A geração atual ainda receberá alguns jogos até o final do ano, e certamente terá alguns lançamentos ainda para o ano que vem. A se levar em consideração a experiênc ia da geração passado, provavelmente mais lançamentos para o PS3 do que para o XBOX 360. Mas levando em consideração os jogos ainda em produção, ou na iminência de serem lançados, muito embora haja boas apostas, como Watchdogs, é possível dizer, sem grande medo de errar, que GTA V é o melhor jogo dessa geração.
Aliás, possivelmente um dos melhores jogos da história.
Mais importante do que declarar o fato, entretanto, é compreender as razões da conclusão.
O que faz um jogo ser o melhor da geração?
GTA V nos oferece várias respostas para isso.
Primeiro, é necessário investimento. Sei que essa á uma afirmação polêmica, até porque eu mesmo sou um grande defensor das produções independentes, mas a verdade é que mesmo que com baixo orçamento e poucas pessoas seja possível criar jogos da qualidade um To the Moon, ou de um Limbo, ou de um Braid, não é possível chegar à grandiosidade do conteúdo e da diversidade de elementos que um jogo como GTA V oferece.
É claro que investimento não esgota tudo o que pode ser feito. Muitos jogos com muito investimento foram desastres retumbantes.
É preciso que haja controle de qualidade sobre tudo o que se faz, e GTA V faz com primor virtualmente todas as diversas coisas a que se propõe fazer.
GTA V quer apresentar uma história madura, com um enredo relevante e personagens verossímeis, e faz isso como ninguém. Do Michael de Santa enfrentando problemas contemporâneos para tentar se adaptar à vida de bandido aposentado, lidando com uma mulher infiel, dois filhos problemáticos e o tédio da riqueza desprovida de outros valores; passando pelo Franklin que representa o personagem tradicional dos jogos da Rockstar, o garoto pobre que tenta fugir da vida que leva através da bandidagem, a única coisa que acredita realmente saber fazer como única alternativa; até chegar a Trevor, a psicopatia violenta, desmedida, inconsequente, que de certa maneira reflete a forma como os jogadores de GTA costumam se comportar, naquela típica catarse de violência e destruição que serve de escapismo nos videogames da era moderna.
Não bastaria, contudo, personagens bem construídos, definidos e interessantes. Eles precisam estar imersos em um universo igualmente verossímil, e se existe alguma empresa que é digna sucessora da falecida Origin na capacidade de construir mundos de jogo, essa empresa é a Rockstar.
O nível de imersão está em todos os lugares. Aqui também é um passeio. Um passeio que começa na qualidade da dublagem dos personagens, que passa pela qualidade e cuidado destinado aos personagens coadjuvantes da história, cada um deles com seus próprios defeitos e dilemas. Já foi dito sobre os filhos de Michael, mas por que não do policial corrupto que se vê preso nas sequelas de uma trama ingênua para prosseguir sua carreira? Ou os tipos contemporâneos como o viciado em adrenalina? Ou a solteirona que descarrega toda sua frustração sexual em exercícios físicos? Ou no paparazzi que acredita estar mudando o mundo revelando a intimidade de celebridades banais? Ou o cineasta falido que vive preso às glórias de seu estúdio no passado? Ou ainda a banalidade e a crueza dos realities shows que infestam a televisão moderna? Ou quem sabe a redução patética da discussão política entre os políticos candidatos à eleição local? Praticamente não há aspecto interessante da vida pós-moderna que passe desapercebida em GTA V. Para um jogo que propõe seu desenrolar no mundo atual, a presença de todos esses temas é essencial para a imersão do jogador, e GTA V entrega tudo isso com chave de ouro.
Mas tudo não se resume apenas aos personagens, ao enredo ou à temática. O cuidado da Rockstar com sua produção desce à minúcias. Ele está presente na diversidade assombrosa da arquitetura de suas cidades. Cuidados que vão desde a multiplicidade de prédios distintos, de veículos, de texturas e modelos de habitantes desse universo, da forma como eles reagem e respondem à atuação do jogador. É o policial que procura tirar seu colega de serviço da linha de fogo após ter sido atingido da perna. São as mulheres que apressam o passo e foge se você anda atrás dela por muito tempo. São as alternâncias entre os personagens do jogo, a qualquer momento, que devolvem o controle ao jogador contextualizando o que o personagem estava fazendo durante o período em que o jogador mexia com outro personagem. São as propagandas, pôsteres, adesivos, camisetas espalhadas pelo mundo que refletem as marcas, produtos e lugares desse imenso universo que é GTA. São os personagens que você encontra em diversos locais cuidando de sua vida, falando com seus familiares no telefone, xingando uns aos outros no tráfego, tirando fotos das paisagens e pontos turísticos, embebedando-se em bares ou flertando com strippers.
E a tudo isso somam-se toneladas de conteúdos extras, como as tradicionais corridas de carro, motos, barcos, e ainda simuladores altamente competentes de tênis e golfe, ou ainda jogo de dardo, ou escola de aviação, ou prática de tiro, ou caça ao tesouro submarina, ou caça a animais selvagens, entre outros tantos conteúdos como encontros aleatórios que preenchem o jogo com horas de diversão para qualquer jogador.
E ainda há todo o conteúdo online específico para ser jogado.
GTA V é o universo mais verossímil já criado para um jogo de videogame, superando até mesmo os RPGs de melhor qualidade. É o jogo que tem o melhor enredo, a melhor história, os melhores diálogos que já se viram em muito tempo em qualquer jogo.Le dá liberdade ao jogador, responde a suas iniciativas, cria ambientes realistas e oferece diversas alternativas de conteúdo para atender ao gosto diversificado de sua imensa base de fãs.
GTA V oferece muito, cobra o mesmo dos demais, e não há nada que ofereça que faça mal feito.
É o padrão de referência com base no qual todos os demais jogos devem ser julgados.
Aliás, possivelmente um dos melhores jogos da história.
Mais importante do que declarar o fato, entretanto, é compreender as razões da conclusão.
O que faz um jogo ser o melhor da geração?
GTA V nos oferece várias respostas para isso.
Primeiro, é necessário investimento. Sei que essa á uma afirmação polêmica, até porque eu mesmo sou um grande defensor das produções independentes, mas a verdade é que mesmo que com baixo orçamento e poucas pessoas seja possível criar jogos da qualidade um To the Moon, ou de um Limbo, ou de um Braid, não é possível chegar à grandiosidade do conteúdo e da diversidade de elementos que um jogo como GTA V oferece.
É claro que investimento não esgota tudo o que pode ser feito. Muitos jogos com muito investimento foram desastres retumbantes.
É preciso que haja controle de qualidade sobre tudo o que se faz, e GTA V faz com primor virtualmente todas as diversas coisas a que se propõe fazer.
GTA V quer apresentar uma história madura, com um enredo relevante e personagens verossímeis, e faz isso como ninguém. Do Michael de Santa enfrentando problemas contemporâneos para tentar se adaptar à vida de bandido aposentado, lidando com uma mulher infiel, dois filhos problemáticos e o tédio da riqueza desprovida de outros valores; passando pelo Franklin que representa o personagem tradicional dos jogos da Rockstar, o garoto pobre que tenta fugir da vida que leva através da bandidagem, a única coisa que acredita realmente saber fazer como única alternativa; até chegar a Trevor, a psicopatia violenta, desmedida, inconsequente, que de certa maneira reflete a forma como os jogadores de GTA costumam se comportar, naquela típica catarse de violência e destruição que serve de escapismo nos videogames da era moderna.
Não bastaria, contudo, personagens bem construídos, definidos e interessantes. Eles precisam estar imersos em um universo igualmente verossímil, e se existe alguma empresa que é digna sucessora da falecida Origin na capacidade de construir mundos de jogo, essa empresa é a Rockstar.
O nível de imersão está em todos os lugares. Aqui também é um passeio. Um passeio que começa na qualidade da dublagem dos personagens, que passa pela qualidade e cuidado destinado aos personagens coadjuvantes da história, cada um deles com seus próprios defeitos e dilemas. Já foi dito sobre os filhos de Michael, mas por que não do policial corrupto que se vê preso nas sequelas de uma trama ingênua para prosseguir sua carreira? Ou os tipos contemporâneos como o viciado em adrenalina? Ou a solteirona que descarrega toda sua frustração sexual em exercícios físicos? Ou no paparazzi que acredita estar mudando o mundo revelando a intimidade de celebridades banais? Ou o cineasta falido que vive preso às glórias de seu estúdio no passado? Ou ainda a banalidade e a crueza dos realities shows que infestam a televisão moderna? Ou quem sabe a redução patética da discussão política entre os políticos candidatos à eleição local? Praticamente não há aspecto interessante da vida pós-moderna que passe desapercebida em GTA V. Para um jogo que propõe seu desenrolar no mundo atual, a presença de todos esses temas é essencial para a imersão do jogador, e GTA V entrega tudo isso com chave de ouro.
Mas tudo não se resume apenas aos personagens, ao enredo ou à temática. O cuidado da Rockstar com sua produção desce à minúcias. Ele está presente na diversidade assombrosa da arquitetura de suas cidades. Cuidados que vão desde a multiplicidade de prédios distintos, de veículos, de texturas e modelos de habitantes desse universo, da forma como eles reagem e respondem à atuação do jogador. É o policial que procura tirar seu colega de serviço da linha de fogo após ter sido atingido da perna. São as mulheres que apressam o passo e foge se você anda atrás dela por muito tempo. São as alternâncias entre os personagens do jogo, a qualquer momento, que devolvem o controle ao jogador contextualizando o que o personagem estava fazendo durante o período em que o jogador mexia com outro personagem. São as propagandas, pôsteres, adesivos, camisetas espalhadas pelo mundo que refletem as marcas, produtos e lugares desse imenso universo que é GTA. São os personagens que você encontra em diversos locais cuidando de sua vida, falando com seus familiares no telefone, xingando uns aos outros no tráfego, tirando fotos das paisagens e pontos turísticos, embebedando-se em bares ou flertando com strippers.
E a tudo isso somam-se toneladas de conteúdos extras, como as tradicionais corridas de carro, motos, barcos, e ainda simuladores altamente competentes de tênis e golfe, ou ainda jogo de dardo, ou escola de aviação, ou prática de tiro, ou caça ao tesouro submarina, ou caça a animais selvagens, entre outros tantos conteúdos como encontros aleatórios que preenchem o jogo com horas de diversão para qualquer jogador.
E ainda há todo o conteúdo online específico para ser jogado.
GTA V é o universo mais verossímil já criado para um jogo de videogame, superando até mesmo os RPGs de melhor qualidade. É o jogo que tem o melhor enredo, a melhor história, os melhores diálogos que já se viram em muito tempo em qualquer jogo.Le dá liberdade ao jogador, responde a suas iniciativas, cria ambientes realistas e oferece diversas alternativas de conteúdo para atender ao gosto diversificado de sua imensa base de fãs.
GTA V oferece muito, cobra o mesmo dos demais, e não há nada que ofereça que faça mal feito.
É o padrão de referência com base no qual todos os demais jogos devem ser julgados.