Saindo um pouco do assunto de Xbox, queria compartilhar minha visão com quem também joga GTA Online a respeito do jogo em questão já que ele entrou no Game Pass recentemente. Normalmente eu sou bem tranquilo quando vou analisar um jogo, pouquíssimos jogos eu crítico a ponto de dizer "isso é injogavel" ou "passem longe", só que é claro que uma vez ou outra você vai acabar jogando um que não vai cair no seu agrado, pois bem.. então aonde eu quero chegar com isso? quer dizer que o GTA Online é detestável e ruim e você está analisando um jogo de 2013? Não é bem o que parece, pois o intuito é querer tentar apresentar os rumos que o jogo levou e quanto ele pode ter impactado a Rockstar também.
Eu comecei a jogar GTA Online quando foi liberado seus servidores na época do Xbox 360 lá em 2013, o jogo sempre me prendeu com suas missões bem elaboradas que nós podíamos fazer em cooperativo e o modo que eu mais gostava que era o sobrevivência, era bem divertido com amigos. Depois de um tempo fiquei sem jogar pois eu estava fazendo a transição para a nova geração no Xbox One, recomprei ele no Xbox One e terminei a campanha, sem entrar no modo online, isso em 2017.
Depois resolvi voltar a jogar o modo online novamente ano passado, acontece que, nesse período que fiquei afastado, muitas atualizações foram lançadas ao jogo, e pois bem, a pergunta que faço é - o que fizeram com ele? Sério, eu adoro os jogos da Rockstar, gosto muito das suas franquias, Red Dead Redemption, Bully e principalmente GTA, mas o que eles fizeram com o GTA Online é algo totalmente fora da curva. Eu não quero parecer chato e o estraga prazeres dizendo que armas futurísticas e carros, barcos e motos voadoras são ruins, só que o problema é que o jogo ficou quase que um ""Pay To Win"" e se transformou num, pasmem, Saints Row.
Não, o jogo não é Pay To Win, só que você se você começar um mata-mata em equipe por exemplo com seu próprio arsenal contra um jogador que acabou de começar a jogar, ter essas armas e carros que soltam lasers, mísseis teleguiados, metralhadoras e que ainda por cima voam, fazem você pensar se realmente as microtransações no jogo foram algo positivo para os jogadores, para a Rockstar foi sem sombra de duvidas. Eu não sei se ainda eles removeram uma função, mas existe um Laser Orbital que se você ativar no seu Bunker, TODOS que estiverem na sessão do jogo são mortos, isso foi a gota da água pra mim perceber o que o jogo se tornou.
Segunda algumas informações de insiders da Rockstar, eles tinham planos em lançar DLCs para o modo história do jogo, no entanto, com o sucesso do GTA Online eles acabaram readaptando o conteúdo que iriam lançar na campanha, para o modo online. Então você deve pensar "nossa eles estão errados por fazer isso", não necessariamente, pode até ser, mas por mais que eu preferisse e muitos jogadores também que eles lançassem DLCs pra campanha do jogo, eles foram surfando na onda, se o público está jogando o online do jogo, não faria sentido eles lançarem na campanha, ainda que a Rockstar sempre fosse forte em criar jogos de narrativa e conquistou seu público fazendo jogos dessa forma.
O problema mesmo não foi eles terem feito isso e sim o rumo que o GTA Online tomou, hoje em dia você entra uma sessão sempre vai se deparar com um jogador com moto voadora, carro voador, barco voador, carro do batman, e o pior é que existem missões preliminares no jogo que te obrigam a você a fazer no mapa enquanto outros jogadores podem interferir nelas, e fora isso grande parte deles tem mísseis teleguiados com metralhadoras nos seus veículos. Pra um jogador que na época luxo era ter um Adder na garagem ver tudo isso acontecer é realmente impressionante. Por mais estranho que possa parecer, até o próprio Saints Row acabou tirando um sarro do jogo, fazendo alusão que muito do que foi adicionado ao GTA Online teve uma clara inspiração no Saints Row.
Então, será que nessa altura do campeonato, já era pra termos um novo GTA? Na minha opinião, a indústria está bem diferente comparado há 10 anos atrás, fazer jogos hoje em dia levam bem mais tempo do que antes, principalmente levando em conta um jogo como GTA ou Red Dead Redemption, eu não sei se o GTA Online influenciou a Rockstar a ponto de deixarem eles na zona de conforto, nessa geração eles só lançaram um jogo novo que foi o Red Dead Redemption 2 e os relançamentos do L.A. Noire e GTA V.
Eu acredito que o GTA Online chegou no seu limite, que não tem mais como adicionar nada, se fizerem isso, vai estragar ainda mais. O jogo continua divertido sim, com suas missões e assaltos pra fazer, mas tomou um rumo completamente diferente daquilo que GTA é conhecido e posso arriscar dizer que as microtransações estragaram e tirou um pouco o brilho do jogo ao longo do anos para aqueles jogadores mais antigos, Los Santos virou quase que uma Night City se bobear. Um vídeo melhor pra representar o que eu disse:
Mas afinal o que vocês acham disso? Você acredita que a Rockstar está certa em ter feito isso?
Eu comecei a jogar GTA Online quando foi liberado seus servidores na época do Xbox 360 lá em 2013, o jogo sempre me prendeu com suas missões bem elaboradas que nós podíamos fazer em cooperativo e o modo que eu mais gostava que era o sobrevivência, era bem divertido com amigos. Depois de um tempo fiquei sem jogar pois eu estava fazendo a transição para a nova geração no Xbox One, recomprei ele no Xbox One e terminei a campanha, sem entrar no modo online, isso em 2017.
Depois resolvi voltar a jogar o modo online novamente ano passado, acontece que, nesse período que fiquei afastado, muitas atualizações foram lançadas ao jogo, e pois bem, a pergunta que faço é - o que fizeram com ele? Sério, eu adoro os jogos da Rockstar, gosto muito das suas franquias, Red Dead Redemption, Bully e principalmente GTA, mas o que eles fizeram com o GTA Online é algo totalmente fora da curva. Eu não quero parecer chato e o estraga prazeres dizendo que armas futurísticas e carros, barcos e motos voadoras são ruins, só que o problema é que o jogo ficou quase que um ""Pay To Win"" e se transformou num, pasmem, Saints Row.
Não, o jogo não é Pay To Win, só que você se você começar um mata-mata em equipe por exemplo com seu próprio arsenal contra um jogador que acabou de começar a jogar, ter essas armas e carros que soltam lasers, mísseis teleguiados, metralhadoras e que ainda por cima voam, fazem você pensar se realmente as microtransações no jogo foram algo positivo para os jogadores, para a Rockstar foi sem sombra de duvidas. Eu não sei se ainda eles removeram uma função, mas existe um Laser Orbital que se você ativar no seu Bunker, TODOS que estiverem na sessão do jogo são mortos, isso foi a gota da água pra mim perceber o que o jogo se tornou.
Segunda algumas informações de insiders da Rockstar, eles tinham planos em lançar DLCs para o modo história do jogo, no entanto, com o sucesso do GTA Online eles acabaram readaptando o conteúdo que iriam lançar na campanha, para o modo online. Então você deve pensar "nossa eles estão errados por fazer isso", não necessariamente, pode até ser, mas por mais que eu preferisse e muitos jogadores também que eles lançassem DLCs pra campanha do jogo, eles foram surfando na onda, se o público está jogando o online do jogo, não faria sentido eles lançarem na campanha, ainda que a Rockstar sempre fosse forte em criar jogos de narrativa e conquistou seu público fazendo jogos dessa forma.
GTA V Single-Player DLC Was Adapted Into GTA Online, Dataminers Claim
In the six years since its release, Rockstar’s GTA V has become one of the most successful video games of all time, with an online mode that continues to make buckets of money thanks to regular updates. As of May 2019, the open world crime sim shifted an eye-watering 110 million copies...
www.unilad.co.uk
Então, será que nessa altura do campeonato, já era pra termos um novo GTA? Na minha opinião, a indústria está bem diferente comparado há 10 anos atrás, fazer jogos hoje em dia levam bem mais tempo do que antes, principalmente levando em conta um jogo como GTA ou Red Dead Redemption, eu não sei se o GTA Online influenciou a Rockstar a ponto de deixarem eles na zona de conforto, nessa geração eles só lançaram um jogo novo que foi o Red Dead Redemption 2 e os relançamentos do L.A. Noire e GTA V.
Eu acredito que o GTA Online chegou no seu limite, que não tem mais como adicionar nada, se fizerem isso, vai estragar ainda mais. O jogo continua divertido sim, com suas missões e assaltos pra fazer, mas tomou um rumo completamente diferente daquilo que GTA é conhecido e posso arriscar dizer que as microtransações estragaram e tirou um pouco o brilho do jogo ao longo do anos para aqueles jogadores mais antigos, Los Santos virou quase que uma Night City se bobear. Um vídeo melhor pra representar o que eu disse:
Mas afinal o que vocês acham disso? Você acredita que a Rockstar está certa em ter feito isso?
Última edição: