Análise Porque GTA V é o melhor jogo da geração

caddelin

Guerreiro
Fevereiro 3, 2007
1,750
758
Curitiba
A geração atual ainda receberá alguns jogos até o final do ano, e certamente terá alguns lançamentos ainda para o ano que vem. A se levar em consideração a experiênc ia da geração passado, provavelmente mais lançamentos para o PS3 do que para o XBOX 360. Mas levando em consideração os jogos ainda em produção, ou na iminência de serem lançados, muito embora haja boas apostas, como Watchdogs, é possível dizer, sem grande medo de errar, que GTA V é o melhor jogo dessa geração.

Aliás, possivelmente um dos melhores jogos da história.

Mais importante do que declarar o fato, entretanto, é compreender as razões da conclusão.

O que faz um jogo ser o melhor da geração?

GTA V nos oferece várias respostas para isso.

Primeiro, é necessário investimento. Sei que essa á uma afirmação polêmica, até porque eu mesmo sou um grande defensor das produções independentes, mas a verdade é que mesmo que com baixo orçamento e poucas pessoas seja possível criar jogos da qualidade um To the Moon, ou de um Limbo, ou de um Braid, não é possível chegar à grandiosidade do conteúdo e da diversidade de elementos que um jogo como GTA V oferece.

É claro que investimento não esgota tudo o que pode ser feito. Muitos jogos com muito investimento foram desastres retumbantes.

É preciso que haja controle de qualidade sobre tudo o que se faz, e GTA V faz com primor virtualmente todas as diversas coisas a que se propõe fazer.

GTA V quer apresentar uma história madura, com um enredo relevante e personagens verossímeis, e faz isso como ninguém. Do Michael de Santa enfrentando problemas contemporâneos para tentar se adaptar à vida de bandido aposentado, lidando com uma mulher infiel, dois filhos problemáticos e o tédio da riqueza desprovida de outros valores; passando pelo Franklin que representa o personagem tradicional dos jogos da Rockstar, o garoto pobre que tenta fugir da vida que leva através da bandidagem, a única coisa que acredita realmente saber fazer como única alternativa; até chegar a Trevor, a psicopatia violenta, desmedida, inconsequente, que de certa maneira reflete a forma como os jogadores de GTA costumam se comportar, naquela típica catarse de violência e destruição que serve de escapismo nos videogames da era moderna.
gta-v-character.jpg

Não bastaria, contudo, personagens bem construídos, definidos e interessantes. Eles precisam estar imersos em um universo igualmente verossímil, e se existe alguma empresa que é digna sucessora da falecida Origin na capacidade de construir mundos de jogo, essa empresa é a Rockstar.

O nível de imersão está em todos os lugares. Aqui também é um passeio. Um passeio que começa na qualidade da dublagem dos personagens, que passa pela qualidade e cuidado destinado aos personagens coadjuvantes da história, cada um deles com seus próprios defeitos e dilemas. Já foi dito sobre os filhos de Michael, mas por que não do policial corrupto que se vê preso nas sequelas de uma trama ingênua para prosseguir sua carreira? Ou os tipos contemporâneos como o viciado em adrenalina? Ou a solteirona que descarrega toda sua frustração sexual em exercícios físicos? Ou no paparazzi que acredita estar mudando o mundo revelando a intimidade de celebridades banais? Ou o cineasta falido que vive preso às glórias de seu estúdio no passado? Ou ainda a banalidade e a crueza dos realities shows que infestam a televisão moderna? Ou quem sabe a redução patética da discussão política entre os políticos candidatos à eleição local? Praticamente não há aspecto interessante da vida pós-moderna que passe desapercebida em GTA V. Para um jogo que propõe seu desenrolar no mundo atual, a presença de todos esses temas é essencial para a imersão do jogador, e GTA V entrega tudo isso com chave de ouro.
Exercising-demons-michael-strangerfreak-side-mission-gtav.jpg

Mas tudo não se resume apenas aos personagens, ao enredo ou à temática. O cuidado da Rockstar com sua produção desce à minúcias. Ele está presente na diversidade assombrosa da arquitetura de suas cidades. Cuidados que vão desde a multiplicidade de prédios distintos, de veículos, de texturas e modelos de habitantes desse universo, da forma como eles reagem e respondem à atuação do jogador. É o policial que procura tirar seu colega de serviço da linha de fogo após ter sido atingido da perna. São as mulheres que apressam o passo e foge se você anda atrás dela por muito tempo. São as alternâncias entre os personagens do jogo, a qualquer momento, que devolvem o controle ao jogador contextualizando o que o personagem estava fazendo durante o período em que o jogador mexia com outro personagem. São as propagandas, pôsteres, adesivos, camisetas espalhadas pelo mundo que refletem as marcas, produtos e lugares desse imenso universo que é GTA. São os personagens que você encontra em diversos locais cuidando de sua vida, falando com seus familiares no telefone, xingando uns aos outros no tráfego, tirando fotos das paisagens e pontos turísticos, embebedando-se em bares ou flertando com strippers.

E a tudo isso somam-se toneladas de conteúdos extras, como as tradicionais corridas de carro, motos, barcos, e ainda simuladores altamente competentes de tênis e golfe, ou ainda jogo de dardo, ou escola de aviação, ou prática de tiro, ou caça ao tesouro submarina, ou caça a animais selvagens, entre outros tantos conteúdos como encontros aleatórios que preenchem o jogo com horas de diversão para qualquer jogador.
GTA-5-Golf.png

E ainda há todo o conteúdo online específico para ser jogado.

GTA V é o universo mais verossímil já criado para um jogo de videogame, superando até mesmo os RPGs de melhor qualidade. É o jogo que tem o melhor enredo, a melhor história, os melhores diálogos que já se viram em muito tempo em qualquer jogo.Le dá liberdade ao jogador, responde a suas iniciativas, cria ambientes realistas e oferece diversas alternativas de conteúdo para atender ao gosto diversificado de sua imensa base de fãs.

GTA V oferece muito, cobra o mesmo dos demais, e não há nada que ofereça que faça mal feito.

É o padrão de referência com base no qual todos os demais jogos devem ser julgados.
 

leoharth

Guerreiro
Novembro 10, 2005
2,610
1,583
Deu vontade de colocar o disco 02 de volta a bandeja. :)

Eu só achei o jogo chato após o final. A preocupação da R* em dar significado e variação a cada missão é tanta, que deixa qualquer outro sandbox - mesmo aqueles que eu admito adorar - no chinelo. Depois de terminar o jogo (e todos os estranhos e loucos) o playground per si se torna redundante - para mim, pelo menos.

Eu adorei os personagens também, embora considere a trama muito forçada. Não é o que me chama atenção. Mas sim esses detalhes "existenciais" dos personagens e NPCs que você tão bem descreveu Roberto. No mais, concordo com tudo. É uma verdadeira aula de design de videogame.

Ótimo texto!
 
  • Curtir
Reações: palubo

Elano

Jogador
Março 18, 2006
1,049
97
Não posso dizer que foi o jogo do qual mais gostei nessa geração, ou mesmo nesse ano, mais devo concordar que é o melhor jogo da geração, por todo o conjunto de sua obra, como muito bem embasado no seu post, caddelin. É um jogo rico em todos os aspectos, sendo bem equilibrado e consistente. Eu arriscaria dizer que foi o melhor jogo de todos os tempos, até o momento, considerando isso tudo. Notem que até estou tirando o meu gosto pessoal disso, quando digo que tem jogos que eu gostei mais. Mas, gosto à parte, é necessário reconhecer a grandiosidade de GTA V.
 

dlm1982

Novato
Colaborador
Agosto 26, 2007
6,135
1,574
Estu com o Elano. Reconheço a mag etude do jogo. Uma obra prima que vai demorar a ser alcançada. De fato o melhor jogo sa geração por tudo que proporciona em um único jogo. Mas não é o jogo que mais me diverti na geração. E se tem um defeito, se é que pode ser considerado defeitos, é o fato que achei o jogo muito curto, para os padrões da rockstar. Achei poucas missões para o main story. Lembro que RDR levei mais tempo pra zerar.
 

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
9,114
5,732
Pra mim foi o melhor e mais divertido dessa geração sim, tranquilamente. E pra piorar, é o jogo que praticamente me fez deixar de lado a ideia de comprar um console next-gen ano que vem, pois sei que nenhum jogo da safra inicial vai chegar sequer próximo do que a Rockstar fez em GTA V. Se por um lado eu tive o prazer de apreciar uma obra quase perfeita e brilhante como essa, por outro o efeito que ele vai causar sobre a minha experiência com outros jogos no geral é devastador, principalmente em jogos de ação e mundo aberto. A Rockstar elevou demais os padrões.
 
  • Curtir
Reações: John.

dlm1982

Novato
Colaborador
Agosto 26, 2007
6,135
1,574
Algo que estragou minha experiência em GTA5 foi o modo online que ainda não mostrou a que veio. Bugado demais. Espera que a nova atualização da semana tenha corrigido
 

Germânio

Jogador
Outubro 25, 2011
937
301
Jaraguá do Sul/SC
Eu abandonei o jogo principal por conta do on-line...

A forma como você pode se juntar aos amigos e fazer as missões, ou corridas ou qualquer outra coisa é excepcional! Tenho jogado todos os dias com 2,3 6 amigos às vezes todos juntos...
Tenho o RDR pra terminar, o Dantes Inferno pra começar, junto com AC Revelations e AC3... além do Halo 3 e os demais que vieram gold e não me vejo jogando-os tão cedo...

GTA V prolongou por mais um ano meu 360 brincando...
 

Marosse

Guerreiro
Janeiro 30, 2009
2,532
155
Uberlandia
Esse jogo é realmente espetacular. Mas o on line ainda não me deu boas experiencias, da ultima tentativa nao conseguia sequer entrar na sala dos amigos de crew...
 

Luck Costa

Jogador
PXB Gold
Janeiro 17, 2008
3,615
5,614
Vinhedo
Infelizmente não estou tendo muito tempo pra jogar, e só estou com 20% do jogo completo.
Mas GTA V está fantástico mesmo, não dá vontade de parar de jogar.
 

henriquevascain

The World is Quiet Here
Outubro 7, 2012
4,056
5,665
Mais um motivo que ele é foda: [h=5][/h] "No jogo, existem as gangues rivais, como gangues negras ou gangues latinas. Nós contratamos um cara que tem contato com gângsters reais, como caras da gangue El Salvadoran, que têm tatuagens incríveis. Um deles tinha inclusive acabado de sair da cadeia, no dia anterior", disse Lazlow. Ele ainda falou que a empresa busca a maior autenticidade possível quando grava os personagens que povoam o ambiente do jogo.

"Contratamos esses caras para gravar os personagens das gangues porque não queremos um ator pateta de Los Angeles, que estudou numa escola chique, tentando ser um membro de gangue", explica o produtor e escritor. Ele ainda diz que, às vezes, um dos gângsters olhava uma fala do script e apontava que jamais falaria uma coisa assim. Isso, segundo Lazlow, só contribui para aumentar a autenticidade.
 

Góes

Novato
Janeiro 23, 2007
19
2
São Paulo
Amigos, nunca fui fã de GTA, confesso. Mas consegui comprar o jogo na Live americana e decidi ver se era tudo isso que dizem.
De fato, pelo pouquíssimo que vi, deu pra notar o capricho extremo na produção do jogo, seja no enredo, seja nos detalhes ou mesmo na tal Los Santos ( pra uem conhece Los Angeles, certos detalhes até arrepiam!).
O pouco que vi e joguei já gostei bastante, mas ainda não o suficiente para saber se é ou não o melhor da geração. Mas a análise é excelente, parabéns! É o tipo de texto que só se lê aqui no PXB!
 

caddelin

Guerreiro
Fevereiro 3, 2007
1,750
758
Curitiba
Curioso porque estou nesse momento escrevendo um review do Beyond Two Souls e achei simplesmente medíocre o jogo. Aliás, na minha opinião o pior da Quantic Dream que já joguei. Certamente inferior tanto a Fahrenheit quanto Heavy Rain.
 

agavanski

Novato
Fevereiro 3, 2007
4
0
Estou terminando GTAV a muito custo. Jogo chato, história forçada e toneladas de coisas para fazer sim, mas boa parte delas inúteis. Red Dead Redemption e sua expansão Undead com ctza me divertiram muito mais. Embora GTAV tenha pequenos momentos de grandeza, a obra Read Dead Redemption não encontra paralelo. Espero que o multiplayer resgate minha vontade de jogar esse game superestimado.
 

Luck Costa

Jogador
PXB Gold
Janeiro 17, 2008
3,615
5,614
Vinhedo
Nem terminei o jogo ainda, mas devo estar perto do final. É uma obra prima da Rockstar, sem sombra de dúvidas. É a empresa que consegue produzir o maior número de personagens cativantes do videogame.
 

JEFSTARK

Novato
Agosto 17, 2012
18
1
Achei um ótimo jogo mas para mim, não o melhor, não sei o jogo parece o mesmo claro que tem muitas coisas diferentes e interessantes mais ele não caiu na minha graça.
 

Renolt

Novato
Janeiro 10, 2011
781
459
Fortaleza - CE
Eu ainda não joquei. Mas posso dizer que, pela estrutura e complexidade do jogo, este vai ser não o melhor jogo da geração, mas o mais badalado. A questão é a história. A mesma M$#&. Coisa que, sinseramente, estou cançado. Não estou muito animado, mas vou adquirir. Espero que tenha, para mim, o mesmo nível do Red Dead Redemption, que é extraordinário!!!
 

HelderR

Novato
Maio 7, 2013
19
1
Muito boa a análise. Pretendo até final do ano adquirir um console xbox 360 ou ps3 novamente, o primeiro jogo vai ser GTA V ou Diablo 3. Apesar de não ter gostado muito do GTA IV , espero algo bem mais melhorado na questão de movimentação e mira do personagem , já que em Red Redemption já houve melhoras nessa questão em relação ao GTA IV.
 

Goleiro

Suspenso
Maio 20, 2013
475
480
Melhor jogo da geração não, o melhor de todos os tempos!
A Rockstar foi foda e derrotou a Rockstar, que tinha produzido o melhor jogo até então, Red Dead Redemption.
E o próximo melhor jogo de todos os tempos será da Rockstar, porque só a Rockstar sabe derrotar a Rockstar.
Pode ser GTA VI, pode ser Red Dead 2.
Um dos dois será o melhor de todos os tempos nessa geração, até que a Rockstar dê uma de fodona de novo e o ciclo recomeça.
 
  • Curtir
Reações: palubo

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)