PS4 ou Xbox 4? Percebe os motivos pelos quais a Xbox One é bastante inferior.

iBlackStarr

Jogador
Julho 21, 2010
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Todos os direito do artigo pertencem ao site PC Manias. http://pcmanias.com


Analisando a frio as especificações da PS4 e Xbox One, elas são bastante parecidas. Mas as diferenças estão lá, e são bem grandes. Conhece-as todas e percebe o motivo pelo qual a Microsoft terá condenado a sua Xbox ao querer que ela seja mais do que uma mera consola.


ps4vsxboxone.jpg

Nota: Este artigo é baseado naquilo que era conhecido sobre ambas as consolas à data em que foi escrito. Apesar de as diferenças de hardware serem uma realidade, as questões que se prendem com o software e sua ocupação do sistema podem ainda vir a ser alteradas.


Uma análise a frio parece revelar uma Xbox One e uma PS4 bastante semelhantes. Tão semelhantes que parece difícil dizer qual é efectivamente a melhor, e acreditar que tudo dependerá do suporte e dos jogos desenvolvidos. Mas uma análise que passe o superficial revela as diferenças entre as consolas. E após uma pesquisa exaustiva vamos mais além do básico e mostrar que as diferenças são efectivamente muitas. Mas vamos começar pelo básico.


Configurações partilhadas:
  • Arquitectura x86
  • Processador AMD jaguar de 64 bits com 8 núcleos a 1.6 Ghz
  • Placa gráfica baseada na arquitectura Radeon série 7xxx e capaz de Direct X 11, a 800 Mhz
  • 8 GB de RAM
Ou seja, por aquilo que vemos ambas as consolas optaram exactamente pelo mesmo tipo de configuração, tendo mesmo sido baseadas no mesmo tipo de hardware. Assim, numa análise fria, ambas as consolas parecem em tudo semelhantes e parecem, no mínimo, capazes de fazer o mesmo. Mas vamos analisar a situação mais profundamente.


Arquitectura x86

Apesar de ambas as placas serem baseadas na arquitectura x86, tanto Sony como Microsoft tiveram o cuidado de tentar eliminar o maior problema existente na mesma: Os congestionamentos das larguras de banda disponíveis. No entanto as soluções propostas são radicalmente diferentes. A Microsoft optou por uma abordagem tradicional onde o Bus de comunicação se mantêm inalterado face ao que vemos nos PCs. O canal de comunicação com a RAM possui uma largura de banda máxima de 68 GB/s, e tanto placa gráfica como CPU comunicam com a RAM e entre si usando este canal. Reconhecendo porém que esta largura de banda é demasiadamente baixa para alimentar convenientemente uma placa gráfica, a consola possui um buffer intermédio para armazenamento de dados, de 32 MB e com 102 GB/s de largura de banda. A Sony optou por uma configuração diferente. O seu canal de comunicação possui 176 GB/s de largura de banda, sendo que o CPU e o CPU possuem um canal adicional, e inovador na tecnologia x86, para comunicação directa dos dados partilhados entre si com 20 GB/s de largura de banda. Esta situação não existe na Xbox One. Note-se que nesta fase, e porque iremos explanar melhor estas situações aqui referidas na análise à RAM e ao GPU, não nos queremos alongar muito em explicações sobre a arquitectura.

Resumindo:

PS4 – 176 GB/s de acesso à RAM + 20 GB/s para comunicação de dados directos entre GPU+CPU

Xbox One – 68 GB/s de acesso à RAM. Memória tampão de 32 Megabytes destinada a funcionar como cache do GPU com 102 GB/s de largura de banda.


Processador Central

Ao que parece, o processador central é idêntico nas duas consolas, não sendo por si factor de diferenciação. No entanto, nas performances passíveis de serem obtidas por este componente, há uma diferença muito grande entre as duas consolas, e esta deriva da forma desigual como as empresas encaram os seus produtos. Assim, a Sony, olhou para a Playstation 4 como uma máquina exclusiva para jogos, e assim sendo só faria sentido que a máquina ao correr os mesmos, lhes dedicasse a totalidade dos seus 8 núcleos. Já quanto à Xbox One a dúvida existe sobre qual a potência de processamento dedicada aos jogos. No entanto, em Janeiro de 2013, a Microsoft comunicou aos seus parceiros que a sua consola teria diversos modos de funcionamento, sendo que o modo dedicado a jogos teria acesso a 6 dos 8 núcleos da consola. Desconhece-se se esta situação se terá alterado entretanto, mas a apresentação da Microsoft parece ter deixado claro os motivos para as restrições apresentadas, levando a crer que tudo se encontra em efeito: A Microsoft não encara a nova Xbox como uma mera consola, mas um sistema completo de entretenimento caseiro, e as funcionalidades Box reservam para si dois dos núcleos do sistema. Assim, e tendo em contas estas restrições, podemos resumir o comparativo do processador da seguinte maneira:

PS4 – Processador Jaguar 64 bits com 8 núcleos. 8 núcleos disponíveis para jogos.

Xbox One – Processador Jaguar 64 bits com 8 núcleos. 6 núcleos para jogos + 2 núcleos reservados para funções Box e processamento Kinect.


nucleos.jpg



Memória RAM

Mais uma vez, e apesar de ambas as conolas indicarem 8 GB de RAM, as diferenças entre elas são grandes e tiveram abordagens diferentes. Nas duas consolas a memória RAM é partilhada entre CPU e GPU, não havendo assim direito a memórias dedicadas ao GPU como acontece nos PCs. E para resolver essa situação as empresas optaram por estratégias diferentes. A Microsoft usou memória DDR3 a 2133 Mhz Quad-Channel que lhe confere uma largura de banda de 68 GB/s (os valores referidos na parte da arquitectura), mas apercebendo-se que este era um valor insatisfatório para alimentar as necessidades da sua placa gráfica resolveu acrescentar uma memória video dedicada de 32 Megabytes e com 102 GB/s de largura de banda. Uma situação que melhora bastante o problema existente, mas uma solução bastante inferior à encontrada pela concorrência uma vez que estes 32 MB apenas podem armazenar a imagem vídeo mas nunca as texturas dos jogos. A Sony abordou a situação de outra forma. Se a memória é partilhada e não podemos ter uma memória ultra rápida dedicada na placa, então porque não colocar o sistema todo a usar essa memória? E assim a Sony opta pelo uso de 8 GB de GDDR 5 como memória genérica, uma memória muito mais rápida e mais cara, com 176 GB/s de largura de banda (mais uma vez o valor referido na parte da arquitectura). A solução da Sony não só é claramente melhor, como não é limitativa de nenhuma forma. A placa acede a todo o conteúdo da RAM (8 GB) a 176 GB/s, ao passo que a Xbox One apenas pode aceder a 32 Megabytes a 102 GB/s, e qualquer necessidade extra terá de ser fornecida a esta cache pela RAM geral com a sua largura de banda de 68 GB/s. No entanto as diferenças não ficam por aqui: Mais uma vez entra em jogo a forma como as empresas abordaram a consola. E desta forma a Sony pretendeu deixar o máximo de RAM possível, criando um sistema operativo que gasta 1 GB da RAM disponível, deixando 7 GB livres para os jogos poderem usar. Já a Microsoft necessitou de alimentar a sua BOX TV e o seu processamento paralelo, e desta forma criou um sistema operativo muito mais pesado e complexo, que utiliza 3 GB de RAM, apenas deixando 5 GB livres para os jogos.

Resumindo:

PS4 – GDDR5 com 176 GB/s de largura de banda e 7 GB livres

Xbox One – DDR3 com 68 GB/s de largura de banda. Memória tampão vídeo de 32 MB com 102 GB/s de largura de banda. Memória livre de 5 GB.
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Placa Gráfica

Mais uma vez, e apesar de a placa gráfica base ser, ao que tudo indica, a mesma, a abordagem realizada foi bastante diferente entre as empresas. A Microsoft limitou-se a usar uma placa gráfica AMD, sem qualquer alteração (na realidade acrescentou-lhe a cache de 32 MB no chip, algo tecnicamente complexo). A Sony alterou, e radicalmente, a placa gráfica base da AMD. Assim, a Sony começou por alterar o número de unidades de computação da placa, passando-as de 12 para 18, o que implicou igualmente um aumento do número de unidades de shaders de 768 para 1152. O número de ROPS (Raster Operators) também foi alterado, passando de 16 para 32. Trata-se de um aumento de mais de 50% das capacidades da placa gráfica que eleva as suas performances de 1.23 Teraflops para cerca de 1,84 Teraflops. Por outras palavras, só por esta medida a placa gráfica da PS4 é 50% mais rápida. Mas no entanto a Sony não se ficou por aqui, alterando igualmente a capacidade de recepção de comandos simultâneos da placa. E se numa placa inalterada esta aceita em simultâneo uma fonte de comandos gráficos e duas fontes de comandos genéricos a Sony aumentou a capacidade de aceitação de comandos genéricos para 64 fontes (32 vezes mais). Ou seja, a Sony quer que o GPU possa efectivamente auxiliar o CPU de uma forma mais eficaz e criou as condições para tal. Para conseguir esta ideologia a Sony recorreu a outras alterações no hardware, removendo algumas das limitações típicas da arquitectura x86 que impedem que o CPU e o GPU comuniquem em grande escala, e para isso teve de mexer nas caches e no hardware. O problema em questão passa pelo facto de as caches do GPU necessitarem de ser limpas sempre que há uma troca entre processamento genérico e processamento gráfico. E dessa forma sempre que o GPU quer comunicar com o CPU e vice-versa, a cache tem de ser esvaziada, o que é uma situação penalizadora a nível de ciclos, mas igualmente interrompe o trabalho gráfico. Assim, para evitar essa situação a Sony acrescentou um canal de comunicação directo do GPU para a RAM sem passar pelas caches, e que permite assim aceder aos dados do CPU (e vice-versa) sem penalizações ou limpeza de caches. Este canal dedicado possui uma largura de banda de 20 GB/s (já referido na secção arquitectura). Da mesma forma, a Sony alterou as caches de forma a permitir que as mesmas possam misturar comandos gráficos e genéricos em simultâneo, não sendo necessário parar um tipo de processamento para efectuar outro. E para isso recorreu a uma alteração que permite identificar os comandos ali presentes de forma a que a placa os saiba separar entre gráfico e genéricos. Mais ainda, a Sony mexeu no firmware da placa de forma a permitir que O GPU possa ele próprio usar a sua capacidade de computação genérica de forma a efectuar determinadas filtragens gráficas que normalmente é o CPU que as determina. Como se vê, as alterações gráficas são profundas. O hardware não é só 50% mais rápido como é mais eficaz, e esta situação deverá ser notória assim que as performances das consolas começar a apertar. As restantes diferenças derivam, mais uma vez, da forma como as empresas encararam as mesmas. Assim a Sony permite o uso de 100% das performances da sua placa gráfica para jogos, mas a Microsoft, devido às características de Box TV, reserva 10% da performance.

Resumindo:

PS4 – Placa gráfica baseada em Radeon série 7xxx, altamente alterada quer a nível de software quer de hardware, com ganhos de mais de 50% face ao modelo de referência e optmizações diversas no seu funcionamento. 100% do seu processamento dedicado aos jogos. 18 Compute Units, 1152 Shader Units, 32 ROPS. 1,84 Teraflops de performance. Outras alterações incluem optimizações diversas que permitem, entre outras coisas, cálculo genérico e gráfico em simultâneo e um Bus adicional para comunicação directa entre CPU e GPU de 20 GB/s.

Xbox One – Placa gráfica baseada em Radeon série 7xxx sem alterações. Somente 90% da sua performance disponível para jogos. 12 Compute Units, 768 Shader Units, 16 ROPS 1,23 Teraflops de performance mas apenas 1,1 Teraflops destinados aos jogos (10% reservado às funções box).

gfx.jpg



Conclusão:
Apesar de semelhantes à superfície, PS4 e Xbox One são bem diferentes, sendo que parte das diferenças se deve ao diferente conceito seguido na sua concepção. A PS4 possui um hardware dedicado a jogos, e a Xbox One um hardware que se divide entre os jogos e as funções TV. E como tal as diferenças não se limitam ao hardware, mas igualmente ao software e ocupação do sistema. Comparativamente, e no que toca a jogos, poderíamos elaborar a seguinte tabela:
Comparação para jogos descontando os elementos reservados para funções das consolasPlaystation 4Xbox One
Processador8 núcleos6 núcleos
RAM7 GB com uma largura de banda de 176 GB/s5 GB com uma largura de banda de 68 GB/s.
Memória VídeoMáx de 8 GB com uma largura de banda de 176 GB/sMax de 5 GB com uma largura de banda de 68 GB/s. Memória tampão de 32 Megabytes com largura de banda de 102 GB/s.
Placa GráficaBaseada em Radeon série 7xxx, com 18 compute Units, 32 Rops, 1152 Shader Units.Baseada em Radeon série 7xxx, com 12 compute Units, 16 Rops, 768 Shader Units.



Não vale muito a pena escamotear a realidade. A Playstation 4 é superior à Xbox One, e apesar de isso dificilmente ser perceptível nos primeiros tempos onde as especificações das consolas ainda não serão usadas ao máximo e o processamento existente se revela suficiente em qualquer dos casos, com o passar dos tempos e o “esganar” do hardware as diferenças vão começar a existir. E claramente a Xbox One está num patamar bem diferente da PS4. Naturalmente a Microsoft poderá vir a eliminar as restrições ao uso de núcleos, bem como optimizar o seu OS permitindo aceder a mais RAM. Mas isso seria ir contra aquilo que a Microsoft pretende, um sistema de entretenimento global caseiro e não uma consola dedicada. E esse é a nosso ver o ponto que mais prejudica a consola. Para terminar, e sabendo da possível polémica que este comparativo poderá causar, deixo-vos aqui, inalterado, o documento enviado no início do ano pela Microsoft aos seus parceiros, e divulgado pelo siteKotaku, e que refere os 5 estados possíveis da Xbox One e que nos serviu parcialmente de base.. E como podem ver no estado mais activo (o 1º), as limitações impostas à componente consola referidas no nosso artigo, são claras.



1) Running: The game is loaded in memory and is fully running. The game has full access to the reserved system resources, which are six CPU cores, 90 percent of GPU processing power, and 5 GB of memory. The game is rendering full-screen and the user can interact with it.

2) Constrained: The game is loaded in memory and is still running, but it has limited access to the system resources. The game is not rendering full screen in this state; it either is rendering to a reduced area of the screen or is not visible at all. The user cannot interact with the game in this state. System resource limits in this state are four CPUs, 5 GB of memory, and 45 percent of GPU power if the game is rendering to a reduced area of the screen, or 10 percent of GPU power if the game is not visible.

3) Suspended: The game is loaded in memory but is not running, meaning that the system has stopped scheduling all threads in the game process. The game has no access to CPUs or to the GPU processing power, but it still has the same 5 GB of memory reserved.

4) NotRunning: The game is not loaded in memory and is not running, and the system has no game-history information about the previous execution of the game. A game would be in NotRunning state in any of these three scenarios: -The game has not been run since the console started.
-The game crashed during the last execution.
-The game did not properly handle the suspend process during the last execution and was forced to exit by the system.


5) Terminated: The game is not loaded in memory and is not running, which is identical to the NotRunning state in terms of system resource usage. Terminated state, however, indicates that during the last execution of the game, the game process was successfully suspended and then terminated by the system. This means that the game had a chance to save its state as it was suspended; the next time the game is activated, it can load this previous state data and continue the user experience from the same position. A game, for example, can start from the same level and position in the player’s last session without showing any front-end menu.



Link original:

http://www.pcmanias.com/ps4-ou-xbox-...ponto-a-ponto/
 
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Reações: Matusko

iBlackStarr

Jogador
Julho 21, 2010
491
102
Se essas informações de hardware forem verídicas, minhas chances de ir de PS4 aumentaram drasticamente.
 

DonDiegoBRA

Chewie, we're home!
Janeiro 23, 2007
1,032
882
Excelente matéria. Essa diferença toda de hardware não deve ter muita influência nos jogos multiplataforma, mas com certeza fará toda diferença nos exclusivos do PS4. Tomara que o console seja lançado por um preço razoável no Brasil para que eu possa começar a geração sem precisar escolher um ou outro...
 
C

Convidado

Visitante
Essa "reportagem" já foi postada semana passada e já foi falado que os caras fizeram uma simples regra de 3 com supostas especificações dos consoles.

É um artigo bem amador que se confunde com termos técnicos é não parece questionar nenhuma das supostas fontes das configurações.

Mas fazer o que, esse é o papo de toda a geração. Tem gente até hoje que acredita piamente que o PS3 é muito mais poderoso que o 360.

PS: procurem o tópico original da noticia. podem comentar lá.
 

Arthur ExNxK

Jogador
Agosto 30, 2010
1,448
283
li tudo. menos a parte da MS em inglês. Pelo visto a MS vai continuar atrasando a geração nessa nova geração no futuro :D será que esse meu post foi #flame ???
 

MartinsRafael91

Jogador
Agosto 5, 2010
304
56
Eu sou leigo em especificações de hardware, não entendo essas diferenças. Só para dizer que eu não me deixo levar por artigos como esse, além do mais, o mais importante para mim não é o hardware do console, mas sim a jogabilidade que ele me proporciona e a line up de jogos. O PS4 pode sim vir a ser mais poderoso graficamente, mas o console da MS não pode ser desprezado em virtude disso, até por que eu acredito que, como na geração atual, isso não se traduza numa diferença muito grande.

E pessoalmente, gráfico é o de menos.
 

Marosse

Guerreiro
Janeiro 30, 2009
2,532
155
Uberlandia
Não consegui perceber os motivos de TANTA inferioridade do Xbox... Parece que estão comparando o WiiU com o PS4, isso sim é BASTANTE inferior.



Xbox ONE = PS4, o que muda é o serviço.
 

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
9,114
5,732
Acho que a vantagem do PS4 ficou dentro daqueles 30 por cento já comentados por outro sites, sem dúvida alguma que não é pouco e será perfeitamente notável nos exclusivos da Sony.
 

Shadowfly

Casual
Janeiro 10, 2007
57
0
Vocês falam do WiiU, mas a arrogância da maioria aqui não vê que esse console está fadado ao fracasso. Acho melhor saírem desse forum onde é o mundinho de vocês e começarem a visitr outros lugares e verem que o tal XONE tá para se tornar algo pior que o Dreamcast. Mas vocês continuam na arrogância menosprezarem o WiiU e acharem que tudo se resume a gráficos....é por isso que a cada geração que apssa mais e mais alienados como alguns por aqui são criados. Não se esqueçam que o 3Ds é inferior ao PS Vita e TODO mundo sabe onde o 3DS está e o vita está....Cuidado com a arrogância!
 

Marcus_007

Guerreiro
Fevereiro 1, 2010
3,797
4,380
Não se deixem levar por simples análises de hardware. Quando o assunto é hardware de consoles sempre existe aquele lance de "secret sauce", a famosa "receita mágica", que faz com que se produzam jogos inacreditáveis em hardware de 7 anos atrás. Alguém já viu The Last of Us, ou mesmo Uncharted 3? Se você montasse um pc com hardware similar ao do PS3, eu te falo, você talvez não conseguisse nem rodar Uncharted 1 nele, ainda mais The Last of Us. Hardware padronizado e ferramentas personalizadas e extremamente detalhadas fazem milagres nos consoles.

Dito isso, o hardware do PS4 é sim superior ao do XB1. Mas quanto? 35% mais forte? 50% mais forte? Difícil dizer. A matemática em sí, dá vantagem ao PS4, porque ele possui memória unificada consideravelmente mais rápida do que o Xb1, e 50% a mais de núcleos para processamentos de jogos. Quanto a fatos, não há argumentos. Isso é preto no branco, e ponto final. Eu sei que muita gente acredita que os jogos serão iguais em ambos os consoles, idênticos, sempre usam a plataforma mais fraca p/ desenvolver bla, bla, bla... Não se iludam, se fosse assim, o último Modern Warfare teria sido desenvolvido no Wii :p. A verdade é, sempre se usa a plataforma mais próxima do PC, porque a x86 é a mais fácil de desenvolver. Durante anos o PowerPC do Xbox 360 foi a arquitetura mais próxima do PC, muito nais do que o Cell do PS3, e os jogos, ou eram desenvolvidos no Xbox e portados p/ o PS3 (poucos casos), ou eram desenvolvidos no PC e portados para os consoles (maioria dos casos). E é por isso que, nos primeiros anos dos consoles passados, os jogos multiplataformas pareciam melhor no Xbox, por causa da proximidade com a arquitetura x86, mesmo o PS3 tento hardware, supostamente, superior.

Como existe paridade de hardware entre os consoles desta vez, as diferenças serão menores, pois os jogos ainda serão desenvolvidos no PC e portados p/ as outras plataformas. Para a maior parte das pessoas, principalmente para quem não liga para gráficos, será muito difícil distinguir diferenças com o mesmo jogo rodando no PS4 e XB1, mas elas existirão e virão em dois sabores:

1) Jogos exclusivos do PS4, 1st party, serão consideravelmente melhores que exclusivos do XB1, de um ponto de vista puramente gráfico, não estou falando de gameplay, diversão etc. Serão produzidos apenas para o console e não terão qualquer preocupação em "igualar por baixo" para outras plataformas. Eu acredito que o próximo Uncharted será o primeiro jogo verdadeiramente nextgen;

2) Jogos multiplataformas, 3rd parties, terão leves diferenças, mas elas estarão lá. Não haverá nada gritante, como um jogo no PS4 rodando a 60fps e no XB1 a 30, nada disso. Mas por causa do tipo de memória e núcleos a mais do PS4 ele conseguirá gerar esses quadros por segundo (fps) mais facilmente que o XB1. Isso se traduzirá no XB1 caindo mais facilmente abaixo do número alvo do jogo (geralmente 30fps ou 60fps) do que o PS4, que terá mais facilidade em manter esse número alvo, talvez nem caindo abaixo dele. Ou diferenças em resolução, o mesmo jogo rodando a 720p no XB1 poderá rodar a 960p ou 1024p no PS4 deixando o jogo mais "limpo", menos "embaçado". Ou diferenças em Anti-aliasing, no XB1 se usará x2 enquanto que no PS4 se usará x4 que diminui ainda mais o efeito "cerrilhado". Ou recursos extras de DX11, o mesmo jogo terá Tesselation (arredondamento maior das formas) e DoF (efeitos para melhorar visualização de objetos distantes) ativados no PS4 mas desativados no XB1.

TODOS OS JOGOS SERÃO ASSIM? Não, é claro que não, mas quanto maior for o escopo, e ambição do jogo, mais aparente serão essas diferenças. Quanto mais "open world" ele for por exemplo, mais fácil você as verá, porque memória mais rápida e 50% a mais de GPU garantem um gameplay mais suave, é assim p/ PC, é assim p/ console, e acabou. Você dificilmente perceberá distinções entre as plataformas quando MW: Ghost for lançado no final do ano, mas no próximo Elder Scrolls, Red Dead Redemption, Dark Souls, Final Fantasy, ficará bem claro.

Isso no fim, não chateia muita gente, porém, existem aqueles que sempre buscam o melhor gráfico possível e o "gameplay mais suave" possível, para essa pessoas, escolham o PS4. E é sempre bom lembrar que existem várias outras facetas na escolha do console, como jogos exclusivos, franquias que você se identifica mais, preço, arquitetura online, o console que seu círculo de amigos adotará, lealdade à marca e vários outros ;)
 

Mr.Macphisto

Casual
Maio 23, 2013
128
4
Bem, a verdade de qualquer jeito é que logo no inicio da geração não vamos ver tanta direfença grafica entre os 2. Mas o fato é que: Assim como Uncharted era graficamente inferior a gears of war (Sim, Uncharted é cheio de maquiagens e montagens para ficar bem bonito, enquanto Gears Of War é modelagem 3D pura) O One é inferior ao PS4. E mesmo que pareça pouco, as diferenças serão muito mais perceptiveis do que a inferioridade dos multiplataformas do PS3 comparado aos do 360...
 

gcsneto

Casual
Dezembro 7, 2011
297
101
Concordo com todos os dados técnicos.. porem em nenhuma dessas análises o pessoal leva em conta os custos!! A M$ já confirmou que o valor de produção do Xbox One é maior que o valor de venda.. sabemos que o Xbox One usa DDR3 e o PS4 utiliza GDDR5, sabemos que DDR3 é muuito mais barata que GDDR5 e sabemos que o PS4 mesmo assim tem preço $100 abaixo do Xbox One. Fica claro que o prejuízo da Sony será gigantesco nesse início.

Levando essas considerações para os próximos anos do console sabemos que o custo de produção da Sony cairá bem mais devagar que o custo de produção da M$ principalmente pelo fato que o preço das DDR3 cairá muito mais que o preço da GDDR5.

Outra coisa que ninguém consideram é o fato que os exclusivos da M$ rendem mais dinheiro que os exclusivos da Sony. Esse fato foi constatado até mesmo por parte da Sony e isto não quer dizer que os exclusivos de um são melhores que os exclusivos do outro e sim que a M$ sabe faturar melhor com os seus jogos que a Sony.
A M$ tem uma saúde financeira melhor que a Sony e juntando com esses dados de custo de produção fica claro que esta nova geração vai começar muito mais agitada que a geração atual e com resultado a médio e longo prazo sem previsão. Será que a Sony vai manter um grande volume de investimentos em novos jogos mesmo com o grande prejuízo inicial que vai levar..?? Será que as apostas em novas formas de compartilhamento de jogos da M$ vão virar esse jogo..??

Dizer que uma empresa ou a outra vai "ganhar o jogo" nesse momento apenas pelas conferencias da E3 e movimentação inicial nas vendas é bobagem.. muita água ainda vai rolar!! Gostaria de começar a geração quebrando a banca ter os dois consoles para aproveitar o melhor de cada um dos mundos.. pretendo comprar no início o mais barato única e exclusivamente por questão de preço do console (quase 100% dos jogos que chamam a minha atenção são multiplataforma.. nenhum do lado da Sony).

Minha aposta: abrindo os cofres a M$ vai ta na frente da Sony antes do fim do segundo ano do console!!
 

Scarfella

Jogador
Abril 20, 2010
7,639
1,288
Todo tópico desse assunto dá briga boba, então nem vale comentar...

Pelo menos eu nunca vi nenhum tópico dizendo que o One é superior em hardware ao PS4...rs sempre o contrário, logo eu não preciso me preocupar com isso... Mas que a diferença, mesmo que pouca do PS3 e X360, me permitiu jogar jogos como Uncharted, Last of Us e etc... Vamos ver depois de alguns anos de geração o que acontece... No início com certeza vai ser tudo igual... Pelo menos até extrapolarem o poder dos próximos consoles...
 

Maicrosofiti BR

Jogador
Novembro 9, 2006
750
239
Bem tendenciosa essa reportagem... Parece que o PS4 com 8 núcleos pra jogos é melhor que o Xbox One com 6!? Ah tá.... Não estou dizendo que o PS4 é inferior, mas não precisa invetar. Não existe mágica. Cross chat = SO mais complexo rodando juntamente com o jogo, por exemplo. A MS pode implementar mais funções no sistema operacional e com isso o desenvolvedor não precisa o que acaba no final sendo a mesma coisa. Com a vantagem de todos os jogos serem padronizados.

A vantagem grande e real é só na placa de video. A memória no fim não vai fazer tanta diferença. Traduzindo tudo em FPS na minha humilde opinião rodando, a 60 fps pequenas reduções não serão tão perceptíveis. Acho que a diferença nos multi será imperceptível.
 

RAYMON

XBOX MVP
Administrador
Outubro 29, 2005
14,617
35,862
São Paulo
Tenho uma ligeira impressão de que nessa próxima geração chegaremos num nivel gráfico onde a arte falará muito mais alto do que a contagem poligonal. A qualidade de texturas e efeitos explosivos na tela de ambos os consoles já é suficiente para entregar um visual muito acima dos consoles atuais. a não ser que vc esteja esperando encontrar um tigre a la Richard Parker completamente jogável na sua tela, eu acredito que não haverá decepcções gráficas por falta de hardware...
 

DinobotGP

Novato
Abril 15, 2009
540
718
Belém
É verdade que o PS4 tem vantagem de hardware assim como teve na geração passada. Acho que a diferença nessa geração nos graficos não foi tão grande ou quase nenhuma pela mesma razão que eu acho que nessa geração também não vai ter muita diferença: a MS na parte de software é bem melhor que a $ony ... os desenvolvedores hoje em dia tem muita transparencia na hora de desenvolver ... eles tem certo acesso ao hardware mas sempre usando funções de APIs já consedidas nos kits de desenvolvimento. Se a Sony conseguir progredir radicalmente nessa área de programação talvez consigam fazer valer o seu melhor hardware
 

programad

Code +1
Outubro 25, 2007
2,287
1,547
Santos/SP
Essas informações não parecem muito exatas. O texto diz "7 núcleos disponíveis para jogos". Ok, e quem mantém o SO rodando? A diferença do One é que o SO é mais poderoso, por isso mais recursos reservados.

Pra mim, gráficos e teraflops não são tudo na vida.
 

OLD-MAN

Guerreiro
Fevereiro 23, 2007
2,032
3,688
Rio de Janeiro
Não sabia que a microsoft tinha liberado as especificações finais do ONE...parace um artigo baseado em rumores ,não sei.De qualquer forma console mais poderoso não represnta necessariamente liderança, a historia já diz tivemos consoles mais poderesos e perderam para concorrencia.;)
 

Mr Barreto

Jogador
Julho 23, 2011
139
4
No lançamento do PS3 e do X360 foi a mesma balela, no entanto houve grande dificuldade por parte dos estudios de aproveitar todo o recurso do PS3 por conta da dificuldade de programação. Esses numeros não quer mostrar nada, o que vale é o conjunto da obra.
 

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