Microsoft adquire a Double Fine Productions, de Tim Schafer

RAYMON

XBOX MVP
Administrador
9,541
13,999
São Paulo

A Microsoft anunciou durante sua conferência na E3 2019 que completou a aquisição da desenvolvedora Double Fine Studios, que foi criada por Tim Schafer em 2000. A empresa é conhecida por jogos como games como Psychonauts, Day of the Tentacle, Broken Age, Brutal Legend, Grim Fandango e outros. Além disso, Psychonauts 2 (que está em desenvolvimento) será um game de dentro dos Xbox Game Studios e terá distribuição da Microsoft.

Schafer foi chamado para o palco com o objetivo de comentar a aquisição, aproveitando para brincar com a possibilidade de seu estúdio servir como suporte para franquias como Forza ou Gears of War ou até para desenvolver novos recursos para o Microsoft Excel.

Com a aquisição da Double Fine Productions e a criação de um estúdio dedicado a Age of Empires, a Microsoft conta agora com 15 estúdios de desenvolvimento: 343 industries, Age of Empires, The Coalition, Compulsion Games, Double Fine Productions, Microsoft Studios Global Publishing, The Initiative, inXile Entertainment, Minecraft, Ninja Theory, Obsidian Entertainment, Playground Games, Rare, Turn 10 e Undead Labs.

 

Victal

Viciado
10,926
9,626
Excelente aquisição, com certeza.
A Double pode não fazer jogos enormes, mas sempre entrega qualidade. E o Tim Schaffer é um daqueles devs diferenciados que carrega nome.
 
  • Curtir
Reações: Denik Fortes

Creis92

Viciado
2,485
2,106
Pernambuco
O que será que a Double Fine vai fazer no futuro? Será que ficarão nos jogos de plataforma? Será que irão fazer AAA (tomara)? A brincadeira do Tim com o Matty no palco da E3 deu a entender que eles topar fazer qualquer tipo de jogo.
 

Creis92

Viciado
2,485
2,106
Pernambuco
Se tirar pelo Psychonauts ai, eu não se foi boa aquisição não. Hehehehe
A DF está no mesmo barco da Obsidian e InXile: estúdios extremamente talentosos que não tinham dinheiro pra produzir grandes projetos sempre tendo de recorrer a crowdfunding pra lançar jogos simples. Agora com a Microsoft o que se espera é que eles cresçam aumentem o nível dos projetos deles. Foi uma compra excelente.
 

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
9,625
12,089
A DF está no mesmo barco da Obsidian e InXile: estúdios extremamente talentosos que não tinham dinheiro pra produzir grandes projetos sempre tendo de recorrer a crowdfunding pra lançar jogos simples. Agora com a Microsoft o que se espera é que eles cresçam aumentem o nível dos projetos deles. Foi uma compra excelente.
Não sei bem como dizer isso.
Acho que seria saudável fazer um ajuste de expectativas. Além dos estúdios mais antigos, eu colocaria como produtores de AAA em potencial a equipe de RPG da Playground e a The Initiative. Eles estão contratando pra isso.
Quem pode chegar nisso, mas não sei em quantos anos: Obsidian e Ninja Theory (mas essa sempre com projetos menores em paralelo).

Double Fine e InXile podem fazer jogos com metacritic alto, porém provavelmente não blockbusters.
 

Creis92

Viciado
2,485
2,106
Pernambuco
Não sei bem como dizer isso.
Acho que seria saudável fazer um ajuste de expectativas. Além dos estúdios mais antigos, eu colocaria como produtores de AAA em potencial a equipe de RPG da Playground e a The Initiative. Eles estão contratando pra isso.
Quem pode chegar nisso, mas não sei em quantos anos: Obsidian e Ninja Theory (mas essa sempre com projetos menores em paralelo).

Double Fine e InXile podem fazer jogos com metacritic alto, porém provavelmente não blockbusters.
Eu espero ao menos AAs de qualidade vindo deles, mas ainda torço pra chegarem nos AAAs.
 

Lightwarrior8

Jogador
340
328
Juiz de fora
Não sei bem como dizer isso.
Acho que seria saudável fazer um ajuste de expectativas. Além dos estúdios mais antigos, eu colocaria como produtores de AAA em potencial a equipe de RPG da Playground e a The Initiative. Eles estão contratando pra isso.
Quem pode chegar nisso, mas não sei em quantos anos: Obsidian e Ninja Theory (mas essa sempre com projetos menores em paralelo).

Double Fine e InXile podem fazer jogos com metacritic alto, porém provavelmente não blockbusters.
Exatamente , já foi falado que a proposta do XGP é manter o catálogo alimentado. Se todo mundo começar a fazer AAA vai ser 1 jogo por ano e olhe lá.
Sempre me vem a mente aquele discurso do Phill sobre jogos SP serem cada vez mais raros , me pergunto se ele não estava falando do Xbox na verdade.