Melhor parte da matéria da DF para quem já tem uma TV 4k, mesmo que seja uma sem HDR:
"Três jogos da Sony na conferência nos impressionaram bastante: Horizon Zero Dawn, Days Gone e Infamous First Light. Todos usaram a mesma nova técnica avançada de upscale de resolução do Polaris. O processo '4x4 xadrez', onde um bloco de pixels 2x2 é extrapolado para virar um 4x4 - algo como um upscaler next-gen, se preferir. Permite aos programadores construir uma imagem 4K pela metade dos pixels.
Primeiro olhei para Days Gone e observei a estrutura da imagem numa TV 4K a 1m de distância. Tem um aspecto muito bom. Existe uma leve suavidade comparada com a nitidez e precisão do 4K nativo, mas mesmo ao perto, os efeitos funcionam muito bem. Tal como outros jogos que usam esta técnica, a demo que vimos pode mudar em tempo real entre algo em 1080p com o upscaler antigo e 4K com o upscaler novo, com ou sem HDR. Existe uma clara diferença, é dia e noite a imagem entre o upscaler 1080p e o upscaler 4K novo, e fica claro que o novo faz mais do que simplesmente duplicar a contagem de pixels da imagem original em 1080p. O aumento no nível de detalhe é assustador - tanto em Days Gone quanto Horizon Zero Dawn.
Infamous First Light mostra outra melhoria colossal, mas é interessante notar que ao pausar o jogo com a tela repleta de efeitos néon vemos que o efeito xadrez pode produzir pequenos artefatos em torno de certos elementos - principalmente nos efeitos néon - mas é virtualmente invisível em movimento. O mesmo não pode ser dito de Deus Ex: Mankind Divided, cujo método de upscaling tornou visível artefatos e distorções na imagem como pixel crawl. Certamente é um código de pré-produção (pois a performance estava pior que a do jogo no PS4 - algo que a Sony proíbe no Pro), e não parecia bem. Não havia ninguém no demo por isso não descobrimos mais do porquê da aparência inferior.
Ao falar com vários desenvolvedores da Sony e terceiros, vários aspectos da nova tecnologia 4x4 xadrez foram falados. Até hoje só tínhamos visto a técnica ser usada do lado do software, em pós-processamento em alguns jogos, como Rainbow Six Siege, mas na verdade, ela é uma das novas funcionalidades de hardware da GPU Polaris e não apresenta qualquer custo para o programador. Também sabemos que apesar de ser uma funcionalidade do hardware, os criadores de jogos terão controle e customização - o que pode explicar porque é que certos jogos estavam incríveis e outros com problemas.
Mas a lição aqui é - apesar da GPU do PS4 Pro não ter o poder para renderizar muitos jogos nativamente em 4K, a apresentação que vimos de jogos usando o novo upscaler mostra um desejável e valioso aumento de fidelidade e clareza sobre a imagem 1080p - produzindo um resultado bem melhor numa tela 4k. Ao alternar entre full HD e 4K no método xadrez, o aumento de detalhe é simplesmente espantoso."