos de 2022 que você NÃO JOGOU: Parte 2 - Lado B [vídeo] - Mais jogos que talvez tenham ficado esquecidos em 2022, mas que valem a pena ser jogados. Sete deles estão disponíveis no Game Pass. | Nautilus
  • The Best Game Animation of 2022 [vídeo] - Além de termos tido bons jogos em 2022, tivemos também muitos jogos com boas animações. Sabe, aquele trabalho extra que os devs fazem para que os movimentos sejam mais fluidos, a ação mais impactante, os detalhes que transformam algo simples em inacreditável. | New Frame Plus
  • What Makes A Great Double Boss Fight? [vídeo] - Lutas contra chefes costumam ser alguns dos pontos mais altos de um jogo. Mas fazer isso já é complicado por si só. Imagina, então, quando colocam dois chefões ao mesmo tempo. Como balancear tudo isso pra criar algo igualmente deafiador e memorável? | Design Doc
  • Xbox Series S vs Ray Tracing - Every RT Title Tested - The Story So Far [vídeo] - A Digital Foundry analisou alguns jogos do Xbox Series S que possuem suporte a ray tracing para ver como esses títulos se comportam no irmão mais novo do Series X. Jogos como Fortnite, Metro Exodus, Resident Evil (2, 3, 7, Village), Forza Horizon 5, Little Nightmares 2, entre outros. Essa análise também mostra um pouco o que pode se esperar do console nesse sentido. | Digital Foundry

.
.
.

Por hoje e pela semana, encerramos, pessoal. Tenham todos um excelente final de semana.

%D0%98%D0%B3%D1%80%D1%8B-Hi-Fi-RUSH-%D0%B3%D0%B8%D1%84%D0%BA%D0%B8-7802767.gif
 
Última edição:

jackzsul EX

Guerreiro
Março 10, 2014
3,071
2,584
não importa o tamanho da publisher, quando você quer vender algo por $60 milhões, é uma venda difícil. Essa realmente foi a decisão: nós podemos seguir vendendo RPGs de $60 milhões, depois $80 milhões, $100 milhões, $120 milhões? Ou precisamos mudar nosso negócio?”. A aquisição deu um respiro legal para a Obsidian. Segundo Feargus, eles provavelmente acabariam fazendo The Outer Worlds 2 mesmo sem a Microsoft, já que o jogo original vendeu 4 milhões de cópias, mas eles não estariam desenvolvendo Avowed em paralelo, nem teriam 90 pessoas a mais desde que passaram a fazer parte da Xbox Game Studios: “nós temos muita liberdade, colocaram muita fé em nós, nós deram orçamentos excelentes, recebemos muito suporte”.

Esses números assustam. 120 milhões? É muita grana, muita mesmo. nem consigo acreditar que AAA custa isso tudo.
Fazendo a conta de 4milhões de cópias a $59 dá 236 milhões. Isso bruto, tem dezenas de custos aí que podem fazer esse valor ser insuficiente, mas pela entrevista não foi esse o caso, nem o orçamento.

A Obsidiam é onde eu ponho minhas esperanças de ver um ótimo game, bem polido e principalmente bem otimizado pro SS. Avowed tem que bater de frente com TES e não ser mais um game.

Que venha Starfield e me leve para as estrelas.
 

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,571
75,521
Rio Grande do Sul
Esses números assustam. 120 milhões? É muita grana, muita mesmo. nem consigo acreditar que AAA custa isso tudo.
Fazendo a conta de 4milhões de cópias a $59 dá 236 milhões. Isso bruto, tem dezenas de custos aí que podem fazer esse valor ser insuficiente, mas pela entrevista não foi esse o caso, nem o orçamento.

A Obsidiam é onde eu ponho minhas esperanças de ver um ótimo game, bem polido e principalmente bem otimizado pro SS. Avowed tem que bater de frente com TES e não ser mais um game.

Que venha Starfield e me leve para as estrelas.
Os custos de desenvolvimento têm aumentado bastante. Ainda é possível encontrar jogos AAA com orçamentos relativamente modestos, tipo Control 2, que tem orçamento inicial previsto de €50 milhões, algo que provavelmente vai aumentar. Mas, via de regra, jogos são caros de produzir, custosos de sustentar (anos de desenvolvimento sem retorno algum) e, depois disso tudo, o risco de não cair nas graças do público, ver um meme tomar proporções gigantes capazes de prejudicar o desempenho comercial. Para um estúdio independente, como era a Obsidian e tantos outros, o que separa a sua existência da falência é um lançamento abaixo das expectativas, porque muitos deles sobrevivem de projeto em projeto, acabou um jogo tem que ter outro engatilhado senão o cinto aperta. Ou seja, mesmo um estúdio de renome, com o histórico da Obsidian, poderia ficar por um triz de fechar.

Por isso mesmo, ter por trás não apenas a força do Game Pass enquanto máquina de apresentar o jogo a milhões de jogadores, mas a certeza de que o estúdio não precisa mais girar cópias vendidas, mas sim agregar valor ao serviço, deve ser libertador.


Mais um tópico com o selo @ronabs de qualidade ?.
Vou ler mais sobre a entrevista do Feargus , vlw
É uma entrevista bem boa, recomendo a todos lerem ela completa pra ver a história de mais um cara talentoso e reconhecido no mercado que agora cria jogos para o Xbox.


Bom resumo para uma boa semana.
2023 prometia e já começou entregando.
2023 vai ser top
2023 vai ser a redenção da Microsoft lançando jogos first party, não apenas em quantidade mas, ao que tudo está se alinhando, em qualidade também.

Final do ano, vai ser só o Phil Spencer e o Todd Howard sentados em frente a uma lareira, tomando um vinho e rindo sozinhos "who's laughing now".

laughnow-excited.gif
 

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)