Pelé, Maradona, Messi e Neymar no auge de suas carreiras: quem valeria mais?

Shaker skj

Jogador
Julho 25, 2010
377
0
Brasília - DF
Emerson Gonçalves disse:
Veremos agora a última parte do estudo da Pluri Consultoria comparando esses quatro jogadores, um dos quais um verdadeiro mito. Acredito que tenha sido um trabalho bem difícil, em virtude das grandes mudanças econômicas no Brasil e no mundo, mas os analistas da empresa conseguiram chegar a um bom resultado.

Antes do quadro final com os valores, temos uma tabela com os resultados desses jogadores em suas carreiras, dois deles até o momento, claro. Reparem na exuberância dos números de Sua Majestade.

Captura-de-tela-inteira-15062012-0839482-e1339762169204.jpg

Hoje em dia é voz corrente tentar equiparar Maradona ou mesmo Lionel Messi a Pelé. Mas quem o viu jogar tem muito claro que tais comparações são impossíveis, pura e simplesmente. Nos dias de hoje, Pelé seria ainda melhor do que foi. E, senhores leitores de pouca idade, não acreditem que no passado era só futebol-arte e coisa e tal. Não, triste engano. A violência era ainda maior do que é hoje, a ponto de exigir da FIFA medidas mais duras para contê-la. Se os zagueiros demoravam para chegar, os atacantes também não tinham a velocidade de hoje, sem falar na resistência. A bola pesada e dura de outrora exigia mais do jogador do que é exigido hoje, com bolas modernas, estudadas para desempenhos perfeitos. O uniforme pesava, não pelo peso do nome do clube e sim pelo seu peso propriamente dito, somado ao suor.

E os gramados, então?

Ah, bom, os gramados eram tão ruins, até piores (um pouco) do que são hoje. Nesse sentido não tivemos evolução no futebol brasileiro.

É difícil falar sobre Pelé, por sua complexidade, por tudo que foi e ainda é, pelo que representou e representa.

Ou é muito fácil falar sobre Pelé: foi incomparável, único, soberano absoluto. E ponto. Assim é para mim.

Os números a seguir são interessantes, mas jamais conseguirão dar o real valor de Sua Majesta, mas jamais conseguirão dar o real valor de Sua Majestade, o Rei Pelé. Mas estão de bom tamanho para os outros três jogadores.

Captura-de-tela-inteira-15062012-084016-e1339762539369.jpg

A próxima e última tabela, mostra com facilidade a um simples olhar, que Messi e Neymar têm um longo caminho à frente.

Captura-de-tela-inteira-15062012-084041-e1339762701776.jpg

Neymar e Messi poderão ter carreiras brilhantes, escrevendo capítulos preciosos na história do futebol. Pensando em números – gols, títulos, dinheiro – pode acontecer de um ou ambos deixarem o Rei para trás. Mas no quesito arte ou futebol ou sonho, não conseguirão.

Talvez porque Pelé tenha sido, como disse seu parceiro Pepe, um extraterrestre.

Fonte: http://globoesporte.globo.com/platb/olharcronicoesportivo/


Acho muito legal essas comparações, mesmo que não sejam exatas (nunca serão), é algo bem curioso.
 

BlindNight

Jogador
Novembro 25, 2008
265
1
Só uma duvida. Como é que sabem que o Neymar esta no auge no 5º ano de carreira??

O Messi esta no auge no 9º, o Pele foi no 11º e MAradona 12º. Então, teoricamente, o Neymar tem mais no minimo 4 anos para atingir seu auge.

E se o Messi não estiver no auge dele, o cara é monstro, vai ver ele melhora mais em dois anos..
 

Marosse

Guerreiro
Janeiro 30, 2009
2,532
155
Uberlandia
Neymar ainda está muito longe do Auge. Aliás, acho ele um jogadorzinho bem normal... Existem vários melhores do que ele... Ele vai estar no auge depois de alguns anos jogando em um time verdadeiramente grande, de preferencia europeu e ter ganhado pelo menos uma bola de ouro, coisa que acho muito dificil acontecer. Em comparação com o Messi então o Neymar toma chapéu...

Pelé eterno!!!
 

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
9,114
5,732
Neymar hoje é mais criação da imprensa e de parte da torcida santista e brasileira do que um jogador que mereça todas essas comparações.
 

LITOLITOLITO

Casual
Fevereiro 26, 2009
95
0
contra numero não há argumentos... Pele é disparado na frente em qualquer comparativo. Ele cabeçeava bem, chutava com as duas pernas, marcava.
 

Kamikaze MG

Jogador
Setembro 16, 2008
369
0
pelé foi fodao mesmo, mas é dificil comparar o futebol daquela epoca com o de hj, pra mim o messi é melhor que o maradona e se jogar em alto nivel por mais uns 4 anos ele supera o pelé mesmo nao ganhando 3 copas do mundo e fazendo 1200 gols, agora o neymar tem muito chão ainda, pra mim ele não pode ser comparado com os outros 3 aí da matéria, tem muitos jogadores atuais melhores que ele, cristiano ronaldo, xavi, iniesta... sem falar de outros como zidane, ronaldo, romário que foram muito melhores que neymar, o pessoal fala do neymar como se ele tivesse no mesmo nivel desses craques mas a verdade é que ele não está, tem tudo pra chegar nesse patamar mas até la ainda vai ter que melhorar bastante
 

RennSantos

Jogador
Março 27, 2009
303
0
[quote1340224150=Johannes]
Neymar hoje é mais criação da imprensa e de parte da torcida santista e brasileira do que um jogador que mereça todas essas comparações.
[/quote1340224150]
e tb é usado para campanhas publicitárias.....
ele não saí do país pq lá fora não vai ter a mamata que é aqui no brasil....robinho era monstro igual ele..foi pra fora e o que aconteceu?

e a imprensa ainda fala que ele é melhor que o messi.....ah tá...flw viu %-6 %-6 %-6
 

BimboBR

Jogador
Dezembro 18, 2008
510
1
Interessante a matéria produzida. Mas comparar Messi e Neymar com Pelé e Maradona não tem pé nem cabeça.
 

Bruno Lourenço

Jogador
Julho 16, 2010
3,721
397
Aff... só de citar o Neymar numa lista dessas é blasfêmia!!!

Esse Neymar é o Robinho de amanhã!!!

Apesar de ser medíocre como jogador (mas tenho que admitir: ele tem um dente no país dos banguelos!), é relativamente bem assessorado: fica no Brasil e faz sua fortuna, sendo o "rei", o "arroz do momento" (como diz Régis Tadeu, crítico musical).
Dpois, se ele quiser, vai tentar aprender a jogar futebol de verdade na Europa, e se não der certo (o q é muuuuito provável) ele vai simplesmente voltar e ser recebido por qq clube do Brasil como um "astro repatriado".

Agora, eu pergunto: o cara tá errado em fazer uma fortuna sem se importar em jogar futebol de verdade??? Claro que não!!!
Isso depende do q ele quer pra vida dele.
Se quiser continuar sendo o "rei" (em sua camisa, durante o anúncio da renovação de contrato até o dpois da Copa de 2014, estava escrito: "it's good to be the king") e ganhar muuuuita grana, sendo um fracasso no sentido de futebol em si: continue no Brasil!
Agora, se ele pretende um dia aprender a jogar futebol mesmo e pensar em concorrer à Bola de Ouro: tem q ir para a Europa! (Mesmo indo p lá, acho muuuito difícil ele ganhar!)

Tenho certeza de que ele (e seus assessores) decidiram pela permanência no Brasil porque viram o que aconteceu com o Robinho, Diego, Vágner "Amor", Adriano "Imperador (do Morro)", Elano e Cia... É um bando de jogador fracassado (no sentido de futebol!! Não falo em dinheiro, pq os caras estão podres de ricos! Com um salário desses caras eu resolvo minha vida! !amazed )...
Se vc parar p pensar direito, vai ver que pouquíssimos brasileiros se destacaram de verdade na Europa. Dentre eles, provavelmente o maior foi o Ronaldo Bolota!!! Provavelmente o Neymerd@ não quer arriscar em ser mais um nessa lista de fracassados...

O Neymerd@ só joga "bem" com esses timecos da América do Sul (especialmente do Brasil, que tem um futebol doloroso, que dá calo no olho de ficar assistindo!).

Quanto ao "Rei Pelé", tem que ver uma matéria que saiu na Revista Placar (recente) em que eles fazem uma comparação bem racional entre ele e o Messi: colocam tudo em números significativos!!! Ou seja, analisam qtos gols significativos (em campeonatos profissionais, não amistosos, juvenil e fraldinha) cada um marcou;
analisam o fator "evolução do futebol", ou seja, vêem qual era a média d gols por partidas na época do Pelé, e qual é a de hoje (antigamente a média de gols era maior)! Há uma diferença muito importante, o que reflete um fato: antigamente o futebol era muuuito mais "aberto", praticamente sem marcação, táticas e estratégias que se tem hoje! Assim, eles conseguem ponderar o grau de dificuldade com o passar dos tempos...

Eu não li a revista, somente vi uma entrevista do editor chefe da Placar durante o programa Redação SporTV, em que o melhor comentarista (ao meu ver) de futebol estava presente: Tim Vickery (correspondente da BBC no Brasil há vários anos). Esse inglês tem uma visão super bacana do futebol brasileiro, e constantemente deixa o apresentador (André Rizek) meio "constrangido", devido à sinceridade e pontos de vista diferentes dessa mídia brasileira (que por sinal é muito medíocre: dpois do mundial entre Santos e Barça, desceram o bambú no futebol brasileiro em geral (assistam o "Bem Amigos" do dia seguinte ao jogo!) e dpois d menos d 1 mês já estavam exaltando o "rei" Neymerd@ novamente, comparando-o com o Messi, Pelé e Maradona... é foda!)
P mim, essa imprensa tem importante contribuição à mediocridade desse futebol tosco que se vê no Brasil: jogadores cai-cai, juízes que não sabem apitar (são muuito tendenciosos), marcam qq esbarrão, é um jogo travado, chato, etc...

Vejam as entrevistas do Daniel Alves no Bem Amigos da segunda passada e tbm no Bate-Bola (ESPN) de ontem!!! Ele fala muuuitas coisas bem realistas sobre o futebol brasileiro... Mas a galera, simplesmente não vê, ou não quer admitir, pq muitos pensam "o Brasil é o país do futebol"!
O Brasil é o país do futebol??? kkkkk... A média de público dos jogos do brasileirão é simplesmente tosca!! Em qualquer campeonato na europa vc vê os estádios abarrotados, com 60, até 90 mil pessoas no estádio (durate jogos normais... sem ser final!!!

P mim, o Brasil vai continuar durante muuuuuitos anos na mesma mediocridade, com esse futebol tosco (e com o povão achando que tem o "melhor futebol do mundo", pq é "penta-campeão")!!! Lamentável!!!

EDIT: concordo com a galera acima: o Neymar é criação da imprensa! Podem reparar, que no Brasil sempre há um movimento (com a Globost@ tomando frente) p sempre eleger alguém como o "ídolo", o "símbolo da nação", "a referência"! Dessa vez elegeram o Neymerd@, e em paralelo estão tentando colocar o falso do Anderson Silva (torço d++++ p Sonnen dar outra surra nele; vejam a entrevista exclusiva que o Sonnen deu p um "repórter" do canal Combate)
 

Kim Queiroz

Jogador
Fevereiro 24, 2012
842
1
Cara eu acho o Neymar mito e em alguns anos se amadurecendo, ele vai ser um baita craque.

As pessoas desmerecem esse jovem que joga muito só pelo seu EGO fora de campo, realmente ele tem seus defeitos e as fãzinhas que só ligam pra sua beleza (dinheiro) estragam ainda mais.
O Messi é um baita craque mas não consigo gostar dele nem do Barcelona, sou daqueles que não acha justo 1 time ser a potência mundial e todo mundo achar que não da pra parar, Chelsea comprovou ai, #CHUPABARÇA.

Haterismo a parte, gosto do Cristiano Ronaldo e acho que depois que saiu do Manchester, não continuou ganhando tanto destaque quanto merece porque no Real, do banco de reservas até o ultimo pivô, são todos craques e no Manchester UTD, pelo mais que tivessem craques, ele era o cabeça do time e ganhou muito com isso.
 

JepsMengo

Jogador
Outubro 18, 2011
262
0
[quote1340238907=Bruno Lourenço]

Apesar de ser medíocre como jogador (mas tenho que admitir: ele tem um dente no país dos banguelos!), é relativamente bem assessorado: fica no Brasil e faz sua fortuna, sendo o "rei", o "arroz do momento" (como diz Régis Tadeu, crítico musical).

[/quote1340238907]

Discordo sobre o Neymar ser um jogador medíocre, ele é muito bom. O problema é o endeusamento, o extremismo de achar que ele já faz parte da história do futebol.

Acho um exagero colocar o Messi nessa também. Aqui no Brasil sempre tem essa de Pelé X Maradona (Brasil X Argentina), sendo que a história do futebol é muito mais do que isso. Qualquer estudo sério colocaria gênios europeus como Di Stefano, Puskas, Cruyff e MUITOS outros que fazem com que o Messi tenha que comer muito feijão ainda. Mas a necessidade de criar os "gênios pontuais" destrói a credibilidade da imprensa no Brasil.
 

Bruno Lourenço

Jogador
Julho 16, 2010
3,721
397
[quote1340239557=JepsMengo]
[quote1340238907=Bruno Lourenço]

Apesar de ser medíocre como jogador (mas tenho que admitir: ele tem um dente no país dos banguelos!), é relativamente bem assessorado: fica no Brasil e faz sua fortuna, sendo o "rei", o "arroz do momento" (como diz Régis Tadeu, crítico musical).

[/quote1340238907]

Discordo sobre o Neymar ser um jogador medíocre, ele é muito bom. O problema é o endeusamento, o extremismo de achar que ele já faz parte da história do futebol.

Acho um exagero colocar o Messi nessa também. Aqui no Brasil sempre tem essa de Pelé X Maradona (Brasil X Argentina), sendo que a história do futebol é muito mais do que isso. Qualquer estudo sério colocaria gênios europeus como Di Stefano, Puskas, Cruyff e MUITOS outros que fazem com que o Messi tenha que comer muito feijão ainda. Mas a necessidade de criar os "gênios pontuais" destrói a credibilidade da imprensa no Brasil.

[/quote1340239557]

Eu não quis dizer "medíocre" no sentido de ele ser um jogador ruim! O que eu disse é no sentido de objetivos! Como eu disse, ele é, sim um bom jogador! Claro que não sou louco de dizer que ele é ruim! Por isso eu disse: "ele tem um dente num país de banguelos", ou seja, é o que melhor se destaca e é "rei"!

Agora, concordo contigo: muitas das vezes esquecem os outros grandes jogadores que existiram (os que vc citou são apenas alguns exemplos; existem outros também, como Franz Beckenbauer e o português Euzébio!). Muitas das vezes "esquecem" mesmo de jogadores brasileiros: tem Zico, Garrincha (recentemente, Euzébio disse que Garrincha foi bem melhor que Pelé, mesmo sendo um "alejado"(foi um adjetivo para engrandecê-lo, na ocasião!)), e grandes outros "das antigas" que fizeram história!
Outro camarada que eu curto (curti) d+++ é o Zidane! Ele é simplesmente sensacional, um excepcional jogador!!! Ele é um cara que me agrada(va) assistir!

Uma semana antes do início da Eurocopa rolou um amistoso entre Real Madrid x Man. Unit. com apenas jogadores que marcaram história nos respectivos clubes... e claro: o Zidane estava lá... e foi um prazer imenso poder curtir mais um pouco de seu futebol! Foi um jogo bem bacana d se assistir!

Pra mim, muitas das vezes, o povo é muito "brasileirista" (no sentido perjorativo), se fecham para o mundo e desmerecem, de certa forma, outros jogadores sensacionais! É o que disse antes: muitas das vezes a bandeira "o país do futebol" "cega" os que não querem admitir que existiram outros grandes jogadores e que "o Brasil está ficando para trás" (palavras de Daniel Alves no programa Bem Amigos! em relação à filosofia do futebol no Brasil).
 

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)