Hideo Kojima: 'Jogos grandes e longos serão uma coisa do passado'

Schwarzz

Guerreiro
Fevereiro 18, 2008
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Gente, tem que parar de usar a Ubisoft como critério pras coisas senão vocês desistem de jogos pra sempre. Open world, jogo longo, jogo histórico, jogo de corrida, o que seja, não estão mortos só porque a Ubisoft é uma dev ruim e preguiçosa e fez jogos ruins e preguiçosos dos mesmos. É culpa da Ubisoft, não dos gêneros em questão.

Mas essa vibe open world encher linguiça pegou muito forte no começo da geração.

Felizmente diminuiu um pouco, mas esse ano a gente já teve Mirror's Edge enchendo linguiça com open world.

O jogo só perdeu tentando ser "Maior"
 

Final

Guerreiro
Julho 26, 2015
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brasil
Mas essa vibe open world encher linguiça pegou muito forte no começo da geração.

Felizmente diminuiu um pouco, mas esse ano a gente já teve Mirror's Edge enchendo linguiça com open world.

O jogo só perdeu tentando ser "Maior"

Perdeu nada, conseguiram a façanha de tirar dinheiro do bolso do nosso amigo @ronabs que faz 1 pre compra a cada 3 anos.
 

Will_Bravo7

Novato
Junho 16, 2014
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FELIZMENTE não vi (pela minha opinião e gosto pessoal) nenhum jogo bom no formato episódios, e tão pouco acho que estamos sendo inundados de jogos cumpridos e sem sentido. Pelo contrário, essa inundação de jogos cretinos sempre existiu, mas nunca percebe, analisando pelo meu gosto pessoal, estes jogos agredindo os jogos verdadeiramente bons, é como Batman VS Superman comparado com Senhor dos Anéis, que achou o filme do Batman suuuper chatoooo apesar de legal pode concordar, toda e qualquer franquia pode acabar passando por momentos ruins, o Need For Speed por exemplo.....
Mas GTA ta ai! com uma puta história!
Muitos jogos com histórias incríveis estão sendo relançados, porque? kkk são jogos bons, na questão geral.
Veja o jogo RYSE!, 7 horinhas de jogo no mais HARD na dificuldade SON Of ROME (que só abre depois de virar no difícil), é claro que não paguei 200 pratas nele, paguei 50. Mas apesar de curto achei o GAME sensacional, não enrola, é lindo, a história tem começo, meio e fim, jogabilidade contextual coisa que eu gosto muito. Um jogo perfeito para sair um RYSE 2. A industria do cinema ta se perdendo nesse sentido de ir em direção as séries e acabar deixando os filmes chatos e mal caprichados, de repente o Kujima kkkk ta se apoiando nisso para tecer sua visão do futuro, não sei...
Porém é como eu disse, Matrix sempre vai ser Matrix, Blade sempre vai ser Blade, Halo, GTA, God of War, Medalha de Honra.... sempre vão ser jogos incríveis assim como Super Mario e tudo mais, porém a forma de curtir um filme é diferente da forma de curtir um jogo, o cinema você apenas assiste e infelizmente as TELENOVELAS (série é uma novela né, vamos combinar.. kkkk) influenciam no modo como você curte aquele material, tem episódios eu eu olho e vou tomar banho de tão chatos que tão só fico ouvindo...
Jogo não, o jogo é diferente, tem um objetivo, e você não vai torcer pro cara que ta na telinha cumprir ele,(-POR AII NÃOOO IMBECILL!) Você quem vai tomar as decisões, e no meu ponto de vista os jogos vão evoluir nesse sentido de aumentar a possibilidade de atitudes e suas consequências, coisas que não tem nos filmes. Dificilmente eu vejo um jogo seriado, lançado por episódios tomar caminhos muito diferentes.
Deixa eu dar um exemplo mais foda ainda, eu não joguei HITMAN, não vou comprar apesar de que eu queria muito, mas essa parada de capítulos me brochou, me falem vocês sobre o hitman! Oque acharam? é frustrante ? não é? Já é uma realidade isso de jogo seriado, mas não sei se a moda pega, vocês acham mesmo que isso pega? kkk Os jogos da teltale eu até entendo mas também não gosto...
Sem falar no sem fim de "Jogos piloto"? Episódios Piloto? e tudo mais... Histórias talvez sem meio, talvez sem fim.
 
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Reações: jairopicanco
Fevereiro 2, 2013
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Nessa comparação entre jogos longos e curtos.

Eu prefiro um bom jogo de 12 - 15 horas do que algo que dure 40 cheio de porcaria tipo Ubisoft The Game.

Alias eu prefiro um indie de 3-4 horas bom do que mais um jogo de mundo aberto cheio de bandeira para pegar.
Eu não tenho muito tempo para jogar. Por mais que eu admire o The Witcher, eu ainda não consegui fechar e acabei deixando na geladeira. É um jogo muito bom, com muito conteúdo de qualidade, mas devo ter uma 200 horas e cansei. É o tipo de jogo que quero fazer tudo e acabo não terminando. Mas esse eu ainda vou terminar (porque o Skyrim eu não consegui. rs)

Mas em geral, prefiro jogos muito bom com uma campanha de 12 a 20 horas. É um tempo excelente antes de um jogo formidável se tornar muito maçante.

Mesmo The Witcher, apesar dos bons roteiros de quests e alguns engaçados e outros sombrios, se tratam de fazer a mesma coisa. Usa a visão de detetive pra ir achando as pistas, encontra uma pessoa, ela vira monstro e aí você usa o escudo de força e mata ela facilmente ou salva.

O Fallout 4 então. Agora entendo porque o Gardner falava que era um jogo para jogar pra sempre. É tão chato que o cara não consegue chegar no final.

eu não gosto de jogo curto e raso, mas um equilibrio é bom. Sai muito jogo e mal da tempo de fechar tudo para passar meses jogando uma coisa só.

Os jogos da Ubisoft são piada mesmo, Eles meio que te obrigam a fazer aquele monte de atividade redundante e chata no mapa para liberar as áreas e evoluir. Esse tipo de jogo eu tento ir o mais direto ao ponto possível hoje em dia.

Ainda tem casos como o Final Fantasy XIII de 40 horas de apertar L1 e X com uma história imbecil e personagens tapados ao nível da Galinha pintadinha. Desesperador.
 
Última edição:

Morts

Guerreiro
Agosto 21, 2009
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Cotia
Eu particularmente gosto de jogos medianos, pq não tenho muito tempo pra jogar.
Passar meses num jogo não é comigo não...AHh para de mentir morts, vc ta meses tentando platinar aquele dead nation.
 

dezenove

Its not just a number
Maio 7, 2010
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O problema não é o jogo longo, o problema é que vocês querem jogar tudo ao mesmo tempo, jogo longo não é jogo feito para jogar já pensando no próximo que vai rodar, é jogo para você se dedicar, para você entrar no mundo, para você ficar preso alguns meses nele.
Se esse tipo de jogatina não é o seu estilo, a culpa não é do jogo longo.

Mesmo The Witcher, apesar dos bons roteiros de quests e alguns engaçados e outros sombrios, se tratam de fazer a mesma coisa. Usa a visão de detetive pra ir achando as pistas, encontra uma pessoa, ela vira monstro e aí você usa o escudo de força e mata ela facilmente ou salva.
Na real, qual jogo não é sempre fazer a mesma coisa? tem uma ou outra variação, mas todo jogo no fundo você faz as mesmas coisas sempre, isso não é motivo para desmerecer The Witcher.
 
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Reações: Tonico dos Hotdog
Fevereiro 2, 2013
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O problema não é o jogo longo, o problema é que vocês querem jogar tudo ao mesmo tempo, jogo longo não é jogo feito para jogar já pensando no próximo que vai rodar, é jogo para você se dedicar, para você entrar no mundo, para você ficar preso alguns meses nele.
Se esse tipo de jogatina não é o seu estilo, a culpa não é do jogo longo.


Na real, qual jogo não é sempre fazer a mesma coisa? tem uma ou outra variação, mas todo jogo no fundo você faz as mesmas coisas sempre, isso não é motivo para desmerecer The Witcher.
Não desmereci The Witcher. Inclusive disse que admiro.

O que eu mostrei é que mesmo The Witcher que é considerado intocável por muita gente aqui, que sequer aceita uma crítica ao jogo, tem seus vários defeitos e repetição. Impossível ser tão grande e não cair no looping uma hora.

Eu acho o jogo excelente, mas também acho que rola uma supervalorização da galera ( e olha que eu li todos os livros). Se eu digo aqui que depois de jogar Bloodborne e Dark Souls o modo de batalha do jogo é bem pobre, tem gente que já fica doida aqui. rsrs
 

Tonico dos Hotdog

Guerreiro
Abril 12, 2016
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Novo Hamburgo
As repetições que você falou tão nas quests de contrato. E óbvio que vão ser repetitivas - contrato de witcher é isso mesmo, achar e matar monstro, o trabalho é esse. Não tinha o que fazer diferente. E mesmo algumas das quests de contrato são bastante originais e fogem do lugar comum da maioria dos rpgs (como Wild at Heart). As main quests do jogo e principalmente os DLCs não são nada repetitivas, ainda mais vendo você elogiar Bloodborne e Dark Souls que tirando o combate (que não é o foco do Witcher - óbvio que não vai ser tão completo como o desses jogos), francamente.

"ah mas eu quero fazer tudo de cara e pegar 100%" - ai é você que está tornando o jogo entediante com seu estilo de jogo que não é a intenção; se você quer sair atrás de todos os PoIs de cara, óbvio que vai cansar. Tem vários. Mas você não é obrigado a pegar, já que Witcher segue a escola dos bons RPGs (como os Fallouts originais e Pillars of Eternity) ao invés dos maçantes (como Skyrim e Fallout 4) que você não pode fazer tudo e ser tudo de uma vez, e o new game + fica lá pra se você quiser ver o resto. Witcher é uma série que depende bastante das suas escolhas, tanto dentro do jogo quanto na hora de jogar o mesmo. Qualquer jogo que você transforma de diversão em obrigação se torna entediante. Injusto é você culpar Witcher III de ser superestimado por isso. As pessoas ficam doidas que você tá comparando peixe com bicicleta. O foco de Witcher não é combate e o foco de Dark Souls não é a liberdade de escolhas que Witcher te dá, não tem motivo pra ficar bicando um com o outro por pontos diferentes.
 
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Reações: dezenove
Fevereiro 2, 2013
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As repetições que você falou tão nas quests de contrato. E óbvio que vão ser repetitivas - contrato de witcher é isso mesmo, achar e matar monstro, o trabalho é esse. Não tinha o que fazer diferente. E mesmo algumas das quests de contrato são bastante originais e fogem do lugar comum da maioria dos rpgs (como Wild at Heart). As main quests do jogo e principalmente os DLCs não são nada repetitivas, ainda mais vendo você elogiar Bloodborne e Dark Souls que tirando o combate (que não é o foco do Witcher - óbvio que não vai ser tão completo como o desses jogos), francamente.

"ah mas eu quero fazer tudo de cara e pegar 100%" - ai é você que está tornando o jogo entediante com seu estilo de jogo que não é a intenção; se você quer sair atrás de todos os PoIs de cara, óbvio que vai cansar. Tem vários. Mas você não é obrigado a pegar, já que Witcher segue a escola dos bons RPGs (como os Fallouts originais e Pillars of Eternity) ao invés dos maçantes (como Skyrim e Fallout 4) que você não pode fazer tudo e ser tudo de uma vez, e o new game + fica lá pra se você quiser ver o resto. Witcher é uma série que depende bastante das suas escolhas, tanto dentro do jogo quanto na hora de jogar o mesmo. Qualquer jogo que você transforma de diversão em obrigação se torna entediante. Injusto é você culpar Witcher III de ser superestimado por isso. As pessoas ficam doidas que você tá comparando peixe com bicicleta. O foco de Witcher não é combate e o foco de Dark Souls não é a liberdade de escolhas que Witcher te dá, não tem motivo pra ficar bicando um com o outro por pontos diferentes.
Eu disse que não poe criticar The Witcher aqui :D

E olha que eu elogiei o jogo. rsrs

O jogo é excelente, mas tem defeitos como todos os jogos.

E você passa o jogo inteiro resolvendo mais da metade dos assuntos na espada. Ele tem foco na batalha. Jogo com foco nas escolhas são os da Telltalle e Quantic Dream.

Um jogo que oferece trocentos tipos de espada, armaduras, óleos, runas e alquimia para a batalha, é bastante focado no combate. Uma pena que o combate flopa depois que você pega o escudo explosivo e o regenerador. É só usar aquilo e dar porrada até a luta acabar, Não exige tática alguma. Uma pena que quebre o desafio.

The Witcher tem uma mistura boa de RPG com escolhas e batalhas. Ele é bom em quase tudo.
 

Tonico dos Hotdog

Guerreiro
Abril 12, 2016
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Novo Hamburgo
Você joga com enemy upscaling ligado? Pois só Quen (ainda mais o exploding quen que é bem inútil na real) não te salva no death march com enemy upscaling ligado nem que a vaca tussa. Só se fazer a build inteira pra manter a intensidade dos signs alta e mesmo assim qualquer inimigo que te cercar dropa seu escudo em segundos.
 

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
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Não desmereci The Witcher. Inclusive disse que admiro.

O que eu mostrei é que mesmo The Witcher que é considerado intocável por muita gente aqui, que sequer aceita uma crítica ao jogo, tem seus vários defeitos e repetição. Impossível ser tão grande e não cair no looping uma hora.

Eu acho o jogo excelente, mas também acho que rola uma supervalorização da galera ( e olha que eu li todos os livros). Se eu digo aqui que depois de jogar Bloodborne e Dark Souls o modo de batalha do jogo é bem pobre, tem gente que já fica doida aqui. rsrs

Se tem muita gente supervalorizando TW3, talvez seja o caso de você estar fazendo o mesmo com a série Souls. Souls pode ter o melhor combate, mas em todo o resto, especialmente enredo e RPG, não vejo como comparar. Aliás, é até difícil comparar jogos tão distintos.

TW3 não é perfeito, mas é facilmente o topo do gênero RPG. Souls é muito mais ação com traços de RPG, ou seja, é outro gênero.
 
Fevereiro 2, 2013
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Se tem muita gente supervalorizando TW3, talvez seja o caso de você estar fazendo o mesmo com a série Souls. Souls pode ter o melhor combate, mas em todo o resto, especialmente enredo e RPG, não vejo como comparar. Aliás, é até difícil comparar jogos tão distintos.

TW3 não é perfeito, mas é facilmente o topo do gênero RPG. Souls é muito mais ação com traços de RPG, ou seja, é outro gênero.
Eu não supervalorizo não Johannes. Eu adoro os jogos, mas sei das limitações. E entendo todas as qualidades de The Witcher.

Não vou dizer que DS é melhor, mas talvez que prefiro.

Não vou dizer que The Witcher é nada menos que excelente e oferece bastante conteúdo de qualidade.

E ambos os jogos podem melhorar muitas coisas.
 
Fevereiro 2, 2013
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Você joga com enemy upscaling ligado? Pois só Quen (ainda mais o exploding quen que é bem inútil na real) não te salva no death march com enemy upscaling ligado nem que a vaca tussa. Só se fazer a build inteira pra manter a intensidade dos signs alta e mesmo assim qualquer inimigo que te cercar dropa seu escudo em segundos.
Eu nem sei do que você está falando. rsrs não liguei nenhuma ajuda não. Dei New Game, joguei no normal (podia ter ido no hard, mas paciência) e quando ganhei o escudo uso ele a aperto o botão de ataque. O Geralt voa pela batalha como se não existisse física, mato todo mundo e passo pra próxima.

Antes eu usava as poções, mas depois desse escudinho aí não precisa nem mais de andorinha.

Mas se eu tenho que jogar no Death March para ter desafio, então ok.
 

Tonico dos Hotdog

Guerreiro
Abril 12, 2016
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Novo Hamburgo
Eu nem sei do que você está falando. rsrs não liguei nenhuma ajuda não. Dei New Game, joguei no normal (podia ter ido no hard, mas paciência) e quando ganhei o escudo uso ele a aperto o botão de ataque. O Geralt voa pela batalha como se não existisse física, mato todo mundo e passo pra próxima.

Antes eu usava as poções, mas depois desse escudinho aí não precisa nem mais de andorinha.

Mas se eu tenho que jogar no Death March para ter desafio, então ok.

Enemy Upscaling não é ajuda. É um modo extra de desafio.
E pô.... o normal é fácil. Tipo, bem fácil mesmo, e foi feito pra ser fácil. Não é surpresa você não ter tido desafio. Mas não dá pra você querer jogar no quase easy e dizer que o combate flopa e só com uma skill você bate o jogo com a mão nas costas né.
 
Fevereiro 2, 2013
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Enemy Upscaling não é ajuda. É um modo extra de desafio.
E pô.... o normal é fácil. Tipo, bem fácil mesmo, e foi feito pra ser fácil. Não é surpresa você não ter tido desafio. Mas não dá pra você querer jogar no quase easy e dizer que o combate flopa e só com uma skill você bate o jogo com a mão nas costas né.
Não foi no Easy, foi no normal.

E esse argumento de ter que jogar o jogo no hard para avaliar a dificuldade não cola pra mim. Pode até ser melhor, e eu voltaria se soubesse, mas a empresa põe um modo normal lá pra representar algum desafio. O modo hard é um incentivo para um replay. Se a empresa coloca um modo Normal extremamente fácil, é só mais um problema do jogo.
 

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