Análise Micro análise de "The Wolf among us"

leoharth

Guerreiro
Novembro 10, 2005
2,610
1,583
Para quem não sabe, a Telltale - estúdio responsável por The Walking Dead, grande surpresa do ano passado - acabou de lançar o primeiro episódio do seu novo jogo: "The Wolf among us". Eu joguei este episódio em cerca de duas horas contínuas (sendo que, claro, eu só ia dar uma olhadinha antes de dormir pra ver os menus e tal, mas acabei jogando o episódio todo :) ), e eis o que penso:

- O jogo é baseado na série de HQ "Fables", de Bill Willingham (eu saí pesquisando logo após terminar o jogo e já encomendei as três primeiras edições). Se trata de uma alternativa a realidade de personagens de fábulas, que deixam os seus reinos encantados para morar na Nova Iorque dos anos 80 - suja e violenta. Os personagens passam a tentar sobreviver na nossa realidade. Muitos tem problemas a se adaptar e incorrem em problemas como alcoolismo ou decisões desesperadas como prostituição. O uso de pequenas alusões às fabulas originais permeiam a história e ajudam a formar vínculos com o jogador, especialmente através de pequenas piadas ou comentários que remetem a famosas passagens dessas histórias. O jogador assume o papel de "Bigby Wolf" (apelido de Big Bad Wolf - o lobo de Chapeuzinho Vermelho), o xerife de Fabletown.Uma das principais atribuições do Xerife é fiscalizar que as fábulas não se mostrem demasiadamente para os mundanos (todos nós), ou "mundies". Para isso, elas devem comprar "Glamours" com feiticeiros, para assumir uma aparência humana. O jogo começa quando essa rotina relativamente tranquila é quebrada por um assassinato. E cabe a você investigá-lo.

- A arte é muito parecida com TWD, em termos de proporções, estilo de modelagem, uso de texturas lisas e traços irregulares que emulam desenhos feitos à mão. A diferença mais marcante é no uso das cores, que está realmente bem diferente. TWD utiliza cores pouco saturadas, o que deixa um aspecto constante de dia nublado. Já em The Wolf among us, existe o uso massivo do preto (que caracteriza uma atmosfera de filme de detetive noir), cores bem saturadas e contrastes de cores complementares. Pode parecer pouco, mas essa escolha de rever as cores dá uma ambientação completemente diferente - bem anos 80 mesmo, a época em que a história se passa.

- A jogabilidade é exatamente a mesma de TWD. Podem ter ajustado uma coisa ou outra. Eu não joguei de novo o jogo anterior para poder notar pequenas diferenças. Mas me senti em casa desde o começo. Para os que não jogaram, é um point and click, com algumas QTEs nos momentos de ação. Existem quebra-cabeças bem básicos, nada muito elaborado. A real graça da coisa é descobrir que combinações são possíveis e ir adiante para ver no que dá.

- A dublagem é excelente. Achei melhor que em TWD - a qual eu já considerava muito boa.

- O jogo começa bem lento, com algumas ações que parecem bem nos trilhos. Aos poucos, o jogo vai requerendo cada vez mais do seu interesse, até que fiquei absorto por aquela realidade. Tomei uma decisão super violenta e arbitrária - coisa que nunca faço, salvo eventualmente numa segunda jogada - apenas porque fiquei envolvido a tal ponto na história que queria revidar.

O grande defeito até aqui é ser episódico. Agora tou feito maluco, esperando sair o segundo episódio :) , doido por mais um pouco.
 

User 1422

Guerreiro
Março 19, 2009
12,246
11,403
Joguei tb e curti bastante, mais do que o primeiro episódio do TWD. É bacana porque é uma história de mistério e investigação em meio ao universo da hq.
 

gustavocubas28

Jogador
Março 31, 2011
2,605
14
Joguei o primeiro episódio e também curti bastante, pelo que vimos até agora a série tem tudo para superar TWD.
Falando nas HQs. gostei tanto da ambientação do jogo que devorei as 20 primeiras edições da HQ em 2 dias :)
 

Mortega91

Jogador
Março 22, 2011
981
106
To bastante interessado, mas vou tentar esperar saírem todos os episódios pra comprar de uma vez. Assim picado dá uma agonia... :D
 

caddelin

Guerreiro
Fevereiro 3, 2007
1,750
758
Curitiba
Eu tenho toda a colecao do fable ate o final do arco do adversario. A hq tinha que ter terminado ali mas o bill resolveu continuar mamando nas tetas do sucesso da hq e iniciou outro arco e ai eu mandei catar coquinhos rsrs mas ese jogo me interessa bastante. Soh nao comprei ainda porque estou com uma quantidade muito grande de jogos ainda para terminar.
 

leoharth

Guerreiro
Novembro 10, 2005
2,610
1,583
E quem não está? hehehehe! :D

Deve ser mais bacana ainda jogar conhecendo bem a história. Ontem comecei outro save, tomando decisões diferentes. Mas não fechei o episódio. Depois até pensei que o fato de ser episódico ajuda a queremos ter saves diferentes para ver a história evoluindo de formas distintas. O problema é só depois lembrar em qual save estavam quais decisões. O TWD (que eu pegeui em disco todos os episodios), eu fiquei tão arrasado no final que larguei. Pra mim, aquilo ali foi o que aconteceu e pronto. Não quis jogar de novo. Enquanto que no início, eu ficava já planejando jogar com decisões diferentes.
 

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)