Topico Oficial PlayStation 5 - Play Has No Limits

Nightwolf

Lobo Solitário
Maio 5, 2013
4,233
4,555
Estava vendo esse vídeo ai de baixo ontem. O cara tenta explicar as sensações que o controle passa em cada momento do jogo. Dá para ter uma ideia do funcionamento. Eu fiquei com a impressão que o sistema reage aos sons. Tipo transformando sons em movimentos. Porque de outra forma seria uma trabalheira miserável para fazer o controle reagir de forma diferente para cada coisa que o personagem faz. Fiquei imaginando que os desenvolvedores enviam o efeito sonoro pro controle e ele converte o som em um padrão vibratório.

 

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
9,114
5,732
Estava vendo esse vídeo ai de baixo ontem. O cara tenta explicar as sensações que o controle passa em cada momento do jogo. Dá para ter uma ideia do funcionamento. Eu fiquei com a impressão que o sistema reage aos sons. Tipo transformando sons em movimentos. Porque de outra forma seria uma trabalheira miserável para fazer o controle reagir de forma diferente para cada coisa que o personagem faz. Fiquei imaginando que os desenvolvedores enviam o efeito sonoro pro controle e ele converte o som em um padrão vibratório.



Pelo que entendi dos vídeos que mostraram o controle desmontado, não é mais um motor e sim um alto-falante (dois na verdade) que reproduz sons em baixa frequência simulando uma vibração mais precisa. A Valve já tinha feito algo parecido no controle dela, mas não vingou.

Deve dar mais trabalho pra programar, mas tudo depende do software do dev kit que a Sony criou. Isso vai ser decisivo pra saber se mais devs vão usar ou não.
 

Nightwolf

Lobo Solitário
Maio 5, 2013
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não é mais um motor e sim um alto-falante (dois na verdade) que reproduz sons em baixa frequência simulando uma vibração mais precisa

Também vi isso. Foi justamente dai meu pensamento de que isso deve ser um sistema "automático" em que o desenvolvedor deve só enviar o som do efeito sonoro para ser processado. O cara no vídeo descreve como andar na areia é diferente de andar na neve. Ele fala que o padrão de vibração é semelhante mas possui uma pequena diferença, que é justamente a diferença dos sons de andar em cada superfície. Se for assim mesmo como eu estou imaginando, não deve ser difícil os desenvolvedores utilizarem esse recurso.

Já os gatilhos, esses devem precisar de um tratamento manual pra controlar as tensões com cada tipo de ação.
 
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PeTFreitas

Jogador
Novembro 14, 2006
728
331
Também vi isso. Foi justamente dai meu pensamento de que isso deve ser um sistema "automático" em que o desenvolvedor deve só enviar o som do efeito sonoro para ser processado. O cara no vídeo descreve como andar na areia é diferente de andar na neve. Ele fala que o padrão de vibração é semelhante mas possui uma pequena diferença, que é justamente a diferença dos sons de andar em cada superfície. Se for assim mesmo como eu estou imaginando, não deve ser difícil os desenvolvedores utilizarem esse recurso.

Já os gatilhos, esses devem precisar de um tratamento manual pra controlar as tensões com cada tipo de ação.
Pensando se utilizando este sistema será possível ter um trigger stop ou será muita tensão para o sistema, mas seria interessante criar stops com base em levels, de qualquer forma vejo muitas possibilidades possíveis com estes adaptive triggers caso permitam algumas configurações manuais.
 

Nightwolf

Lobo Solitário
Maio 5, 2013
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Pensando se utilizando este sistema será possível ter um trigger stop ou será muita tensão para o sistema, mas seria interessante criar stops com base em levels, de qualquer forma vejo muitas possibilidades possíveis com estes adaptive triggers caso permitam algumas configurações manuais.

Você fala tipo aqueles do controle Elite? Teoricamente deve ser possível. Não sei se na prática é viável porque segurar totalmente o gatilho pode implicar em muito estresse sobre o motor do sistema. Ai tem que ver com que propósito eles construíram o sistema e se ele aguenta segurar um maluco apertando o gatilho com toda força por várias e várias horas. A princípio me parece que o objetivo é fornecer uma tensão ajustável, mas não segurar o gatilho em diferentes posições.
 

PeTFreitas

Jogador
Novembro 14, 2006
728
331
Você fala tipo aqueles do controle Elite? Teoricamente deve ser possível. Não sei se na prática é viável porque segurar totalmente o gatilho pode implicar em muito estresse sobre o motor do sistema. Ai tem que ver com que propósito eles construíram o sistema e se ele aguenta segurar um maluco apertando o gatilho com toda força por várias e várias horas. A princípio me parece que o objetivo é fornecer uma tensão ajustável, mas não segurar o gatilho em diferentes posições.
Isso mesmo tipo os stops do elite, também penso que pode ser demais para o sistema.
 

Nightwolf

Lobo Solitário
Maio 5, 2013
4,233
4,555
Não haverá Playstation 5 para comprar em loja física no dia do lançamento. Vendas somente online devido a pandemia, para evitar aglomerações nas lojas. Detalhe é que em praticamente todo canto já está esgotado. Quem ainda não pegou o seu, corre.

 

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,911
51,196
Não haverá Playstation 5 para comprar em loja física no dia do lançamento. Vendas somente online devido a pandemia, para evitar aglomerações nas lojas. Detalhe é que em praticamente todo canto já está esgotado. Quem ainda não pegou o seu, corre.


Sim, quem comprou na modalidade "venha na loja pegar no dia do lançamento", não muda nada. Só não haverá peças disponíveis no balcão para as pessoas comprarem.
 
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Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,911
51,196
“It’d be great if that happened by launch, but it’s likely to be a bit past it, so please hold off on getting that M.2 drive until you hear from us,” Cerny said.

Mesmo que algum youtuber diga que tal modelo de SSD "quase 100% que funcionará no PS5", não comprem nada que a Sony não tenha garantido que funcione.
E as baias M.2 do console estarão desativadas por enquanto, não vai dar pra ficar testando.
 
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ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,647
75,851
Rio Grande do Sul
Vídeo mostrando como ajustar algumas configurações. Mostra imagens novas da dashboard.


Uma coisa que passam bem rápido e nem comentam, mas aparentemente, será possível configurar, na própria dash, as configurações padrões dos jogos, como dificuldade, modo performance/resolução, legendas e áudio.

EmE_96MWoAAqGIf
 

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