[Opinião] Por onde anda a comodidade dos consoles?

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
9,114
5,731
Estava aqui vendo um vídeo do Jimquisition onde ele comenta que os consoles atuais estão muito focados em copiar o PC de várias formas, mas que não conseguem oferecer as mesmas vantagens que um PC com Steam oferece. Pra piorar, já há figurão da Sony dizendo que o principal concorrente do PS4 é o PC.

A discussão não é de "qual é a melhor plataforma" ou mais um comparativo de PC x consoles, isso já cansou e não tem sentido. A discussão necessária é que enquanto Sony e MS focam exageradamente seus esforços em oferecer consoles com mais teraflops, resolução e FPS, ambas estão esquecendo de devolver aos consumidores algo que sempre foi marca registrada dos consoles: comodidade e conveniência na hora de jogar.

Os exemplos que comprovam isso são muitos. Lembra da promessa feita por MS e Sony no começo da geração de sair jogando com o download de poucos gigas de jogos maiores enquanto eles baixam em segundo plano? Parece que isso ficou pra trás e hoje raríssimos jogos dão essa possibilidade e quando dão, oferecem apenas telas com minigames bobos ou mesmo menus de loadings eternos que duram dias (conforme o download).

Pra piorar, temos downloads que passam da barreira de 50 GBs, o que é absurdo para os padrões da internet atual considerando não apenas velocidade de conexão média, mas também limite de dados por plano. Nâo há desculpa para esses arquivos monstruosos, quando é possível no Steam baixar os mesmos jogos em arquivos compactados que reduzem o tamanho do download, muitas vezes, em mais da metade. Isso é comodidade que Sony e MS não têm desculpas para não oferecer.

E aquela história de colocar o disco do jogo e sair jogando? Isso era muito bom mesmo, mas praticamente não existe mais hoje. Hoje é colocar o jogo e rezar para ele não ter um patch de 4 gbs no lançamento. Não teve patch? Ótimo! Agora vou poder colocar o disco e sair jogando? Não! Espere a instalação obrigatória do jogo no HD, o que pode levar até excruciantes duas horas em muitos casos. Duas horas que você tem pra jogar são gastas com simples instalação!

Muitos podem dizer que isso se resolve deixando o console offline. Porém, se em pleno 2016 você precisa puxar o cabo de rede de um eletrônico que é projetado para funcionar conectado 24 horas e tem várias funções dependentes dessa conexão, algo está errado com o serviço que vem sendo oferecido. Fora que essa "solução" não se aplica a jogos focados em online.

E nem vamos falar dos bugs constantes, lançamentos cortados pra gerar DLCs, season passes, etc., redes como a PSN que costumam passar dias offline, downloads caindo ou lentos demais, etc.

É verdade sim que esses problemas e a perda de conveniência não começaram nessa geração, mas principalmente a partir da última quando a internet já estava consolidada e os patches e downloads de jogos completos e DLCs começaram a ganhar força. O problema é que isso só vem piorando. Já passou da hora de MS e Sony copiarem o que o PC tem de melhor hoje e que pode ser copiado sem precisar lançar hardware novo e com promessas de teraflops mágicos: preços, qualidade do serviço, conveniência, comodidade e facilidades.

Para quem quiser ver o Jimquisition a qual me referi e que me instigou a escrever:

 

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,571
75,521
Rio Grande do Sul
Espere a instalação obrigatória do jogo no HD, o que pode levar até excruciantes duas horas em muitos casos. Duas horas que você tem pra jogar são gastas com simples instalação!
Muitos podem dizer que isso se resolve deixando o console offline.
Antes fosse, aqui Forza Horizon 3 levou 51 minutos pra instalar.

Essa situação de perda da comodidade é o ônus do avanço tecnológico, é a balança pendendo pro lado das empresas e não mais para o nosso.
Até então, jogo lançado era jogo fechado, não tinha o "continue" de ir atualizando e lapidando. Querendo ou não, isso cria uma justificativa para a pressa principalmente das publishers e até de Sony/Microsoft do que dos desenvolvedores: geralmente, os desenvolvedores gostariam de ter mais tempo pra finalizar tudo bonitinho, mas pra cumprir a agenda de lançamentos, lançam do jeito que tá e ajeitam depois. Aquele desastre do lançamento de Assassin's Creed Unity só aconteceu porque a Ubisoft não podia perder a janela de lançamento, afinal, todo ano tinha que ter um Assassin's Creed.

É também um reflexo de estarmos saindo do consumo de produtos e entrando fundo no consumo de serviços. Produto é algo fechado, estático. Silent Hill 2 é um produto, é um jogo, tá ali, é aquilo e vai ser aquilo sempre. Serviço é algo pujante, vivo. Halo 5 é um serviço, tá sempre implementando coisas.

A promessa do "play now" é só uma entre as tantas. Puro marketing pra tentar mascarar as limitações e as falhas de projeto.
Tudo palavras bonitinhas pra tentar ser o next big thing. E vem aí o 4K.
 

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
9,114
5,731
Antes fosse, aqui Forza Horizon 3 levou 51 minutos pra instalar.

Essa situação de perda da comodidade é o ônus do avanço tecnológico, é a balança pendendo pro lado das empresas e não mais para o nosso.
Até então, jogo lançado era jogo fechado, não tinha o "continue" de ir atualizando e lapidando. Querendo ou não, isso cria uma justificativa para a pressa principalmente das publishers e até de Sony/Microsoft do que dos desenvolvedores: geralmente, os desenvolvedores gostariam de ter mais tempo pra finalizar tudo bonitinho, mas pra cumprir a agenda de lançamentos, lançam do jeito que tá e ajeitam depois. Aquele desastre do lançamento de Assassin's Creed Unity só aconteceu porque a Ubisoft não podia perder a janela de lançamento, afinal, todo ano tinha que ter um Assassin's Creed.

É também um reflexo de estarmos saindo do consumo de produtos e entrando fundo no consumo de serviços. Produto é algo fechado, estático. Silent Hill 2 é um produto, é um jogo, tá ali, é aquilo e vai ser aquilo sempre. Serviço é algo pujante, vivo. Halo 5 é um serviço, tá sempre implementando coisas.

A promessa do "play now" é só uma entre as tantas. Puro marketing pra tentar mascarar as limitações e as falhas de projeto.
Tudo palavras bonitinhas pra tentar ser o next big thing. E vem aí o 4K.

Eu concordo em parte Ronabs. Aqui nesse ponto do preço do avanço é preciso lembrar que o Steam oferece vários dos mesmo jogos com possibilidade de download em arquivos compactados e com velocidade de conexão maior. E tudo isso sem ter que pagar mensalidade!

Não há desculpa para Sony e MS não melhorarem sensivelmente esse aspecto dos seus console atuais.
 
  • Curtir
Reações: Edu Barros e ronabs

Suspiria

Guerreiro
Agosto 22, 2013
1,343
1,234
Pra piorar, temos downloads que passam da barreira de 50 GBs, o que é absurdo para os padrões da internet atual considerando não apenas velocidade de conexão média, mas também limite de dados por plano. Nâo há desculpa para esses arquivos monstruosos, quando é possível no Steam baixar os mesmos jogos em arquivos compactados que reduzem o tamanho do download, muitas vezes, em mais da metade. Isso é comodidade que Sony e MS não têm desculpas para não oferecer.
Eita, não sabia disso.
Mas o download no steam é bem mais rápido. Já percebi.
Apesar dos pesares, eu ainda acho console mais prático Johannes. Menos bugs. Mas dá a impressão de que a gente tá pisando em um terreno pantanoso, mesmo.
Meu medo é que isso interfira na qualidade dos jogos.
Isso que o @ronabs falou, jogo como serviço, me dá calafrios. Isso é arruinar com o potencial artístico dessa indústria, se a intenção for privilegiar só o serviço.
 

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
9,114
5,731
Eita, não sabia disso.
Mas o download no steam é bem mais rápido. Já percebi.
Apesar dos pesares, eu ainda acho console mais prático Johannes. Menos bugs. Mas dá a impressão de que a gente tá pisando em um terreno pantanoso, mesmo.
Meu medo é que isso interfira na qualidade dos jogos.
Isso que o @ronabs falou, jogo como serviço, me dá calafrios. Isso é arruinar com o potencial artístico dessa indústria, se a intenção for privilegiar só o serviço.

Como eu falei: a intenção não é comparar com PC ou dizer quem é melhor e sim apontar que os consoles estão perdendo (ou já perderam) muito da comodidade que ofereciam. E se Sony e MS já tomam o PC como concorrente, ao menos que ofereçam um serviço melhor para dizer que competem realmente, porque hoje só pioram e trazem problemas para os consoles que o PC já superou há anos.

Quanto a jogos como serviços, se você joga no Steam, já se adaptou a isso. Não tem como fugir.
 

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,571
75,521
Rio Grande do Sul
Aqui nesse ponto do preço do avanço é preciso lembrar que o Steam oferece vários dos mesmo jogos com possibilidade de download em arquivos compactados e com velocidade de conexão maior.
Não sabia dessa. Pensava que era algo que as próprias desenvolvedoras faziam, não que fosse uma funcionalidade do Steam.
 

fblipe

?️‍??
Março 15, 2015
3,351
5,770
Curitiba
Olha, a minha experiência com o 3DS me faz crer que a Nintendo acertou na ideia de usar cartuchos no Switch. Desde o Super Nintendo eu não lembrava mais o que era colocar o jogo e ele simplesmente abrir e eu começar a jogar. Sem loadings eternos, sem atualizações. Plug and Play.
Claro que comparar um portátil com o Xbox One é surreal. Foi mais pra tentar elucidar o ponto de vista.
A instalação de jogos no Xbox One é tão irritantemente lenta que quando a parada termina eu já nem to mais na ânsia de jogar que eu estava quando enfiei o CD lá dentro.

Essa questão de produto/serviço é um ponto válido, mas por outro lado quantos jogos atualizam para efetivamente incluir algo novo? Em 99% dos casos é correção de bug, o que demonstra que o negócio não saiu como deveria. Entendo que a industria mudou e que com o nível de detalhamento que os jogos tem hoje é muito mais difícil a identificação/correção de bugs. Por outro lado as vezes eu acho que rola muito do "vai assim mesmo, depois a gente solta um patch".

Mais do que essa mudança de visão do mercado, games hoje se tornaram algo muito mais comercial do que eram na década de 90, por exemplo. Isso tem um lado bom e ruim. Se por um lado esse negócio absurdamente lucrativo trouxe desenvolvedores criando games incríveis, por outro perdeu-se muito da qualidade pra focar na quantidade.

(desde já peço desculpas se fugi um pouco do tema haha)
 

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
9,114
5,731
Não sabia dessa. Pensava que era algo que as próprias desenvolvedoras faziam, não que fosse uma funcionalidade do Steam.

Depende de ambos. O Steam permite e as produtoras adotam. Algumas compactam muito pouco e outros bastante.

Exemplo:
Deus Ex MD tem mais de 50 gb quando instalado:
nBmdMne.jpg


Mas para baixar você só precisa gastar 25 gb de banda.
7ZUZZuK.jpg


Parece algo de outro mundo, mas compactação de arquivos é algo bem velho em informática.
 

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
9,114
5,731
Olha, a minha experiência com o 3DS me faz crer que a Nintendo acertou na ideia de usar cartuchos no Switch. Desde o Super Nintendo eu não lembrava mais o que era colocar o jogo e ele simplesmente abrir e eu começar a jogar. Sem loadings eternos, sem atualizações. Plug and Play.
Claro que comparar um portátil com o Xbox One é surreal. Foi mais pra tentar elucidar o ponto de vista.
A instalação de jogos no Xbox One é tão irritantemente lenta que quando a parada termina eu já nem to mais na ânsia de jogar que eu estava quando enfiei o CD lá dentro.

Essa questão de produto/serviço é um ponto válido, mas por outro lado quantos jogos atualizam para efetivamente incluir algo novo? Em 99% dos casos é correção de bug, o que demonstra que o negócio não saiu como deveria. Entendo que a industria mudou e que com o nível de detalhamento que os jogos tem hoje é muito mais difícil a identificação/correção de bugs. Por outro lado as vezes eu acho que rola muito do "vai assim mesmo, depois a gente solta um patch".

Mais do que essa mudança de visão do mercado, games hoje se tornaram algo muito mais comercial do que eram na década de 90, por exemplo. Isso tem um lado bom e ruim. Se por um lado esse negócio absurdamente lucrativo trouxe desenvolvedores criando games incríveis, por outro perdeu-se muito da qualidade pra focar na quantidade.

(desde já peço desculpas se fugi um pouco do tema haha)

Eu acho que os discos perderam a função e se tornaram anacrônicos se eles precisam ser instalados sempre, já que o leitor de BD não tem velocidade suficiente pra permitir que certo jogo seja rodado a partir do disco.

Talvez o retorno dos cartuchos seja uma opção pra sobrevivência das mídias físicas, mas isso não acabaria com os patches de última hora, apenas tornaria os processos menos demorados.
 
  • Curtir
Reações: fblipe

fblipe

?️‍??
Março 15, 2015
3,351
5,770
Curitiba
Eu acho que os discos perderam a função e se tornaram anacrônicos se eles precisam ser instalados sempre, já que o leitor de BD não tem velocidade suficiente pra permitir que certo jogo seja rodado a partir do disco.

Talvez o retorno dos cartuchos seja uma opção pra sobrevivência das mídias físicas, mas isso não acabaria com os patches de última hora, apenas tornaria os processos menos demorados.
Agora me bateu uma curiosidade. Em questão de custo bluray vs. cartucho, haveria espaço pra volta deles? Imagino que o custo de produção seja ligeiramente maior nos cartuchos.
 

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
9,114
5,731
Agora me bateu uma curiosidade. Em questão de custo bluray vs. cartucho, haveria espaço pra volta deles? Imagino que o custo de produção seja ligeiramente maior nos cartuchos.

Cartões somente leitura e com pouco espaço para escrita, como os cartuchos do Vita, são baratos e não se comparam com o os SDs comuns. Segundo o Ars, são pouca coisa mais caros que BDs. http://arstechnica.com/gaming/2016/...t-from-discs-to-cartridges-is-actually-smart/
 
  • Curtir
Reações: fblipe

leoharth

Guerreiro
Novembro 10, 2005
2,610
1,583
Sem dúvidas é um uma questão relevante. Eu mesmo fico chateado não apenas com o fato dos downloads na PSN serem grandes, mas também por serem lentos e frequentemente são interrompidos, e requerem que eu os monitore, pois se não clicar em resume, eles não são retomados automaticamente. Acaba que os maiores downloads, eu tenho de ficar monitorando.
A questão de fabricarem versões diferentes dos consoles de mesma geração eu olho cheio de desconfiança. Nada está claro a médio e longo prazo e não consigo enxergar de outra forma que não seja Sony e Microsoft tentando a todo custo nos empurrar melhorias de hardware que não tornarão os jogos necessariamente melhores.
Eu adoro o PC, não por conta de gráficos ou de preços dos jogos, mas por curtir a oferta de jogos dele, que possui uma biblioteca ampla, sem imposições draconianas de preço. Isso permite que jogos sejam lançados num leque muito maior de preços. Os consoles estão melhorando isso, e hoje é muito fácil achar uma grande variedade de indies de todos os preços para XONE e PS4.
Apesar das dificuldades, eu ainda gosto mais da experiência em consoles. Mas talvez seja apenas por conta de meu PC estar montado numa situação tradicional: sobre uma bancada de trabalho, enquanto que os meus consoles (PS4 e 360) estão ligados na TV da sala.
Creio que aparece na discussão também um pouco da nossa necessidade de imediatismo. De querer tudo no momento sem esperar nada. Se há um update de 5 Gb, que leva 2hs pra ficar pronto, é só ir assistir um filme ou ler um livro. Não é saudável ficar tão chateado por não poder jogar um jogo específico naquele momento.
 
  • Curtir
Reações: Suspiria

Suspiria

Guerreiro
Agosto 22, 2013
1,343
1,234
Sem dúvidas é um uma questão relevante. Eu mesmo fico chateado não apenas com o fato dos downloads na PSN serem grandes, mas também por serem lentos e frequentemente são interrompidos, e requerem que eu os monitore, pois se não clicar em resume, eles não são retomados automaticamente. Acaba que os maiores downloads, eu tenho de ficar monitorando.
A questão de fabricarem versões diferentes dos consoles de mesma geração eu olho cheio de desconfiança. Nada está claro a médio e longo prazo e não consigo enxergar de outra forma que não seja Sony e Microsoft tentando a todo custo nos empurrar melhorias de hardware que não tornarão os jogos necessariamente melhores.
Eu adoro o PC, não por conta de gráficos ou de preços dos jogos, mas por curtir a oferta de jogos dele, que possui uma biblioteca ampla, sem imposições draconianas de preço. Isso permite que jogos sejam lançados num leque muito maior de preços. Os consoles estão melhorando isso, e hoje é muito fácil achar uma grande variedade de indies de todos os preços para XONE e PS4.
Apesar das dificuldades, eu ainda gosto mais da experiência em consoles. Mas talvez seja apenas por conta de meu PC estar montado numa situação tradicional: sobre uma bancada de trabalho, enquanto que os meus consoles (PS4 e 360) estão ligados na TV da sala.
Creio que aparece na discussão também um pouco da nossa necessidade de imediatismo. De querer tudo no momento sem esperar nada. Se há um update de 5 Gb, que leva 2hs pra ficar pronto, é só ir assistir um filme ou ler um livro. Não é saudável ficar tão chateado por não poder jogar um jogo específico naquele momento.

Sim, claro, @leoharth. Não temos paciência pra mais nada, é verdade.
Mas olha, eu comprei um PS3 e estou realmente impressionada com a lentidão de tudo. Pra entrar na loja, lento. Download de atualização, lento. Isso para os padrões da minha internet, claro.
O PS4 melhorou nesse sentido. Melhorou muito.
O PC, eu acho que deveria haver um rigor maior no sentido de se exigir dos desenvolvedores que atualizem seus jogos para novos sistemas operacionais, consertem os bugs, deem suporte pra controles... Mas eu acho que, com essa política de reembolso, talvez os criadores já comecem a ser menos negligentes nesse sentido.
E também concordo com você quanto aos novos consoles. Acho tudo isso uma grande estupidez. Assim como acho uma estupidez trocar de tablet todo ano e de celular e de laptop e de TV. É o consumismo como um valor em si, não a serviço de alguma coisa.
O mundo pirou, gente. E não é culpa da tecnologia. É culpa de quem a manipula, culpa nossa, mesmo.
Cara, não sei se você já viu Black Mirror, mas eu tenho recomendado pra todo mundo, rsrs. É bem isso que a gente tem discutido aqui.
 
  • Curtir
Reações: leoharth

Peace Walker19

Jogador
Março 18, 2015
120
52
São Mateus - ES
Eu estava pensando esses dias. Como vamos jogar ps3 e ps4 quando estes forem considerados retroconsoles. Vamos ter os servidores com os patchs disponíveis por quanto tempo ainda?? Quem joga ps1 e ps2 basta apenas colocar o disco no aparelho e sair jogando. E daqui uns 10 anos como vamos jogar aquele jogo de ps3 no aparelho que vai depender de um patch para ser jogável. A medida que o vídeo game vai ficando parecido com um.pc, mais ele é visto como um PC incompleto.

Enviado de meu SM-A710M usando Tapatalk
 

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
9,114
5,731
Sim, claro, @leoharth. Não temos paciência pra mais nada, é verdade.
Mas olha, eu comprei um PS3 e estou realmente impressionada com a lentidão de tudo. Pra entrar na loja, lento. Download de atualização, lento. Isso para os padrões da minha internet, claro.
O PS4 melhorou nesse sentido. Melhorou muito.
O PC, eu acho que deveria haver um rigor maior no sentido de se exigir dos desenvolvedores que atualizem seus jogos para novos sistemas operacionais, consertem os bugs, deem suporte pra controles... Mas eu acho que, com essa política de reembolso, talvez os criadores já comecem a ser menos negligentes nesse sentido.
E também concordo com você quanto aos novos consoles. Acho tudo isso uma grande estupidez. Assim como acho uma estupidez trocar de tablet todo ano e de celular e de laptop e de TV. É o consumismo como um valor em si, não a serviço de alguma coisa.
O mundo pirou, gente. E não é culpa da tecnologia. É culpa de quem a manipula, culpa nossa, mesmo.
Cara, não sei se você já viu Black Mirror, mas eu tenho recomendado pra todo mundo, rsrs. É bem isso que a gente tem discutido aqui.

O PS3 não foi um console pensado para internet pesada como temos hoje. Por isso e pelo hardware fraco, ele sofreu com a mudança que a geração passada precisou iniciar. Claro, o PS4 é melhor em tudo, mas ele continua tendo uma rede que deixa muito a desejar com downloads lentos, grandes demais e cara, considerando que você ainda tem que pagar pra ter um serviço ruim.
 
  • Curtir
Reações: Suspiria

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,571
75,521
Rio Grande do Sul
Mas olha, eu comprei um PS3 e estou realmente impressionada com a lentidão de tudo. Pra entrar na loja, lento.
Comprou recentemente? Desde o lançamento do PS4, a Store é compartilhada, é a mesma pra ambos. Aí vão atualizando aqui, incluindo função lá, e o PS3 não tem força pra aguentar o tranco.
Eu desisti de entrar nela pelo PS3 há uns seis meses, vejo pelo app no celular que é mais prático.

E tem o que o @Johannes falou, mesmo saindo depois, o PS3 não foi pensado como um console amigável pra um ambiente online/conectado, como foi o Xbox 360.
 
  • Curtir
Reações: Suspiria

Suspiria

Guerreiro
Agosto 22, 2013
1,343
1,234
Claro, o PS4 é melhor em tudo, mas ele continua tendo uma rede que deixa muito a desejar com downloads lentos, grandes demais e cara, considerando que você ainda tem que pagar pra ter um serviço ruim.

E continua ruim, viu...
Mas aí, se vc analisa a coisa de uma forma mais abrangente, o serviço de internet no Brasil é ruim também.
Não tá tudo ficando muito desproporcional? Quer dizer, várias features e serviços sendo oferecidos sem que exista um padrão tecnológico já aprimorado, a ponto de você poder usufruir, e bem, de tudo isso que tá sendo vendido.
Pra que apressar as coisas desse jeito na indústria de games.
 

Suspiria

Guerreiro
Agosto 22, 2013
1,343
1,234
Comprou recentemente? Desde o lançamento do PS4, a Store é compartilhada, é a mesma pra ambos. Aí vão atualizando aqui, incluindo função lá, e o PS3 não tem força pra aguentar o tranco.
Eu desisti de entrar nela pelo PS3 há uns seis meses, vejo pelo app no celular que é mais prático.

Sim, esse mês. Mas não é ruim demais? A loja, meu Deus! rsrs
Já vi que o negócio é comprar mídia física.
Resistance 2, mídia física, tinha uma atualização de 300 mega. Juro, demorou uma hora pra baixar e falhou na primeira tentativa.
 

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
9,114
5,731
E continua ruim, viu...
Mas aí, se vc analisa a coisa de uma forma mais abrangente, o serviço de internet no Brasil é ruim também.
Não tá tudo ficando muito desproporcional? Quer dizer, várias features e serviços sendo oferecidos sem que exista um padrão tecnológico já aprimorado, a ponto de você poder usufruir, e bem, de tudo isso que tá sendo vendido.
Pra que apressar as coisas desse jeito na indústria de games.

Não é culpa do Brasil. Por fóruns mundo a fora você vê as mesmas reclamações sobre a PSN. O Vita é outro que sofre com a PSN.

O que existe é incompetência da Sony que, acomodada, não pensa em melhorar o seu próprio serviço. Se fosse problema da internet no Brasil, não seria possível baixar nada pelo Steam no topo da velocidade da minha conexão.
 

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)