Formato Ultra HD definido anuncia chegada de Blu-rays 4K

Marcus_007

Guerreiro
Fevereiro 1, 2010
3,797
4,380
ultra_hd_blu.jpg


A Blu-ray Disc Association (BDA) anunciou oficialmente no mês passado o padrão de altíssima definição: o Ultra HD Blu-ray. O que a nova especificação faz, basicamente, é adicionar compatibilidade à resolução 4K em mídias Blu-ray – precisamente, 3840×2160 pixels. O padrão também traz suporte a uma gama maior de cores e pode trabalhar com taxas de até 60 quadros por segundo.

O Ultra HD Blu-ray suporta também a novíssima tecnologia High Dynamic Range (HDR) que saiu para as TVs de 4K em 2015, os padrões de áudio DTS:X e Dolby Atmos, além de um recurso opcional chamado Digital Bridge que permite ao usuário visualizar o conteúdo do disco em diferentes dispositivos (tablets, smartphones, entre outros).

A intenção da BDA é certamente aproveitar o lento, mas constante crescimento do segmento de televisores 4K nos próximos anos. Serviços de streaming, como o Netflix, estão aumentando aos poucos a oferta de vídeos com essa resolução, portanto, a demanda só tende a aumentar. Mas como nem todo mundo quer ou pode contar com uma conexão à internet para streaming em 4K, o Ultra HD Blu-ray deve encontrar algum espaço no mercado. Oficialmente, streaming de conteúdo 4K exige, pelo menos, 15 megabits por segundo para funcionar bem, mas eu consideraria esses "dados oficiais" com um gigantesco pé atrás. Ainda mais no Brasil onde se vendem 15 megas e raramente se entregam 10. 25 megas e acima é o exigido "na realidade" para uma exibição sem pausas ou quedas de qualidade. E mesmo assim, se seu provedor impõe "cotas de download" mensais, streaming de conteúdo 4k definitivamente não é para você.

Algo a se considerar é o fator custo desse novo formato que exigirá discos com capacidade de 66 GB ou 100 GB. Essas unidades têm, respectivamente, duas e três camadas para armazenamento de dados, e consequentemente, não serão baratas. Lançamentos de filmes em Blu-ray no país saem por 100 reais, ou mais se forem versões em 3D. O UHD ficará acima desse valor.

Além disso, você terá que trocar o seu player, já que, com uma possível exceção ou outra, os reprodutores atuais não serão compatíveis. Samsung e Panasonic estão entre as companhias que já estão trabalhando nisso. Esses aparelhos, vale frisar, também serão compatíveis como discos Blu-ray “normais”. O licenciamento da tecnologia deve começar ainda neste trimestre. Assim, é de se esperar que os primeiros filmes e players Ultra HD Blu-ray cheguem ao mercado até o final deste ano e início do ano que vem.

Um outro passo que deve acelerar o avanço das resoluções UHD na sala de TV é que mais filmes estão sendo planejados para serem gravados em formato 6k para o cinema, visando salas IMAX. Para os próximos 4-5 anos já foi confirmado que Rogue One (o primeiro spin off de Star Wars), se juntará a Missão Impossível: Rogue Nation, Capitão América: Guerra Civil e Vingadores: Guerras Infinitas 1 e 2 estreando os filmes UHD no cinema.

Então devo correr e comprar uma TV 4K para ontem? Não. Como já disse em outros tópicos nessa sessão, por enquanto, o conteúdo 4K é minúsculo e não passam de uns poucos shows no Netflix e uns 20 remasterizações de filmes antigos, mas já a partir de 2017 deverá ser corriqueiro todo filme lançado em Blu-ray possuir uma versão UHD. Eu diria que entre o fim de 2016 e início de 2017 fica justificável adquirir uma tela 4K em virtude da grande oferta de conteúdo para ela. E eu também recomendaria esperar pelas TVs 4K do ano que vem. As telas de 2014 sendo vendidas a preços convidativos de 3 mil reais ou até abaixo disso são boas, mas possuem lags altíssimos, e em termos de imagem, os modelos 2015 são MUNDOS melhores por causa de uma tecnologia que mencionei no início - o HDR. Ela intensifica a distinção entre as cores, principalmente entre claro e escuro, tornando as cores bem mais vivas, atribuindo grandes detalhes em áreas de sombras, e intensificando a iluminação nas cenas. Nos modelos 2015 apenas as telas mais caras possuem HDR, mas a partir do ano que vem, mesmo as telas 4K de entrada, devem contar com o recurso.

Ghostbusters4K-1080p.jpg
 
Última edição:

DioJr22

Spartan
Dezembro 18, 2013
235
95
São Paulo
Cara que noticia excelente, mais uma revolução como do VHS > DVD > Blue-Ray > BRUHD
Eu como um apaixonado por tecnologia quero mais e que essa tecnologia se espalhe e se popularize para que possamos cada vez mais assistir filmes mais bonitos e jogar jogos mais bonitos
 

Douglas Lopes

Guerreiro
Janeiro 27, 2007
200
67
A grande questão do 4k e do full-hd é que não faz diferença para muita gente. Aqui em casa minha esposa assiste a TV Globo no canal 18, eu vivo falando pra ela que no canal 501 a imagem é melhor, mas ela diz não ver diferença. E muitas outras pessoas pensam como ela.
 

AkRaJ3

Novato
Junho 15, 2010
1,240
866
BH
A grande questão do 4k e do full-hd é que não faz diferença para muita gente. Aqui em casa minha esposa assiste a TV Globo no canal 18, eu vivo falando pra ela que no canal 501 a imagem é melhor, mas ela diz não ver diferença. E muitas outras pessoas pensam como ela.
Quando instalou fullhd la em casa meu pai só assitia SD, só liguei e mudei nos dois canais num jogo de futebol, ai ele falou "putz, quanta diferença"
Sem comparar para quem não ta nem ai pra tv e sim pro conteudo, não reparam mesmo a diferença. Para gamers de modo geral, é aquela velha história, 30 FPS = 60 FPS. Não é, não é mesmo! http://30vs60.com/
Como num pc, como num console, como nos celulares, apenas comparando, mostrando detalhes o consumidor geral percebe diferença.
 

Rastaman BR

Novato
Setembro 4, 2006
786
1,281
Já tive oportunidade de assistir conteúdo 4K, mas sinceramente, se voce estiver a uma distancia normal da tv, 2 metros ou mais, nao tem como perceber a diferença para o 1080p.
Muito diferente da mudança do SD para o HD.
 

FreeNefus

Cedo demais O'Conner...
Fevereiro 25, 2014
1,603
915
Area 51
Estamos cada vez mais buscando as imperfeições das pessoas. Esse é o fato.
Se no fullhd vc já vê as deformidades das peles dos atores e atrizes. No UltraHD vai ter abaixo assinado, do sindicado dos artistas pra matar esse nível de qualidade.
 

DartzinhoRS

Novato
Outubro 10, 2012
70
16
Amigo @Marcus_007, pode me tirar algumas dúvidas sobre a lg 49uf6900
Não achei nada sobre input lag dela pra jogos, se é boa ou não

Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk
 

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)