Bom. Acho que todos os jogadores de consoles de Sétima Geração, especificamente o PlayStation 3 e o Xbox 360, sabem que possui um sistema de prêmios, diria recompensa ao concluir certo desafio. Quando o Xbox 360 foi lançado, eles deram uma inovada a mais, talvez uma tentativa de atrair mais jogadores, eles colocaram o sistema de Conquistas. Como funciona? Bom, você comprou o jogo e dá o "New Game", imediatamente, o console já abre o sistema de Conquistas que aquele jogo possui, são desafios, você entra lá, vê o que tem que fazer, conclua o objetivo no jogo e pronto, surge uma faixa na tela, dizendo que você desbloqueou uma Conquista, para que serve? As Conquistas do '360' são um pouco mais interativas pelo fato de você poder trocá-las por acessórios novos para o seu Avatar na Xbox LIVE.
Para quem não entendeu, a Conquista surge na tela assim.
Logo, a Sony, empresa responsável pelo PlayStation 3, também resolveu inovar, ou melhor, copiar a ideia da Microsoft das Conquistas, colocando assim, um sistema de Troféus, não vejo nenhum mal em copiar essa ideia, já que todos copiaram, certo? Também há um sistema parecido com isso na Steam e no Wii U. Alguns jogadores acham os Troféus mais estimulantes do que as Conquistas, por 3 fatos:
- O design do Troféu
- Há 4 graus de Troféu: Bronze, Prata, Ouro e Platina (que no caso, seria o "Troféu Mestre")
- O Troféu de Platina é um incentivo ao jogador que gosta de Troféus, ele joga para "platinar" o jogo, ou seja, ele não joga para ganhar Troféus, ele se importa mesmo com a Platina.
Mas os Troféus não são tão interativos como as Conquistas do Xbox 360, pois eles não podem ser trocados por nada na PSN.
Eis aqui os Troféus do PS3.
O primeiro Troféu, que está de preto, é um Troféu Oculto/Escondido, quando você vê na sua Coleção do PS3, às vezes tem Troféus desse tipo, que não revelam o objetivo para consegui-lo, daí você já tem que ver na Internet.
O segundo Troféu é o de Ouro.
O quarto Troféu é o de Prata, e o quinto, o de Bronze.
Já o do meio, é o tão sonhado e desejado Troféu de Platina.
Isso atraiu tantos jogadores que fizeram os jogos venderem bem mais, só que está acontecendo uma certa desvalorização em jogos que não possuem esse tipo de sistema.
Exemplos não faltam, Assassin's Creed e Call of Duty 4: Modern Warfare são jogos muito bons, mas tem jogadores que os desprezam a ponto de nunca encostar neles apenas pelo fato de não terem Troféus, várias pessoas foram no Assassin's Creed II primeiro apenas pelo AC1 não ter Troféus, e tem aqueles que compram um jogo achando que tem Troféus, até aí tudo bem, mas, ao ligar, e descobrir que não tem... Pronto, desanima 100% e não sente mais vontade de jogar. Se vocês procurarem vão achar muita gente assim, ou, pelo menos, zeraram, mas apenas por zerar, para "não jogar o dinheiro fora".
Vão me dizer que estou mentindo? Quantas pessoas tem o joguinho sem graça da Hannah Montana em casa apenas pela Platina super fácil? Gamers experientes que vivem alocando joguinhos infantis apenas pela platina de meia hora. Ou vocês vão me dizer que jogaram Terminator Salvation por que gostaram da história? Não. Para os "Caçadores de Troféus", jogaram pela Platina incrivelmente fácil, simples, basta zerar o jogo no modo Difícil (que nem merece ser chamado de Difícil) e a Platina pipoca na sua tela.
Hannah Montana, o jogo ridículo com uma das Platinas mais fáceis de todos os tempos.
Terminator Salvation, muitos gamers nem o compram (claro, jogo muito curto), e é conhecido como o 'Xodó das Locadoras'.
E vários outros jogos...
Só fico indignado com isso, tantos games que espancam a cara de Hannah Montana e outros joguinhos bestas vendidos apenas por Troféus, e não são bem valorizados assim.
E outra, "Caçadores de Troféus" na verdade procuram mesmo a Platina, duvidam? Quando a versão de Resident Evil 4 foi relançada para PlayStation 3 em HD (Alta Definição), ele viria com Troféus, mas sem o Troféu de Platina. Nossa... Teve gente que nem comprou, o jogo então, acabou perdendo um certo público.
Mas, e aí? Os Troféus fazem mesmo o jogo vender mais? Eu acho que sim. Ou você acha que alguém compraria joguinhos de Super Man, Lanterna Verde e Capitão América por que gostou do jogo?
Para quem não entendeu, a Conquista surge na tela assim.
Logo, a Sony, empresa responsável pelo PlayStation 3, também resolveu inovar, ou melhor, copiar a ideia da Microsoft das Conquistas, colocando assim, um sistema de Troféus, não vejo nenhum mal em copiar essa ideia, já que todos copiaram, certo? Também há um sistema parecido com isso na Steam e no Wii U. Alguns jogadores acham os Troféus mais estimulantes do que as Conquistas, por 3 fatos:
- O design do Troféu
- Há 4 graus de Troféu: Bronze, Prata, Ouro e Platina (que no caso, seria o "Troféu Mestre")
- O Troféu de Platina é um incentivo ao jogador que gosta de Troféus, ele joga para "platinar" o jogo, ou seja, ele não joga para ganhar Troféus, ele se importa mesmo com a Platina.
Mas os Troféus não são tão interativos como as Conquistas do Xbox 360, pois eles não podem ser trocados por nada na PSN.
Eis aqui os Troféus do PS3.
O primeiro Troféu, que está de preto, é um Troféu Oculto/Escondido, quando você vê na sua Coleção do PS3, às vezes tem Troféus desse tipo, que não revelam o objetivo para consegui-lo, daí você já tem que ver na Internet.
O segundo Troféu é o de Ouro.
O quarto Troféu é o de Prata, e o quinto, o de Bronze.
Já o do meio, é o tão sonhado e desejado Troféu de Platina.
Isso atraiu tantos jogadores que fizeram os jogos venderem bem mais, só que está acontecendo uma certa desvalorização em jogos que não possuem esse tipo de sistema.
Exemplos não faltam, Assassin's Creed e Call of Duty 4: Modern Warfare são jogos muito bons, mas tem jogadores que os desprezam a ponto de nunca encostar neles apenas pelo fato de não terem Troféus, várias pessoas foram no Assassin's Creed II primeiro apenas pelo AC1 não ter Troféus, e tem aqueles que compram um jogo achando que tem Troféus, até aí tudo bem, mas, ao ligar, e descobrir que não tem... Pronto, desanima 100% e não sente mais vontade de jogar. Se vocês procurarem vão achar muita gente assim, ou, pelo menos, zeraram, mas apenas por zerar, para "não jogar o dinheiro fora".
Vão me dizer que estou mentindo? Quantas pessoas tem o joguinho sem graça da Hannah Montana em casa apenas pela Platina super fácil? Gamers experientes que vivem alocando joguinhos infantis apenas pela platina de meia hora. Ou vocês vão me dizer que jogaram Terminator Salvation por que gostaram da história? Não. Para os "Caçadores de Troféus", jogaram pela Platina incrivelmente fácil, simples, basta zerar o jogo no modo Difícil (que nem merece ser chamado de Difícil) e a Platina pipoca na sua tela.
Hannah Montana, o jogo ridículo com uma das Platinas mais fáceis de todos os tempos.
Terminator Salvation, muitos gamers nem o compram (claro, jogo muito curto), e é conhecido como o 'Xodó das Locadoras'.
E vários outros jogos...
Só fico indignado com isso, tantos games que espancam a cara de Hannah Montana e outros joguinhos bestas vendidos apenas por Troféus, e não são bem valorizados assim.
E outra, "Caçadores de Troféus" na verdade procuram mesmo a Platina, duvidam? Quando a versão de Resident Evil 4 foi relançada para PlayStation 3 em HD (Alta Definição), ele viria com Troféus, mas sem o Troféu de Platina. Nossa... Teve gente que nem comprou, o jogo então, acabou perdendo um certo público.
Mas, e aí? Os Troféus fazem mesmo o jogo vender mais? Eu acho que sim. Ou você acha que alguém compraria joguinhos de Super Man, Lanterna Verde e Capitão América por que gostou do jogo?