[Import Review] Dark Souls 3

Schwarzz

Guerreiro
Fevereiro 18, 2008
12,914
11,039
Disclaimer: Review feito usando cópia Japonesa do jogo no Ps4 na versão 1.0.1. Aparentemente quem tá jogando a versão do XONE Ocidental é o jogo 1.0.0 onde danos que inimigos causam é bem menor e o jogo aparentemente tem bastante problemas de performance, ao menos a versão que eu joguei mantinha 30fps na maior parte do tempo.

O jogo só vai sair no ocidente dia 12 e todo esse lançamento dele tem sido uma cagada sem tamanho que eu espero que alguém se foda por toda essa merda.

E como eu joguei versão JPN eu sou livre para fazer review sem embargo.

Agora pro Review em si.

DARK%20SOULS%20III_20160323175004.jpg

Uma das primeiras vistas do jogo, se prepara que essa é uma das mais fracas.

Dark Souls é um dos jogos mais importantes da geração, você pode não gostar dele mas tem que admitir a influência que o titulo da From tem e vai ter sobre o mundo dos jogos daqui pra frente. Temos ai o fraco Lords of The Fallen, o bom Salt and Sactuary, a influencia da série pode ser sentida até mesmo em jogos como Shovel Knight, fora a quantidade de outros jogos ainda para sair que bebem direto na fonte como Below, Hyper Light Drifter, Necropolis, Perish.

Criar uma sequencia para Dark Souls é uma tarefa ingrata, tão ingrata que a From falhou com Dark Souls 2.

Será que agora eles conseguiram com o 3?

O mundo continua no seu eterno ciclo onde o "First Flame" chega perto de se extinguir mas algum escolhido vai lá e consegue reacender ,
continuando esse eterno ciclo e impedindo o mundo de cair na escuridão total, mas dessa vez algo estranho aconteceu, nenhum undead conseguiu reascender então os "Lords of Cinders", pessoas que conseguiram re-ascender as chamas em eras passada saem da suas tumbas para tentar re-ascender as chamas, só que nenhum deles quer fazer isso, então cabe a você o escolhido das cinzas trazer os lordes de volta aos tronos e trazer luz de volta a esse mundo ou não?

Em termos de lore Ds3 é uma continuação direta de Ds1, ele faz referencia o tempo todo a eventos, itens, NPC's, lugares do primeiro Dark Souls, o jogo é menos criptítico em contar sua história dessa vez, desde o começo você já sabe seu objetivo, os NPC's te dizem onde você deve ir e o que você deve fazer.

"O Yhorn the Giant foi para Profaned Capital"

Ele não vai te dizer onde é a Profaned Capital mas você sabe que tem que ir lá.

NPC's alias é um show a parte nesse jogo, ao contrario de Bloodborne e DS2 o jogo tem uma grande variedade de NPC's e cada um tem sua quest.

DARK%20SOULS%20III_20160324171852.jpg


A estrutura do jogo é bastante similar a de Bloodborne, o que pode decepcionar algumas pessoas que esperavam um mundo totalmente interconectado, a diferença é que ele segue o esquema do primeiro Dark Souls, você consegue ver a distancia o lugar para onde você tá indo, dos muros de Lotric você consegue ver o Undead Settlement, a Catredal of the Deep, mas dá para dizer que o jogo tem basicamente 2 grandes áreas, assim como Dark Souls que tinha Anor Londo e o resto do mundo, aqui a gente tem o Castelo de Lotrhic e o resto do mundo, e você faz o caminho inverso, já que o jogo começa no castelo e você vai descendo.

Muito de Dark Souls 3 é sobre desconstruir Dark Souls.

Quando eu paro para pensar no mundo de Dark Souls 3, eu vejo uma variedade gigante de cenários em um mundo que faz sentido, nada de pegar um elevador e ir para em um castelo no céu com lava.

A localização das bonfire me incomoda um pouco em especial no começo do jogo, o primeiro terço do jogo tem bastante bonfires, mas vem muito de uma questão de balanceamento de que no começo você não tem muitos Estus Flask. Mas mesmo assim se eu fosse o Miyazaki eu removeria algumas bonfires.

A maioria dos mapas é bem aberto, quase todo canto é como Central Yharnam. onde você tem bonfire central, bifurcações, atalhos e uma certa verticalidade.

É o melhor level design que a From já fez, aquela atenção aos detalhes que fizeram falta em DSII, cada sala é cheia de datalhes, cada sala tem alguma coisa, nem que seja uma armadilha.

DARK%20SOULS%20III_20160324235724.jpg


Jogabilidade de DS3 é um misto de de tudo que a From já fez, ele tem agilidade e a agressividade de Bloodborne com o peso de Dark Souls, mas os stats de Demons com roll omni-direcional do DS2.

Simplificaram os rolls, agora você tem super fast roll com menos de 30%, de 30-60% você tem um roll aceitavel e acima disso fat roll.

Não tem um atributo ligado a poise, agora poise é ligado a sua armadura. Então se você usa Heavy Armor você é um tanque, assim como era no Demon's.

Maioria dos inimigos tomam stagger com 1 ou 2 hits, exceto um inimigo especifico em uma das áreas finais do jogo que parece ter saído direto de DSII para atormentar sua vida.

Assim como Bloodborne os inimigos atacam em grupo, normal você enfrentar 3-4 inimigos mais fracos ao mesmo tempo, alguns são bem ageis e tiram muito dano, outros ficam sempre escondidos no cenário esperando você passar para te atacar por tras, o jogo tem menos armadilhas de cenário porem inimigos sempre procuram te surpreender.

A variedade de inimigos é excelente, é a maior variedade de inimigos em um jogo da From, aquele creature design bizarro que já é de praxe na série tá ainda melhor aqui, alguns inimigos conseguem ser ainda mais bizarros que os Old Ones do Bloodborne, e isso é um puta elogio.

Tem um que é uma mistura de Sadako + ossos + aranha que é uma das coisas mais fodas que eu já vi.

Também é o melhor conjunto de bosses que a From já fez, em especial os da segunda metade do jogo, nenhum boss se repete, e até o boss que parece ser inimigo humanoide grande tem seus twists, e a trilha sonora das lutas dos bosses é um show a parte.

Minha reclamação é que os 3 primeiros bosses são bem fáceis, sinto que eles tem menos HP do que devem, e tem 2 bosses de gimmick, são lutas visualmente incríveis, mas o fato delas serem gimmick é meio decepcionante, pense Dragon God e Storm King no Demon's.

PVP finalmente está funcionando. Eu fiz por volta de 5-6 invasões, e finalmente Way of The Blue funcinou, assim que eu invadi o cara logo em seguida veio um Blue Phantom pra ajudar ele.

Mas como é a versão JPN o lag tava insuportável então não dá para aproveitar nem PVP nem CO-OP direito.

O que eu achei estranho foi terem 2 convenants com o mesmo intuito, ajudar o cara que tá sendo invadido.

Conclusão:

Dark Souls 3 é o melhor jogo da série, claro que tem algumas coisas nele que eu mudaria, como bonfires, algumas áreas poderiam ser maiores, uma ou outro asset repetido do Bloodborne,

Mas é um jogo que só melhora a medida que você avança nele, ele tem começo linear, mas ele se expande a cada novo cenário.

Normalmente em video games a segunda metade acaba sendo a mais fraca, é onde a empresa coloca menos recursos, aqui é o contrario. O jogo tem um excelente crescendo.

  • + Level Design
  • + Trilha Sonora
  • + Boss fights e variedade de inimigos
  • + Visualmente é um jogo lindo
  • + Quest e npcs
  • - Assets re-usados, em especial alguns são tirado de Bloodborne
  • - Primeiro terço do jogo é inferior ao resto
  • - Algumas pessoas não vão gostar de como eles amarram toda a Lore da série.
 
Última edição:

SouzaRJ

Desde o Portal Xbox.
Julho 18, 2012
9,793
7,392
Rio de Janeiro
Belo texto Schwarzz, ler tantos elogios assim pro jogo de um cara que já é cascudão na franquia só me deixa mais animado para jogá-lo.

Que venha logo o dia 12.
 

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,774
76,456
Rio Grande do Sul
@Schwarzz
Negócio é fazer mensagem subliminar usando a primeira letra de cada parágrafo, usar uns negrito pra formar uma frase depois.

Eu leio review de Dark/Demons/Bloodborne e fico empolgado com os jogos da From.
Eu tento jogar Dark Souls e tomo um laço federal aí desisto até o próximo lapso de "agora vai (eu acho)".
 

leoharth

Guerreiro
Novembro 10, 2005
2,610
1,583
Ótimo texto @Schwarzz . Já tou com a grana reservada. Acho que aqui no Brasil só sai dia 15. Esse cronograma de lançamento foi mesmo muito escroto.
 

Schwarzz

Guerreiro
Fevereiro 18, 2008
12,914
11,039
Ótimo texto @Schwarzz . Já tou com a grana reservada. Acho que aqui no Brasil só sai dia 15. Esse cronograma de lançamento foi mesmo muito escroto.

Eu não sei que merda deu nessas empresas em uma querer lançar o jogo antes do final do ano fiscal e a outra depois.

Quem perde é a comunidade que pode tomar spoiler a qualquer momento.


Eu achei DS3 o jogo mais acessível da série.

Ele não só tem a melhor curva de aprendizado como as melhores descrições do que os itens/equipamento/escudos fazem. E aquela coisa se você tá empancado em alguma parte sempre tem opção de pedir ajuda.

A parte chata é que quem gostou de Lore os textos dos itens diminuiu consideravelmente para dar espaço a essas explicações de gameplay.
 

Pedro Brito

Jogador
Setembro 6, 2015
30
2
Santo Amaro
Eu achei DS3 o jogo mais acessível da série.

Ele não só tem a melhor curva de aprendizado como as melhores descrições do que os itens/equipamento/escudos fazem. E aquela coisa se você tá empancado em alguma parte sempre tem opção de pedir ajuda.

Nunca joguei Dark Souls, então você indica começar por esse?
Boa review.
 
Fevereiro 2, 2013
3,401
1,938
Muito bom! Pelo visto é uma evolução natural de Dark Souls + Bloodborne, diferente de Dark Souls II, que apesar de bom jogo foi um retrocesso.

A pergunta que não quer calar: - Os NPC's finalmente mexem a boca pra falar? rs e os inimigos continuam te vendo pela parede e atirando flechas na sua direção, mesmo que você esteja atrás de uma se escondendo? Estas são pequenas coisas que sempre me incomodaram muito. rs

Você disse que é o melhor level design já feito. Realmente bate Bloodborne e aqueles cenários que além de muito bem desenhados eram cheios de detalhes da Healing Church e Old Ones? Algo do nível Yahar'gul Unseen Vilage e aquelas "estátuas" humanas rezando eternizadas nas paredes misturados a múmias e estátuas de Old ones? Porque aqueles detalhes, realmente eram bizarros e assustadores.

Não vi você comentando, mas toda boss battle traz uma segunda forma depois dos 50% de energia? Isso começou em DSII e o maldito Darklurker, mas foi uma constante em quase todos os bosses de Bloodborne. Quando você achava que estava detonando o FDP, ele ia lá, mudava de forma, hitbox e moveset. hehehe

Muito bom saber que os cenários fazem sentido e que o stagger finalmente funciona depois de horas jogando Scholar of the first sin. rsrs

E as armas? Todas possuem um Weapon art? Elas são numerosas e cheias de lixo como Dark Souls II, menos numerosas mas geniais e com duas formas como Bloodborne ou um meio termo dos dois? Como está o craft de armas e armaduras? É algo legal e bem pensado como DS1 ou relaxado como o do DSII que em vez de você evoluir uma arma a usar a alma de um boss para fazer uma arma única, você vai lá em um NPC e troca a alma direto por um monte de arma tosca?

Por enquanto são estas minhas curiosidades. :p
 

Schwarzz

Guerreiro
Fevereiro 18, 2008
12,914
11,039
Muito bom! Pelo visto é uma evolução natural de Dark Souls + Bloodborne, diferente de Dark Souls II, que apesar de bom jogo foi um retrocesso.

A pergunta que não quer calar: - Os NPC's finalmente mexem a boca pra falar? rs e os inimigos continuam te vendo pela parede e atirando flechas na sua direção, mesmo que você esteja atrás de uma se escondendo? Estas são pequenas coisas que sempre me incomodaram muito. rs

Você disse que é o melhor level design já feito. Realmente bate Bloodborne e aqueles cenários que além de muito bem desenhados eram cheios de detalhes da Healing Church e Old Ones? Algo do nível Yahar'gul Unseen Vilage e aquelas "estátuas" humanas rezando eternizadas nas paredes misturados a múmias e estátuas de Old ones? Porque aqueles detalhes, realmente eram bizarros e assustadores.

Não vi você comentando, mas toda boss battle traz uma segunda forma depois dos 50% de energia? Isso começou em DSII e o maldito Darklurker, mas foi uma constante em quase todos os bosses de Bloodborne. Quando você achava que estava detonando o FDP, ele ia lá, mudava de forma, hitbox e moveset. hehehe

Muito bom saber que os cenários fazem sentido e que o stagger finalmente funciona depois de horas jogando Scholar of the first sin. rsrs

E as armas? Todas possuem um Weapon art? Elas são numerosas e cheias de lixo como Dark Souls II, menos numerosas mas geniais e com duas formas como Bloodborne ou um meio termo dos dois? Como está o craft de armas e armaduras? É algo legal e bem pensado como DS1 ou relaxado como o do DSII que em vez de você evoluir uma arma a usar a alma de um boss para fazer uma arma única, você vai lá em um NPC e troca a alma direto por um monte de arma tosca?

Por enquanto são estas minhas curiosidades. :p


Assim como Dark Souls só um NPC mexe a boca.

O level design me lembra em sua maioria mergo loft e central yharman, onde você tem a bonfire e os atalhos. Em geral jogo segue essa estrutura, só o começo dele que é mais linear.

Sim, acho que único boss que não tem 2 fases é o que é gimmick, todos os outros tem 2, as vezes 3 fases, e no DS alguns tinham, tipo fatboyslim, e até mesmos os bosses que você pode achar que é giant dude in armor tem seus twists.

Tem bastante armas, mas é aquela coisa 2 katanas tem scalings e weapon arts diferentes.

Sim toda arma tem uma ou 2 weapom arts, as vezes elas se repetem.

Troca de Souls por arma é simplificado, você vai no npc e faz a troca.
 
  • Curtir
Reações: robson_daniels

leoharth

Guerreiro
Novembro 10, 2005
2,610
1,583
33 horas.

Tem mais ou menos mesmo tamanho do Dark Souls
Ah, bacana. Acho uma duração legal, até porque imagino que vou querer zerar algumas vezes com personagens diferentes. Se bem que se você zerou em 33, eu devo zerar em 50, contando com inúmeras mortes :D:D:D
 

Schwarzz

Guerreiro
Fevereiro 18, 2008
12,914
11,039
Ah, bacana. Acho uma duração legal, até porque imagino que vou querer zerar algumas vezes com personagens diferentes. Se bem que se você zerou em 33, eu devo zerar em 50, contando com inúmeras mortes :D:D:D

Inúmeras builds, pvp e etc.

Eu tenho mais de 1000 horas no Dark Souls.
 

leoharth

Guerreiro
Novembro 10, 2005
2,610
1,583
Inúmeras builds, pvp e etc.

Eu tenho mais de 1000 horas no Dark Souls.

Justamente, quero jogar como Knight, Mago, talvez arqueiro. Em BB, que é mais fraco nesse quesito eu já me diverti, fazendo um char pro machado e outro pra Ludwig. No DS3, vou jogar muito. Acho que na época do Demons Souls, eu gostava de jogar muita coisa diferente. Sempre queria experimentar tudo quanto era jogo. Então após zerar ele (me lembro que foram cerca de 60h), já tava com uma fila monstra. Hoje eu acabo me divertindo mais jogando e rejogando jogos que já sei que curto.

O Dark Souls 1 mesmo foi um jogo que não joguei quando saiu, porque foi na mesma época de Skyrim, Batman Arkham City e Uncharted 3. Foi também logo que me casei. Nunca consegui me dedicar. Acho que foi a partir de XCOM que me dei conta que me divirto mais jogando muito um jogo que realmente gosto que experimentando tudo que me chama a atenção. E a série Souls é mestra em sempre deixar uma coisinha a mais pra descobrir e fazer.

Só não sou muito do Pvp. Já me diverti lutando contra invasores, mas já fui também invadido em momentos super inconvenientes - e é claro que sempre morri nessas situações, pois já ia pra luta pirado por ter sido invadido. Acho que por conta disso nunca consegui invadir ninguém.
 

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)