[Opinião] O fim do multiplayer local

Março 18, 2014
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Na minha opinião o multiplayer local está morrendo. Vejo as desenvolvedoras dando cada vez menos atenção, gastando pouco tempo e dinheiro para fazer jogos com bons multiplayers locais. Me parece que a maioria se foca apenas nos recursos da LIVE, se vier multiplayer local é lucro.

Concordo que jogar online é divertido, mas tem seus problemas. Quando chamo uns amigos pra ir lá em casa comer alguma coisa e jogar video-game temos poucas opções de jogos. Menos opções do que se estívéssemos cada um na sua casa, com o seu próprio console. Porém eu não quero apenas jogar video-game, eu quero conversar cara a cara, rir das besteiras e das caras e bocas que cada um faz enquanto joga, aproveitar a companhia dos meus amigos - algo que eu não posso fazer com a mesma qualidade a distância.

Outro aspecto irritante são os bugs causados pela internet. Por melhor que seja a nossa conexão, sempre tem um probleminha na LIVE, no servidor, ou simplesmente "algo sobrenatural" que faz com que os outros jogadores apareçam/desapareçam como um passe de mágica. Não fica sendo uma disputa justa, e muitas vezes irrita mais do que empolga.

Outra coisa ruim do multiplayer online é o tempo pra configurar tudo. Na teoria é rápido, mas na prática esperar todo mundo entrar no grupo/jogo, abrir sessão, ajustar headset...demora uma eternidade. Esses dias ficamos cerca de 15 minutos (no mínimo!) pra fazer um grupo e jogar Forza 5 entre três pessoas. E uma delas não conseguiu fazer o headset funcionar. Também temos que considerar que as pessoas não tem o senso de urgência/compromisso de entrar na LIVE quando você marca algo, pelo menos não tanto quanto ir te visitar.

Não me levem a mal, não sou contra o multiplayer online, mas sinto falta do multiplayer local. Nenhum amigo próximo tem o Xbox One, fica complicado achar gente pra jogar. Mas eles vem direto aqui em casa, e eu gostaria de oferecer uma jogatina saudável e sem compromisso. Fiquei muito decepcionado de ver que o modo "tela dividida" do Forza 5 é precário. É cheio de regras, complicado, e tem várias limitações. Não podemos correr contra uns drivatars, tem que ser apenas um contra o outro, por exemplo. O FIFA não permite que eu use o meu time do FUT contra um amigo local, apenas no multiplayer online. O Plants vs. Zombies só permite o modo Co-op. E o Forza Horizon 2, que eu achei que iria corrigir os problemas do Forza 5, nem multiplayer local vai ter.

O multiplayer local está morrendo, e eu fico muito triste com isso. Ele vem sendo esquecido pelas desenvolvedoras, que preferem lançar um jogo sem esse recurso (ou mal feito) do que perder mais 3 meses desenvolvendo um multiplayer local bacana.
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faelveloso

Guerreiro
Janeiro 23, 2014
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Concordo plenamente!
Já tinha comentado isso antes aqui,na época do N64 era muito bom me reunir com os amigos com 04 controles para jogar 007!
E sem contar meu caro amigo,que existem muitos lugares,que a internet é muito precária,ou nem tem!
Ai vem uns e dizem:
O nosso País é uma merd@,que não faz um serviço direito,não podemos culpar os desenvolvedores de jogos por isso!
Mais,eu não penso assim,se o Brasil é um dos países que mais cresce no mundo gamer ultimamente,eu acho que não somos nós que tínhamos que nos adequar ao modo como os jogos são produzidos.e sim,eles serem produzidos de acordo para nós!
 

Burga

Guerreiro
Junho 5, 2006
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Discordo. Uma passada no cooptimus.com e você vê que tem muitos jogos que tem coop local disponível, mas a maioria passa batido para nós. Jogos tradicionalmente que tem coop local continuam tendo.

Isso é uma impressão errada que o pessoal tem, só porque Top Gear de 1992 tinha tela dividida, todo jogo de corrida deveria ter, mesmo que seja uma bosta em 99.9% dos casos, só porque Goldeneye tinha tela dividida, todo jogo FPS também deveria ter, mesmo jogando nos mapas grandes com 4 fulanos na partida se esbarrando a cada 3 minutos. Não basta ter tela dividida, tem de ter coop pra jogar história, campanha, versus, online, online dividido, online competitivo, online só pra convidado, online com perfis diferentes pra ambos liberarem conquistas, drop in, drop out, e mais trocentas reclamações que temos ouvido nos últimos anos.

A única ressalva que faço é para os jogos de esporte, que notadamente ficaram mais chatos de organizar campeonatos locais.
 
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Março 18, 2014
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Discordo. Uma passada no cooptimus.com e você vê que tem muitos jogos que tem coop local disponível, mas a maioria passa batido para nós. Jogos tradicionalmente que tem coop local continuam tendo.

Isso é uma impressão errada que o pessoal tem, só porque Top Gear de 1992 tinha tela dividida, todo jogo de corrida deveria ter, mesmo que seja uma bosta em 99.9% dos casos, só porque Goldeneye tinha tela dividida, todo jogo FPS também deveria ter, mesmo jogando nos mapas grandes com 4 fulanos na partida se esbarrando a cada 3 minutos. Não basta ter tela dividida, tem de ter coop pra jogar história, campanha, versus, online, online dividido, online competitivo, online só pra convidado, online com perfis diferentes pra ambos liberarem conquistas, drop in, drop out, e mais trocentas reclamações que temos ouvido nos últimos anos.

A única ressalva que faço é para os jogos de esporte, que notadamente ficaram mais chatos de organizar campeonatos locais.
To pra te dizer que eu me divertia mais com os multiplayers locais do Top Gear do que com os que tem hoje. E acho que jogo de corrida tem que ter tela dividia sim, como o Forza 5 tem, mas tem que ser bem feita. Não vejo como solução dizer "já que 99% é uma bosta (o que eu discordo), não precisa ter". Deveríamos ir na direção do "já que 99% é uma bosta, devemos investir mais tempo pra fazer algo melhor".
 

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,611
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Rio Grande do Sul
O brabo do co-op local é que, quando a gente era criança ou adolescente, era fácil pegar e ir na casa de um amigo pra jogar.
Hoje, é mais difícil. Ainda mais pra quem vive em cidade grande, com namorada/mulher/filho, ficar trazendo amigo em casa pra jogar videogame é complicado.
Outro ponto é que todo mundo trabalha e tem suas responsabilidades, então é mais fácil combinar um jogo online com a galera às 22h do que chamar todo mundo pro mesmo lugar pra jogar, infelizmente.

Um dos co-ops mais legais que lembro de jogar com a galera foi o do Shaun Palmer's Pro Snowboarder, no PS2. Tinha um modo onde era tu contra teu amigo fazendo manobras, e quanto mais pontos um fazia mais a tela do outro diminuía, era muito massa.
 

Burga

Guerreiro
Junho 5, 2006
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To pra te dizer que eu me divertia mais com os multiplayers locais do Top Gear do que com os que tem hoje. E acho que jogo de corrida tem que ter tela dividia sim, como o Forza 5 tem, mas tem que ser bem feita. Não vejo como solução dizer "já que 99% é uma bosta (o que eu discordo), não precisa ter". Deveríamos ir na direção do "já que 99% é uma bosta, devemos investir mais tempo pra fazer algo melhor".
Mas a gente era criança na época, botava qualquer fita no console e se divertia. Pense na exemplo Top Gear, e conta quantos outros jogos de corrida tiveram bons modos de tela dividida, e depois exclua da lista os que tem Mario ou Kart no nome. Basicamente só os jogos mais escrachados que tem alguma ênfase na tela dividida, porque só eles te permitem um tipo diferente de disputa. Forza e Gran Turismo nunca foram e nunca vão ser bons para jogar em tela dividida, são muito sérios para isso. Pra isso existe Mario Kart. :D
 
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Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
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Enquanto houver pais e filhos jogando, sempre haverá coop local. Não vai ser em qualquer título, mas sempre estará lá.
 
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paul_gamer

Jogador
Março 27, 2008
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Embu das Artes - SP
Pois é, eu sou Pai e Marido, trabalho de 2ª à 6ª e muitas vezes aos sábados tb, ainda preciso ir para a Academia, chego em casa por volta das 20:30, tenho q dar atenção para minha esposa e meu filho de 4 anos, aos domingos tenho q passear com eles, o que me resta de tempo pra jogar é tão pouco... e o horário é tão tarde da noite q não me preocupo com o fato de q hj em dia não participo de MP local ou Coop local.

Aqueles q reclamam, deve ser que os q HOJE tem a idade q eu tive a uns 25 anos atras... imaginem a idade q tenho hj? E as responsabilidade. Não tenho tempo para MP local com uns 3, 4 ou 5 amigos da rua como à 20, 25 anos atras.
 
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ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,611
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Rio Grande do Sul
o que me resta de tempo pra jogar é tão pouco

Idem aqui. Pra mim até não é pouco (2h - 2h30min por dia, entre chegar do trabalho e buscar namorada na faculdade), mas isso quando to com saco pra ligar o videogame.

No final de semana, li um artigo da Superinteressante que mostra que comprar jogos faz a gente feliz, e acho que tem algo a ver com o tópico.
Ele mostra que mulheres gostam de comprar sapatos, e a satisfação que isso traz é imediata.
Já quando compramos jogos, estamos comprando algo que nos rende boas experiências.

Experiências que, no meu caso, se encontram em boas histórias. Por isso que, hoje, o co-op local não é mais prioridade pra mim (mas quando tem, é bem-vindo porque é massa jogar com a guria :)), nem o multiplayer. Boa história me prende mais.
Tanto que, quando termino alguns jogos, fico com um sentimento de vazio, um "pra onde vou agora?", chegando ao ponto de não conseguir ligar o videogame por alguns dias, pois parece que não tenho ânimo pra jogar algo novo depois do "desgaste" do jogo finalizado.
 

Vinicali

Casual
Setembro 17, 2014
102
19
Santos - SP
Concordo que o multiplayer local está em "decadência" porém ainda tem bons jogos, multiplayer local é uma ideia mais utilizada pelos asiáticos no meu ponto de vista, pode perceber que a Nintendo da bastante enfase nisso e ate demorou para se render ao multiplayer online, aquele jogo novo lá do Sony com a Capcom Deep Down vai ter splitscreen para 04 jogaodres, porém hoje em dia são poucos que pensam nisso.
Vale uma ressalva para a Ubisoft que a maioaria dos seus jogos possui splitscreen como o Splinter cell que possui ate uma historia feita somente para o splitscreen.
 

Pedras

Jogador
Novembro 9, 2005
1,133
287
Era bom, mas essa nova geração de gamers nao vai nem sentir falta por fato de tanta tecnologia, a pessoa esta no mesmo comodo da sala ou sai em grupo e fala com a outra via whats up, era bom.
 

Pedras

Jogador
Novembro 9, 2005
1,133
287
Pode parecer mentira, mas é real, todo santo sábado, serio,todo santo sábado (isso a mais de 2 anos), eu e mais 4 amigos (todos com mais de 28 anos, eu 34)as 07:00h (hora que as patroas estao dormindo)juntamos na casa de alguém, colocamos COD MW2 multi local com 4 jogadores,e muitas vezes colocamos até papelao para ninguém olhar a tela do outro, damos muita risadas, fazemos isto só pela questão de um zoar a cara do outro, nao tem preço.
 

psicojg

Novato
Abril 11, 2014
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771
Brasil, Brasília - DF
eu por vezes marco um dia de "jogatina" com os meus amigos e ficamos já tirando o racha em uma porrada de jogos de luta, tudo quanto é jogo de luta classico e alguns dos mais recentes e sim é muito irado e a gente se diverte muito, a velha ideia do perdeu passa o controle,hehehe
 

GoodOfMetal

Jogador
Setembro 8, 2008
1,819
42
Realmente o multi local anda raro, pois a a bola da vez é o multi online., eu prefiro o multi e coop local é mais engraçado juntar a galera na casa de alguém pra jogar, esse dias joguei o RE6 com um camarada no coop, foi muito engraçado e com direito a pizza.
Como o Pedras, as vezes o pessoal se junta de sabado ou domingo, pra jogar Quake 3 Arena no Dreamcast e alguns jogos de luta, agora vamos deve ter também umas partidas de Mario Kart.
 

caddelin

Guerreiro
Fevereiro 3, 2007
1,750
758
Curitiba
EU discordo do Burga rsrs Eu acho que o co-op local realmente está em decadência. E isso é natural tendo em vista que a ascensão do co-op local naturalmente coincidiu com a ascensão das lan houses e comércios similares, e não porque as pessoas repentinamente estavam indo na casa uma das outras jogarem juntas (embora isso aconteça também, naturalmente). Com o declínio das lan houses, o co-op local também acabou decaindo. O aperfeiçoamento das conexões à internet e o aumento de velocidade de upload também facilitou que as pessoas pudessem jogar remotamente.
No meu Xbox 360 eu cheguei a ter quatro gamepads, porque ainda usei bastante o co-op na geração passada. Mas mesmo no PS3 comecei e terminei a geração passada com apenas um gamepad. E, na geração atual, por enquanto ainda não vi nem de longe a necessidade de comprar mais um gamepad. Penso que o co-op local vai regredir até o ponto dos co-ops que já existiam lá na época do SuperNintendo e do MegaDrive.
 

psicojg

Novato
Abril 11, 2014
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EU discordo do Burga rsrs Eu acho que o co-op local realmente está em decadência. E isso é natural tendo em vista que a ascensão do co-op local naturalmente coincidiu com a ascensão das lan houses e comércios similares, e não porque as pessoas repentinamente estavam indo na casa uma das outras jogarem juntas (embora isso aconteça também, naturalmente). Com o declínio das lan houses, o co-op local também acabou decaindo. O aperfeiçoamento das conexões à internet e o aumento de velocidade de upload também facilitou que as pessoas pudessem jogar remotamente.
No meu Xbox 360 eu cheguei a ter quatro gamepads, porque ainda usei bastante o co-op na geração passada. Mas mesmo no PS3 comecei e terminei a geração passada com apenas um gamepad. E, na geração atual, por enquanto ainda não vi nem de longe a necessidade de comprar mais um gamepad. Penso que o co-op local vai regredir até o ponto dos co-ops que já existiam lá na época do SuperNintendo e do MegaDrive.
eu ñ consigo ficar sem um segundo controle, depois q comprei o Xone ñ deu um mês e comprei o segundo controle e na geração passada tinha um Wii e tinha 4 controles, para mim jogar local com os amigos e família é fundamental
 

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