Tópico Oficial Microsoft anuncia a compra da Zenimax/Bethesda

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,911
51,196
Isso é uma suposição minha. Acho que a Sony não parou com isso e vai continuar agressiva nos contratos com outros estúdios, como já especulam sobre a Konami. E convenhamos, pra Sony isso não é difícil, tem games aí cuja vendagem chega a 70, 80% só na plataforma da Playstation: o que os nipônicos precisam é convencer que os 20 ou 30% da Xbox não são tão relevantes no curto prazo. Então o custo de oportunidade para a publisher deixar de colocar o game na Xbox é baixo.
Enquanto ela mantiver uma dominância de market share, o custo fica mais baixo; se ela esperar a MS ganhar mais mercado, depois essa mesma estratégia custa mais. Por isso é um investimento racional isso que a Sony está fazendo. Porém, ainda assim, pesa nas finanças da companhia, por isso a ida de títulos para o PC, pra ajudar nessa luta.
 

tecioricardo

Jogador
Dezembro 23, 2020
231
252
Brumado - BA
Essa conta sua não bate com a realidade, usuários de fórum tem mania de medir o sucesso de um exclusivo na relação com o total de vendas, muitas pessoas compram de 2 a 3 vezes o mesmo console em função de defeitos ou por ter filhos em casa, mas só adquirem uma cópia do jogo. Se fossemos levar ao pé da letra a base ativa do PS4 deve ser de no máximo 60 milhões de pessoas e 10% de vendas é um número expressivo visto que RPG é jogo de nicho.
Mas os Sonystas sustentam a indústria, 5 milhões é pouco. :relieved:
 

Luck Costa

Jogador
PXB Gold
Janeiro 17, 2008
3,618
5,626
Vinhedo
Sem analisar merda nenhuma do mercado, até porque PODE ser que a MS seja melhor que eu para isso, tudo vai depender da quantidade de assinantes do GP.
Porém, uma estratégia mai o meno seria o seguinte: alguns jogos serem exclusivos temporários day one no GP, e outros saírem multi, porém sempre day one no GP, deixando as plataformas da MS como realmente o melhor lugar para se jogar.
Como definir quais jogos? Não sei, é só uma ideia jogada ao vento sem análise mais profunda.

Meu sentimento: a MS vai abrir os jogos da Bethesda para outras plataformas. Não sei dizer o formato, mas não me parece que ela deixará tudo exclusivo não.
 

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,911
51,196
Vi um post no Resetera, sobre essa questão de dizer que estava "tudo claro' desde o início.


"My current plan is as follows:

  1. If they announce that games won't be exclusive, then I'll point to that interview with the dude who said "first or better or best" just like Tom is here.
  2. If they announce everything is going to be exclusive then I'll point to the Phil interview where he said "no" to the idea of playstation being required to make the math work
  3. If they don't announce anything concrete or stick to "case by case basis " talk, then I'll point to the interviews that said "we will evaluate on a case by case basis".
In all 3 scenarios, I'll say it was incredibly obvious, and that everyone who thought differently was a huge idiot for not seeing these completely clear, unambiguous signals that were sent out by Microsoft. "

Existe informação para qualquer cenário. Depois é só fazer o quote de um deles e dizer que todo mundo devia saber que seria assim. :joy:
 

HSR

15 anos de Xbox e PXB
PXB Gold
Outubro 31, 2014
12,144
17,577
Campo Grande - MS
Aparentemente já foi vendido muito mais Playstation 5 do que Series X|S pelo mundo.
Aparentemente os jogos exclusivos do Playstation 5 parecem ser mais bacanas do que o Series X|S neste momento e possível que isto se mantenha ainda por um tempo.

Então, ? ? ? ? para a Sony.

Que a Microsoft coloque tudo exclusivo e fortaleça ainda mais o catálogo do Game Pass e que tal ação chame a atenção para novos assinantes.
Muito cansativo o mimimi. Como diria Capitão Nascimento "Não vai jogo nenhum para outra plataforma e tudo mundo aí quietinho". Fim de papo.
 

tecioricardo

Jogador
Dezembro 23, 2020
231
252
Brumado - BA
Aparentemente já foi vendido muito mais Playstation 5 do que Series X|S pelo mundo.
Aparentemente os jogos exclusivos do Playstation 5 parecem ser mais bacanas do que o Series X|S neste momento e possível que isto se mantenha ainda por um tempo.

Então, ? ? ? ? para a Sony.

Que a Microsoft coloque tudo exclusivo e fortaleça ainda mais o catálogo do Game Pass e que tal ação chame a atenção para novos assinantes.
Muito cansativo o mimimi. Como diria Capitão Nascimento "Não vai jogo nenhum para outra plataforma e tudo mundo aí quietinho". Fim de papo.
A Microsoft sabe que não vai conseguir vender mais que o PS5, por isso o foco dela no Xcloud, querendo ou não, o futuro será a nuvem, o passado dela de uma empresa de software/hardware ficou pra trás, virou agora uma empresa de serviço mesmo.
 

freedowsRoO

Guerreiro
PXB Gold
Janeiro 7, 2010
3,760
4,185
Rondonópolis - MT
Meu sentimento: a MS vai abrir os jogos da Bethesda para outras plataformas. Não sei dizer o formato, mas não me parece que ela deixará tudo exclusivo não.

Tbm acredito nisso, exclusividade temporária e day one no GP, quem quiser jogar day one que assine o GP, seja no XBOX ou no PC.

Pq se for parar para pensar, com o GP no PC a base de venda de assinantes(e vendas do jogo) aumenta demais, não tem pq abrir para a Sony logo de cara. Não é como se a MS não fosse lucrar com a exclusividade.
 

sehloco

Guerreiro
Setembro 11, 2017
3,595
5,128
Santa Catarina
Lembram que o Phil falou que Sony e Nintendo não são rivais direto do Xbox?
E sim Google e a Amazon?!

Acho mais coerente a MS estar se preparando para o futuro dos jogos em nuvem e aqui a Bethesda ser exclusivo Xbox.
Para o mercado atual talvez a Sony e Nintendo já estão nos planos da MS para conseguir mais lucro a curto prazo.
Bethesda exclusivo na loja do Xbox (consoles) significa querer vender o console Xbox e acho que isso não é necessariamente o objetivo 1 da MS.

Então acredito realmente que a Bethesda foi comprada para ser day one GP e focada para a nuvem.
 

Lightwarrior8

Xbox Gamepass , vê se me dá um tempo....
PXB Gold
Fevereiro 9, 2019
8,859
18,400
Juiz de fora
A aquisição foi uma jogada de mestre, parabéns....agora gastar essa grana preta e continuar tudo igual em questão de lançamentos multiplatformas, é jogar essa grana fora.

eu não faço ideia da estratégia que o Phil vai usar para dar visibilidade ao Gamespass com essa aquisição, mas tudo se resume ao $$$. A empresa tem acionistas que querem lucro e concordaram com o que quer que tenha sido apresentado para eles para aprovarem a aquisição, mas se fosse da Sony a aquisição, duvido que isso estaria sendo debatido, já estariam dizendo que "morreu xbox". Espero que na E3 tenhamos informações claras sobre isso.

Outro aspecto que vale mencionar, vi num programa sobre mercado financeiro no Bloomerang é que a exclusividade, mesmo temporária, tem um impacto gigante nos consumidores. Muitos são os consumidores que esperam baixar o preço ou a summer sale para comprar e aí que o gamepass brilha, porque o valor do serviço é acessível e essa fatia do mercado que vive de promoções (olha eu aí e atesto que isso realmente acontece) não precisaria esperar para jogar. ponto interessante, esse pessoal que esperam promoções são conhecidos como "retardatários" nessa indústria, numa tradução livre.

Também disseram que o Jeff Bezos, da Amazon, sinalizou que está se preparando para entrar nesse mercado, assim como a Apple tbm já deu sinais de interesse nesse bolo e que ambos seguiriam o modelo gamepass e não as tradicionais vendas físicas, sendo assim com a dianteira da MS ela teria a vantagem que a netflix tem hoje onde a marca se tornou sinônimo de plataforma de streaming. Segundo estudos de não sei que órgão americano, a Netflix é a plataforma primária em 68% dos lares e que estes assinam tbm outros serviços, mas sazonalmente, de acordo com o conteúdo oferecido, como Disney que teve milhares de assinantes por causa de The Mandaloriam e quando a série parou (só 2022 agora), as assinaturas secaram.

Tbm disseram que a pandemia atrasou as novidades do Gamepass e que este ano as coisas devem voltar ao normal, já que mesmo sem grandes novidades "without the big assets" (não sei se ele falava de conteúdo ou outra coisa) o número de assinantes foi maior que o esperado e que esse número está se mantendo estável no crescimento e é o que ela mostra as publishers e estúdios como argumento para liberarem seus jogos no gamepass e que games do gamepass vendem mais DLCs que games fora do gamepass -- aí tem um lance de tributação sobre o DLC que não é o mesmo do jogo, na DLC a porcentagem de impostos é consideravelmente menor que num game retail -- e citou Metro Exudus que vendeu muito DLC sem ter vendido jogo full e quando o game full saiu do serviço, teve vendas expressivas por um certo período na loja do xbox, provavelmente para os retardatários.

Então nós especulamos mas eles possuem informações que nós só sabemos quando divulgadas assim, na TV, num fórum por um insider confiável e por aí vai. Imaginem as métricas que eles possuem com o Gamepass para conseguir convencer os acionistas a aprovarem 7.5bi para comprar uma Hold inteira que já tinha um bom relacionamento com a marca!?

Também não acho que somos leigos nesse mercado. Muitos usuários conseguem sim fazer uma análise sadia sobre esse ou aquele aspecto de vendas e serviços, afinal nós é que alimentamos essas métricas.
Este post foi tão bom , quanto pintar com a Lukscolor ?.
 

Lightwarrior8

Xbox Gamepass , vê se me dá um tempo....
PXB Gold
Fevereiro 9, 2019
8,859
18,400
Juiz de fora
O que a gente precisa mesmo pra entender é uma declaração bem objetiva por parte da MS. Não é o forte dela, deixa a desejar em muitos casos.
Mas até por esse histórico, tem sido MUITO comentado nos últimos meses sobre essa indefinição de palavras. Você acha que alguém disse uma coisa num sentido, mas outra pessoa da empresa fala outra coisa em outro sentido. Ou um ano depois a mesma pessoa fala algo que deixa em dúvida o que ela falou antes, sem que necessariamente tenha acontecido nada que justifique uma mudança de postura.

É bem possível que o "plano A" da MS tenha sido de deixar as coisas meio no ar mesmo e deixar rolar pra ver como vai ser. Mas pode ser que essa pressão recente pela comunicação dê resultado e a empresa resolva definir uma postura mais definitiva sobre o assunto.

Neste sentido eu acho que não vai mudar também , duvido muito que vão vir agora e dizer:
" É tudo exclusivo Xbox " , ou então , " É tudo multiplataforma ".

Pode ter certeza que vão falar mesmo caso a caso , e com muito jeitinho kkk
 

SalemBlair

Guerreiro
Dezembro 14, 2014
1,377
1,135
brasil
Vai ser uma bola fora enorme da Microsoft se começar aparecer logo PS5 em jogos da Besthesda,vai tomar um rage enorme dos fãs e da comunidade no geral ,e são esses que eles devem ouvir !
Agr em questão de dinheiro lucro e sustento é outros 500
 

HSR

15 anos de Xbox e PXB
PXB Gold
Outubro 31, 2014
12,144
17,577
Campo Grande - MS
Neste sentido eu acho que não vai mudar também , duvido muito que vão vir agora e dizer:
" É tudo exclusivo Xbox " , ou então , " É tudo multiplataforma ".

Pode ter certeza que vão falar mesmo caso a caso , e com muito jeitinho kkk

Esse negócio de boa vizinhança não cola, por sinal eles lá já tem o amigo da vizinhança que é exclusivo, Homem Aranha, então ? para eles . :joy:

Microsoft tem que dizer com jeitinho "Boa vizinhança, meu ovo". :laughing:
 

Lightwarrior8

Xbox Gamepass , vê se me dá um tempo....
PXB Gold
Fevereiro 9, 2019
8,859
18,400
Juiz de fora
Esse negócio de boa vizinhança não cola, por sinal eles lá já tem o amigo da vizinhança que é exclusivo, Homem Aranha, então ? para eles . :joy:

Microsoft tem que dizer com jeitinho "Boa vizinhança, meu ovo". :laughing:
Eu concordo contigo , o problema é a dona MS kkk.

Por exemplo , estou jogando FF7 Remake e pelo início do jogo se nota que é um dos melhores trabalhos da Square. Um jogo que foi retirado dos usuários do Xbox , e que rodaria umas 10x melhor num One X da vida.
A PS joga sujo demais , mesmo produzindo ótimos jogos.
E não tenho certeza se é só questão de grana , porque o Xbox em teoria deve ter melhores condições para pagar um exclusivo temporário desses. Mas a impressão que fica é que as devs japonesas se quer tem interesse em lançar jogos no Xbox. Talvez mesmo pela diferença de base de usuários.

Agora seria a chance do Xbox contornar a situação , a questão é eles colocarem em prática.
 
Última edição:
  • Curtir
Reações: CaioNF e HSR

RAYMON

XBOX MVP
Administrador
Outubro 29, 2005
14,633
35,937
São Paulo
Eu cogitaria resolver isso de duas maneiras:

- Um video nos canais oficiais do Xbox apenas com o logo da Bethesda e a famosa voz "exclusive"
- ou nunca falaria nada, nunca, nunca mesmo, mas passaria a lançar os jogos sem dar nenhuma outra informação de plataformas alem do Xbox e PC. Deixaria no ar esse eterno "e se" que nunca se concretizaria mas alimentaria o fogo da mídia até cansar.
 

Nightwalker

[REDACTED]
Novembro 23, 2016
434
878
Mojave Wasteland
Ao meu ver não faz sentido nenhum a Microsoft pagar 7 bilhões na ZeniMax pra ter lucro vendendo jogos pra dono de Playstation, essa aquisição é motivada pra aumentar a atratividade do Game Pass e acabou, sendo que colocar em outras plataformas reduziria sim a relevância desse serviço e do ecossistema Xbox como um todo, nulificando o ponto chave dessa compra.

Negócio é day one Game Pass e exclusividade no ecossistema Xbox (console, PC e nuvem), todo o resto seria besteira.

Ps: Ori, Cuphead e Minecraft são casos bem excepcionais, não acho que sejam relevantes como histórico.
 
  • Curtir
Reações: Pegazuswarri0R

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)