Morre Satoru Iwata, presidente da NINTENDO, aos 55 anos de idade

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,777
76,467
Rio Grande do Sul
Esse ano não tá sendo fácil pra mim também. E como eu já estou meio sensibilizada com tudo, essa notícia me entristeceu demais.

Eu tô assim também desde o ano passado, quando perdi um amigo muito próximo e ainda tive que correr atrás dos procedimentos legais porque os pais moravam em outras cidades. Desde então, as perdas parecem estar bem mais duras.

O pior nesses casos de gente famosa como o Bolaños, Robin Williams ou o Iwata agora, é que parece um pedaço da tua vida indo embora. Com uma lágrima caindo, a gente tem que se despedir de pessoas que, mesmo sem saber, fizeram a gente sorrir.
 

DouglasFranchin

Jogador
Junho 7, 2011
2,574
1,914
Esse é aquele tipo de notícia que você custa a acreditar que é real. Abrir o facebook e dar de cara com a foto dele e com os dizeres "RIP" foi tenso. Extremamente novo, uma pena.
 
M

MASTER JNO

Visitante
Descanse em paz Sr. Satoru Iwata e que Deus de conforto aos seus familiares e amigos nessa hora. :(
 

User 1422

Guerreiro
Março 19, 2009
12,246
11,403
O Twitter tá emocionante. Galera agradecendo a infância pro cara.
#thankyouiwata

CJxY3jvWsAAXn7y.png
 

Genaro

Novato
Julho 25, 2012
1,081
1,096
O Twitter tá emocionante. Galera agradecendo a infância pro cara.
#thankyouiwata

CJxY3jvWsAAXn7y.png
Sem querer ser ríspido nesse momento, mas o Iwata entrou na Nintendo em 2000. Basicamente tudo isso aí já existia sem a mão dele.

Mas enfim, é uma grande perda de qualquer forma.
 

Schwarzz

Guerreiro
Fevereiro 18, 2008
12,914
11,039
Sem querer ser ríspido nesse momento, mas o Iwata entrou na Nintendo em 2000. Basicamente tudo isso aí já existia sem a mão dele.

Mas enfim, é uma grande perda de qualquer forma.

Sim e não, ele trabalhava no HAL Laboratory desde 1983, Hal é basicamente Nintendo, algumas das coisas que ele fez como programador antes de ser CEO. Japonês dificilmente troca de emprego, saem da faculdade vão para a empresa X ele se aposenta na empresa X.

Programou praticamente sozinho o primeiro Earthbound

Portou todo código de batalha de Pokemon Stadium, sem qualquer documentação e em uma semana.

Fez uma compressão fudida em Pokemon Silver/Gold que permitiu que eles adicionassem Kanto ao jogo.

Ele era programador Badass.

http://www.pocketgamer.co.uk/r/3DS/Nintendo+news/feature.asp?c=66448
 
  • Curtir
Reações: SouzaRJ

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
9,114
5,732
Sem querer ser ríspido nesse momento, mas o Iwata entrou na Nintendo em 2000. Basicamente tudo isso aí já existia sem a mão dele.

Mas enfim, é uma grande perda de qualquer forma.

Sim, já existia, mas o Iwata esteve à frente no começo dos anos 2000 e fez a Nintendo praticamente renascer. Muita gente começou a jogar videogame por conta desse período com Wii e DS. Não podemos esquecer que uma geração antes a Nintendo estava praticamente acabada com o fracasso do Gamecube.
 

Fenix Cas

Jogador em horas vagas
Agosto 24, 2014
781
493
Nunca tive um console de mesa da Nintendo, mas saber que esse cara foi o responsável por horas de diversão que tive na casa do meu amigo com seu Wii me deixa triste, realmente muito novo e com toda certeza tinha projetos em mente e com sorte, talvez, tinha a estrategia pra tirar a Nintendo do buraco.
Só lia seu nome em materias mesmo, nunca fui fanboy da Big N, mas essa noticia de uma maneira que nao consigo entender, me deixou um pouco triste pela perda da industria, e terminando, mesmo que nao sirva pra muita coisa, meus pêsames a familia dele e aos fans que devem estar mais triste que eu.
 

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,777
76,467
Rio Grande do Sul
Bom texto sobre.

Adeus, Iwata (ou: Como nós, o público, nos tornamos fãs de um CEO)
Eram 9 e pouca da noite quando abri o Twitter para fazer alguma piada boba. Fiz, e logo em seguida vi o primeiro tweet da timeline comentando que o Iwata – Satoru Iwata, presidente da Nintendo – havia falecido. Veio um baque. Fiz o que a gente sempre faz no momento que lê um tweet desses: desce o resto da timeline pra checar se é verdade ou se era só alguém falando bobagem. Desci e todo mundo estava falando a mesma coisa. É, era verdade.

Iwata morreu jovem, aos 55 anos. O falecimento havia ocorrido no sábado, mas só foi divulgado em um comunicado oficial da Nintendo japonesa no início da segunda-feira deles, domingo à noite daqui. Só o fato de que em plena era de Twitter nós não soubemos da notícia por mais de 24 horas após ela ter acontecido já parecia algo surreal – e mostrava a grande diferença entre a nossa forma de descobrir e noticiar as coisas e o esquema mais tradicional, respeitoso ou mesmo rígido (para nós) dos costumes orientais.

Oriental, principalmente, é o que tanto caracteriza a Nintendo: uma empresa cujos padrões de qualidade sempre foram extremamente estimados e todo o modelo de produção e desenvolvimento seguia à risca o que direcionavam aqueles que a lideravam. Enquanto Hiroshi Yamauchi fez questão de manter os cartuchos quando todos migravam para os CDs, uma decisão firme e teimosa que até hoje influencia o relacionamento da empresa com as third parties, Satoru Iwata buscou estratégias de “correr por fora” para reconquistar o relacionamento com as outras empresas e principalmente com o público. Ideias de jogos inovadores, esquemas de controle diferenciados, conceitos de hardware arriscados que seguiam contra a maré: decisões ousadas como essa trouxeram sucessos como o Wii e o Nintendo DS, que usavam tecnologias específicas tempos antes destas se tornarem lugar-comum.

Quando recebi a notícia do falecimento dele tive a vontade imediata de escrever a notícia, mas não pude, pois não estava em minha casa e só tinha internet no celular. Falei imediatamente com o Tuba, que fez o texto relatando a notícia. Lógico que a notícia sairia mesmo que eu não tivesse vindo falar com ele – talvez o meu afobamento em garantir que o site cobrisse o fato vir justamente por sentir que, durante todos esses anos, esse seria um acontecimento que de fato constituiria uma notícia jornalística, e pela primeira vez me senti “obrigado” a informar aos outros uma informação verdadeiramente importante em nosso meio. Algo impactante e inesperado, que muda o presente e o futuro de uma das maiores empresas do meio que a gente fala aqui no site. Algo que definitivamente não poderíamos deixar passar em branco. (ou talvez eu só tenha assistido muitoThe Newsroom, sei lá)

A forma que o Iwata e a Nintendo optaram durante esses anos em se comunicar com o público tem um quê de mais íntimo que o PR típico da galera de marketing: através de especiais como o Iwata Asks e o Nintendo Direct, a empresa colocava os seus próprios CEOs no holofote como produtores e apresentadores do conteúdo que desejavam distribuir. De um modo contraditório e meio inesperado, através das apresentações de E3 e piadas internas, os chefões das empresas foram se tornando celebridades dentre os fãs e sua forma de comunicar com o público reflete isso. De grandes empresários em ternos, eles foram acolhidos pela comunidade como ídolos, chegando a virar personagens e a própria face da Nintendo. Afinal, quem imaginaria dez anos atrás que em 2015 nós teríamos um show de fantoches estrelando os presidentes e grandes criadores da empresa?

1301254001955055717.gif


Então talvez seja por isso que a notícia da morte de uma das figuras mais famosas da indústria venha como um choque para todos nós, e traz um quê de solidariedade coletiva na forma que compartilhamos nossos pensamentos: ele era um ícone famoso em um mercado que não tem qualquer costume em tratar de ícones famosos. O mercado de jogos nunca foi um de idealizar os seus criadores como superstars. Através de apresentações de E3 e pronunciamentos à internet, do nada os CEOs Talvez isso que tenha feito as pessoas reagirem à notícia não com fanatismo, mas com respeito, não só pelo indivíduo mas pelo trabalho que ele foi responsável.

A primeiríssima coisa que me veio à mente quando li a notícia é que Satoru Iwata foi o principal programador em EarthBound (não podia ser diferente, né), e basicamente salvou o jogo de um “development hell” quase sozinho. Algo sobre a perspectiva semi-isométrica do jogo, que supostamente dificultou em anos o processo de desenvolvimento e foi solucionado graças a ele. De um modo, ele era uma pessoa em um projeto; mas foi uma das pessoas mais importantes do projeto, e ninguém sabe exatamente o que teria acontecido com o jogo se não fosse por ele. Então meu primeiro pensamento foi “Cacete, esse cara foi responsável pela realização de uma das minhas obras favoritas”. E isso me pegou de uma forma pessoal.

Foi um sentimento surreal pois eu não tenho tanto costume de seguir famosos ou sentir que eles fazem parte diretamente da minha vida, mas tenho real apreço por determinados criadores. Querendo ou não, eu acompanhei os últimos dez, doze anos da carreira do Iwata e, atento ou não, eu vi as mudanças acontecerem na minha frente. Imaginar que daqui pra frente muita coisa pode mudar é uma sensação estranha. Talvez tão estranha porque vai afetar um hobby que eu acompanho, e compreendo, e gosto. E é algo que a gente, nessa mídia ausente de “rock stars”, ainda não tem tanto costume de presenciar. Mas é algo que aconteceu, acontece e vai voltar a acontecer no futuro.

Pelo resto da noite, as outras conquistas do cara não foram ignoradas: de ter começado na Hal e ser programador a se tornar presidente da companhia – e o primeiro presidente que não tinha qualquer relação familiar com a linhagem de presidentes anteriores, ainda por cima. De um modo, as filosofias de mercado do Iwata moldaram muito da Nintendo como a conhecemos hoje, e é provável que a Nintendo de amanhã, tradicional como ainda é em suas metodologias, seja de algum modo diferente.

Se algo, talvez eu fico feliz em ver que todas as expressões que sentimento que vi quanto à perda foram de respeito, e não de fanatismo. Mesmo com todas as aproximações, não o conhecíamos como pessoa, mas o conhecíamos como um excelente programador e diretor da Nintendo. E, mesmo com as inegáveis ressalvas, reconhecíamos e respeitávamos e seu trabalho. Não sei dizer como ele – ou qualquer pessoa que fosse – gostaria de ser lembrado ao partir. Mas imagino que ser lembrado por suas conquistas e suas realizações é um modo bem honrável de se lembrar – e, sem dúvidas, um modo bem japonês.

iwata_bowing.jpg


Dessa vez somos nós que nos curvamos e agradecemos. Descanse em paz, Sr. Satoru Iwata.

http://www.gamesfoda.net/2015/07/adeus-iwata-ou-como-nos-o-publico-nos-tornamos-fas-de-um-ceo/
 

AkRaJ3

Novato
Junho 15, 2010
1,240
866
BH
Hoje esta sendo um dia muito difícil por questoes pessoais. Meu primeiro videogame foi um SNES, seguido de um GameBoy... Sempre continuei tendo portateis da Nintendo, desde GameCube os consoles de mesa deles nao me chamam mais atençao. Estava atoa vendo noticias no reddit, e postaram isto:
3eMAM5W.gif

Nome do jogo: Earthbound, considerado dos melhores RPG's, nivel FF de SNES. Na epoca que joguei, o jogo diversas vezes tem estas frases, e todas elas foram postas randomiacamente durante o jogo e pelo propio Iwata. O jogo nao foi feito por ele, ele foi um dos programadores e tal, mas sim por um amigo Itoi, e Iwata na epoca disse que queria adicionar estas frases porque acreditava que jogos de RPG eram muito dificeis, e talvez isto inspirasse as pessoas a tentarem mais, chegarem mais longe. Esta frase do jogo nunca fez tanto sentido com meu dia como hoje.
Obrigado Iwata por fazer da minha infancia um lugar mais feliz, mais humano, mais heroico, mais amigavel...
 
Última edição:

User 1422

Guerreiro
Março 19, 2009
12,246
11,403
Criada petição para a Nintendo fazer uma amiibo de Satoru Iwata

Neste momento já conta com mais de 16 mil assinaturas.

Um utilizador norte-americano criou uma petiçãopara que a Nintendo comercialize uma figura amiibo baseada em Satoru Iwata.

Esta amiibo seria uma forma simpática de recordar e homenagear o falecido presidente da Nintendo.

Ao que tudo indica esta petição agradou os fãs da Nintendo, que em poucos dias já conseguiu mais de 16 mil assinaturas.

A companhia de Quioto continua de luto e em silêncio absoluto.

Fonte: http://www.eurogamer.pt/articles/20...a-a-nintendo-fazer-uma-amiibo-de-satoru-iwata
 
  • Curtir
Reações: Burga

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
9,114
5,732
Acho que por um tempo a Nintendo vai apenas seguir os planos do Iwata. Acredito que ele já sabia que não tinha muito tempo e deixou uma estratégia a ser seguida. 2016 vai ser um ano decisivo pra Nintendo.
 
  • Curtir
Reações: SouzaRJ

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)