Tópico Oficial PXB AWARDS 2021 - Conheça os vencedores

barbaromt92

Guerreiro
Junho 3, 2019
639
730
Mato Grosso
Meus parabéns pelas votações!
Concordo em gênero, número e grau com os resultados!
Halo não ganhou, mas sem dúvida um dos maiores lançamentos do ano.
Tivemos um ano excelente para família Xbox e 2022 promete ainda mais!
Sem querer puxar saco, mas já puxando, acho que o PXB Awards 2021 foi a melhor premiação desse ano com sobra!
 
Janeiro 2, 2022
5
2
Osasco - SP
Bom dia, pessoal. Depois de 11 dias de votação, chegou a hora de conhecer os melhores jogos do ano, eleitos pela nossa comunidade. De antemão, aproveito pra agradecer a todos que tiraram um tempinho para votar, e também para o @RAYMON que deu um show na direção de arte esse ano, com vídeo especial muito bom e essa identidade lindona que vamos ver abaixo. De melhorias para o ano que vem, já estamos prevendo a categoria de Melhor Jogo Brasileiro, este ano tivemos vários títulos bons vindos do Brasil (Dandy Ace, Dodgeball Academia, Kaze and the Wild Masks, Spacelines From the Far Out, Unsighted), mas acabamos esquecendo de formar essa categoria - mas em 2022 vai ter.

Dito isso, vamos aos vencedores.

JOGO DO ANO
VhvZtCc.jpg

Tá todo mundo convidado para o baile da Playground Games, que entregou com Forza Horizon 5 um grande mundo aberto, característico da série, mas ainda mais belo e recheado de atividades para realizarmos. É também um reconhecimento ao jogo de melhor avaliação crítica do ano, que tem ficado de fora de muitas premiações mas que, como bem sabemos, merecia muito mais, e ainda um prêmio para o público, que abraçou Forza Horizon 5 com força, tornando-o o maior lançamento da história da Xbox Game Studios, 10+ milhões de jogadores na primeira semana, aqueles números incríveis que vimos recentemente. Parabéns, Playground Games e Xbox Game Studios, por entregarem um marco para a franquia, para a atual geração e pelo prêmio de Jogo do Ano do PXB Awards 2021.



EXCLUSIVO DO ANO

D0Kj8Yr.jpg

O reconhecimento de melhor jogo do ano também trouxe de arrasto o prêmio de Exclusivo do Ano para Forza Horizon 5. Para esta categoria, utilizamos o critério de jogos que ainda eram exclusivos no momento de início da votação, 10 de dezembro, por isso, não aparecem jogos como The Medium ou Death's Door, que acabaram saindo para outras plataformas depois de um tempo. Até por isso, a vitória de Forza Horizon 5 foi ainda mais expressiva - mas não foi a maior dele na premiação.



MELHOR JOGO - AÇÃO E AVENTURA
IALCBI4.jpg

Dentre todos os jogos lançados pela Microsoft neste ano, Psychonauts 2 tem um apelo especial pra mim pelo tanto que gosto do primeiro, das ideias, da originalidade. E é muito bom ver que isso tudo está presente na sequência, que foi lançada 16 anos após o primeiro mas, ainda assim, conseguiu conquistar muitos corações pelo caminho e colocar a Double Fine no radar do pessoal como um estúdio criativo que vale a pena ficar de olho. E, de quebra, levaram o prêmio de Melhor Jogo - Ação Aventura do PXB Awards em 2021.



MELHOR JOGO - RPG

mN9JPEG.jpg

A série Tales tem muita história e vários títulos marcantes, mas acredito que nenhum fez o barulho que Tales of Arise causou em 2021, em termos de alcance de jogadores e presença na mídia e em rodas de conversa mesmo. Algo difícil para um JRPG oriental, mas suficiente para conquistar os jogadores e também o prêmio do ano de Melhor Jogo - RPG.



MELHOR JOGO - INDEPENDENTE
n9dEA69.jpg

O mercado independente é muito criativo e cheio de surpresas, e uma dessas surpresas foi Death's Door, um jogo de um simpático corvinho e que de simpático só tem o corvinho mesmo. De forma fulminante, o jogo chamou a atenção mesmo com todo mundo achando que seria um roguelike/roguelite, já que hoje em dia quase todo jogo é assim, mas chamou ainda mais a atenção depois de dizer em alto e bom som que não, que era um jogo de ação e aventura com início, meio e fim, uma história pra contar e era isso. Direto ao ponto. E com o caneco de Melhor Jogo Independente de 2021. Uma coisa interessante é que, dos seis jogos indicados, cinco foram lançados no Xbox Game Pass, mostrando como a Microsoft está dando bastante atenção ao mercado indie no serviço.



MELHOR JOGO - ESPORTE/CORRIDA
2YwbN5l.jpg

Sabe o Pac-Man? Aquele formato de uma bola "comendo" as coisas? Forza Horizon 5 fez isso ao levar o prêmio de Melhor Jogo - Esporte/Corrida - e zero surpresas aqui, né? Forza Horizon 5 até consegue transitar bem entre os dois conceitos, sendo tanto um bom jogo de corrida em si como também um grande parque de diversões pra quem quer apostar em outras "modalidades" com carros.



MELHOR CONTEÚDO ADICIONAL
F4Q0VwX.jpg

Essa aqui é uma categoria nova do PXB Awards e a que eu acreditava que muita gente iria curtir, justamente por ser de um jogo querido pela comunidade e que estava dentro da janela contemplada na premiação deste ano, já que o DLC foi lançado após o PXB Awards 2020. A categoria de Melhor Conteúdo Adicional visa reconhecer aqueles jogos que, mesmo após seu lançamento, seguem lançando novos conteúdos, sejam eles pagos ou gratuitos, e até por isso não chamamos de "melhor DLC", já que os indicados contavam com diferentes tipos de monetização. E, convenhamos, Hivebusters foi bem legal, uma boa amostra do que a Coalition consegue alcançar em termos de história, gameplay, diversão e capacidade técnica.



MELHOR JOGO RETROCOMPATÍVEL - 2021
dDs1EpZ.jpg

A retrocompatibilidade é um dos marcos do Xbox desde 2015, quando passamos a poder jogar títulos de Xbox 360 em nossos Xbox One. Em 2017, viriam os jogos do Xbox original também. E, com o Series X|S, todos eles mais os de Xbox One rodam normalmente, às vezes até com melhorias. Mas alguns queridões estavam faltando e, apesar de nem todos terem entrado no programa (seja por questões técnicas ou legais), o fato é que muita gente queria ver Max Payne 3 na retro, e agora ele está! Junto a ele, também chegaram Max Payne 1 e 2 lá do Xbox. Mas é de Max Payne 3 o título de Melhor Jogo Retrocompatível - 2021, com percentuais que comprovam esse favoritismo.



SURPRESA DO ANO
KaCz2Qf.jpg

Desde Brothers: A Tale of Two Sons, a Hazelight vem criando experiências diferentes, especialmente na forma de jogar, sempre apostando na cooperação. No primeiro título, ao controlar dois personagens no mesmo controle. Com A Way Out, uma experiência 100% cooperativa. E, em It Takes Two (que ganhou o prêmio de Jogo do Ano do The Game Awards), eles chegaram ao ápice em um jogo extremamente criativo, divertido e emocionante. Com essas credenciais, difícil tirar o prêmio de Surpresa do Ano para o jogo do Josef Fares.



DECEPÇÃO DO ANO
N0IzpCW.jpg

Gigantes estão tropeçando. Quem diria que em um ano, a CD Projekt RED seria tão queimada e que, no ano seguinte, esse "título" iria para a Rockstar. Fato é que jogadores e mídia estão cada vez mais atentos a produtos inacabados e respondem a isso com críticas ferrenhas para a imagem e confiança dessas empresas. E é com pesar que Grand Theft Auto - The Trilogy: Definitive Edition ganha o prêmio de Decepção do Ano, algo que seria impensável algum tempo atrás ainda mais se falando no remaster de três GTA muito amados pelos jogadores.



MELHOR ADIÇÃO GAME PASS - CONSOLE
gQr58XZ.jpg

Mais um caneco para a Playground Games em uma categoria com outros grandes jogos. Até por isso, o prêmio de Melhor Adição do Game Pass/Console foi um dos mais parelhos e com votos espalhados em vários títulos - isso que muitos ainda ficaram de fora, né. O que só mostra a qualidade do serviço que a Microsoft segue melhorando a cada semana.



MELHOR ADIÇÃO GAME PASS - PC
NtdAuEW.jpg

Age of Empires IV é o retorno de uma das principais franquias da Microsoft (junto de Halo e Microsoft Flight Simulator, ambas também com títulos lançados este ano) e retornou em grande estilo com um jogo de estratégia que, se não reinventa a roda, evolui o gênero em alguns aspectos trazendo novos elementos de gameplay que geram variedade de jogo. Além disso, o trabalho histórico realizado pela Relic, em parceria com a World's Edge, foi bem recebido pelo público e crítica, e também com o prêmio de Melhor Adição do Game Pass/PC.



XBOX GAME STUDIOS/BETHESDA - MELHOR JOGO
v8IXs68.jpg

Playground, Playground, o que você fez com Forza Horizon 5? Um papa caneco! Mais um pra conta, agora como Melhor Jogo da Xbox Game Studios/Bethesda.



XBOX GAME STUDIOS/BETHESDA - MELHOR ESTÚDIO

EiqneZ9.jpg

Adivinha??? Claro que foi pra Playground! Com tantas vitórias em outras categorias com Forza Horizon 5, não tinha como o prêmio de Melhor Estúdio da Xbox Game Studios/Bethesda ir pra outra equipe. A Playground reforça, ano a ano, a sua força e desponta como um dos principais estúdios de toda a estrutura interna da Microsoft, sempre lançando jogos de excelência e altíssima qualidade. Imagina o que esses caras conseguirão entregar em Fable...



MELHOR FEATURE - XBOX SERIES X|S
txIJvWY.jpg

Uma das melhores coisas de uma nova geração é ter acesso a recursos novos que não estavam disponíveis antes. Nisso, entram os jogos, claro, mas a usabilidade do console também pode ser melhorada, e a Microsoft fez isso muito bem com o Quick Resume, que leva a categoria de Melhor Feature - Xbox Series X|S do PXB Awards 2021. Poder alternar entre jogos é algo que não existe não apenas em outros consoles, mas em outras plataformas de jogos mesmo. Desligar o console, tirar da tomada, deixar quatro meses lá parado e voltar do ponto em que paramos é mágico.



XBOX GAME STUDIOS\BETHESDA - JOGO MAIS AGUARDADO
L5rj63d.jpg

Depois de algumas décadas, teremos um novo jogo 100% original vindo da Bethesda, os mestres por trás de obras-primas como Fallout 3 e The Elder Scrolls V: Skyrim. Tamanha expectativa tem até data para encerrar, já que Starfield será lançado com exclusividade no Xbox Series X|S e PC em 11 de novembro de 2022 (direto no Xbox Game Pass, claro). É de Starfield o prêmio de Jogo Mais Aguardado da Xbox Game Studios/Bethesda. Mas vale destacar que Fable também está bem na fita.



CHEGA LOGO, 2022
PajZGXu.jpg

Além de ser o jogo mais aguardado da Xbox Game Studios/Bethesda, Starfield também ganhou como Jogo Mais Aguardado de 2022 no geral, concorrendo com gente de peso. Também pudera: está todo mundo interessado em ver o que a Bethesda vai trazer de novo pra roda.



SURPRESA - CLUBE PXB GAME PASS
6GB9HI1.jpg

Em 2021, com o apoio da comunidade, estabelecemos o Clube PXB Game Pass, um tópico mensal para elegermos, jogarmos e debatermos sobre um jogo específico. E o prêmio de Surpresa do Clube PXB Game Pass foi para Psychonauts 2, um lançamento da Xbox Game Studios que era muito esperado pra bastante gente, mas um desconhecido pra várias outras pessoas, já que o primeiro jogo não vendeu tão bem na época e atingiu aquele status de "cult classic" - um nome bonito para classificar um jogo legal que ninguém jogou.



COMENTÁRIO DO ANO
AlTdQle.jpg

Um dos usuários que inspirou a criação do prêmio de Comentário do Ano foi agraciado e premiado com essa honraria. Trazendo o contexto, tava lá o @Shivan falando que estava namorando Octopath Traveler no Switch, mas não havia pego por conta do preço, no qual o @jairopicanco emenda: Sim, no Switch se namora vários jogos, mas é no Xbox que a gente leva pra cama pra jogar. E, como se isso não fosse o suficiente, ainda vem o @Tauguro na sequência e manda um Meu Deus Jairo..... A descrição da imagem é só um resumo, mas o comentário vencedor é esse do link acima.



.
.
.

E era isso, galera. Novamente, obrigado a todos que votaram. Curtiram o resultado? Discordam? Possuem sugestões de nomes que poderiam ter aparecido ou até de novas categorias para o ano que vem? Além do Melhor Jogo Brasileiro, também estou no radar para termos uma categoria "Saiu, Nem Viu" para o jogo esquecido do ano, aquele que foi lançado, pode até ser bom, mas quase ninguém lembra dele (tipo Hitman 3).
O jogo do anompra mim é Psychonauts 2
 
  • Curtir
Reações: Shivan

DarkChornS

Acabou o PXBGold e fiquei 3 meses com o mesmo sub
PXB Gold
Julho 21, 2017
6,957
13,477
Indaiatuba
Dando uma percorrida pelos menus do fórum, percebi que o glorioso @jairopicanco não recebeu ainda a medalha de Comentário do Ano de 2021

ET.: já pode grafar a de 2022 com o nome do homem também
 
  • Haha
Reações: jairopicanco

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)