Recentemente, no podcast oficial da Epic, saíram mais algumas novidades quanto ao multiplayer do Gears of War Judgment. Pra quem quiser ver um vídeo:
[youtube]6TxQ82wYEeg[/youtube]
Pra quem prefere em texto:
O podcast teve como convidado Jim Brown, Lead Level Designer do Gears Judgment. Ele falou que no lançamento do Judgment só haverá 4 modos multiplayer: Free-For-All, Overrun, Team Deathmatch (Mata-Mata) e Domination. Nada impede que venham novos modos via DLC, mas no lançamento é só isso mesmo.
O Free-For-All, basicamente, são 10 jogadores jogando sozinhos (não há times) e ganha quem atingir primeiro um valor determinado de kills (nos vídeos oficiais é 25 kills). O Overrun é aquela fusão entre os modos horda e besta em que o objetivo é defender o gerador por mais tempo, caso você esteja no time dos COGs, ou destruir esse mesmo gerador o mais rápido possível, caso você seja Locust.
O Mata-Mata, apesar de ser um conhecido da maioria (afinal de contas, esse ainda é o modo mais jogado do Gears 3), vai sofrer algumas mudanças. Apesar do objetivo ainda ser matar mais, não vai haver aquele momento em que as regenerações vão acabar. Agora, os respawns de ambos os times serão infinitos. Por um lado, isso é bem interessante porque equilibra o jogo quando se está nos momentos finais do jogo. Não mais vai haver aquela situação em que você está sozinho contra 2 ou três caras do outro time. Mas, essencialmente, isso acaba com o Clutch. O Clutch, pra quem não sabe, é quando você, sozinho no fim do jogo, ganha a partida contra 3 ou mais caras do outro time. Esse momento sempre foi bastante valorizado entre os jogadores do Gears, especialmente por envolver bastante habilidade do sobrevivente.
Às vezes também acontecia de um time ficar com 5 jogadores e o outro com 3 ou menos e a partida ficar totalmente trancada. Afinal de contas, os 5 não precisam avançar pra ganhar, basta o tempo acabar, enquanto os 3, além de estarem com uma desvantagem de kills, estão em desvantagem numérica. Talvez estejamos perdendo um pouco da essência do Gears em favor de uma jogabilidade mais dinâmica (ou frenética, ou exagerada, como queiram).
O Domination funciona mais ou menos como o modo Rei do Pedaço, em que 3 círculos estarão simultaneamente presentes e ganha o time que conseguir manter mais círculos por mais tempo sob seu domínio (mais círculos = mais pontos, como era em RDP). Eu acho uma pena que não exista mais o modo RDP porque ele é um dos meus modos preferidos. Mas, em todo caso, o Jim Brown afirmou que ele é o modo mais intenso e balanceado do jogo.
Quatro modos pode parecer pouco, mas deve ajudar a concentrar a população de jogadores, que nunca foi lá muito grande. E a maioria joga só um ou dois modos com frequência, mesmo. Há um rumor de que pode sair um modo "Search & Destroy", mas somente via DLC.
É esperar pra ver. (essa frase define bem esse próximo jogo)
[youtube]6TxQ82wYEeg[/youtube]
Pra quem prefere em texto:
O podcast teve como convidado Jim Brown, Lead Level Designer do Gears Judgment. Ele falou que no lançamento do Judgment só haverá 4 modos multiplayer: Free-For-All, Overrun, Team Deathmatch (Mata-Mata) e Domination. Nada impede que venham novos modos via DLC, mas no lançamento é só isso mesmo.
O Free-For-All, basicamente, são 10 jogadores jogando sozinhos (não há times) e ganha quem atingir primeiro um valor determinado de kills (nos vídeos oficiais é 25 kills). O Overrun é aquela fusão entre os modos horda e besta em que o objetivo é defender o gerador por mais tempo, caso você esteja no time dos COGs, ou destruir esse mesmo gerador o mais rápido possível, caso você seja Locust.
O Mata-Mata, apesar de ser um conhecido da maioria (afinal de contas, esse ainda é o modo mais jogado do Gears 3), vai sofrer algumas mudanças. Apesar do objetivo ainda ser matar mais, não vai haver aquele momento em que as regenerações vão acabar. Agora, os respawns de ambos os times serão infinitos. Por um lado, isso é bem interessante porque equilibra o jogo quando se está nos momentos finais do jogo. Não mais vai haver aquela situação em que você está sozinho contra 2 ou três caras do outro time. Mas, essencialmente, isso acaba com o Clutch. O Clutch, pra quem não sabe, é quando você, sozinho no fim do jogo, ganha a partida contra 3 ou mais caras do outro time. Esse momento sempre foi bastante valorizado entre os jogadores do Gears, especialmente por envolver bastante habilidade do sobrevivente.
Às vezes também acontecia de um time ficar com 5 jogadores e o outro com 3 ou menos e a partida ficar totalmente trancada. Afinal de contas, os 5 não precisam avançar pra ganhar, basta o tempo acabar, enquanto os 3, além de estarem com uma desvantagem de kills, estão em desvantagem numérica. Talvez estejamos perdendo um pouco da essência do Gears em favor de uma jogabilidade mais dinâmica (ou frenética, ou exagerada, como queiram).
O Domination funciona mais ou menos como o modo Rei do Pedaço, em que 3 círculos estarão simultaneamente presentes e ganha o time que conseguir manter mais círculos por mais tempo sob seu domínio (mais círculos = mais pontos, como era em RDP). Eu acho uma pena que não exista mais o modo RDP porque ele é um dos meus modos preferidos. Mas, em todo caso, o Jim Brown afirmou que ele é o modo mais intenso e balanceado do jogo.
Quatro modos pode parecer pouco, mas deve ajudar a concentrar a população de jogadores, que nunca foi lá muito grande. E a maioria joga só um ou dois modos com frequência, mesmo. Há um rumor de que pode sair um modo "Search & Destroy", mas somente via DLC.
É esperar pra ver. (essa frase define bem esse próximo jogo)