Oi, pessoal.
Mais uma semana em que a Activision esteve com os holofotes para o Xbox, dessa vez com uma resposta do CEO do PlayStation pra jogar um pouco mais de lenha na fogueira. Também tivemos algumas novidades de Cyberpunk 2077 e a primeira visão da nova dash do Xbox.
Abaixo, está a lista de tópicos abordados, para ler uma notícia em específico, é só clicar no link e ir direto para ela. Boa leitura.
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GAME PASS COM NOVAS ADIÇÕES E NOVIDADES NA PRIMEIRA QUINZENA DE SETEMBRO
A Microsoft divulgou os jogos que chegaram e outros que chegarão ao Xbox Game Pass em breve, em uma lista mais modesta com oito títulos mas sem um grande destaque. Estes jogos abaixo já estão disponíveis:
Pra acompanhar essas e outras movimentações futuras do catálogo, recomendo bastante acompanhar os dois tópicos que temos aqui no PXB (Xbox Game Pass e PC Game Pass), com todas as informações que você precisa para conhecer o serviço e conferir quais jogos estão disponíveis em cada plataforma. Os jogos por streaming estão agrupados junto no tópico de console, e podem ser filtrados pesquisando pelo termo “Xcloud” na tabela, assim como é possível filtrar também os jogos com suporte a controle em telas de toque com o termo “touch”.
(Xbox Wire)
JIM RYAN DIZ QUE PROPOSTA DE COD NO PLAYSTATION É “INADEQUADA EM MUITOS NÍVEIS”
A indústria de jogos emana muita paixão, mas geralmente ela vem a partir das interações entre as próprias comunidades. Falta um pouco de molho, de barraco mesmo, mas a aquisição da Activision Blizzard está fervendo e fazendo com que as empresas em si, Microsoft e Sony, precisem se manifestar, soltando farpas por onde passam. Depois dos acontecimentos da semana passada, onde o CMA/UK demonstrou preocupação com os desdobramentos da compra da Activision (sugerindo que poderia entrar em uma segunda fase de análises), e do próprio Phil Spencer falar que pretendem oferecer Call of Duty no PlayStation “com paridade de recursos e conteúdos, por pelo menos alguns anos a mais do que contrato existente com a Sony”, foi a vez de Jim Ryan, CEO do PlayStation, se manifestar. Em um comunicado enviado ao Games Industry, Ryan classifica a oferta da Microsoft “inadequada em muitos níveis”. Apesar do acordo apresentado pela Microsoft ir muito além do que geralmente acontece em acordos da indústria, a Sony diz que a oferta não considera o impacto que isso terá nos jogadores da sua plataforma. Segundo Ryan, “eu não tinha intenção de comentar no que entendo ser uma discussão privada de negócios, mas sindo a necessidade de deixar claro porque o Phil Spencer trouxe isso ao público. A Microsoft apenas ofereceu Call of Duty para permanecer no PlayStation por três anos após o acordo atual entre Activision e Sony terminar. Depois de quase 20 anos de Call of Duty no PlayStation, a proposta deles foi inadequada em muitos níveis e falhou ao levar em consideração o impacto nos nossos jogadores. Queremos garantir que os jogadores de PlayStation continuem a ter a melhor qualidade de experiência em Call of Duty, e a proposta da Microsoft mina esse princípio”.
Chega a ser irônico uma declaração assim vindo de uma empresa que se fortaleceu muito - e ainda se fortalece - em cima de acordos de exclusividades. Mas é interessante notar que a abordagem que a Microsoft pretende dar a Call of Duty no futuro está mais próxima do que estamos vendo com a Bethesda (exclusividades Xbox) do que com Minecraft, que segue multiplataforma até hoje e se fortaleceu muito sendo vendido assim. Como o acordo de marketing existente atualmente vai até 2024-2026 (rumores porque aparentemente o acordo seriam para jogos e não o ano em si) - colocando mais três anos em cima, seria 2027 ou 2030, tá bem longe ainda. Estaríamos no final da geração atual ou no início da próxima, ainda com pelo menos cinco anos para a Sony criar alguma estratégia e mitigar os impactos desse desfecho: hoje, jogos e conteúdos adicionais vendidos pela Activision no PlayStation representam 17% das suas receitas, algo equivalente a $1,3 bilhão - a Microsoft está em quarto lugar, com 11%, $890 milhões. Por outro lado, o caldo pode engrossar um pouco quando entram em cena os órgãos reguladores, que precisam aprovar (com condições ou não) ou negar essa compra em diferentes mercados. E engrossa porque as preocupações são não apenas como isso pode impactar os jogadores, ao permitir que uma empresa tenha controle de onde tal conteúdo será disponibilizado ou não, tendo poder de oferecer condições não tão favoráveis, etc., mas também no emergente mercado de assinaturas. Uma das justificativas do CMA para avançar para uma segunda rodada de investigações é estudar o impacto que a compra da Activision pode ter para dificultar a entrada de novos competidores no mercado de consoles, streaming de jogos e assinaturas. Tornando Call of Duty exclusivo do Game Pass (que se encaixa nas categorias de streaming e assinaturas), por exemplo, a Microsoft daria um passo importante para um novo concorrente já entrar no mercado sem ter acesso a uma das principais franquias da atualidade.
Precisamos lembrar também que, do ponto de vista das empresas, são negócios. Por trás das aparentes preocupações dos jogadores partindo de Microsoft e Sony, está o dinheiro que gira o mundo e profissionais muito bem pagos para defender seus interesses. De um lado, a Microsoft tentando aprovar e se mostrando disposta a abrir mão de algumas coisas (ela nem precisaria oferecer Call of Duty um dia a mais do que o atual acordo se quisesse) e a Sony tentando colocar água no chope da galera. Além disso, existe também uma parte mais prática que é: como estará a indústria quando esse tempo todo passar? É difícil prever, vai saber se Call of Duty seguirá sendo esse mastodonte que é hoje (pode crescer ainda mais, pode perder mercado pra outros shooters). Desta forma, o acordo proposto pela Microsoft pode muito bem servir como um indicativo de que existe a intenção de permanecer por agora e, lá na frente esse acordo possa ser renegociado de acordo com novos termos. Ou até que não, que a intenção é retirar completamente o acesso do jogo na plataforma PlayStation. Teremos semanas e meses bem interessantes pela frente nesse sentido.
(Games Industry)
CD PROJEKT RED APRESENTA NOVIDADES PARA CYBERPUNK 2077
A CD Projekt RED segue sacudindo a poeira pra dar a volta por cima e voltar a ter o prestígio e a confiança dos jogadores. Nesta semana, eles apresentaram mais uma edição do Night City Wire, um programa especial com diversas novidades envolvendo o mundo do jogo. As principais notícias divulgadas estão aí abaixo:
(Cyberpunk 1, 2)
O VALOR DAS PEQUENAS NARRATIVAS EM PENTIMENT
Pentiment parece um peixe fora d’água entre os jogos da Obsidian, especialmente por ser diferente de algumas premissas básicas de outros jogos famosos do estúdio, como Fallout New Vegas, Pillars of Eternity ou The Outer Worlds. Ao invés da liberdade de criarmos nosso próprio personagem, aqui teremos um protagonista fixo chamado Andreas Mareland - até poderemos compor algumas partes de seu background, mas a ideia básica é entrar no papel. Criado por uma equipe de 13 pessoas em coisa de dois anos e meio, a ideia por trás de Pentiment é ser um RPG mais lento que ofereça intrigas emocionais. E, por isso mesmo, o time dedicou muito trabalho para a construção de mais de 200 personagens de apoio, que iremos encontrar ao longo das nossas investigações. Segundo Josh Sawyer, diretor do jogo, “quando se trata das interações individuais dos personagens, é mais sobre suas personalidades e origens. Então, começamos a pensar em algumas das diferentes interações que poderíamos ter entre esses grupos, analisando como elas funcionariam baseadas nos pontos de atrito entre elas - as rivalidades e pequenas rixas”. E é aqui que Sawyer e Hannah Kennedy (diretora criativa) esperam que estejam as melhores impressões sobre o jogo, pois essa diversidade de personagens pode acarretar em um jogo de mistério investigativo sem um final propriamente dito, seguindo seus instintos e também as experiências positivas e negativas que tivermos com outros NPCs. Diz Sawyer: “quando você acusa alguém, não é o final da história. Esse personagem se foi, e então pessoas da sua família ou aqueles que tinham algum tipo de relação social com ele ficarão chateados. Algumas pessoas vão pensar que foi bom você se livrar dele e certos elementos da história irão mudar”.
Ou seja: poderemos causar certas ondulações narrativas que serão sentidas pelas décadas nas quais o jogo se passa. Alguns RPGs tentam atrair jogadores com escolhas de vida ou morte que pode afetar civilizações inteiras, mas em Pentiment, a prioridade é enfatizar esses momentos narrativos mais delicados. Segundo Kennedy, “a história é o canal. A história é o gamplay. Pentiment tem sido um desafio porque temos um número limitado de ações de gameplay que os jogadores podem se engajar. É mais ler sobre a história, reagir a essa história e um pouco de navegação e mini-games”. E continua: “sabendo que teríamos limitações nessas áreas, nos focamos em criar muitos momentos de história menores, seja expandindo nossas tarefas de personagens terciários ou tentando introduzir espaços no jogo com pequenas e divertidas histórias ou elementos de storytelling visual”. Sawyer cita um exemplo do primeiro ato do jogo onde podemos contar uma história para uma criança que acorda nosso personagem: uma criança que perturbou um artista ou um conto fantástico sobre as suas próprias aventuras pessoais. Essa interação aparentemente trivial vai impactar como essa criança enxerga a narrativa no futuro, causando uma onda que acompanhará os jogadores ao longo do tempo.
(Game Developer)
INSIDERS COMEÇAM A TESTAR UMA NOVA VERSÃO DA DASHBOARD DO XBOX
Usuários Xbox Insider são muito importantes para a Microsoft por servirem como um primeiro passo para testar novas atualizações que, futuramente, serão lançadas (ou não) a todos os consumidores. E a home do console é um aspecto que volta e meia gera discussões e reclamações dos jogadores, pedindo que a empresa deixe a interface mais simples e limpa, para que seja possível aproveitar, por exemplo, os temas dinâmicos, que hoje ficam meio escondidos por trás de tantos blocos. Pelo visto, a Microsoft pensa diferente e apresentou hoje uma versão inicial da nova página inicial dos consoles Xbox, que está disponível para usuários selecionados Xbox Insider que fazem parte do grupo Alhpa Skip-Ahead. Mas não é algo gravado em pedra, a Microsoft afirmou que as mudanças de layout, design e usabilidade são experimentais, e que poderemos esperar outras coisas diferentes antes da sua liberação final. Como exemplos das mudanças, a empresa cita uma linha “jump back in” que mostra um pouco mais dos conteúdos recentes, facilitando o acesso rápido jogos/apps que usamos com frequência; mais facilidade para acessar configurações do sistema; design e aspectos visuais mais consistentes e próximos do que vemos em outros lugares (Xbox app para PC/mobile, app Xbox para TVs, etc.); e uma aba de rolagem para baixo que apresenta indicações e recomendações com base em nossas preferências de jogo. A ideia é lançar a versão final em algum momento de 2023.
(Xbox Wire)
FREE PLAY DAYS - CONAN EXILES, MADDEN NFL 23, HUNT: SHOWDOWN E RIDERS REPUBLIC
Até a madrugada de segunda-feira, 11 de setembro, às 3h59min, assinantes Xbox Live Gold e Xbox Game Pass Ultimate poderão aproveitar, sem custo adicional, os quatro jogos abaixo, como parte do programa Free Play Days, que volta e meia oferece alguma coisa nova pra jogarmos sem precisar pagar a mais por isso.
DEALS WITH GOLD COM SALDÕES DE MUNDO ABERTO, OTIMIZADOS SERIES X|S E SUPER SAVER
Nesta semana, o Deals with Gold conta com mais de 400 itens em oferta entre jogos, pacotes e conteúdos adicionais, separados em três saldões principais mais alguns jogos aleatórios fora dos grupos. Os descontos são ainda maiores em alguns jogos pra quem é assinante Xbox Live Gold ou Xbox Game Pass Ultimate. Vamos a algus destaques:
(PXB)
MICROSOFT REWARDS E XBOX GAME PASS QUESTS | ATUALIZAÇÃO MENSAL
Estamos no início de um novo mês, então, uma nova leva de atividades está disponível para assinantes Xbox Game Pass com as Xbox Game Pass Quests. Pra saber mais sobre o Microsoft Rewards e Xbox Game Pass Quests, todos os detalhes dos programas, as atividades disponíveis pra começar a ganhar pontos, dicas de como resolver as solicitações e mais estão em nosso tópico completo com tudo sobre o Microsoft Rewards e Xbox Game Pass Quests aqui no PXB. Ao contrário do mês passado, nesse teremos apenas quatro semanas para completar a tarefa mensal de 1.000 pontos, ou seja, será preciso completar 22 atividades diárias de 27 disponíveis. É apertado, mas cuidando, dá pra fazer. Abaixo, está a lista completa das atividades disponíveis, suas descrições e até quando devem ser completadas.
Xbox Game Pass Quests - Semanais, até 13 de setembro, 13h59min
Xbox Game Pass Quests - Mensais, até 3 de outubro, 13h59min
Microsoft Rewards - Semanais, até 13 de setembro, 00h59min
LANÇAMENTOS DA SEMANA (5 A 9/SET)
LANÇAMENTOS DA PRÓXIMA SEMANA (12 A 16/SET)
LINKS RECOMENDADOS
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Por enquanto é isso, mas a semana ainda não acabou. Daqui a pouco, às 17h, tem aquele showcase da Disney e Marvel. Já amanhã, sábado (10), a partir das 16h, a Ubisoft fará uma nova edição do Ubisoft Forward, com novidades de diversos jogos, incluindo aí o futuro da franquia Assassin’s Creed. Segundo artigo da Bloomberg, serão um jogo mobile e outros dois tradicionais, com esses codinomes: Red, que se passará no Japão; e Neo/Hexe, que terá como ambientação o final do Império Romano. A ideia é que Red e Neo/Hexe façam parte de Assassin’s Creed Infinity, uma plataforma para os futuros jogos da série. Além deles, Assassin’s Creed Mirage (que vazou semana passada) também está confirmado no evento, e terá Bagdá nos anos 800 como ambientação (era pra ser uma expansão de Valhalla mas acabou virando um jogo inteiro). A ideia de Mirage também é ser um retorno às origens da série, com menos elementos de RPG e mais no stealth dos primeiros jogos.
E, por fim, mais como nota, no final do trailer de promoção da franquia, aparece a marquinha do Game Pass. Segundo o insider Snitch, Assassin's Creed Odyssey seria adicionado ao Game Pass em breve, pode ser isso. Amanhã, saberemos de certeza.
Enfim, agora sim. Tenham todos um excelente final de semana.
Mais uma semana em que a Activision esteve com os holofotes para o Xbox, dessa vez com uma resposta do CEO do PlayStation pra jogar um pouco mais de lenha na fogueira. Também tivemos algumas novidades de Cyberpunk 2077 e a primeira visão da nova dash do Xbox.
Abaixo, está a lista de tópicos abordados, para ler uma notícia em específico, é só clicar no link e ir direto para ela. Boa leitura.
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- Adições e novidades da primeira quinzena do Xbox Game Pass
- Jim Ryan diz que proposta de Call of Duty no PlayStation é “inadequada”
- CD Projekt RED apresenta novidades para Cyberpunk 2077, incluindo expansão
- O valor das pequenas narrativas em Pentiment
- Nova dash começa a ser testada por usuários Xbox Insider Alpha Skip-Ahead
- Free Play Days - Conan Exiles, Hunt: Showdown, NFL 23 e Riders Republic
- Deals with Gold com com saldões de Mundo Aberto, Otimizados Series X|S e Super Saver
- Microsoft Rewards e Xbox Game Pass Quests, atualização mensal
- Lançamentos da semana (5 a 9/set)
- Lançamentos da próxima semana (12 a 16/set)
- Links recomendados
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GAME PASS COM NOVAS ADIÇÕES E NOVIDADES NA PRIMEIRA QUINZENA DE SETEMBRO
A Microsoft divulgou os jogos que chegaram e outros que chegarão ao Xbox Game Pass em breve, em uma lista mais modesta com oito títulos mas sem um grande destaque. Estes jogos abaixo já estão disponíveis:
- Disney Dreamlight Valley (console/PC/cloud) - Mistura de adventure e life-sim nos mundos mágicos da Disney e Pixar, aqui os assinantes receberam não somente um acesso antecipado, mas itens cosméticos exclusivos e moedinhas pra comprar coisas in-game.
- Opus Magnum (PC) - Jogo de puzzle “aberto” (no sentido de existirem diversas soluções para os mesmos problemas), Opus Magnum consiste em montar máquinas para construir poções, venenos e outras coisas do mundo da alquimia. Quase como montar uma linha de produção, ligando as partes da forma mais eficiente possível.
- Train Sim World 3 (console/PC) - Conduza diversos tipos de trens por belas rotas reais ao redor do mundo. Pela descrição da loja, todo o conteúdo do TSW2 está disponível aqui também.
- Atomic Heart, descrito como um “RPG de mundo fechado”, tinha lançamento planejado ainda para 2022 mas acabou sendo adiado para este verão (que vai até o final de março de 2023) - eles também mudaram de publisher, agora estão com a Focus Home.
- Football Manager 2023 vai seguir o exemplo das edições 21/22 e também será incluído no catálogo. O lançamento será em 8 de novembro.
- **Gungrave G.O.R.E.** (console/PC/cloud) acabou meio que sendo divulgado por acidente em uma newsletter do Xbox, mas agora foi confirmado que será lançado direto no Game Pass em 22 de novembro;
- SpiderHeck - Os perfis do Twitter do Xbox na Espanha e Itália apontaram esse jogo como uma adição para o dia 22 de setembro. É um brawler cooperativo com aranhas.
Pra acompanhar essas e outras movimentações futuras do catálogo, recomendo bastante acompanhar os dois tópicos que temos aqui no PXB (Xbox Game Pass e PC Game Pass), com todas as informações que você precisa para conhecer o serviço e conferir quais jogos estão disponíveis em cada plataforma. Os jogos por streaming estão agrupados junto no tópico de console, e podem ser filtrados pesquisando pelo termo “Xcloud” na tabela, assim como é possível filtrar também os jogos com suporte a controle em telas de toque com o termo “touch”.
(Xbox Wire)
JIM RYAN DIZ QUE PROPOSTA DE COD NO PLAYSTATION É “INADEQUADA EM MUITOS NÍVEIS”
A indústria de jogos emana muita paixão, mas geralmente ela vem a partir das interações entre as próprias comunidades. Falta um pouco de molho, de barraco mesmo, mas a aquisição da Activision Blizzard está fervendo e fazendo com que as empresas em si, Microsoft e Sony, precisem se manifestar, soltando farpas por onde passam. Depois dos acontecimentos da semana passada, onde o CMA/UK demonstrou preocupação com os desdobramentos da compra da Activision (sugerindo que poderia entrar em uma segunda fase de análises), e do próprio Phil Spencer falar que pretendem oferecer Call of Duty no PlayStation “com paridade de recursos e conteúdos, por pelo menos alguns anos a mais do que contrato existente com a Sony”, foi a vez de Jim Ryan, CEO do PlayStation, se manifestar. Em um comunicado enviado ao Games Industry, Ryan classifica a oferta da Microsoft “inadequada em muitos níveis”. Apesar do acordo apresentado pela Microsoft ir muito além do que geralmente acontece em acordos da indústria, a Sony diz que a oferta não considera o impacto que isso terá nos jogadores da sua plataforma. Segundo Ryan, “eu não tinha intenção de comentar no que entendo ser uma discussão privada de negócios, mas sindo a necessidade de deixar claro porque o Phil Spencer trouxe isso ao público. A Microsoft apenas ofereceu Call of Duty para permanecer no PlayStation por três anos após o acordo atual entre Activision e Sony terminar. Depois de quase 20 anos de Call of Duty no PlayStation, a proposta deles foi inadequada em muitos níveis e falhou ao levar em consideração o impacto nos nossos jogadores. Queremos garantir que os jogadores de PlayStation continuem a ter a melhor qualidade de experiência em Call of Duty, e a proposta da Microsoft mina esse princípio”.
Chega a ser irônico uma declaração assim vindo de uma empresa que se fortaleceu muito - e ainda se fortalece - em cima de acordos de exclusividades. Mas é interessante notar que a abordagem que a Microsoft pretende dar a Call of Duty no futuro está mais próxima do que estamos vendo com a Bethesda (exclusividades Xbox) do que com Minecraft, que segue multiplataforma até hoje e se fortaleceu muito sendo vendido assim. Como o acordo de marketing existente atualmente vai até 2024-2026 (rumores porque aparentemente o acordo seriam para jogos e não o ano em si) - colocando mais três anos em cima, seria 2027 ou 2030, tá bem longe ainda. Estaríamos no final da geração atual ou no início da próxima, ainda com pelo menos cinco anos para a Sony criar alguma estratégia e mitigar os impactos desse desfecho: hoje, jogos e conteúdos adicionais vendidos pela Activision no PlayStation representam 17% das suas receitas, algo equivalente a $1,3 bilhão - a Microsoft está em quarto lugar, com 11%, $890 milhões. Por outro lado, o caldo pode engrossar um pouco quando entram em cena os órgãos reguladores, que precisam aprovar (com condições ou não) ou negar essa compra em diferentes mercados. E engrossa porque as preocupações são não apenas como isso pode impactar os jogadores, ao permitir que uma empresa tenha controle de onde tal conteúdo será disponibilizado ou não, tendo poder de oferecer condições não tão favoráveis, etc., mas também no emergente mercado de assinaturas. Uma das justificativas do CMA para avançar para uma segunda rodada de investigações é estudar o impacto que a compra da Activision pode ter para dificultar a entrada de novos competidores no mercado de consoles, streaming de jogos e assinaturas. Tornando Call of Duty exclusivo do Game Pass (que se encaixa nas categorias de streaming e assinaturas), por exemplo, a Microsoft daria um passo importante para um novo concorrente já entrar no mercado sem ter acesso a uma das principais franquias da atualidade.
Precisamos lembrar também que, do ponto de vista das empresas, são negócios. Por trás das aparentes preocupações dos jogadores partindo de Microsoft e Sony, está o dinheiro que gira o mundo e profissionais muito bem pagos para defender seus interesses. De um lado, a Microsoft tentando aprovar e se mostrando disposta a abrir mão de algumas coisas (ela nem precisaria oferecer Call of Duty um dia a mais do que o atual acordo se quisesse) e a Sony tentando colocar água no chope da galera. Além disso, existe também uma parte mais prática que é: como estará a indústria quando esse tempo todo passar? É difícil prever, vai saber se Call of Duty seguirá sendo esse mastodonte que é hoje (pode crescer ainda mais, pode perder mercado pra outros shooters). Desta forma, o acordo proposto pela Microsoft pode muito bem servir como um indicativo de que existe a intenção de permanecer por agora e, lá na frente esse acordo possa ser renegociado de acordo com novos termos. Ou até que não, que a intenção é retirar completamente o acesso do jogo na plataforma PlayStation. Teremos semanas e meses bem interessantes pela frente nesse sentido.
(Games Industry)
CD PROJEKT RED APRESENTA NOVIDADES PARA CYBERPUNK 2077
A CD Projekt RED segue sacudindo a poeira pra dar a volta por cima e voltar a ter o prestígio e a confiança dos jogadores. Nesta semana, eles apresentaram mais uma edição do Night City Wire, um programa especial com diversas novidades envolvendo o mundo do jogo. As principais notícias divulgadas estão aí abaixo:
- Atualização Edgerunners (Mercenários) - Aproveitando o embalo de Cyberpunk Edgerunners, novo anime que expande o universo do jogo e que fará sua estreia em 13 de setembro na Netflix, Cyberpunk 2077 recebeu uma atualização com novidades (armas de fogo e melee, missões secundárias, etc.), segredos inspirados na série animada (incluindo um mini jogo em um arcade), além de diversas correções de gameplay e a possibilidade de compartilhar a progressão do jogo entre várias plataformas.
- Modo Performance para o Xbox Series S - O patch 1.6 também trouxe boas novas para quem tem o monstrinho. Foi adicionado um modo performance no Series S, fazendo o jogo rodar a 60 fps, com resolução dinâmica de 900p (entre 800p e 1080p).
- Novo DLC Phantom Liberty - A única expansão que Cyberpunk 2077 terá vai se passar em um distrito novo de Night City, e a CDPR está promovendo o DLC tendo uma pegada de thriller investigativo. Será pago e sairá em 2023 no Xbox Series X|S. Estranhou que falei só Series X|S aqui? Se sim, leia o próximo ponto.
- Patch 1.6 é o último do Xbox One - Essa foi a última grande atualização de Cyberpunk 2077 no Xbox One (e PS4). O jogo continuará funcionando normalmente, recebendo correções e tudo na geração passada, mas o foco do estúdio agora é levar a melhor qualidade possível para o jogo nos consoles da geração atual e PC. Donos da versão “Cyberpunk 2077 Limited Edition Bundle” no Xbox One/One X poderão receber um reembolso do valor da expansão em forma de créditos na Microsoft Store.
(Cyberpunk 1, 2)
O VALOR DAS PEQUENAS NARRATIVAS EM PENTIMENT
Pentiment parece um peixe fora d’água entre os jogos da Obsidian, especialmente por ser diferente de algumas premissas básicas de outros jogos famosos do estúdio, como Fallout New Vegas, Pillars of Eternity ou The Outer Worlds. Ao invés da liberdade de criarmos nosso próprio personagem, aqui teremos um protagonista fixo chamado Andreas Mareland - até poderemos compor algumas partes de seu background, mas a ideia básica é entrar no papel. Criado por uma equipe de 13 pessoas em coisa de dois anos e meio, a ideia por trás de Pentiment é ser um RPG mais lento que ofereça intrigas emocionais. E, por isso mesmo, o time dedicou muito trabalho para a construção de mais de 200 personagens de apoio, que iremos encontrar ao longo das nossas investigações. Segundo Josh Sawyer, diretor do jogo, “quando se trata das interações individuais dos personagens, é mais sobre suas personalidades e origens. Então, começamos a pensar em algumas das diferentes interações que poderíamos ter entre esses grupos, analisando como elas funcionariam baseadas nos pontos de atrito entre elas - as rivalidades e pequenas rixas”. E é aqui que Sawyer e Hannah Kennedy (diretora criativa) esperam que estejam as melhores impressões sobre o jogo, pois essa diversidade de personagens pode acarretar em um jogo de mistério investigativo sem um final propriamente dito, seguindo seus instintos e também as experiências positivas e negativas que tivermos com outros NPCs. Diz Sawyer: “quando você acusa alguém, não é o final da história. Esse personagem se foi, e então pessoas da sua família ou aqueles que tinham algum tipo de relação social com ele ficarão chateados. Algumas pessoas vão pensar que foi bom você se livrar dele e certos elementos da história irão mudar”.
Ou seja: poderemos causar certas ondulações narrativas que serão sentidas pelas décadas nas quais o jogo se passa. Alguns RPGs tentam atrair jogadores com escolhas de vida ou morte que pode afetar civilizações inteiras, mas em Pentiment, a prioridade é enfatizar esses momentos narrativos mais delicados. Segundo Kennedy, “a história é o canal. A história é o gamplay. Pentiment tem sido um desafio porque temos um número limitado de ações de gameplay que os jogadores podem se engajar. É mais ler sobre a história, reagir a essa história e um pouco de navegação e mini-games”. E continua: “sabendo que teríamos limitações nessas áreas, nos focamos em criar muitos momentos de história menores, seja expandindo nossas tarefas de personagens terciários ou tentando introduzir espaços no jogo com pequenas e divertidas histórias ou elementos de storytelling visual”. Sawyer cita um exemplo do primeiro ato do jogo onde podemos contar uma história para uma criança que acorda nosso personagem: uma criança que perturbou um artista ou um conto fantástico sobre as suas próprias aventuras pessoais. Essa interação aparentemente trivial vai impactar como essa criança enxerga a narrativa no futuro, causando uma onda que acompanhará os jogadores ao longo do tempo.
(Game Developer)
INSIDERS COMEÇAM A TESTAR UMA NOVA VERSÃO DA DASHBOARD DO XBOX
Usuários Xbox Insider são muito importantes para a Microsoft por servirem como um primeiro passo para testar novas atualizações que, futuramente, serão lançadas (ou não) a todos os consumidores. E a home do console é um aspecto que volta e meia gera discussões e reclamações dos jogadores, pedindo que a empresa deixe a interface mais simples e limpa, para que seja possível aproveitar, por exemplo, os temas dinâmicos, que hoje ficam meio escondidos por trás de tantos blocos. Pelo visto, a Microsoft pensa diferente e apresentou hoje uma versão inicial da nova página inicial dos consoles Xbox, que está disponível para usuários selecionados Xbox Insider que fazem parte do grupo Alhpa Skip-Ahead. Mas não é algo gravado em pedra, a Microsoft afirmou que as mudanças de layout, design e usabilidade são experimentais, e que poderemos esperar outras coisas diferentes antes da sua liberação final. Como exemplos das mudanças, a empresa cita uma linha “jump back in” que mostra um pouco mais dos conteúdos recentes, facilitando o acesso rápido jogos/apps que usamos com frequência; mais facilidade para acessar configurações do sistema; design e aspectos visuais mais consistentes e próximos do que vemos em outros lugares (Xbox app para PC/mobile, app Xbox para TVs, etc.); e uma aba de rolagem para baixo que apresenta indicações e recomendações com base em nossas preferências de jogo. A ideia é lançar a versão final em algum momento de 2023.
(Xbox Wire)
FREE PLAY DAYS - CONAN EXILES, MADDEN NFL 23, HUNT: SHOWDOWN E RIDERS REPUBLIC
Até a madrugada de segunda-feira, 11 de setembro, às 3h59min, assinantes Xbox Live Gold e Xbox Game Pass Ultimate poderão aproveitar, sem custo adicional, os quatro jogos abaixo, como parte do programa Free Play Days, que volta e meia oferece alguma coisa nova pra jogarmos sem precisar pagar a mais por isso.
- Conan Exiles - Jogo de sobrevivência onde é preciso vagar pelas Exiled Lands e outros biomas para sobreviver, basicamente. Catar recursos, construir coisas, essa pegada.
- Madden NFL 23 - Mais nova versão do principal jogo da NFL do mercado, com modos famosos do gênero de esportes como Ultimate Team (para montar sua própria equipe com astros de vários times diferentes).
- Hunt: Showdown - FPS multiplayer com dois modos: Bounty Hunt, onde devemos caçar os chefes do jogo; e Quickplay, um battle royale.
- Riders Republic - Um grande playground multiplayer com diversos esportes para se praticar: bicicleta, esqui, snowboard e planador, para até 50 jogadores simultâneos no Series X|S (30 no Xbox One).
DEALS WITH GOLD COM SALDÕES DE MUNDO ABERTO, OTIMIZADOS SERIES X|S E SUPER SAVER
Nesta semana, o Deals with Gold conta com mais de 400 itens em oferta entre jogos, pacotes e conteúdos adicionais, separados em três saldões principais mais alguns jogos aleatórios fora dos grupos. Os descontos são ainda maiores em alguns jogos pra quem é assinante Xbox Live Gold ou Xbox Game Pass Ultimate. Vamos a algus destaques:
- Mundo Aberto - Jogos de mundo aberto, como Assassin’s Creed, Batman Arkham Knight, Far Cry, Metal Gear Solid V, Red Dead Redemption 2, Saints Row e muito mais.
- Otimizados Series X|S - Tem um Series X|S e quer aproveitar o melhor do seu console? Aqui tem muita coisa legal: Call of Duty Vanguard, Diablo II Resurrected, Hitman III, Little Nightmares II, Marvel’s Guardians of the Galaxy, Metro Exodus, Tales of Arise, entre outros.
- Super Saver - Grandes descontos de até 70% em vários jogos, especialmente independentes, como Amnesia Collection (R$ 6,20), Blair Witch, Demon's Tilt, Furi, Iconoclasts, Mutant Year Zero, Ruiner, Slay the Spire, Telling Lies, entre muitos outros.
(PXB)
MICROSOFT REWARDS E XBOX GAME PASS QUESTS | ATUALIZAÇÃO MENSAL
Estamos no início de um novo mês, então, uma nova leva de atividades está disponível para assinantes Xbox Game Pass com as Xbox Game Pass Quests. Pra saber mais sobre o Microsoft Rewards e Xbox Game Pass Quests, todos os detalhes dos programas, as atividades disponíveis pra começar a ganhar pontos, dicas de como resolver as solicitações e mais estão em nosso tópico completo com tudo sobre o Microsoft Rewards e Xbox Game Pass Quests aqui no PXB. Ao contrário do mês passado, nesse teremos apenas quatro semanas para completar a tarefa mensal de 1.000 pontos, ou seja, será preciso completar 22 atividades diárias de 27 disponíveis. É apertado, mas cuidando, dá pra fazer. Abaixo, está a lista completa das atividades disponíveis, suas descrições e até quando devem ser completadas.
Xbox Game Pass Quests - Semanais, até 13 de setembro, 13h59min
- Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder's Revenge - (25 pontos) - Jogar Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder's Revenge. Atividade exclusiva para assinantes Ultimate.
- PowerWash Simulator (25 pontos) - Jogar PowerWash Simulator.
- Conclua três solicitações diárias (10 pontos) – Fazer três solicitações diárias na semana (jogar um jogo do Xbox Game Pass em três dias diferentes).
- Conquiste mais pontos (10 pontos) – Desbloquear três conquistas ou jogar três jogos diferentes do Xbox Game Pass.
Xbox Game Pass Quests - Mensais, até 3 de outubro, 13h59min
- Burnout Paradise Remastered (75 pontos) - Fazer 1 takedown.
- Middle-Earth: Shadow of War (75 pontos) - Matar 25 inimigos.
- Rush: A Disney Pixar Adventure (75 pontos) - Nadar 5.000 de distância.
- Wolfenstein: The New Order (75 pontos) - Matar 1 inimigo.
- Game Pass Explorer (10 pontos) - Jogar quatro títulos diferentes do Xbox Game Pass.
- Solicitação para Iniciante (25 pontos) - Completar seis atividades diárias e quatro semanais neste mês.
- Dedicação às Solicitações (100 pontos) - Concluir 12 atividades diárias e 8 semanais neste mês.
- Complecionista de Solicitações (1000 pontos) - Concluir 22 atividades diárias e 12 semanais este mês.
Microsoft Rewards - Semanais, até 13 de setembro, 00h59min
- Hades (10 pontos) - Só clicar no card de Hades.
- Inicializador de Aplicativos (40 pontos) - Abrir o app do Rewards no console em três dias diferentes.
- Caçador de Pontos (50 pontos) - Ganhar 200 pontos no Microsoft Rewards.
LANÇAMENTOS DA SEMANA (5 A 9/SET)
- Castle Walker (Alexandr Bondarenko/Desert Water Games LLC) - R$ 18,45
- Circus Electrique (Zen Studios/Saber Interactive) - R$ 74,95
- Disney Dreamlight Valley (Gameloft SE) - R$ 112,45 | Xbox Game Pass
- Game Type DX (Mommy's Best Games, Inc.) - R$ 23,61
- Kaichu - The Kaiju Dating Sim (Squiddershins/Top Hat Studios) - R$ 36,95
- NBA 2K23 (Visual Concepts/2K) - R$ 349,90
- Radical Rex (Piko Interactive LLC/QUByte Interactive) - R$ 29,95
- Steelrising (Spiders/Nacon) - R$ 184,95
- Temtem (Crema/Humble Games) - R$ 187,45
- The end is nahual: If I may say so (Third World Productions) - R$ 36,95
- Train Sim World 3 (Dovetail Games) - R$ 174,95 | Xbox Game Pass
- White Day: A Labyrinth Named School (Sonnori/PQube Limited) - R$ 112,45
LANÇAMENTOS DA PRÓXIMA SEMANA (12 A 16/SET)
Terça, 13
Quarta, 14
- Devoured by Darkness (Flutterbeam/ChiliDog Interactive) - R$ 22,45
- Isonzo (Blackmill Games/M2H) - R$ 114,95
- Little Orpheus (The Chinese Room/Secret Mode)
- River City Girls Zero (Limited Run Games/WayForward Technologies)
Quinta, 15
- Family Man (Broken Bear Games/No More Robots) - R$ 74,95
- Last Beat Enhanced (7 Raven Studios/Totalconsole) - R$ 59,95
- Maggie the Magnet (Eastasiasoft Limited/Khud0)
- Q.U.B.E. 10th Anniversary (Toxic Games Limited)
- You Suck at Parking (Happy Volcano) - R$ 74,95 | Xbox Game Pass
Sexta, 16
- Blind Fate: Edo no Yami (Troglobytes/101XP) - R$ 92,45
- Despot's Game | Xbox Game Pass
- Grid Force - Mask of the Goddess
- Metal: Hellsinger (The Outsiders/Funcom) - R$ 147,45 | Xbox Game Pass
- SBK 22 (Milestone S.r.l.) - R$ 214,95
- Wayward Strand (ghost pattern)
- Amazing Chicken Adventures (Piotr Rochala) - R$ 89,95
- Knights & Guns (Baltoro Games) - R$ 37,95
- Plunder Panic (Will Winn Games) - R$ 74,95
- The Dark Prophecy (Meridian4/Ratalaika)
- Unichrome: A 1-bit Unicorn Adventure (Super8bitRafa/Ternox)
LINKS RECOMENDADOS
- A 343 Industries não merece mais a confiança de Halo - É um artigo de opinião, mas pode resumir um pouco boa parte do sentimento que a comunidade de Halo tem em relação às entregas da 343i em Halo Infinite (e tudo que veio antes dele). Quando até o Jez Corden tenta amenizar a situação e recebe uma chuva de comentários contrários, é porque a coisa tá feia. | Tom’s Guide
- Controle Elite Series 2 agora terá versão Core - A Microsoft anunciou oficialmente o controle Elite Series 2 Core, $50 mais barato que a versão atual ($129,99 contra $179,99). Por que tão barato? Porque a versão Core vem apenas com o controle, um cabo carregador e uma chavinha para ajustar os analógicos. O que fic m) poderão ser comprados à parte por $59,99. E, onde o Design Lab funciona, vai dar pra personalizar o Elite Series 2 no final do ano. | Xbox Wire
- Evento gratuito The Yappening acontecendo em Halo Infinite - Até o dia 20 de setembro, estará disponível um Event Pass gratuito focado no BTB (Big Team Battle), em modos como Fiesta, Team Snipers e mais. Ao todo, são 10 novos itens cosméticos gratuitos. | Halo Waypoint
- Max Payne "Clones" [vídeo] - O primeiro Max Payne é um jogo muito influente, e desde então, vários jogos tentaram (com sucesso ou não) utilizar elementos da sua fórmula. Esse vídeo mostra alguns exemplos dos dois casos. | Razbuten
- **Noclip is Making a Game to Uncover the Secrets of the Video Game Business [vídeo]** - Um canal que faz bastante sucesso contando histórias dos bastidores dos jogos resolveu criar um jogo, chamado Stunt Derby. Por quê? Para mostrar os segredos dos bastidores de como comercializar um jogo. Como são os acordos de publicação? Como lidar com reviews simulados? Quanto custa vender o jogo com um influencer? | Noclip
- Nova atualização do Xbox melhora qualidade de áudio em grupos - Gosta de jogar on-line com amigos em uma party no Series X|S? A mais recente atualização dos consoles Series melhorou a supressão de barulhos indesejados (controle, respiração, etc.) durante a conversa com os amigos. Essa opção pode ser desligada, caso queira. | Xbox Wire
- Novo ID@Xbox Showcase anunciado para 14 de setembro - Um dia antes da transmissão especial da TGS, a Microsoft vai promover uma nova edição do showcase do ID@Xbox, com novidades de jogos que estão chegando ao console e ao Game Pass também. Vai ser às 14h. | Xbox Wire
- Tencent aumenta sua participação na Ubisoft - Por mais ou menos €300 million, a Tencent comprou 49,9% da Guillemot Brothers Limited, empresa controladora da Ubisoft, comandada pelos irmãos Guillemot (fundadores da Ubi). Com isso, a Tencent passa a ter controle de 4,5% do capital da Ubisoft, podendo dobrar para 9,9% nos próximos oito anos. É a gigante chinesa comendo pelas beiradas em vários pratos diferentes. | Globe Newswire
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Por enquanto é isso, mas a semana ainda não acabou. Daqui a pouco, às 17h, tem aquele showcase da Disney e Marvel. Já amanhã, sábado (10), a partir das 16h, a Ubisoft fará uma nova edição do Ubisoft Forward, com novidades de diversos jogos, incluindo aí o futuro da franquia Assassin’s Creed. Segundo artigo da Bloomberg, serão um jogo mobile e outros dois tradicionais, com esses codinomes: Red, que se passará no Japão; e Neo/Hexe, que terá como ambientação o final do Império Romano. A ideia é que Red e Neo/Hexe façam parte de Assassin’s Creed Infinity, uma plataforma para os futuros jogos da série. Além deles, Assassin’s Creed Mirage (que vazou semana passada) também está confirmado no evento, e terá Bagdá nos anos 800 como ambientação (era pra ser uma expansão de Valhalla mas acabou virando um jogo inteiro). A ideia de Mirage também é ser um retorno às origens da série, com menos elementos de RPG e mais no stealth dos primeiros jogos.
E, por fim, mais como nota, no final do trailer de promoção da franquia, aparece a marquinha do Game Pass. Segundo o insider Snitch, Assassin's Creed Odyssey seria adicionado ao Game Pass em breve, pode ser isso. Amanhã, saberemos de certeza.
Enfim, agora sim. Tenham todos um excelente final de semana.