PlayStation 4: Cinco Anos

User 1422

Guerreiro
Março 19, 2009
12,246
11,403


Hoje completamos 5 anos desde que estivemos no Hammerstein Ballroom na cidade de Nova York para compartilhar um nome que mudaria nossas vidas, e esperamos a de vocês também: PlayStation 4.

Apresentar o PS4 foi um momento importante da história PlayStation, então pedimos a algumas figuras chave para nos providenciar com aqueles primeiros detalhes cruciais do dia 20 de fevereiro de 2013.

Mark Cerny, o arquiteto de sistema do PS4, lembra da empolgação acerca da revelação bastante esperada do console.

8517138108_8828b55e7f_b.jpg

“O dia foi uma emoção só, com certeza! Trabalhei no console por cerca de 5 anos e não fazia idéia de como seria a reação – será que seria bem recebido? Nosso evento sequer conseguiria chamar alguma atenção? A resposta veio bem ligeira entretanto — até o fim do dia já tínhamos mais de 34 milhões de views do nosso trailer de lançamento e estava claro que os gamers realmente gostaram do conceito e da execução do PlayStation 4.”

Apresentar o PS4 também significava anunciar novos títulos excepcionais que se tornaram alguns dos preferidos dos fãs. A Sucker Punch anunciou inFamous: Second Son, um dos vários hits iniciais do PS4.

13308595633_03eef467bb_b.jpg

Quando pedimos a Nate Fox da Sucker Punch para nos contar seus pensamentos do dia cinco anos depois, ele ficou bem pensativo. “Todos que participaram eram super apaixonados pela criação de games. Desde então, todos pudemos jogar alguns exemplos magníficos do que o novo hardware tornou possível. Para mim tudo se resume bem em apenas duas palavras — dinossauros robôs.

Falando nisso, Hermen Hulst da Guerilla Games se recorda do “desafio maluco e incrível oportunidade” de mostrar Killzone Shadowfall durante a revelação do PS4. O que foi mostrado no palco foi ao Facebook logo na sequência, em uma das primeiras demonstrações das capacidades de compartilhamento de mídia do PS4.

“Quando estava no palco do Hammerstein Ballroom em Nova York aquele dia, tudo que conseguia pensar era: ‘Por favor, por favor, funcione!’ Bem, tudo funcionou.”

“Naquela época, queríamos mostrar que o PS4 era O console. Focado nos gamers, com hardware perfeitamente balanceado para os desenvolvedores… essa combinação vitoriosa levou à criação de títulos incríveis.”

Yoshinori Ono, da Capcom também se lembra como o PS4 abriu as portas para o desenvolvimento de experiências novas e criativas. “Me fez lembrar de como é emocionante fazer parte do processo de criação desde o começo e fazer conteúdo incrível para uma máquina poderosa. As pessoas responsáveis pelo design do PS4 nos forneceram todo tipo de ferramenta para aliviar nossa coceira criativa e estavam sempre prontos para ouvir nossos pensamentos sobre como melhorar mais ainda. Foram bem centrados no desenvolvimento na sua abordagem. Não é exagero dizer que esta filosofia é o motor por trás da quantidade imensa de conteúdo de qualidade disponível na plataforma hoje.”

Shinji Hashimoto se juntou a nós no palco para a tech demo de Final Fantasy, da Square Enix, que criou um novo padrão para gráficos em jogos. Ele se lembra de como estava nervoso antes de subir ao palco. “Foi uma imensa honra ser convidado a falar durante o anúncio em Nova York! Geralmente fico um pouco nervoso em eventos, mesmo no Japão, mas ir até lá tornou tudo mais importante.” Aquela demonstração foi uma prévia dos gráficos incríveis que veríamos depois em lançamentos da série Final Fantasy para PS4.

A apresentação do PS4 também acendeu um holofote sobre estúdios independentes de qualidade, incluindo um título estonteante que deixou muita gente querendo mais: The Witness. O jogo de puzzle em 3D de Jonathan Blow foi um lançamento único e inovador para o PS4, e ele se lembra da preparação rápida que teve antes do jogo ser anunciado.

23988284474_3616a1a677_b.jpg

“Tivemos apenas duas semanas para montar um trailer que pudesse ser mostrado no mesmo palco que esses outros jogos incríveis e de valor alto de produção — mas nada no nosso jogo estava completo o bastante! Trabalhamos que nem loucos, tentando descobrir como o jogo se pareceria realmente, criando modelos e um sistema dentro do jogo que fosse capaz de renderizar o vídeo a 60fps. Mas tudo valeu a pena!”

O resto, como dizem, já é história. Os últimos cinco anos foram uma incrível jornada — obrigado por se juntar a nós!

Fonte: https://blog.br.playstation.com/2018/02/20/playstation-4-5-anos-atras-hoje/
 
  • Curtir
Reações: Edu Barros e ronabs

Morts

Guerreiro
Agosto 21, 2009
14,456
10,148
Cotia
Legal desse discurso é ver que os caras são apaixonados pelo console e pelo que fazem e não visam somente e exclusivamente o lucro.
Obviamente que o lucro é o objetivo final, mas sem paixão no que se faz isso não vem.
Bem legal a materia e que venha mais uns 2 anos de PS4 pra nos.
 

Archangel2035

Casual
Setembro 17, 2008
2,445
1,769
Tanto funcionou que a Microsoft fez o mesmo com o Xbox One X.

Quero ver como será o futuro, se a Sony vai anunciar um novo console sem retrocompatibilidade, se a Microsoft vai manter o discurso de uma biblioteca unificada e se a Nintendo vai continuar sendo a Nintendo (entendam como quiserem rsrs).

Retrocompatibilidade para min e o essencial no futuro! Além da concorrência estar pressionando, hoje meu Backlog do Ps4 tão grande que tenho jogo para pular uma geração inteira.

Comprei o PS3 pelo Heavy Rain, O PS4 pelo Destiny - na virada de geração não adiantava inverstir no ps3, mas hoje não abandonaria a biblioteca que tenho hoje (que não joguei ainda) por um exclusivo ou multi da vez.

Acho que o PS4 já ta meio aposentando, a sony vai ter que correr atrás pois a nintendo acordou e a M$ tá jogando pesado com "novo" sistema de serviço e console mais potente do mercado. A unica arma eficiente que hoje a sony tem para bater de frente hoje são os "exclusivos", que apesar de ter dado resultado não sei se é suficiente para aguentar o fim da geração e de um novo console.

Fora a tradicional arrogância da Sony pode vir em um ps5....
 

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,777
76,465
Rio Grande do Sul
se a Sony vai anunciar um novo console sem retrocompatibilidade
Retrocompatibilidade para min e o essencial no futuro!
Como a gente tava comentando, isso aqui é bem importante na virada de geração, um diferencial a mais para reter da galera atual do PS4. Fora que pro pessoal que tem One/PS4, a tendência da Microsoft de fazer os jogos atuais rodarem no próximo console pode ser fator determinante pra escolher, pelo menos, qual console pegar primeiro.

Acho que o PS4 já ta meio aposentando, a sony vai ter que correr atrás pois a nintendo acordou e a M$ tá jogando pesado com "novo" sistema de serviço e console mais potente do mercado. A unica arma eficiente que hoje a sony tem para bater de frente hoje são os "exclusivos", que apesar de ter dado resultado não sei se é suficiente para aguentar o fim da geração e de um novo console.
Cada um ataca com as forças que tem. A Microsoft apostou todas as fichas em um “relançamento” do Xbox, resolveu as prioridades que davam pra ser solucionadas de maneira mais rápida, aprimorou serviços e tá movendo os pauzinhos pra fortalecer o line-up de jogos exclusivos, mas pra isso precisa montar/comprar estúdios e criar projetos, e isso leva tempo. Esses movimentos de um novo Fable, um possível Perfect Dark e outros projetos animam, mas são coisas que veremos na rua em 2019/2020/2021. Já a Sony tem uma carta bem robusta de estúdios próprios e outros parceiros próximos (marcados com *) lançando coisa a rodo nos últimos anos, neste e provavelmente no próximo também:
2017 – Guerrilla, SIE Japan (2x) e Polyphony;
2018 – Bend, Insomniac*, Media Molecule, Quantic Dream* e Santa Monica;
2019 (?) – Kojima Productions*, Naughty Dog e Sucker Punch.

Todos os grandes estúdios estão lançando jogos por agora. Estão em full throttle. Mas é hora de pensar com cuidado na estratégia que irão utilizar pro PS5. Sony tá em uma posição confortável, mas a gente sabe o que acontece quando uma fabricante de console está por cima e pensa que pode fazer o que quiser que vai continuar bem. Todas as atuais e boa parte das extintas já caíram nessa armadilha.
 
Última edição:
M

MASTER JNO

Visitante
Agora com o PS4 Pro e o XOX no mercado, eu sou a favor de que dure mais 5 anos antes de uma nova geração. O nivel gráfico que chegamos e que ainda podemos chegar com as máquinas atuais me satisfazem.
 

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,911
51,196
Agora com o PS4 Pro e o XOX no mercado, eu sou a favor de que dure mais 5 anos antes de uma nova geração. O nivel gráfico que chegamos e que ainda podemos chegar com as máquinas atuais me satisfazem.
São máquinas recentes.

Provavelmente são mais dois anos sem outro hardware. Mas mesmo com PS5 e Xbox Whatever no mercado, acredito em pelo menos 2 anos a mais com lançamentos para a atual geração.

Tem uma grande possibilidade de, no caso do Xbox, você lançar um jogo pro One e poder jogar no "Two" com melhorias gráficas. Vão ter jogos exclusivos das novas plataformas, claro, mas vai dar pra esperar um pouco. Pode ser que o mesmo valha pra Sony. Eu ACHO que dessa vez a MS não vai fazer questão de lançar o próximo console dela junto com a Sony, pois o X saiu um ano depois do Pro e tem que recuperar o investimento no desenvolvimento. Lançar depois também pode ter uma vantagem tecnológica, além de poder trabalhar em cima dos pontos fracos do concorrente. Essa geração mostrou que lançar junto não vale NADA se a sua opção não for tecnicamente melhor que a do concorrente.

Quem sabe daqui 2 ou 3 anos a gente possa contar com APU's poderosas por um preço compatível com o mercado de consoles? Talvez triplicar a proporção de jogos em 60 fps.
 
  • Curtir
Reações: MASTER JNO e Linho

DinhobetimMG

Jogador
Abril 11, 2017
28
33
Os novos aparelhos já saíram, o nome é PS4 pro e Xbox One X, a diferença do Xbox One normal pro X é absurda, vocês realmente acham que pode sair uma máquina melhor que "essa" pelo valor de $500? As placas de vídeos disparam de preço por causa das mineração de criptomoedas, não é tão simples fazer um aparelho e manter o preço baixo,só a Nintendo que consegue essa magia, lucrar bem em venda hardware desde o lançamento!
 
M

MASTER JNO

Visitante
São máquinas recentes.

Provavelmente são mais dois anos sem outro hardware. Mas mesmo com PS5 e Xbox Whatever no mercado, acredito em pelo menos 2 anos a mais com lançamentos para a atual geração.

Tem uma grande possibilidade de, no caso do Xbox, você lançar um jogo pro One e poder jogar no "Two" com melhorias gráficas. Vão ter jogos exclusivos das novas plataformas, claro, mas vai dar pra esperar um pouco. Pode ser que o mesmo valha pra Sony. Eu ACHO que dessa vez a MS não vai fazer questão de lançar o próximo console dela junto com a Sony, pois o X saiu um ano depois do Pro e tem que recuperar o investimento no desenvolvimento. Lançar depois também pode ter uma vantagem tecnológica, além de poder trabalhar em cima dos pontos fracos do concorrente. Essa geração mostrou que lançar junto não vale NADA se a sua opção não for tecnicamente melhor que a do concorrente.

Quem sabe daqui 2 ou 3 anos a gente possa contar com APU's poderosas por um preço compatível com o mercado de consoles? Talvez triplicar a proporção de jogos em 60 fps.

Pois é @Saci, mas no meu ponto de vista, humildemente falando, acho que ta na hora da Sony e da MS pausar o lançamento de hardware, vai ser benéfico pra todo mundo. As novas máquinas tem um poder incrível, eu vejo isso lá em casa. Mesmo que nem todos os jogos atinjam o almejado 60fps ainda sim eles rodam lindamente sem quedas de frames (o que acho mais importante devo dizer). Agora é hora dessas empresas focarem pesadamente em criar jogos cada vez melhores pra explorar ao máximo essas máquinas, ainda tem muita lenha pra queimar. Ontem eu comprei o Battlefield 1 e o Battlefront 2 (Star Wars) e to de queixo caído com a qualidade absurda do visual que o jogo tem, só falta mesmo mais comprometimento na hora de criar histórias pra deixa-los mais envolventes possível.

Acredito que chegamos num patamar tecnológico que nos permite ficar mais tempo na geração e não falo de 2 ou 3 anos mais, pra mim é de 5 anos pra mais ainda pela frente (que intere 10 anos de vida). Sony tem uma base monstruosa, a MS ta recuperando campo depois do lançamento do XOX o que fica faltando da parte dela agora é o quanto de hype ela vai conseguir gerar nas pessoas com os jogos que estão por vir, ou seja, o hardware já provou ser forte, só falta ela mostrar serviço com jogos fortes também e precisa urgentemente melhorar a relação com os gamers na parte de gerar hyper com informações de jogos, por que nisso ela é fraca. O mundo dos gamers exige que você seja capaz de expor informações pra gerar hype, é assim que você cativa e consegue mais pessoas pro console, hoje a MS adotou a politica de não falar tanto de jogos por causa dos deslizes recentes, mas, não pode ficar nessa, comunicação nesse ramo é essencial para o sucesso da marca e do próprio jogo a ser lançado, nesse aspecto a Sony se sai melhor...mesmo tendo lá suas mentirinhas de vez em quando... :grinning:

Em fim, torço pra demorar a chegada da nova geração, de 5 anos pra mais, sei que isso é utopia da minha parte que daqui 2 anos já anunciam alguma coisa, mas é isso. Tendo um PS4 Pro e um XOX, vendo o poder deles todo os dias, só penso em jogos e a Sony e a MS deveriam nesse momento passar mais tempo pensando em jogos também.
 
Editado por um moderador:

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)