Análise [movido] [Review] Sonic Generations

Paraiba!

Jogador
Janeiro 7, 2009
237
0
O fã de Sonic, no meio gamístico, tem fama de mulher de malandro: não importa o quanto a Sega o abuse e o moleste, ele mantém sua fieldade e sempre implora por mais violência. Cair no “Ciclo Sonic” é a reação mais comum quando surge a notícia de um novo capítulo da série, embora nos últimos anos venha crescendo o número dos que se negam a criar qualquer hype para um novo jogo do porco-espinho.

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Não que a Sega não venha se esforçando para agradar. Depois do Sonic Heroes, o clamor pela morte da tropa de personagens secundários e pelo retorno às raízes da série tornou-se impossível de ignorar, fazendo com que o Sonic Team prometesse criar um jogo estrelando unicamente o próprio Sonic. O resultado foi Sonic 2006, hoje reconhecido como um dos piores jogos da atual geração (46 no Metacritic). Recentemente, apesar dos bons reviews nos jogos para portáteis e Wii, a Sega ainda vinha desovando trambolhos como Sonic Unleashed e Sonic 4. Por isso não é de surpreender o ceticismo que rondava Sonic Generations, alardeado (mais uma vez) naquela vibe de “os bons tempos estão de volta”. Só que desta vez há substância.

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Sonic Generations é o melhor Sonic lançado desde o Mega Drive. Ele tem o pacote completo: jogabilidade 2D e 3D, com as versões clássica e moderna do personagem. Foi deixado de lado o exército de amigos do Sonic, e a pouca história apresentada é mantida a um mínimo aceitável. Também, depois que o Sonic beijou uma humana no jogo de 2006 os padrões baixaram um bocado.

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Creio em deus pai... Ahem. Claro que nem tudo é perfeito – há bugs chatos, notadamente no “homing attack” do Sonic moderno, que não funciona da mesma maneira em todos os inimigos, fora o fato do jogo ser curto – porém o pacote completo compensa os defeitos.

[youtube]umcZPVlilqk[/youtube]

São nove fases, e cada uma é um remake de um estágio de outro jogo. Elas são divididas em dois “acts”: um para o Sonic clássico e um para o Sonic moderno. As músicas também ganharam tratamento especial: todas são remixes das originais, algumas bem semelhantes às antigas, e outras com reinterpretações radicais.

[youtube]dXk7p4Vf6IA[/youtube]

As fases também são divididas em grupos de três, um para os jogos do Mega, um para a era Dreamcast/PS2 e outro para a era atual. Após terminar cada grupo, são disponibilizados challenges para cada uma das fases. Os challenges não introduzem somente complicações: há sim aquele que vai te obrigar a terminar um estágio usando somente um anel, mas há outros bem divertidos, como o que você tem que guiar Sonic por uma série de boost rings. Além deles há anéis vermelhos especiais escondidos em cada fase. Cada anel vermelho coletado e challenge vencido abre um item da galeria de arte do jogo (entre imagens e músicas) ou então dá uma habilidade nova para o Sonic. Essas habilidades precisam ser “equipadas” para poderem ser usadas, o que dá um pequeno toque de RPG ao game.

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Mas e a jogabilidade em si? O Sonic clássico comporta-se quase exatamente como deveria. Esqueça Sonic 4, que não tinha inércia e parava no meio do pulo caso você largasse o direcional. Este aqui tem massa e pula da mesma maneira que no Mega Drive. O que não quer dizer que ele se comporte exatamente como nos jogos antigos – a diferença é perceptível, mas não é um defeito. Ele responde muito bem aos comandos e vai agradar até aos mais exigentes.

O Sonic moderno vem quase completamente das fases diurnas do Unleashed. Ele alterna seções 3D com 2D, e é necessário manter o boost ativado quase permanentemente. Além do bug do homing attack já citado, ele também se comporta mal em saltos de precisão e nas transições entre 2D e 3D, às vezes pulando fora do cenário. Apesar disso, é um prazer absoluto acertar os grinds e boost rings com ele, e completar um estágio sem cometer erros te faz se sentir bem pra caramba. Não me senti frustrado em nenhum momento, o que é um grande avanço com relação ao Unleashed.

No geral, Sonic Generations é um ótimo jogo para qualquer um que goste de plataforma com velocidade, mas é indispensável para aqueles que nutrem a nostalgia pelos tempos do Mega Drive e Dreamcast. Você lembra como termina Sky Sanctuary no Sonic & Knuckles? Sabe a melodia de Escape From The City? Compre este jogo ONTEM.
 

ascroccia

Jogador
Março 23, 2009
594
124
Sao Paulo / SP
Tomara que seja tudo isso que falou mesmo, ontem adquiri ele em uma loja asiática e bem barato!

Essa sua analise só me deu esperança quanto a um bom Sonic!
 

Janaína

Jogador
Janeiro 23, 2007
784
60
EXCELENTE análise. Comprei e tá na casa de uma amiga há umas duas semanas, nem fui pegar ainda...
 

les420

Jogador
Outubro 13, 2008
1,766
11
Comprei pra minha mulher na promoção de fim de ano do Steam mas acho que vou acabar jogando também.
 

Chiaroscuro

Jogador
Novembro 10, 2006
941
54
É um bom jogo do Sonic, mas ao meu ver continua com 2 problemas:
- As melhores e mais divertidas fases são as do Classic Sonic em 2D (pseudo 3D). Sonic em 3D é chato, e metade o jogo é assim.
- As melhores fases estão na fase do Megadrive/Genesis, depois são as do Dreamcast e finalmente as modernas. Ou seja, o jogo piora com sua progressão nele.

Mas ainda assim vale comprá-lo.

P.S. Este tópico não devia estar no fórum de análises?
 

Paraiba!

Jogador
Janeiro 7, 2009
237
0
[quote1327496039=Chiaroscuro]
É um bom jogo do Sonic, mas ao meu ver continua com 2 problemas:
- As melhores e mais divertidas fases são as do Classic Sonic em 2D (pseudo 3D). Sonic em 3D é chato, e metade o jogo é assim.
[/quote1327496039]
É uma questão de afinidade mesmo. Eu gostei de ambos os estilos, apesar de ambos terem defeitos. Nesse vídeo da jogabilidade 2D, por exemplo, fica claro que aquele estágio pode ser terminado somente abusando do spindash. Não dava pra fazer isso no Mega!
[quote1327496039=Chiaroscuro]
- As melhores fases estão na fase do Megadrive/Genesis, depois são as do Dreamcast e finalmente as modernas. Ou seja, o jogo piora com sua progressão nele.
[/quote1327496039]
Disso eu discordo veementemente. Rooftop Run é um dos melhores estágios e é o penúltimo, e Chemical Plant é um dos mais fracos, apesar da fase original ser uma unanimidade.
 

Rushioudi

Jogador
Agosto 4, 2008
780
169
Revivendo o tópico porque só fui jogar esses dias.

Bom, infelizmente eu sou um pouco suspeito pra falar, pois amo Sonic demais. E este jogo eu achei perfeito. É uma nostalgia + emoção que só Sonic consegue fazer hehe.

Achei extremamente fantástico qualquer uma das fases, seja no modo clássico ou no moderno. Para mim valeu cada centavo.
 

Paraiba!

Jogador
Janeiro 7, 2009
237
0
[quote1336052540=Rushioudi]
Revivendo o tópico porque só fui jogar esses dias.

Bom, infelizmente eu sou um pouco suspeito pra falar, pois amo Sonic demais. E este jogo eu achei perfeito. É uma nostalgia + emoção que só Sonic consegue fazer hehe.

Achei extremamente fantástico qualquer uma das fases, seja no modo clássico ou no moderno. Para mim valeu cada centavo.
[/quote1336052540]
Pois é, é como eu falei no review... se você é daqueles que cresceu acompanhando os primeiros Sonics, com certeza vai amar esse jogo.
 

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