Não adianta muito insistir, mais negócio deixar o pessoal viajar. Sempre vai ter essa fantasia que a empresa vai "largar o jogo na mão" de determinado estúdio e tudo vai melhorar. Vale tudo na imaginação.Algo que já comentamos aqui: Esqueçam a ideia de outra dev ficar com Halo.
Mas sim, o mais próximo da realidade é mudar O estúdio, e não mudar DE estúdio.
Com o aumento do número de estúdios no grupo, aumentam as chances de troca de experiências, de observações de longo prazo sobre o que dá certo e que não dá... Porém há estilos variados de jogos no XGS, e o caminho pra fazer um excelente RPG provavelmente não ajuda a definir como manter um live service de FPS abastecido de conteúdo, por exemplo, se os principais modelos no mercado estão em empresas de fora. Infelizmente tem caminhos que a 343i vai precisar trilhar "sozinha" ou quase isso.
As mudanças vão acontecer de uma forma ou de outra, pelo simples fato de que já tem um movimento de gente saindo. Pode ser gente "ruim", gente boa que não aguenta mais, mas a estrutura está mudando (na marra por ação das pessoas que saem) e chega uma hora que a própria estrutura hierárquica superior ou se obriga a mudar algumas formas de trabalho ou pede o boné e sai por exaustão. Às vezes a liderança até tem vontade de ir embora, mas não quer ser taxada de covarde por fugir dos problemas. Cabe então ao superior achar uma forma digna da pessoa se retirar. Problema é que a 343i hoje é um moedor de carne profissional. Enquanto alguns só desejam ter a satisfação pessoal de ver a pessoa X ser demitida, quem de fato está lá sofrendo as consequências das decisões precisa achar alguém pra por no lugar primeiro, e não creio que esteja chovendo opções qualificadas. "Põe qualquer um, vai ser melhor". Ahãm, senta lá, Cláudia.