PS4 usa OpenGL? Então leiam...

  • Thread starter MASTER JNO
  • Data de Início
  • Respostas 4
  • Visitas 2K
M

MASTER JNO

Visitante
OpenGL: nova versão da API tem desempenho “de sete a 15 vezes melhor”

NVIDIA, AMD e Intel se juntaram em um painel durante a última edição da feira GCD (Game Developers Conference). O objetivo: promover uma OpenGL capaz de oferecer um desempenho entre sete e 15 vezes maior. “Se você quer chamar a atenção dos desenvolvedores, tudo o que tem que fazer é lançar números inteiros”, afirmou Ashu Rege, em postagem oficial da NVIDIA.

Ele continua: “Trata-se de oferecer algo que não seja apenas 1,2 vez melhor — mas sim duas ou três vezes melhor; aí você os pega”. Com esse mote, o supergrupo formado pelas três gigantes ocupou o palco para explicar como, afinal, a renovação da API deve afetar consideravelmente o processamento de jogos.

De acordo com os representantes, as novas implementações da OpenGL conseguem reduzir a sobrecarga de driver em mais de 10 vezes, o que deve representar uma melhora dramática de desempenho dentro de games. “Em sistemas desktop, a sobrecarga de drivers pode derrubar a taxa de quadros por segundo [fps].”

Dessa forma, “a OpenGL pode contornar a sobrecarga de driver que tem sido uma realidade frustrante para desenvolvedores desde o início da indústria de jogos para PC”. Rege afirma ainda que, no caso de plataformas mobile, o resultado da dita sobrecarga pode ser ainda mais insidioso, podendo não apenas fazer decrescer a taxa de atualizações como também ocasionar um consumo maior de bateria.

Melhorias multiplataforma

Indo da contramão da tendência atual de APIs específicas de fabricantes — como o Mantle, da própria AMD —, o OpenGL traz consigo uma vantagem inegável: as técnicas e ferramentas utilizadas pelos desenvolvedores devem valer para todos os jogadores, independentemente da placa de vídeo que possuam.


O OpenGL é um conjunto com algumas centenas de funções capazes de interagir com todos os recursos do hardware de vídeo. Utilizando as funções da API, é possível, por exemplo, ligar ou desligar vários aspectos de uma máquina — tais como cor, tipo de transparência usada, iluminação, efeitos de neblina etc.


Fonte: Baixaquijogos (NVIDIA: http://blogs.nvidia.com/blog/2014/03/20/opengl-gdc2014/ )
 

Scarfella

Jogador
Abril 20, 2010
7,639
1,288
Bem interessante, visto que a MS conta com o DirectX 12 como principal arma e diferencial para o Xbone futuramente...
 

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
9,114
5,732
E isso logo depois da MS falar sobre o DX 12. Essa briga de APIs vai ser boa no PC. O OpenGL vem com muita força por ser a API das Steam Machines, vamos ver quem vai ganhar mais mercado no final, só sei que jogar no PC nunca foi tão vantajoso quanto é hoje e será nos próximos anos.

Quanto ao PS4 é a mesma conversa do DX 12 para o Xbox One, pode trazer melhorias, mas duvido que o ganho seja tão significativo quanto será nos PCs.

PS: pelo que entendi essa nova versão do OpenGL com melhorias já está disponível hoje. O DX12 da MS só vai aparecer no final de 2015. Parece que a MS foi pega de calças na mão de novo.
 

Schwarzz

Guerreiro
Fevereiro 18, 2008
12,914
11,039
O mundo vai ser um lugar melhor quando a gente se livrar do Direct X :)

Digo isso como programador.
 

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)