Vou fazer um mini guia para iniciantes, advindo de um dos melhores jogadores do Forza, F4H Rosso e suas dicas deste post no reddit: (
https://www.reddit.com/r/forza/comments/3lbiqj/f4h_rossos_driving_tips_thread/)
ASSITENCIAS:
ABS: Comece com ON, ABS permite voce freiar apertando totalmente apertando o gatilho sem travar as rodas, mas naturalmente aumenta as distancia para freiar. Com ele OFF, voce tem que controlar o freio, ou seja, apertar o gatilho todo fará com que as rodas travem, aumentando ainda mais a distancia de freio, mas com ele off, quando acostumar a freiar idealmente, verá que a distancia para freiar será bem menor que se fosse ABS.
STM: OFF sempre, sempre sempre. Por experiência própia, nenhuma assistencia é pior que esta!
TCS: Comece com ON, essa assistencia é essencial para iniciantes, permite assim como ABS, que voce aperte o gatilho para acelerar fortemente sem perder a tração das rodas traseiras, mas há uma desvantagem, a saída sua das curvas irá ser com velocidade menor que se este estivesse OFF, mas ao menos sem perigo de rodar por acelerar demais. Com ele OFF você terá que assim como com o freio, modular o quanto voce acelera para nao perder pressão, em compensação quando souber este ponto, sua saída nas curvas será com uma velocidade consideravelmente maior que com ele ON. OBS: Melhor jeito de treinar com ou sem TCS é utilizar um carro de alta potência, classe S pra cima, pois as rotações são muito altas e te permite sentir, entender como funciona os efeitos da aceleração em um carro.
Marcha: Automatico, passa marcha automatica, mas uma observação importante, este é de longe o maior "alterador" do seu tempo nas voltas, o automatico preza por sempre passar marcha assim que chegar um determinado ponto, isto prejudica seu controle de velocidade e aceleração em curvas assim como prejudica para freiar em curvas, e tambem prejudica em ultrapassagens! Apesar de inicialmente ser complicado, minha sugestão é que comece com pelo menos a marcha manual, diminua dificuldade do drivatar, porque vale e muito utilizar uma marcha manual para ganhar tempo. A marcha com embreagem (pessoalmente nem nunca usei, o F4H Rosso utiliza) permite uma troca mais rapida e eficiente das marchas, ganhando um certo tempo de vantagem, mas nem perto da diferença que é o ganho de tempo do automatico para manual.
Linha de frenagem: ON: terá uma linha mostrando o trajeto ideal para maioria dos pilotos e carros, o que pode não ser o melhor para seu carro ou estilo de dirigir. Eu particularmente deixo as linhas só ON apenas para frenagem, só utilizo mesmo como base até se acostumar com todas pistas. É uma questão mais pessoal do que fazer diferença para o piloto estas linhas.
Esterçamento: Isto é um ponto muitas vezes discutido, nenhuma das duas soluções permite voce ganhar tempo, há pessoas que acham que simulação voce ganha tempo, o que nao é verdade! Colocar isto no NORMAL permitirá você dirigir mais facilmente, o jogo elimina um pouco das perdas de traçoes. Colocar no SIMULADO faz com que alguns efeitos como o oversteer (quando seu carro escapa a traseira e voce roda numa curva é um exemplo clássico de oversteer) sejam mais fáceis de serem sentidos. Particularmente uso SIMULADO pois sinto bem melhor o carro e tem noçao melhor do que estou fazendo, enquanto o NORMAL te permite arriscar muito e as vezes nao perceber o que voce esta fazendo de errado.
OPÇÕES AVANÇADAS DO CONTROLE:
Acesse o menu OPÇÕES e localize e acesse CONTROLE / VOLANTE
Acessando CONTROLE / VOLANTE,
aperte X para acessar o menu AVANÇADO:
Coloque todas deadzones para 0 dentro e 100 para fora, com exceção da deadzone de esterçamento, ela coloque 5 para dentro e 100 para fora. (mais tarde atualizarei com uma foto do meu controle). Isto permitirá você ter melhor controle do freio, aceleração e dirigibilidade com um controle.
NOÇÕES BÁSICAS DE CURVAS:
Tente fazer as curvas parecido com o traçado verde, consiste em fazer curvas tendo um angulo definido de curva, ou seja, voce nao precisa nem aumentar nem diminuir o tanto que vira para fazer aquela curva, um bom modo eu acho de entender e treinar fazer curvas assim são as pistas da indy e daytona ovais.
Curvas mais fechadas, tente manter o mesmo estilo, só que pelo fato de serem fechadas você deve abrir mais a curva e faze-la com um angulo fixo maior, como abaixo demonstra:
Duas curvas seguidas tanto faz o lado:
Espero que isso ae ajude a galera e bom jogo