[Opinião] Túnel do Tempo- Afinal, 2017 é o pior ano do Xbox One em relação a jogos?

CaptainXbox

Guerreiro
Março 13, 2017
1,845
4,299
São Paulo
Minha visão sobre o assunto que muitos dizem ultimamente - 2017 é o pior ano do Xbox One sobre jogos?

Em 2013 chegamos a uma nova geração de Xbox e com isso novos jogos e novas experiências vieram em peso. E como somos do lado verde é claro que optamos pelo Xbox mesmo depois de um tempo conturbado do seu revelamento. Com o tempo passando fomos recebendo inúmeros jogos exclusivos administrados pela Microsoft Studios a responsável pelo financiamento e publicação no setor de jogos Xbox.

2013 o início:

IR4fGyl.png


Começando a geração o console recebeu - Ryse: Son of Rome, Forza Motorsport 5, Killer Instinct, Dead Rising 3, Zoo Tycoon e Max and The Curse of Brotherhood, e ofereceu um catálogo apetitoso principalmente por ainda estar apenas no começo de seu ciclo de vida. Não tem como negar que mesmo com sua má fama na sua revelação, é inegável que foi oferecido bastante Triple A e jogos diversos, e pra começo de geração estava bastante aceitável levando em conta que essa geração veio um pouco prematura.

Ryse teve uma campanha curta mas a sua premissa era excelente mesmo não conseguindo entregar. Mas de uma coisa é certa, o jogo deu pra apresentar o verdadeiro poder que o Xbox One tem e até hoje o jogo desbanca no quesito gráfico um monte de jogos.

Forza 5 mostrou como a série veio para a nova geração, foi um jogo muito bom para os fãs da franquia mas não se mostrou o melhor já feito. Tinha seus defeitos mas não era nada que fosse "injogável" e o motivo de seus erros foi justamente a pressa do jogo ter que lançar junto com o lançamento do console.

Killer Instinct foi visto como uma "demo" quando foi lançado de tão pouco conteúdo que ele oferecia. Mas ainda sim dava pra se divertir com o jogo.

Dead Rising 3 por sua vez foi o que se saiu mais "completo" dentro os títulos triple A lançados nesse período. O jogo tinha seus problemas técnicos, mas mesmo assim apresentava uma campanha divertida e um mundo aberto com cooperativo.

Zoo Tycoon e Max and The Curse of Brotherhood não são jogos de grandes orçamentos mas ainda os mesmos, apresentavam muita diversão, mais para a família e não devemos julga-los como triple A.

2014 a redenção:

9aIJcBR.png


2014 chegou com bastante premissa de jogos para os consumidores do console e a Microsoft não fez feio nesse ano, pelo o contrário mostrou que a diversidade era a casa do Xbox e tinha jogo pra tudo quanto é gosto principalmente para os fãs de jogos de ação.

Titanfall foi um dos jogos mais aguardados por muitos que tinham um Xbox One, impressionou bastante e foi uma febre no seu lançamento. Para muitos que jogaram foi um FPS bem aceitável e era diferente de todos os jogos FPS já visto antes.

Sunset Overdrive então nem se fale, todo jogador que conseguiu ter a experiência de jogar-lo sabe que é um jogo excelente com uma ação divertida e um humor no ponto, foi muito bem aceitado por todo mundo que clamam por uma sequência hoje em dia.

Project Spark assim como Titanfall, foi uma das maiores promessas do Xbox One. O jogo não se saiu bem como todo mundo esperava mas agradou um bom público de jogadores. O jogo apresentava alguns problemas mas você conseguia jogar e se divertir. Hoje em dia os servidores do jogo foi fechado, sem duvida, era uma ideia boa mas mal administrada.

Forza Horizon 2 trouxe a série Horizon da melhor forma para a nova geração. Pra quem já havia gostado do primeiro Horizon, Horizon 2 trazia tudo que deu certo no primeiro e fazia muito melhor no segundo. Com um mundo aberto e rico em detalhes, foi, sem duvida alguma, um jogo muito bem aceito pelos jogadores.

Halo Master Chief Collection veio pra agradar os fãs sedentos de Halo na nova geração. Mesmo no seu lançamento sendo um pouco perturbado pelos servidores precários, o jogo em si triunfou a série no Xbox One muito bem, com uma remasterização muito bem trabalhada.

D4: Dark Dreams Don't Die foi um jogo que pegou muitos usuários de Xbox na surpresa - Quem aguardaria um jogo nos moldes das séries da Telltalle e da Quantic Dream para o Xbox? Bem, é exatamente isso que o jogo faz. Apesar de ser uma adição interessante ao portfólio do console, não é um jogo que carregue o console, mas ainda sim, ele conseguiu agradar boa parte dos que jogaram.

2015 o progresso:

ntZMYaH.png


Chegou a vez de 2015, o ano que as expectativas foram as alturas, inúmeros rumores recheavam a internet para os usuários de Xbox, dizendo que a Rare iria revelar um novo jogo que não era pra Kinect, Gears of War voltando, a data de Forza 6 dentro vários outros que atiçou e muito de querer saber de como seria o ano do console. A cada ano que se passava as expectativas cresciam cada vez mais.

Ori and The Blind Forest é considerado para muitos a melhor nova IP que a Microsoft apostou nessa geração. É lindo e emocionante, essa é a reação que todos tem a dizer de quem o jogou. Pode ter certeza se tem uma nova IP que a maioria dos jogadores de Xbox gostaram foi Ori, tanto que teremos uma sequência em 2018.

Rare Replay provou que os jogos da Rare são eternos, e tivemos uma colectânea das franquias icônicas já feito pela querida Rare. Foi um jogo nostálgico e bem prazeroso de jogar. Todos curtiram a ideia mas o que queríamos mesmo era a volta de algum jogo da companhia como Conker, Banjo ou Perfect Dark. Mas, vamos aguardar no futuro.

Gears of War Ultimate Edition chegou pra mostrar todo o poder que a série ainda tem no Xbox. Foi uma remasterização muito bem feita e veio para nos preparar para o futuro lançamento do Gears of War 4. Foi um jogo muito bom que mostrou que a série ainda tem fôlego.

Forza 6 nem preciso dizer que foi um jogo bem aceito por todos os fãs da franquia. Se a Turn 10 continua trazendo novidades revelantes para a série, os jogos continuam vendendo bem e os fãs não estão saturados, por que parar com Forza não é mesmo?

Halo 5 finalmente chegou, anunciado em 2013, todos ficaram se perguntando como seria o novo Halo para a nova geração nas mãos da 343, e grande parte ficaram satisfeitos com o jogo apesar de uma parcela não gostar do jogo. Já não é de hoje que os jogos de Xbox tem um grande fator de conteúdo, Halo é repleto de modos para se jogar. No geral foi um grande jogo.

Rise of the Tomb Raider veio exclusivamente para o console em 2015 e como já esperado foi um jogo espetacular assim como o primeiro em 2013. Gráficos estonteantes, uma ação e aventura de ponta sem duvida foi um excelente jogo.

2016 encaminhando para novos horizontes:

9ync6es.png


Uffa, chegamos em 2016 grandes jogos até agora não? Pois bem, assim como dito as expectativas foram crescendo mais e 2016 foi um grande ano também. Até então, é um dos anos que a Microsoft mais apostou em novas IPs algo que tinha sido bastante cobrado pelos jogadores de Xbox e também foi um ano bastante diverso e interessante para o console.

Quantum Break chegou no começo de 2016 e foi uma surpresa agradável para grande parte dos jogadores. Não foi uma obra prima igual ao ALAN WAKE, mas conseguiu se sair como um jogo Ok. Esse tipo de jogo estava em falta no Xbox One, e finalmente ver o lançamento do jogo deu uma variada no alinhamento do console.

ReCore foi uma nova aposta da Microsoft para extinguir com o papo que a companhia não cria novas IPs. Para muitos foi um jogo lançado com pressa e com bastante problemas técnicos. É divertido, sem duvida alguma, e tem um potencial muito grande se caso a proposta dele ser bem feita e bem aplicada.

Forza Horizon 3 é considerado um dos melhores exclusivos do Xbox One, a série Horizon aposta em algo mais arcade e em um mundo aberto e Horizon 3 faz isso da melhor forma possível. Um mundo aberto com cooperativo e gráficos lindos, sim, é um ótimo jogo e um dos melhores já feitos para o console até então.

Gears of War 4, a franquia que ao lado de Halo faz bem para o Xbox, fez a sua lição de casa nessa entrega. Ação frenética e muitas motosserras faz o Gears 4 um jogo excelente para os amantes de jogos em terceira pessoa e para os da série também, até para os mais competitivos. Não tem como negar, Gears é sucesso certo.

Killer Instinct Definitive Edition chegou mais como um jogo que já era pra ter sido feito em 2013. Mas, como diz aquele ditado "Antes tarde Duke Nukem", o jogo chegou repleto de conteúdo para os amantes de jogos de luta.

Dead Rising 4 foi um jogo que dividiu opiniões apesar de ser divertido. Foi um boa adição e agregou o final de ano para os compradores de Xbox One que tiveram mais uma opção de jogar.

2017 o momento diversificado?:

6igUeZK.png


Enfim chegamos em 2017 quando as expectativas subiram ainda mais, mas, e o resultado, saiu como esperávamos dessa vez?

Isso requer muito da opinião e gosto da pessoa. Começo de 2017 a Microsoft prometeu a melhor line up já feita para o console. Foi também dito que seria o ano mais diverso no que se diz a jogos no Xbox One, mas conseguiram?

Começando o ano tivemos o lançamento de Halo Wars 2 e a remasterização do VooDoo Vince. Comparado aos começos dos anos anteriores, a Microsoft começou com o pé esquerdo 2017. Ambos os jogos são bons mas estão longe de serem jogos triple A que vende o console.

Então, todos depositaram as confianças na E3 acreditando que a Microsoft tinha alguma carta na manga após o cancelamento do Ś̶̼̟̩͓̳̼̲̺͙͔͔̼̫̼̺̫̫͚͕͕͇͋͊͆͗̑͛͌́̈́́͗̂̂̕͜͝͝͝ͅc̷̢̨̹̳͈̮̳̝̝͖̘̣͔̝̝͒͋̿̍͂̿̈́͛a̷͔̜̬̰͖͓͔̦͉̖̗̠̱̦͚̒͗̊̊̐̃̐́́̋͐̿̓͑̀̑̆͒͝ͅl̵̨̙̝̱͔̞͖͓̼͎̘͉̯͇̫̭̓̒̿ę̶̢̛̛̩̦̬͇͕͚̠̬̫̪̻̼̪͉̼̱̤͛̃̔̊̂͐̓̽̈̿̅̀͒̀̓́̕̕̕͘͜͜͜͝͠b̴̧̲̘̘̟̠̺͖̟̽̓́̚͘o̷̢̠̻̱͌̓̂͋̇̓̑̋̿̒͑͌͌̈́̀̈́͋̚̚͠͝͠͝u̸̧̻͈̠͕̳͖̤͙̠͈̪̰͈̺̯̼̠͈͆̽́͌̉́͊͛̚͜͜ṅ̵̨̛̝̹̪̤͎̥͎̱̼͇̝̭̙͝ͅḓ̷̢̢̳͖̖̠̣̲̖̣̖̱̜͍̮̙͍͇̤̊͐̆̈́̀̿̏̆̓̐̚͘͝ que com certeza deixou um enorme buraco no alinhamento do console e a Microsoft tinha uma grande missão de tentar tampar isso.

Será que State of Decay 2, Sea of Thieves e Crackdown 3 chegariam em 2017 pra tampar esse buraco? Não, pra surpresa de todos, todos esses que estavam listados para 2017 foram jogados pra 2018.

Mas vamos continuar nesse ano ainda, o console vai receber Forza Motorsport 7, que todo mundo sabe que a Turn 10 sempre manda bem nas entregas anuais de Forza.

Super Lucky's Tale que é um jogo de plataforma 3D, ainda não dá pra saber da qualidade do jogo apesar de parecer interessante.

Cuphead que é um jogo em plataforma 2D de muita ação frenética e de dificuldade alta.

E PlayerUnknown's Battlegrounds que é um jogo focado no Multiplayer, que chegará exclusivamente no final de 2017 para o Xbox One que com certeza já é um sucesso certo.

É uma line up diversa comparado ao que tivemos nos anos anteriores mas está longe de ser a melhor. Então afinal qual é o veredito?

Mentiram em falar que esse ano será o melhor ano do Xbox One no quesito jogos? Sim. Na minha opinião é claro. Mas uma coisa é um fato, esse é o ano com mais jogos diversos no console. Tem uma variedade bastante grande apesar de fraca comparado aos anos anteriores.

E como vai ser 2018?

duagRWZ.png


Bem, 2018 será excelente. Isso porque só no começo do ano o console irá receber State of Decay 2, Crackdown 3, Sea of Thieves e Ashen, Ori an the Will of the Wisps segue sem uma janela de lançamento ainda.

Com certeza 2018 será um ano melhor comparado ao que tivemos ao longo de 2017 isso porque só no começo de 2018 teremos grandes jogos, imagine no final quando a Microsoft realmente engrossa o caldo para os seus lançamentos?

Esse é meu ponto de visão, e você o que acha até agora sobre o que a Microsoft já entregou para nós? A tendência a partir de agora é melhorar mais ou puxar mais o freio de mão?
 

jairopicanco

Guerreiro
Junho 27, 2015
8,301
19,141
Manaus
Creio que foi um ano menos chamativo para a Microsoft como Publisher. O ano de 2015 foi um ano mais chamativo nesse departamento.
Mas para o Xone enquanto console tem sido um ano bom, afinal, teve e terá o aporte massivo de multiplataformas até o fim do ano, novos serviços e jogos chegando do PC.
Faço questão de fazer essa distinção.

Acredito que 2018 será melhor que 2017, porque será o ano da maturidade do Xbox One em termos estruturais, serviços e afins, somado a chegada de uma line up exclusiva potencialmente interessante.
 

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,786
76,502
Rio Grande do Sul
Nah, 2017 tá legal por um motivo: diversidade.

Tem RTS (Halo Wars 2), plataforma 3D (duas vezes ainda, com Voodoo Vince e Super Lucky's Tale), 2D/bullet hell (Cuphead), action RPG (Path of Exile), adventure (Tacoma), além de dois títulos tradicionais no fim do ano, corrida (Forza Motorsport 7) e tiro (PUBG).

Eu já comprei Cuphead e Voodoo Vince, o PoE que é gratuito (e bom!) uma hora eu jogo, Halo Wars 2 e Tacoma certamente vou jogar quando tiver uma promoção legal e torço pra que o da raposinha seja bom. Forza (Motorsport) e PUBG não são meu tipo de jogo.
 
Última edição:

Guilherme Augusto

Guerreiro
Outubro 18, 2015
4,209
4,012
a
2017 acabou sendo um ano fraco porque eram prometidos alguns jogos que acabaram sendo adiados. Mas os jogos vindo do PC, deram uma equilibrada nessa balança e está tudo bem!!!

Repercutiu assim em fóruns a fora pois com certeza o ano do concorrente foi o melhor, mas o Xbox teve um ano bom sim, e tende a melhorar bastante, lançamentos bem planejados com jogos bons o ano todo.
 

HSR

15 anos de Xbox e PXB
PXB Gold
Outubro 31, 2014
12,144
17,577
Campo Grande - MS
Para mim já valeu o ano por causa do Path Of Exile . Apesar de ainda apresentar problemas nos servidores BR, acho que é questão de tempo para resolverem o problema.
Já estou com mais de 100 horas de jogo e prevejo vida longa para o jogo por muito tempo.

Halo Wars 2 , joguei até o lançamento de Path Of Exile e parei, muito bom e gratificante jogar um RTS no console. Gostei tanto de Halo Wars 2 que pretendo comprar a expansão que será lançado ainda este ano. Daqui a pouco volto para o jogo para finalizá-lo.

Infelizmente State of Decay 2 não saiu este ano, um dos jogos mais esperados por mim já que achei o primeiro excelente.
 
Última edição:

MainFrame93

Velhato
PXB Gold
Dezembro 12, 2013
1,713
3,309
Curitiba
2013 - OK - é o lançamento
2014 - Bom - Sunset Overdrive foi um grande jogo e a Microsoft mostrou o que vinha pela frente
2015 - Espetacular - Pra mim foi o melhor ano com Halo 5, ROTTR e Ori, Fora Mad max, Fallout 4, Metal Gear V Phantom Pain, Bruxão 3 e a retrocompatibilidade na cereja do bolo
2016 - Ótimo - Foi um bom ano FH3 surpreendeu e Gears 4 não decepcionou.
2017 - Abaixo do esperado - careceu de produções blockbusters da Microsoft Studios, mas outros estúdios menores, 3rd party e o ID@XBOX supriram essa carência.
 

User 1422

Guerreiro
Março 19, 2009
12,246
11,403
Acho que 2014 e 2015 foram bons anos, daqueles que fazia quem não tinha Xbox considerar a idéia de comprar um com carinho. Depois começou a aproximação com o PC e a grande maioria dos jogos antes exclusivos de Xbox começaram a aparecer em outras plataformas, o que deu uma esfriada nessa idéia. Depois, de 2016 para frente, algumas apostas do Xbox não deram muito certo, médias baixas, adiamento e cancelamentos e tudo isso culminou num 2017 pouco empolgante.

E o pior, 2017 é um dos melhores anos do PS4 e um bom ano até para o Switch.

Mas enfim, é um só ano da geração, 2018 está promissor. Me pergunto como teria sido o ano do Xbox se todos os jogos adiados e cancelados tivessem saído. Será que teríamos o que para 2018?
 

SouzaRJ

Desde o Portal Xbox.
Julho 18, 2012
9,793
7,392
Rio de Janeiro
Sei lá, eu não considero um jogo como exclusivo se ele ficar disponível para jogar em outra plataforma.

Não é nem implicância minha, é culpa do próprio cara que inventou essa palavra.
adjetivo
Que exclui, que cabe por privilégio ou prerrogativa; privativo, restrito, especial: direito exclusivo, uso exclusivo
Então, na minha opinião, esse é sim o pior ano do Xbox em termos de jogos.

É o fim do mundo? claro que não, vai sair uma porrada de jogo multi bacana nesse final de ano...quem tem só o XONE ainda vai ter jogo para caralho para jogar.
 

Genaro

Novato
Julho 25, 2012
1,081
1,096
Pior ano? Já joguei Path of Exile pra caramba! Meu PS4 tá pegando uma poeira tensa depois do Horizon... O port está excelente, esse é o tipo de jogo que eu adoro,. Mas por algum motivo só no controle... No mouse é teclado acabo ficando cansado.
O importante é ter as plataformas que você quer e jogar o que te interessa e acabou.
Tenho o PS4 e jogo bastante nele, mas a plataforma não é minha favorita, jogo mas não sinto a animação, acho que o ecossistema do aparelho não me agrada, o sistema, a plus, dualshock... Sei lá. Quando eu era moleque eu basicamente pulei a geração PS1 e PS2, meu último console de mesa antes do 360 foi o Dreamcast. Deve ser por isso.
 

Edu Barros

#TeamFPS
Fevereiro 16, 2008
12,786
27,403
Ribeirão Preto
Não acho que 2017 está ruim, mas acho que está fraco se compararmos com 2015 e 2016. Mesmo assim, o problema maior não são os jogos da plataforma, mas sim que o ano dos concorrentes foi muito forte. Se não fosse por isso, dificilmente esse tipo de discussão existiria.
 
  • Curtir
Reações: Playraphs

Marcus_007

Guerreiro
Fevereiro 1, 2010
3,797
4,380
Para mim 2017 é o pior ano da marca. Ainda mais depois de 2015 e 2016 terem sido tão fortes. Considero até pior do que 2013 onde pelo menos tinha 3 jogos que queria jogar. Em 2017 só tem 1. Dito isso, é difícil manter um batidão de vários anos com bons exclusivos seguidos. 2018 parece ser um ano bem mais interessante, mas 2017 está bem fraquinho sim.
 

ShAw RPG

Guerreiro
Setembro 17, 2009
1,410
809
Osasco
Para mim este ano so nao e o melhor de todos os tempos pq ainda nao lançou o Call Of Duty Modern warfare 2 na retro, se assim eles o fizerem sera o melhor ano de jogos da minha querida Microsoft.....pronto falei

Enviado do meu SM-G7102T usando o app mobile do PXB!
 
  • Curtir
Reações: CaptainXbox

Rafaelkar

Guerreiro
Outubro 6, 2015
4,966
10,613
São Paulo
Creio que seja um ano fraco mesmo. Na realidade, a ideia era que fosse justamente um dos anos mais poderosos do Xbox, se não o mais. Mas o adiamento de Sea of Thieves + Crackdown 3 + State of Decay 2 e o cancelamento de Ś̶̼̟̩͓̳̼̲̺͙͔͔̼̫̼̺̫̫͚͕͕͇͋͊͆͗̑͛͌́̈́́͗̂̂̕͜͝͝͝ͅc̷̢̨̹̳͈̮̳̝̝͖̘̣͔̝̝͒͋̿̍͂̿̈́͛a̷͔̜̬̰͖͓͔̦͉̖̗̠̱̦͚̒͗̊̊̐̃̐́́̋͐̿̓͑̀̑̆͒͝ͅl̵̨̙̝̱͔̞͖͓̼͎̘͉̯͇̫̭̓̒̿ę̶̢̛̛̩̦̬͇͕͚̠̬̫̪̻̼̪͉̼̱̤͛̃̔̊̂͐̓̽̈̿̅̀͒̀̓́̕̕̕͘͜͜͜͝͠b̴̧̲̘̘̟̠̺͖̟̽̓́̚͘o̷̢̠̻̱͌̓̂͋̇̓̑̋̿̒͑͌͌̈́̀̈́͋̚̚͠͝͠͝u̸̧̻͈̠͕̳͖̤͙̠͈̪̰͈̺̯̼̠͈͆̽́͌̉́͊͛̚͜͜ṅ̵̨̛̝̹̪̤͎̥͎̱̼͇̝̭̙͝ͅḓ̷̢̢̳͖̖̠̣̲̖̣̖̱̜͍̮̙͍͇̤̊͐̆̈́̀̿̏̆̓̐̚͘͝ deixou um buraco que é difícil de tapar, apesar de ainda sim fazer um bom trabalho com Forza 7, PUBG, Cuphead, entre outros.

Mas nada que a concorrência não tenha passado em 2015 também onde fecharam um ano apenas com uma coletânea de remasterizações. O único problema é que quando aconteceu com a concorrência, todo mundo continuou jogando seus thirds de final de ano e hypando jogos para 2016. Quando aconteceu com a Xbox, já virou um furdúncio dizendo que a Microsoft não estava investindo em jogos exclusivos.
 
  • Curtir
Reações: CaptainXbox

HenriquePerche

Guerreiro
Janeiro 12, 2016
7,821
8,336
Ribeirão Preto
Para mim 2017 é o pior ano da marca. Ainda mais depois de 2015 e 2016 terem sido tão fortes. Considero até pior do que 2013 onde pelo menos tinha 3 jogos que queria jogar. Em 2017 só tem 1. Dito isso, é difícil manter um batidão de vários anos com bons exclusivos seguidos. 2018 parece ser um ano bem mais interessante, mas 2017 está bem fraquinho sim.
Curiosamente o pior ano da Microsoft coincidiu com o melhor ano da Sony na geração passada e nessa também (até então).
2013 e 2017
 

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)