Não caia no hype

Suspiria

Guerreiro
Agosto 22, 2013
1,343
1,234
Microsoft não vai transformar seu xbox num PC, ela quer transformar seu PC num xbox one

Não caia no hype

Ben Kuchera on Jun 14, 2016 at 5:45p

Polygon



A importância de se lançar um console de games está na habilidade de se controlar aquilo que é vendido nesse console. Para uma companhia como a Microsoft, o valor do terreno equivale ao valor do muro construído à sua volta.

Não acredite na Microsoft quando ela diz que quer transformar seu xbox num PC ou mesmo de querer orientar-se nesse sentido. O PC é uma plataforma aberta. Você pode comprar seus jogos de PC em qualquer lugar.

Seus jogos de xbox one você compra via Microsoft. É isso. A companhia nunca irá se colocar em uma situação em que isso mude. Se eles tentarem convencê-lo de que o xbox one está se tornando um PC, pergunte a eles o quão cedo você estará apto a instalar Steam ou comprar Overwatch do Battle.net.

A iniciativa “você joga em qualquer lugar” existe pra deixá-lo mais confortável usando a loja do Windows 10, e para habituá-lo com a ideia de que os jogos devem estar chegando apenas pela Microsoft. Não se trata de tornar o xbox one mais aberto; este é um movimento no sentido de familiarizá-lo com a ideia de que o PC deve se tornar uma plataforma mais fechada.

Jogos como o de mundo aberto, simuladores de corrida multiplayer no estilo de Forza Horizon 3, existem porque não se admite que os jogadores modifiquem seus jogos, proporcionando um ambiente em que os competidores do mesmo nível sigam as mesmas regras e possuam as mesmas oportunidades, sustenta a revista PC World. A MS também promete que os aplicativos da plataforma universal windows não contribuirão para a “degradação de software” (bit rot), em que os detritos digitais do uso cotidiano gradualmente diminuem a velocidade do seu PC. A desvantagem é que a MS controla tudo, da venda adicional de skins de personagens ou qualquer conteúdo adicional. E, claro, subprodutos ou mods elaborados pelos fãs como os de Counter-Strike nunca vão acontecer em código fechado.

Tim Sweeney, da Epic, chegou a criticar a iniciativa da Universal Windows Platform e a tentativa da companhia de trancar o windows como plataforma. “Se vocês tentaram mudar seus mecanismos de busca, navegador da web ou player de filmes ou desligar os invasivos anúncios publicitários na sua tela de trava (lock-screen), o spam de barra de pesquisa Bing e as invasivas análises computacionais de estatísticas (analytics), vocês sabem do que eu estou falando”, escreveu Sweeney. “Esta é uma experiência prejudicial aos consumidores: as opções estão lá, mas boa sorte em tentar achá-las”.

Sweeney tem sérios temores quanto ao futuro do Windows e dos desenvolvedores que trabalham nesse ecossistema, de acordo com o que disse ao Polygon: se e quando a UWP se tornar a norma, ele disse, a Microsoft poderá deixar de suportar o atual padrão Win32 e simplesmente apartar a concorrência de lojas online como GOG, Origin, Battle.net, Steam e o próprio launcher da Epic.

“Existe uma história de que... se você tenta jogar um sapo na água fervente, ele vai pular imediatamente pra fora, mas se você põe o sapo na água fria e lentamente vai aumentando a temperatura, você pode fervê-lo e ele não vai perceber que a temperatura da água ficou muito quente”, disse Sweeney. “A expectativa, aqui, é evitar o fervilhamento do sapo já começando a pensar no problema e lidando com ele bem cedo, antes que ele se difunda, a ponto de a MS, com suas centenas de milhares de dólares de valor de mercado, passar um rolo compressor em todo mundo”.

E a estratégia da MS para lidar com os usuários tem sido observada por qualquer um que esteja postergando a atualização para o Windows 10. Chega-se num ponto em que a companhia parece mais ou menos ter retirado a sua capacidade de decidir, e histórias sobre atualizações não planejadas para o novo sistema operacional que geraram controvérsia são muitas.

“Eu planejava deixar de ser um velho dinossauro e mudar para o Windows 10 na semana passada”, disse Patrick Klepek do Kotaku. “ O que eu não esperava era acordar na quinta de manhã e descobrir que o Windows já tinha resolvido isso por mim”.

Eu não estou chateado pelo fato da MS tentar atrair mais gente pra jogar em suas plataformas. Também não vou fazer careta por ganhar uma versão do jogo de xbox one gratuita para PC. Mas eu não quero me enganar; a MS não fez nada aqui que me faça pensar que o console xbox one será mais aberto. Você ainda não pode iniciar seu jogo ou storefront no xbox one sem passar pela Microsoft.

“Notch escreveu esse jogo em java, preso a um website, colocou um link do Paypal próximo dele e disse: ‘clique aqui pra fazer o download’, e agora ele é um bilionário” disse Phil Spencer, em resposta a Sweeney. “Não existem tantos ecossistemas por aí em que isso possa acontecer”.

Um ecossistema em que isso NÃO PODERIA acontecer é o xbox one, e de fato, eu discuti no passado a respeito do que eu chamei de “O teste Minecraft”, que simplesmente pergunta se Minecraft poderia desvirtuar-se de sua plataforma como ocorreu no PC. Agora, o xbox one falha no “teste Minecraft”, mesmo que, ironicamente, a microsoft tenha comprado Minecraft depois do jogo ter se tornado um fenômeno mundial, que só ocorreu por conta da acessibilidade do PC como plataforma.

MS não tem incentivo financeiro para abrir o xbox one da mesma forma que PCs para jogos tem sido abertos e, de fato, eles perderiam dinheiro se fizessem isso. A companhia tem, na verdade, enorme interesse financeiro em começar a fechar o Windows 10, da mesma forma que o Xbox One é fechado.

Quando a Microsoft diz que ela quer transformar seu xbox one num PC, é difícil não ouvir isso como admissão de que eles amariam vender pra você novo hardware de 2 em 2 anos ao invés de 6. Você pode pagar mais por um controle melhor. Mas nem todas as pessoas poderão.

Eu não vi nada no passado que me fizesse acreditar que o Xbox One será tão aberto quanto meu PC pra jogos, mas eu vi o suficiente pra acreditar que a MS gostaria de tornar meu PC pra jogos tão fechado quanto o Xbox One.
 
Última edição:
  • Curtir
Reações: User 1422 e Aelurio

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
9,114
5,731
Eu não caí, tanto é assim que estou esperando a MS me dar as mesmas opções e vantagens que tenho no Steam pra comprar jogos na Windows Store. Até agora não vi uma sequer.

E o dia que a MS resolver botar uma cerca no Windows, o Linux ganhará milhões de novos adeptos.
 
  • Curtir
Reações: Suspiria

Aelurio

Guerreiro
Julho 21, 2015
1,081
776
BRAZIL
Perfeito, principalmente a parte da MS querer vender um novo hardware a cada 2 anos.
Psn: aelurio1980 Live: aelurio80 Steam: Aelurio
 
  • Curtir
Reações: Suspiria

User 1422

Guerreiro
Março 19, 2009
12,246
11,403
Confesso que só estava olhando pra essa brincadeira pela ótica do Xone, mas pela ótica do PC, realmente é uma estratégia de longo prazo bem astuta da MS.
 
  • Curtir
Reações: Suspiria

Suspiria

Guerreiro
Agosto 22, 2013
1,343
1,234
Confesso que só estava olhando pra essa brincadeira pela ótica do Xone, mas pela ótica do PC, realmente é uma estratégia de longo prazo bem astuta da MS.

Olha, fiquei assustada pra caramba com esse artigo. A MS tá querendo transformar o Windows num "quase" MacOS..
 

John Doe

Novato
Novembro 26, 2006
1,517
1,613
Santa Cruz do Sul
Essa questão é realmente preocupante. Mas o problema não é só a Microsoft. Sony, Nintendo, Apple e Google também não possuem nenhum interesse em abrir suas lojas/plataformas e facilitar as coisas para os usuários. Como eu faço para comprar um jogo fora da Play Store e rodar no meu Android? Até é possível acho, mas o Google não vai lhe ajudar em nada com isso.

O correto seria poder comprar o jogo diretamente com desenvolvedor e o mesmo me fornecer a opção da baixar o jogo para plataforma da minha escolha.

A Sony e MS podem lucrar de N maneiras (loja integrada, planos de assinatura, jogos exclusivos, hardware, acessórios, funcionalidades diversas, etc), mas bloquear a possibilidade de comprar um jogo fora da loja e instalar na plataforma é sacanagem mesmo.

Sempre que possível compro meus jogos para Linux, mas as opções são muito limitadas. São poucos os jogos AAA que com suporte a Linux. Já notei uma boa melhora na oferta desde que o SteamOS foi lançado. Mas ainda falta um interesse maior por parte dos desenvolvedores em dar suporte a plataforma.
 
  • Curtir
Reações: Suspiria

JMK

Jogador
Agosto 20, 2007
795
252
Uma termo derivado do sistema capitalista mundial atual: Livre Concorrência, a mesma empresa que detêm o windows, detêm xbox live, unificar as duas e dar benefícios apenas ao serviço da sua família de negócios é puro e simples almejo de lucro. Realmente quem tem PC, a maneira de lutar contra é aderir ao sistema concorrente, a Steam já mexe seus pauzinhos para não ficar dependente da microsoft.
 

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)