Tópico Oficial Games Optimized for Xbox Series X|S: já tava bom, agora parece que melhorou!

thehunter

Guerreiro
Setembro 24, 2020
1,020
714
Sistema Solar
Não é bem assim, com selo você tem a certeza que ele não tá rodando a mesma versão do console anterior
Perguntei isso porque no PS4 pro, no One X, todos estão rodando a 60fps, e no Series S tá 30fps, o jogo acabou de lançar pqp, achei que a partir de agora os novos lançamentos já viriam otimizados já no primeiro dia, pelo visto não
Caramba, achei que já podiam pelo menos colocar fps destravado no series S, faz sentido não, mesmo sendo devkit antigo, foda... '-'
 

Samuel DW

Jogador
PXB Gold
Maio 25, 2008
1,441
1,981
Irlanda
Pra quem curte multiplayer online, mesmo que de forma casual, vale notar que quanto mais "ruim" voce é, mais voce é beneficiado pelo framerate maior(Aparentemente porque pro-players ja desenvolveram um certo "instinto" pra compensar)


Conclusao a partir dos 30min

Um outro exemplo(anedotico): sempre fui jogador de console, mas atualmente, um amigo me emprestou um PC com GT1080 e monitor 144hz.

Sempre jogo o Warzone em duos com o mesmo amigo.

Quando jogo no One X, na maior parte das partidas eu fico com umas 2 kills.
Quando jogo no PC (Usando o controle do One e a uns 60-70FPS) subo pra 4-6 kills.

Nao sao lobbies mais faceis, porque meu amigo mantem sempre a mesma media.


Caramba, a diferenca no SeX a 120FPS foi maior do que o esperada. Jogando duos, com o mesmo amigo, com o mesmo controle, tive de 5 a 10 kills ao inves das 0-4 que costumava ter One X
 

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,911
51,196
Assistindo ao vídeo do Digital Foundry abaixo, em que entrevistam um engenheiro e co-fundador do Moon Studios, na parte que falam de 4K 120 fps, achei interessante o seguinte: o John comenta que ele sente uma perda na qualidade do movimento das cenas entre monitores CRT e LCD, em que a LCD parece dar um aspecto mais borrado. Jogando 4K 120 fps, ele percebeu que essa desvantagem da tecnologia LCD aparentemente some.




No vídeo o dev comenta que comeram o pão que o diabo amassou para fazer o jogo rodar no Switch, mas em compensação, as ferramentas que eles criaram para ajustar o jogo a um hardware tão fraco tornaram uma delícia fazer a versão do Xbox Series, pois ao invés de focar em "tentar fazer rodar sem estragar o jogo", passou a "até onde a gente pode deixar isso mais maravilhoso do que era?"
 

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,911
51,196
Outro ponto que o dev levanta no vídeo acima é sobre a resolução dinâmica.
Embora seja uma coisa muito interessante, o DRS (dynamic resolution scale) pode provocar perda de frames, pois ele entra em cena reativamente, ou seja, quando o esforço passa determinado limite estabelecido.
Por esse motivo, os devs podem preferir trabalhar numa resolução de 1080p ao invés de 1440p no Series S, por exemplo, pois isso deixa uma "margem de manobra" em termos de processamento e assim fica mais garantido de evitar as perdas de performance. O DRS poderia garantir a maior resolução possível, porém a transição nem sempre é perfeita e alguns jogos vão sentir mais a variação de performance.
 
Última edição:

Lightwarrior8

Xbox Gamepass , vê se me dá um tempo....
PXB Gold
Fevereiro 9, 2019
8,834
18,345
Juiz de fora
Outro ponto que o dev levanta no vídeo acima é sobre a resolução dinâmica.
Embora seja uma coisa muito interessante, o DRS (dynamic resolution scale) pode provocar perda de frames, pois ele entra em cena reativamente, ou seja, quando o esforço passa determinado limite estabelecido.
Por esse motivo, os devs podem preferir trabalhar numa reolução de 1080p ao invés de 1440p no Series S, por exemplo, pois isso deixa uma "margem de manobra" em termos de processamento e assim fica mais garantido de evitar as perdas de performance. O DRS poderia garantir a maior resolução possível, porém a transição nem sempre é perfeita e alguns jogos vão sentir mais a variação de performance.
Que explicação Top , basicamente isto mata a dúvida de porque não setar a 1440P jogo X ou Y.
Provavelmente quem deve conseguir trabalhar neste target , serão os estúdios mais competentes (CDPR/Coalition/Rockstar) e a maioria dos First party.
 

Davimm

Guerreiro
PXB Gold
Março 20, 2017
184
316
Jaú/SP
Pena que 1440p pra 1080p já daria uma boa diferença.

1080p perfeitamente jogável, mas 1440p ajudaria bastante na "nitidez".

Mas vamos ver os proximos jogos, next gen, feitos com base somente nos novos hardwares.
 

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,911
51,196
Pena que 1440p pra 1080p já daria uma boa diferença.

1080p perfeitamente jogável, mas 1440p ajudaria bastante na "nitidez".

Mas vamos ver os proximos jogos, next gen, feitos com base somente nos novos hardwares.

Cada jogo tem suas características e dificuldades pra mudar alguma configuração gráfica.
Analogia: Imagine que tem duas casas diferentes (jogos) em construção, e de repente as duas ganham um reforço de orçamento, no mesmo valor em reais (mais teraflops e processamento de CPU) para as duas casas.
Uma casa trocou o material das janelas e portas por algo de maior qualidade. A outra casa tinha MUITO mais janelas e portas e o mesmo orçamento não daria pra trocar tudo, então ela trocou o tipo de piso.

Mesmo o exemplo acima do Ori, se o estúdio não tivesse "quebrado" o cenário do jogo em vários layers de resolução, não daria para eles atingirem o resultado que atingiram. Só que essa solução se aplica muito bem a um jogo como é o Ori, não é uma solução universal.
 
  • Curtir
Reações: Davimm e thehunter
Agosto 26, 2014
2,913
3,935
Rio de Janeiro
Tomara que não aumente no XSS, se não já vai cortar os olhos kkk pq o jogo já tinha bastante serrilhado aqui no XSS
?????
Ainda não baixei o Destiny. Estou curioso com essa atualização.
Mas, tô muito ocupado com o FIFA 21 do Series (que está muito bom) e com os testes do Xcloud (que merece uma avaliação com mais detalhes no tópico dedicado).
Porém, o Halo genérico permanece na minha lista.
 

Renolt

Novato
Janeiro 10, 2011
781
459
Fortaleza - CE
Baixei ontem quase 5GB, quando eu chegar em casa vou testar, hoje também sai o novo Rocket Pass, VEM LOGO 20H

já estou prevendo que não vou perceber a mudança pra 120fps
Testei aqui... No SS. Olha, não gostei a primeiro momento. Modo Qualidade não tem "qualidade". Sinceramente, a versão não otimizada era melhor... Sério mesmo. Ai você pega um FH4, 60fps, mundo aberto, rodando liso e bonito... em comparação ao rocket league, em uma arena no máximo 4x4, com o "modo qualidade".
Na primeira inicialização, já estava no modo DESEMPENHO, que é bem horripilante, kkkk... O interessante que minha TV não suporta 120fps! Então, é um erro do jogo permitir isso. Dá para você alternar entre Desempenho e qualidade durante a partida e, óbvio, em se tratando de frame rate o modo desempenho fica pior que o modo qualidade na minha tv.
-----
Ao que parece, focaram na mudança de temporada. Vamos ver.
 
  • Curtir
Reações: OFalasque

Davimm

Guerreiro
PXB Gold
Março 20, 2017
184
316
Jaú/SP
?????
Ainda não baixei o Destiny. Estou curioso com essa atualização.
Mas, tô muito ocupado com o FIFA 21 do Series (que está muito bom) e com os testes do Xcloud (que merece uma avaliação com mais detalhes no tópico dedicado).
Porém, o Halo genérico permanece na minha lista.


Acredito que a versão do XSS deve estar igual.. as mudanças maiores devem ser na do XSX.
 

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)