Mark of the Ninja foi lançado na XBLA no último dia 7. Desenvolvido pela Klei Entertainment, mesma produtora da série Shank, é um jogo de ação stealth no qual você comanda um ninja em busca de vingança contra aqueles que atacaram seu clã.
Este texto basicamente vai apontar o porquê do game ser imperdível, digno de figurar entre os já clássicos Braid, Limbro, Fez e Trials - e olha que joguei apenas 3 fases de um total de 12.
Mark of the ninja é um 2D side scroll, com aquele jeitão "Metroidvania" dos bons e velhos jogos 2D. A história é simples: uma gangue (ao menos ainda não ficou claro pra mim se é uma gangue, uma corporação ou qualquer outra coisa) ataca a sede de seu clã ninja. Após libertar os líderes e outros colegas, você sai em busca daqueles que fizeram isso.
E qual é sua principal qualidade? A jogabilidade, que mistura e refina elementos de outros grandes jogos stealth:
-No sistema de atenção dos guardas à la Metal Gear, você também possui um contador de tempo quanto é visto, precisando se esconder até tudo voltar ao normal. O interessante é que os guardas não voltam à rotina antiga da mesma forma: começam a andar mais rápido, mais "atentos", como sabendo que algo ainda está rondando o local. Isso garante muito mais imersão e mais verossimilhança.
-Da série Batman da Rocksteady, vem a possibilidade de se esgueirar por canais de ar condicionado, esconder-se em grades no chão etc. Além disso, é possível até mesmo assustar guardas e chamar a atenção deles, da mesma forma que nos jogos do morcegão.
-e de Splinter Cell (e também Metal Gear, claro) vem a questão da luz e sombra. Em MOTN, é fundamental andar nas sombras e também criá-las (atirando dardos nas luzes). De certa forma, é possível perceber que o game design foi pensado nesse fator: quando se anda pelas sombras, você enxerga o personagem inteiramente preto; somente na luz você percebe os detalhes e as cores de seu uniforme. Também não é possível enxergar todo o cenário, como em qualquer jogo 2D: quando se está em um ambiente, por exemplo, só é possível saber o que está atrás de portas após espiar por ela. Acredito que este seja o segredo do game: se esconder dos guardas, cachorros e alarmes da melhor maneira possível - seja atrás de objetos, subindo pelas paredes (afinal, você é um ninja!) ou entrando em portas -, sempre estando um passo à frente dos inimigos e usando o cenário da melhor forma possível.
Como já disse, joguei apenas 3 fases e o tamanho de cada uma me impressinou. Sou um jogador meio lento nesses jogos stealth, espero bastante a movimenação dos inimigos, estudo muito o caminho a ser seguido. Mesmo assim: levei uns 40 minutos em cada uma - o que dará um gameplay de 6 a 8 horas. E tenho certeza que a dificuldade nas fases finais irá crescer ainda mais.
Com um interessante sistema de upgrade, você ganha pontos a cada ação bem executada (matar guardas de forma silenciosa, chegar a determinado ponto sem ser detectado, se esconder sem ser visto etc.) e consegue comprar habilidades. Além disso, existem alguns coletáveis e objetivos que também garantem pontos de upgrade - e, sério, não será possível pegar tudo em apenas uma jogada.
Enfim, MOTN é um jogo empolgante. Teria muito mais coisa para citar sorbe ele, mas já escrevi demais. Baixe o demo que não irá se arrepender: serão os 15 dólares mais bem gastos do ano na XBLA
Este texto basicamente vai apontar o porquê do game ser imperdível, digno de figurar entre os já clássicos Braid, Limbro, Fez e Trials - e olha que joguei apenas 3 fases de um total de 12.
Mark of the ninja é um 2D side scroll, com aquele jeitão "Metroidvania" dos bons e velhos jogos 2D. A história é simples: uma gangue (ao menos ainda não ficou claro pra mim se é uma gangue, uma corporação ou qualquer outra coisa) ataca a sede de seu clã ninja. Após libertar os líderes e outros colegas, você sai em busca daqueles que fizeram isso.
E qual é sua principal qualidade? A jogabilidade, que mistura e refina elementos de outros grandes jogos stealth:
-No sistema de atenção dos guardas à la Metal Gear, você também possui um contador de tempo quanto é visto, precisando se esconder até tudo voltar ao normal. O interessante é que os guardas não voltam à rotina antiga da mesma forma: começam a andar mais rápido, mais "atentos", como sabendo que algo ainda está rondando o local. Isso garante muito mais imersão e mais verossimilhança.
-Da série Batman da Rocksteady, vem a possibilidade de se esgueirar por canais de ar condicionado, esconder-se em grades no chão etc. Além disso, é possível até mesmo assustar guardas e chamar a atenção deles, da mesma forma que nos jogos do morcegão.
-e de Splinter Cell (e também Metal Gear, claro) vem a questão da luz e sombra. Em MOTN, é fundamental andar nas sombras e também criá-las (atirando dardos nas luzes). De certa forma, é possível perceber que o game design foi pensado nesse fator: quando se anda pelas sombras, você enxerga o personagem inteiramente preto; somente na luz você percebe os detalhes e as cores de seu uniforme. Também não é possível enxergar todo o cenário, como em qualquer jogo 2D: quando se está em um ambiente, por exemplo, só é possível saber o que está atrás de portas após espiar por ela. Acredito que este seja o segredo do game: se esconder dos guardas, cachorros e alarmes da melhor maneira possível - seja atrás de objetos, subindo pelas paredes (afinal, você é um ninja!) ou entrando em portas -, sempre estando um passo à frente dos inimigos e usando o cenário da melhor forma possível.
Como já disse, joguei apenas 3 fases e o tamanho de cada uma me impressinou. Sou um jogador meio lento nesses jogos stealth, espero bastante a movimenação dos inimigos, estudo muito o caminho a ser seguido. Mesmo assim: levei uns 40 minutos em cada uma - o que dará um gameplay de 6 a 8 horas. E tenho certeza que a dificuldade nas fases finais irá crescer ainda mais.
Com um interessante sistema de upgrade, você ganha pontos a cada ação bem executada (matar guardas de forma silenciosa, chegar a determinado ponto sem ser detectado, se esconder sem ser visto etc.) e consegue comprar habilidades. Além disso, existem alguns coletáveis e objetivos que também garantem pontos de upgrade - e, sério, não será possível pegar tudo em apenas uma jogada.
Enfim, MOTN é um jogo empolgante. Teria muito mais coisa para citar sorbe ele, mas já escrevi demais. Baixe o demo que não irá se arrepender: serão os 15 dólares mais bem gastos do ano na XBLA