Golpe na PSN BR

blimbou

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Belém, Pará
Olá galera,

hoje de manhã quando acordei para a minha surpresa tinha um alerta de sms do meu cartão de crédito informado que foram gastos R$750 na Playstation Network às 5:30, como nessa hora eu ainda estava dormindo não deu pra agir rápido. Só vim ver a mensagem as 8 :30 . Eu acessei o meu email e tinha as mensagens de confirmação de adição de R$750 na carteira da psn e outro email informando que o email relacionado à conta foi ALTERADO. Caraca, não sabia que esse tipo de alteração era possível. Então, implica que qualquer pode roubar sua conta assim facilmente.
Eu consegui alertar a companhia de cartão de crédito, eles emitiram um alerta e segundo a atendente o banco que irá cobrar pela PSN o valor do golpe irá estornar.
Amanhã, tentarei entrar em contato com o suporte da sony Br para saber se é possível revogar essas alterações ou pelo menos barrar com que o bandido faça uso da minha conta (felizmente, a conta que mais tenho jogos é a americana).
Conselho de amigo, mude agora mesmo a sua senha da psn e não deixe o seu cartão salvo. Erro primário meu ter esquecido os dados do cartão salvo, mas por sorte o credicard emite o alerta de compra em tempo real.

fica a dica para os demais
 

blimbou

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Belém, Pará
Ativou o a senha em duas etapa?
cara, eu só recebi as mensagens de "adição de fundos à carteira" e "mudança de email relacionado à ID".
Se o cara fez, foi por força bruta ou já tinha descoberto de alguma forma.
Felizmente foi a minha conta Br que não tinha tantos jogos como a minha americana. Mas pegou uns jogos e uns 6 meses restantes de Plus.
Pelo menos o credicard garantiu que não pagarei nada, o foda é a PSN ter essa opção super frágil de mudar tranquilamente o email relacionado à conta.
 
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HelderSR

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cara, eu só recebi as mensagens de "adição de fundos à carteira" e "mudança de email relacionado à ID".
Se o cara fez, foi por força bruta ou já tinha descoberto de alguma forma.
Felizmente foi a minha conta Br que não tinha tantos jogos como a minha americana. Mas pegou uns jogos e uns 6 meses restantes de Plus.
Pelo menos o credicard garantiu que não pagarei nada, o foda é a PSN ter essa opção super frágil de mudar tranquilamente o email relacionado à conta.
É que com a senha em duas etapas ativada, tudo que for fazer vai pedir código que você recebe no celular. Então se o cara fosse acessar,.comprar ou alterar primeiro teria que digitar um código que você receberia no seu celular. Ajuda muito, eu sempre ativo segunda etapa em tudo.
 
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blimbou

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Belém, Pará
ah isso pra mim é novidade, em se tratando de PS e app, nunca busquei ver as funcionalidades. A única vez que testei era tudo muito basico, aí nem me interessei. Também tem o agravante do PS não ser o meu console principal. Mas de qualquer forma é um prejuízo e um sistema de segurança muito frágil
 
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ronabs

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Sempre que um serviço possibilitar, ainda mais quando envolve informações de pagamento como cartão de crédito, ative a verificação em duas etapas. Assim, caso seu email/senha caia em alguma lista de informações vazadas, ainda será preciso um passo extra pra ter acesso à conta. Da mesma forma que foi na PSN, poderia ser na Live, na Steam, etc.

Na PSN - account.sonyentertainmentnetwork.com, vá no ícone "segurança"
Na Xbox Live - account.microsoft.com/security, vá em "mais opções de segurança", vai pedir pra baixar o app Microsoft Authenticator
Na Steam - store.steampowered.com/account, lá em "segurança da conta", vai pedir pra baixar o app Steam Guard

Sobre o estorno, você receberá o dinheiro de volta numa boa por conta do banco/operadora, mas já vi relatos da Sony encrencando com pessoas que passaram pelo mesmo problema e tomaram como primeira atitude o cancelamento da compra via operadora. Por algum motivo, ela interpreta isso como tentativa de fraude (como se você estivesse tentando aplicar um golpe, sabe) e acarreta no banimento da conta. Tomara que não aconteça contigo.
 
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HelderSR

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ah isso pra mim é novidade, em se tratando de PS e app, nunca busquei ver as funcionalidades. A única vez que testei era tudo muito basico, aí nem me interessei. Também tem o agravante do PS não ser o meu console principal. Mas de qualquer forma é um prejuízo e um sistema de segurança muito frágil
Uso na Live , Gmail, PSN, Mercado Livre e outros sistemas. Sempre que dão opção por duas etapas eu ativo. Aconselho ativar em tudo que tiver cadastro e for possível duas etapas.
 
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blimbou

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Belém, Pará
Uso na Live , Gmail, PSN, Mercado Livre e outros sistemas. Sempre que dão opção por duas etapas eu ativo. Aconselho ativar em tudo que tiver cadastro e for possível duas etapas.
Eu recebi o email de alerta "seu email foi alterado". Aí na opção "caso não tenha sido voce acesse o link", aí pra variar vemos a excelência da Sony , o link redireciona para um site bosta com orientações falando para eu telefornar para determinados números (seg. a sexta das 10 até 18Hs). Ou seja, não adiantou
 

blimbou

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Sempre que um serviço possibilitar, ainda mais quando envolve informações de pagamento como cartão de crédito, ative a verificação em duas etapas. Assim, caso seu email/senha caia em alguma lista de informações vazadas, ainda será preciso um passo extra pra ter acesso à conta. Da mesma forma que foi na PSN, poderia ser na Live, na Steam, etc.

Na PSN - id.sonyentertainmentnetwork.com, vá no ícone "segurança"
Na Xbox Live - account.microsoft.com/security, vá em "mais opções de segurança"
Na Steam - store.steampowered.com/account, lá em "segurança da conta", vai pedir pra baixar o app Steam Guard

Sobre o estorno, você receberá o dinheiro de volta numa boa por conta do banco/operadora, mas já vi relatos da Sony encrencando com pessoas que passaram pelo mesmo problema e tomaram como primeira atitude o cancelamento da compra via operadora. Por algum motivo, ela interpreta isso como tentativa de fraude (como se você estivesse tentando aplicar um golpe, sabe) e acarreta no banimento da conta. Tomara que não aconteça contigo.
O link para sony que você postou não tá funcionando.
Se eles banirem a conta estarão fazendo um favor, pq o cara simplesmente desvinculou o meu email da conta e provavelmente já deve ter mudado a id (se a Sony tem expertise suficiente pra rastrear e revogar tudo, aí já acho bem difícil).
Se eles querem ser fdp, vão se dar mal, pois tenho essa conta Br desde 2011. Não tinha tantos jogos, mas tenho um histórico idôneo.
A atendente do credicard me deu 100% de garantia que não serei cobrado. O alerta foi emitido há tempo.
 

ronabs

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O link para sony que você postou não tá funcionando.
Se eles banirem a conta estarão fazendo um favor, pq o cara simplesmente desvinculou o meu email da conta e provavelmente já deve ter mudado a id (se a Sony tem expertise suficiente pra rastrear e revogar tudo, aí já acho bem difícil).
Se eles querem ser fdp, vão se dar mal, pois tenho essa conta Br desde 2011. Não tinha tantos jogos, mas tenho um histórico idôneo.
A atendente do credicard me deu 100% de garantia que não serei cobrado. O alerta foi emitido há tempo.
Corrigi, é "account" e não "id".

O único empecilho é mesmo o perigo de perder a conta, nesses casos a Sony é bem xucra e não dá muita margem e oportunidade pra pessoa explicar o seu lado e se defender. Como tu comentou que não era uma conta com tanta coisa, menos mal, mas mesmo assim é foda ver alguns conteúdos indo embora do nada. É uma área que ela precisa melhorar urgente.
 
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xJohnKennedy

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Dependendo do valor total de produtos associados a conta vale à pena um processinho maroto. Além disso existem certos procedimentos que deveriam ser tomados e não o são, tais como uma confirmação obrigatória em email ou celular para procedimentos acima de determinado valor.
 

SouzaRJ

Acho que to ficando velho
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Se banirem a sua conta, processe eles.

Simples assim.

Ta certo que é parte da responsabilidade do usuário proteger sua conta com tudo que a empresa oferece para isso (verificação de dua etapas, por exemplo), porém você tomou atitude mais sensata com o fato occorrido, que é surtar a compra.

Foda-se que a política interna deles é contra isso... tá lá no extrato e não foi você que comprou, tem que cancelar.

Nos mantenha atualizados sobre o assunto e boa sorte.
 

blimbou

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Você tem cadastro no myPST? Porque aconteceu um ataque no portal deles e vazou dados de usuários.

Os administradores informaram que as senhas vazaram mas são criptografadas, mas nunca se sabe né! :/
Então, soube há pouco por um amigo desse episódio do MYPST. A minha conta Br era bem antiga lá, certamente a cagada aconteceu lá.
A conta ficou caducando lá naquele ranking.
 
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blimbou

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Galera,

eu recebi hoje o sms de alerta da operadora de cartão que o EBANX ESTORNOU o valor de R$750 que havia sido adicionado à carteira do salafrário.
Dos males o menor, agora vou tentar entrar em conta com o suporte da Sony para ver se consigo recuperar a minha conta de volta, haja vista que o hacker alterou o email relacionado à ela, o que me impede de redefinir a senha. Acredito que ele possa ter mudando a minha PSN ID também.
 

blimbou

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Corrigi, é "account" e não "id".

O único empecilho é mesmo o perigo de perder a conta, nesses casos a Sony é bem xucra e não dá muita margem e oportunidade pra pessoa explicar o seu lado e se defender. Como tu comentou que não era uma conta com tanta coisa, menos mal, mas mesmo assim é foda ver alguns conteúdos indo embora do nada. É uma área que ela precisa melhorar urgente.
Então, eu acabei redigindo "id" porque no email que recebi da sony ela mesma tratava como ID.
Quem melhor do que a própria sony para definir as coisas? :laughing:
 

IronLexPM

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Barbacena
Graças a Deus até o. Presente momento tudo normal com a minha conta, mas pra evitar até atualizei a minha senha. Verificação em duas etapas já está ativada, mas mesmo assim, não arrisco.

O ruim dessa era digital é isso, perdeu a conta vc fica sem nada. Outra coisa chata é qdo vc perde o celular e tá ativada a verificação em duas etapas... Já perdi uma conta nessa aí, graças a Deus era um conta secundária USA com poucos jogos.
 

blimbou

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Belém, Pará
Salve galera,

eu uma thread do fórum Mypst sobre o ataque que eles sofreram descobri que o meu caso não tem correlação com a bronca deles.
Um usuário lá no facebook me falou que tem havido relatos de gente que teve 750$ adicionados à carteira e email da conta alterado.
Inclusive, achei uma postagem no reclameaqui de janeiro deste ano reportando a MESMA situação.
Pra finalizar, entrei em contato com o suporte da sony e eles vão enviar um email para que eu possa reaver a minha conta.
Felizmente, um final tranquilo, pena que isso custou o bloqueio temporário do meu cartão e tô refém do cartão da minha esposa.

até mais
 

dezenove

Novato
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909
Após seu relato, até entrei na minha conta na PSN para verificar se tenho cartão cadastrado lá.
Pois eu vendi o PS4 e nunca mais entrei.
Mas ainda bem que eu acabei removendo o cartão quando vendi, menos mal, apesar de também utilizar a confirmação de duas etapas.

Mas que bom que no final tudo se resolveu, porque realmente da um desanima ver seu suado dinheiro ser alvo de golpes.

No Xbox preciso começar a tomar essa atitude também de não deixar cartão salvo lá.
 
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SouzaRJ

Acho que to ficando velho
PXB Gold
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Nova Iguaçu - RJ
No Xbox preciso começar a tomar essa atitude também de não deixar cartão salvo lá.
Tomei o leve trabalho de memorizar o número do CC para não deixar salvo em local algum... exceto para sites de pagamento recorrente, onde não tem para onde correr.

Não que deva ajudar em muita coisa, mas diminui minha sensação de vulnerabilidade hahahaha.