@IronLexPM, acho o mesmo dos veículos, demora de pegar o jeito, se fossem mexer na mecânica do jogo, esse poderia ser um ponto de partida.
Senti o mesmo com relação a Halo 4, na primeira vez fiquei perdido na história. Foi uma decisão de design. Se fosse relatar o que aconteceu nos 4 anos entre Halo 3 e Halo 4, talvez tivessem de fazer mais uns 50 min. de CG in game, intercalando entre os capítulos. Algumas coisas estão resumidas nos terminais em em diálogos rápidos entre os momentos de ação.
Como estava perdido, busquei nas "----pedias" da internet o que tinha acontecido durante o período em que John-117 esteve em estado criogênico, e descobri que nesse período saíram algo próximo de 8 a 10 livros, contando coisas como a batalha final na Ark que pôs fim à Guerra, a paz instável na Galáxia, as últimas missões que revelam mais das motivações dos protagonitas de Halo 4 e 5, como o Blue Team (com o qual jogaremos em Halo 5), o sargento Edward Buck (que estará no Fireteam SPARTAN-IV Osiris), comandane Sarah Palmer, as motivaçõs das facções Sangheili e dos Forerunners etc.
Como percebo que no meio dos gamers hardcore, o lore é bem valorizado, a 343i seguiu o legado da Bungie e alimentou isso fortemente. Vejo muita gente elogiando que jogos como a série Souls e alguns RPGs são bons por conta disso. Então imagino que a MS está investindo nesse filão, agradando não somente aos fãs da mecânicas do jogo (com MP bem elaborado e mais variado agora) e aos amantes de histórias bem contadas.
Vamos ver se no Halo 5 eles contam mais da história in game (prometem 16 h de gameplay - em que dificuldade?
), mas pelo visto muta coisa aconteceu entre Halo 4 / Halo: Spartan Ops e Halo 5. Então não será vida fácil para quem quer entender a história. kkk