Tópico Oficial Microsoft anuncia a compra da Activision Blizzard ||| APROVADO ||| Game Pass só em 2024

Com o novo prazo de conclusão (18 de outubro), quando a aquisição será completada?


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    87

Shivan

Desde o Oddysey
Moderador
Novembro 21, 2006
8,217
13,499
Belo Horizonte
Achei normal.
Quem está sendo cobrado diretamente é o governo japonês. A Sony vai dizer alguma coisa apenas quando for solicitada oficialmente. E vai medir juridicamente cada palavra respondida.
Vamos ouvir algo do governo japonês, se ouvir. A Sony vai ficar quietinha torcendo pro assunto cair no esquecimento.
Acho q ele foi irônico.
 

Lightwarrior8

Xbox Gamepass , vê se me dá um tempo....
PXB Gold
Fevereiro 9, 2019
8,889
18,465
Juiz de fora
Achei normal.
Quem está sendo cobrado diretamente é o governo japonês. A Sony vai dizer alguma coisa apenas quando for solicitada oficialmente. E vai medir juridicamente cada palavra respondida.
Vamos ouvir algo do governo japonês, se ouvir. A Sony vai ficar quietinha torcendo pro assunto cair no esquecimento.
E provavelmente não vai dar em nada , até porque esses acordos devem ser feitos debaixo dos panos.

Ae volta naquilo que a gente já falava a anos , Xbox com base fraca torna mais barato os acordos da PS , em consequência trás mais usuários pois tem mais jogos , e assim vai.
Lembro de ter visto um comparativo de jogos disponíveis no PS4 e no Xone , e era quase o dobro os jogos disponíveis no PS.
 

xJohnKennedy

Guerreiro
Dezembro 31, 2015
3,323
5,512
Goiás
E provavelmente não vai dar em nada , até porque esses acordos devem ser feitos debaixo dos panos.

Ae volta naquilo que a gente já falava a anos , Xbox com base fraca torna mais barato os acordos da PS , em consequência trás mais usuários pois tem mais jogos , e assim vai.
Lembro de ter visto um comparativo de jogos disponíveis no PS4 e no Xone , e era quase o dobro os jogos disponíveis no PS.
Mesmo acordos por debaixo dos panos, eles ainda geram fatos concretos que dá pra perceber que tem alguma coisa estranha. E digamos que não há um fato mais concreto que 98% de market-share.
 

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,911
51,196
Não é da Activison, mas a MS está sendo investigada juntamente com Amazon e Google sobre condutas em relação ao mercado de cloud. O Google chamou a atenção dos órgãos britânicos de que MS e Amazon estariam dificultando a vida de quem resolvesse tirar os dados de seus respectivos provedores, impondo uma barreira de custo significativa para não incentivar a ida do cliente para um serviço concorrente.

Embora sejam processos diferentes, a conduta da MS nesse caso pode influenciar as conclusões do CMA quando analisar a questão do impacto de cloud gaming, que é o que sobrou pra ser analisado. Eu disse "pode", mas não que isso seja uma grande probabilidade. As questões de um caso e de outro são diferentes.

O CMA recebeu um relatório de um órgão de comunicações que fez uma investigação preliminar.
 

The Herdy

VASCO
Março 1, 2011
6,316
3,389
Vale a pena COD para quem só joga offline?
Problema é que cod mesmo em promoção é caro mesmo os velhos.
Caso tenha interesse recomendo as campanhas dos MW 1 e 2 Reboot, não são tão boas quanto a dos originais mas entre os atuais são excelentes, principalmente o 1 .
 
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ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,754
76,345
Rio Grande do Sul
Achou que não teríamos atualização dessa novela da Activision esta semana?

choque-choque-de-cultura.gif


O CMA (Competition and Markets Authority), do Reino Unido, publicou as respostas de Microsoft, Sony e de um especialista em relação aos achados provisórios publicados há algumas semanas.


Microsoft
  • A Microsoft reforçou o que o CMA concluiu provisoriamente, que a aquisição não irá prejudicar a concorrência e que a estratégia de retirar ou degradar Call of Duty não faz sentido comercial;
  • A empresa discorda da análise do CMA de utilizar o comportamento de pessoas que possam migrar de plataforma por conta de Call of Duty como early adopters mas que se manteriam no longo prazo (lifetime value, LTV). Ou seja, que pessoas que migrarem de plataforma por conta de Call of Duty irão passar a gastar mais no Xbox do que em outras plataformas que já possuem. Dados da Microsoft indicam que o perfil de compra de quem migrar de plataforma é muito diferente de early adopters;
  • A Microsoft concorda que os incentivos que a Microsoft possa ter em relação a conteúdos da Activision não podem ser extrapolados a partir de situações passadas. Da mesma forma, essa postura deve ser utilizada para reavaliar as conclusões preliminares relacionadas a jogos em nuvem, já que as preocupações estão sendo reavaliadas ou até mesmo descartadas por conta de diversos acordos recentes (Nvidia, Boosteroid, Ubitus);
  • Estas parcerias serviriam como prova de que a Microsoft não só não vai retirar/restringir o acesso de conteúdos da Activision de serviços rivais como também levar para ainda mais serviços de jogos.

Sony
  • A Sony considera os achados do CMA surpreendentes, sem precedentes e irracionais. A empresa acredita que o documento do CMA teve uma abordagem diametralmente oposta ao se concentrar apenas em um modelo econômico (LTV) para estimar o incentivo de tornar Call of Duty exclusivo de Xbox, sem considerar o valor estratégico que isso teria para a expansão do Game Pass;
  • A empresa discorda das conclusões de quanto a Microsoft ganharia com a negociação em três pontos, gerando uma estimativa até 70% menor:
    • Usuários engajados em Call of Duty (que o CMA cita como possíveis usuários que irão mudar de plataforma) tem um gasto médio muito maior do que o usuário padrão da PSN;
    • Utilizar o LTV para medir os possíveis ganhos da Microsoft mas estimar que as perdas seriam iguais a um ano vezes cinco, já que esta metodologia assume perdas de usuários PlayStation por cinco anos, mas que nenhum desses usuários migraria para o Xbox;
    • Ao se tornar dona de Call of Duty, o título se tornará first party e a Microsoft não precisará mais dividir os lucros com a Activision, fazendo com que o título seja mais lucrativo do que é hoje;
  • Ao assumir que nenhum usuário com menos de 10 horas de jogo ou $100 gastos em Call of Duty iria migrar de plataforma, o órgão ignora os jogadores que jogam Call of Duty por conta da campanha (que possui, em média, de 6h a 8h de duração). Esta conjectura iria contra o dever do CMA de basear suas decisões em evidências ao invés de especulações;
  • A Sony citou a entrevista de Harvey Smith (Arkane Austin), onde ele disse que a Microsoft cancelou a versão de PS5 de Redfall após a aquisição como uma evidência que a Microsoft tem incentivos para exlcuir rivais de futuros lançamentos;
  • Conversas em fóruns mostram que os jogadores têm noção das diferenças existentes entre os jogos em diferentes plataformas, e que isso pode ser utilizado como fator decisivo na hora de comprar o jogo em uma plataforma. Sendo assim, existiria incentivo em degradar a experiência de alguma forma no PlayStation, ao não utilizar todas as tecnologias existentes no console, por exemplo.

Joost Rietveld (professor de Estratégia e Empreendedorismo na UCL School of Management)
  • Existe uma ambiguidade no tratamento dos jogos em nuvem: o CMA considera um mercado separado; Microsoft e Activision consideram um recurso e que não constitui mais do que uma tecnologia transitória;
  • Sendo assim, se for considerado um mercado separado, devem existir preocupações específicas para ele. Já se os jogos em nuvem forem incluídos no mercado geral de jogos;
  • Em relação a isso, ele acredita que existam quatro tipos de serviços de jogos em nuvem:
    • Como uma funcionalidade: uma parte da distribuição de jogos da plataforma, como o Game Pass e a PlayStation Plus;
    • Como uma plataforma em si: todos os jogos são ofertados a partir dela, exemplo: Amazon Luna;
    • Como um complemento: aproveitar jogos existentes em outra plataforma, como o Nvidia Geforce Now;
    • Como um ponto de entrada: um negócio especializado em levar jogos por streaming para empresas, como a Ubitus;
  • Serviços como o Game Pass não competem diretamente com serviços como o GeForce Now (complemento) ou Ubitus (ponto de entrada), mas sim com serviços como o Luna (plataforma). Porém, 1) a Activision nunca lançou seus jogos em serviços, logo, 2) é imporável que sua presença (ou falta) faça alguma diferença material significativa e 3) serviços que atuam como plataformas possuem dificuldades próprias que resultam em vários deles precisarem lutar para ter sucesso;
  • Por tudo isso, o CMA deveria reconsiderar sua postura de tratar os jogos em nuvem como um mercado distinto.
O artigo desse cara tem 24 páginas e bem mais conteúdo detalhando esses pontos, não li tudo mas é uma boa leitura complementar que ajuda a entender os meandros existentes em um mercado nascente (jogos em nuvem), onde jogamos tudo no mesmo balaio mas existem diferenças grandes entre os serviços oferecidos, propostas de valor, etc.
 
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