Acho que já disse isso por aqui e vou repetir: TDU2 era um jogo muitíssimo avançado para época, e muito do Forza Horizon é inspirado nessa franquia.
Os "carros abandonados" vieram de TDU2. Creio que o primeiro mundo totalmente compartilhado num game de corrida veio de TDU2, e acho que não havia limites para mesmos jogadores numa seção, isso na PS3/
Xbox 360. Isso de compra de imóveis, pontuação no freeroam, guildas, saiu da TDU2 no gênero de corrida arcade. Ciclo dia/noite, mudança climática, eventos de "Taxi", TDU2 de novo. Claro que dado a proposta épica do game sem o devido orçamento, a parte técnica/gráfica ficou comprometida. Eu não me importava, pelo contrário: adorava percorrer as estradas infinitas do game sem saber o que encontrar. Mas a mídia não entendeu a proposta e arregaçou o game como de praxe, e o resultado foi o fechamento de portas da Eden Games e a venda dos direitos da franquia Test Drive para a BigBen Interactive. Desolados, a base dos jogadores de TDU foi dividida entre Forza Horizon e The Crew.
Desde então tenho visto muitos artigos fazerem justiça com TDU.
Este artigo, por exemplo, mostra porque Forza Horizon se tornou tão grande quanto é hoje: copiando recursos consagrados de outros games e tornando-os ainda melhores, principalmente da franquia Test Drive.
Este outro mostra porque FH4 é ainda mais inspirado em TDU. Mesmo triste com o fim da franquia, fico feliz por perceber que grande parte do jogo ainda vive na Horizon, e espero que a Playground Games continue com esse excelente trabalho.